Para Zambest:
É mais não houve nenhum golpe militar na Costa Rica nem apesar dos métolos politicamente incorretos de lidar como o terrorismo na Colombia. E houve outros países da América Latina em que não aconteceu, como na Venezuela em que não houve nenhum golpe militar nessa época.
Não houve nenhuma invasão militar em massa dos EEUU na América Latina, e uma intriguinha ou ajudinha ou outra não é determinante ainda mais que também havia as intrigas e ajudinhas do outro lado, as soviéticas e chinesas. Os militares e policiais da América Latina não vinham de marte, e os soldados e policiais rasos vinham e vem mesmo dos pobres e nem por isso usaram suas armas para ir contra seus oficiais (coisa que aconteceu sim em algunos outros países em que a cúpula militar realmente não tinha apoio do povo). Inclusive os regimes militares não tinham medo de continuarem fazendo o reclutamento militar de só um ano dos jovens comuns de 18 anos ..dando armas para os jovens comuns em seus treinamentos...
Na verdade o que aconteceu, é que a esquerdona estava fazendo uma política de quanto pior melhor, fazendo revindicações propositalmente impossiveis nas décadas de 60 e 70 e usando a ação direta para isso e dadi isso e a falta de repressão a isso tendo poder de fato mas não reconhecendo que tinha esse poder e demonizando a todo mundo, incentivando a luta de classe pela luta de classe como um fim em si mesmo e procurando bodes expiatorios e incentivando um ambiente de muito ódio. E em algunos países havia também grupos terroristas de esquerda mesmo antes dos golpes como o MIR. E a cúpula dessa esquerdona sabia mesmo que eram reivindicações propositalmente impossiveis, tanto é que que sabiam que foi necessária a chamada "acumulação primitiva socialista" nos países socialistas pouco industrializados no começo, com diminuição de nivel de vida no começo...justamente para melhorar a industrialização e só depois disso o nível de vida. (aliais eles até diziam isso abertamente nos seus livros) Ou talvez esses lideres da esquerdona fossem sinceramente esquizofrenicos politicamente, com muita falsa-consciencia e duplo-pensar.
Mas quer essa fosse a sua intenção ou não, isso não podia deixar de ser visto por grande parte da população como uma provocação de atitude estilo quanto pior melhor para o fim de no fim fazer alguma especie de golpe de esquerda. Quer isso fosse verdade ou não, a verdade que essas atitudes de na prática atitudes de estilo quanto pior melhor com o poder de fato da ação direta não reprimida, ou pelo menos pouco reprimida e eles não reconhecendo que tinham esse poder , esas atividades nessas circunstancias só podiam impedir um aumento da industrialização e impedir a melhora de vida das pessoas.