Já tem algum tempo que estou meio sem ãnimo de debater no CC por conta de trabalho e uma certa falta de saco sazonal mesmo.
Mas sobrevoando os tópicos e me deparando com as colocações do Sassa Tip não posso , como médico , deixar de fazer algumas observações sobre o florido buquê de bobagens , sandices e idiotices proferidas pelo citado ( ressaltando , porém , o inovador recurso à profissão médica como argumento pró-teísta

)
Vamos analisar algumas
pérolas flores postadas :
Sinto que sem isso você nunca vai saber o que significa um ser biologicamente classificado como metamérico, além é claro, de saber biologicamente o processo intrínseco de uma metamorfose, ou clinicamente o que ocorre num organismo numa metástase, ou porque a metáfora normalmente não é empregada num texto metalinguístico, ou simplesmente o que significa metafísica... Isso tudo porque esse significado não é alguma coisa vulgar que se encontra na internet, mas em canones da medicina, um conhecimento bastante elevado que normalmente os Biólogos e Darwinistas não têm.
Mas beleza, estou abaixo do nível de todos vocês porque acredito em Deus.!!
Biólogo estuda biologia, médicos estudam medicina. Existem conhecimentos elevados nas duas áreas, mas é inevitável que elas se cruzem em alguns pontos, e nesses pontos, que haja uma comparação de níveis e graus, e em relação aos conceitos intimamente ligados ao funcionamento e a manutenção da vida, a medicina é superior.
Alguém mais apressado diria que o forista não têm nenhuma noção da relação entre Biologia e Medicina. Não se poderia estar mais errado. Ele a têm e sua noção é completamente idiota.
Em primeiro lugar ele simplesmente acha que Medicina e Biologia são campos de conhecimento separados que “ se cruzam em alguns pontos” , quando na verdade a Medicina é derivada da Biologia ou , para ser mais preciso
Medicina é o ramo operacional da biologia humana voltado para a promoção ou recuperação da saúde ( assim como a veterinária é ramo operacional da biologia animal , a agronomia da biologia vegetal e etc...).
Em Medicina só tem valor o conhecimento que se possa traduzir em prática médica , não existe Medicina pura , sem utilização prática. Já a Biologia é uma Ciência ,ou seja , sua razão de ser é produzir conhecimento sobre um determinado campo do real , independente de ter ou não utilidade prática imediata ou potencial ; um biólogo pode se especializar nos Efemerópteros e o conhecimento produzido pode ampliar nosso conhecimento sobre a natureza embora não tenha nenhum “uso” humano . Nenhuma pesquisa médica pode “não ter uso humano”.
Para gerar conhecimento médico é necessário o conhecimento científico específico derivado da Biologia ( e de suas derivadas como a Bioquìmica , Biofísica , etc) além do armamentario metodológico da pesquisa científica. Mas a maioria dos médicos não são geradores de conhecimento médico , exceto se desejam fazê-lo ou se estão ligados a instituições de ensino , mas seus aplicadores. Para isso o conhecimento de metodologia científica da graduação basta ( ou deveria bastar ) para poder ler criticamente os artigos e publicações antes de aplicá-los na prática.
Last but not the least ignora completamente que principal setor de avanço no conhecimento médico é a biologia molecular ( seguido da nanotecnologia ) onde as pesquisas são realizadas por biólogos...
Em segundo lugar demonstra total ignorância quanto ao fato de que a Biologia só é compreensível dentro de uma perspectiva evolucionista e o mesmo se dá quanto à Medicina , pois a anatomia e fisiologia humana são incompreensíveis se não se entende serem fruto de uma evolução. Que a maioria dos médicos não atentem para o fato é culpa principalmente da forma como a TE é ensinada no curso médio. Daí que a maioria dos alunos de Medicina , ao se depararem com a cascata de coagulação , tomem-na como complexa ( e um martírio para a prova de sistema hematopoiético) sem atentarem que sua complexidade e redundância de interação de fatores é fruto de uma evolução , sem nenhum “design” ou “teleologia”.
E se queres ser pragmático, procures saber a porção de médicos teístas e que flertam com um cristianismo monoteísta.
Se isso não é suficiente, então prove que é melhor, ao menos ENTRE em medicina.
Não. No que se refere às suas áreas de conhecimento, à saber, a compreensão da legitimidade e da utilidade da crença em Deus para a manutenção e recuperação das faculdades vegetativas dos indivíduos, sim, nesse caso são autoridades maiores do que os especialistas em cada ciência natural, como biólogos, físicos, químicos, etc...
Não tenha dúvidas que existem conhecimentos herméticos dentro da Medicina. Rebele-se cara, você não sabe tudo que se passa no mundo e nem toda a verdade.
Não tente criar generalizações amigo.
Generalizei não, eu AFIRMEI: Existem conhecimentos médicos fechados aos médicos.
Tá claro ou precisa desenhar ?
E o festival de bobagens que assola o tópico continua...
Usar as crenças dos médicos como argumento para a existência de Deus é uma mera variação do
argumentum ad populum restrito a uma categoria profissional. Com os devidos ajustes poderia ser usada a categoria de “teólogos cristãos” ,(onde o percentual de teístas certamente é ainda maior que entre os médicos ) argumentando com a sofisticação intelectual dos mesmos.
Pitoresco mas não menos risível...

Mas a cereja neste bolo com molho de sandices é a afirmação de que há “conhecimentos herméticos” na Medicina.

Se se refere aos conhecimentos atribuídos a Hermes Trimegisto devo decepcioná-lo , caro Sassa Tip. A Tabua de Esmeralda não consta da bibliografia utilizada em nenhuma faculdade de Medicina , eu mesmo só a li por interesses extra curriculares.
Se está se referindo ao
ensino de procedimentos médicos exclusivos, que só é permitido aos estudantes de medicina e aos médicos , aí a bobagem assume proporções quase épicas.
Conhecimento médico , como qualquer conhecimento científico , só tem valor se divulgado na comunidade médica para ser submetido a avaliação e reprodução.Uma nova técnica operatória , uma nova substância terapêutica , só entram na prática clínica após a apresentação de estudos que comprovem sua eficácia e perfil de segurança. O conjunto do conhecimento atual em determinado campo da Medicina é sumarizado pelas diferentes sociedades de especialidade em suas diretrizes ( guidelines) , que serve como guia para a melhor prática baseada em evidências.
Portanto não existem , nem podem existir “conhecimentos herméticos” em Medicina. O que existe é a
restrição legal pelo Conselho Federal de Medicina do ensino de procedimentos médicos exclusivos a não-médicos.
Já que não sou bom de desenho vamos ver se uma explicação detalhada permitirá que você faça uma imagem mental:
Ontem realizei dois implantes de marcapasso definitivo. Posso te descrever o quadro clínico que levou á indicação do implante , posso descrever a técnica que utilizei , posso te dar as referências bibliográficas sobre os materiais utilizados , posso de dar a bibliografia sobre o assunto para você adquirir em uma livraria médica os livros que demonstram as técnicas de implante.
Mas é vedado que eu deixe você entrar em campo comigo , pegar no bisturi , fazer a dissecção , puncionar a veia , introduzir os eletrodos , etc, etc, etc.. a não ser que você seja um estudante de medicina ou um médico em treinamento.
Trolismo em seu estado mais puro...
Discordo , embora em termos comportamentais o Sassa Tip possa ser considerado como Troll , de um ponto de vista estritamente taxonômico ele é um
Sandeu