O PSDB surgiu dos excluídos do PMDB, nesse grupo até podia ter um ou outro social-democrata, mas a grande maioria (do que viria ser o grupo dominante) era só oportunistas mesmo, a possibilidade de poder enterrou de vez qualquer chance de social-democracia, que tucano alguma vez praticou a social-democracia?
.
Eu não consigo pensar em nenhum governo tucano que foi social-democrata, muito pelo contrário, é privatização, desemprego, estado mínimo por onde o PSDB passa. Os tucanos abraçaram o projeto neoliberal durante a experiência de 95-2002, cansaram de criminalizar os movimentos sociais, cederam à tentação: para tornar-se príncipe, os fins justificavam os meios, e aliaram-se com a direita mais extremista nazifasci que existia. Não deu certo e o resultado está aí.
O PSDB foi rejeitado pela Internacional Socialista justamente por não apresentar absolutamente NADA de social-democracia e por ter seguido políticas estritamente LIBERAIS de Estado MÍNIMO e pra quem não sabe social-democracia significa Estado presente nas questões sociais, saúde, educação, segurança e no investimento em geral.( O governo Lula foi o que mais se aproximou deste ideal social-democrata em alguns momentos, mas também cedeu ao neoliberalismo).
.
Sem contar que NÃO HÁ MOVIMENTOS SOCIAIS apoiando o PSDB - falta algo que é fundamental para que um partido seja considerado à esquerda.
.
O PSDB se aliou a setores retrógrados que servem como âncora de qualquer iniciativa pra modernizar a legislação. A posição psdbista sobre temas como aborto, união civil, direitos das minorias são ultra-conservadoras.
.
A fachada "progressista" do PSDB serviu apenas para atrair o eleitorado mais moderado (cansado de Malufs e afins) para o projeto conservador, levado adiante pelo PFL.