Muitas pessoas (comumente são de direita) dizem que as reformas de base que João Goulart iria realizar eram uma tentativa de implantação do socialismo no Brasil. Na minha opinião, era justamente o contrario: Uma tentativa de EVITAR que o mesmo fosse implantado. Vou explicar.
.
.
Governantes não tiram suas ideias e promessas do céu: elas refletem, de certa forma, os anseios do povo. Caso contrario, nenhum cargo eles ganhariam. Talvez por isso, o único partido de esquerda nos EUA seja liberal, e o maior partido de direita do Brasil, o PSDB, aparece na TV com discurso esquerdista.
.
.
Durante a época da Guerra Fria, muitos mitos se contavam sobre a URSS, sobre os países do oriente europeu, enfim, sobre o segundo mundo. Era comum se achar que os lugares eram fortes democracias populares, e que a vida era um paraíso. Isso, fortalecia, no terceiro e primeiro mundos, o sentimento da necessidade de uma revolução, ou seja, fortalecia os movimentos socialistas.
.
.
Isso gerava muito medo nos governantes: Medo de uma rebelião organizada nos moldes cubanos. No Brasil, o fortalecimento dos movimentos sociais estava bem avançado: As Ligas Camponesas, organizadas por Francisco Julião, eram a maior representação dos anseios do povo.
.
.
A saída do Partido Trabalhista Brasileiro e de Goulart era a mais comum entre os países do primeiro mundo: "Reduzir" a exploração para que a revolta do povo se amine. (Por exemplo, na Europa, nesse contexto, surgiu o Estado de Bem-Estar Social). Dessa forma, o governo tentava acalmar os anseios do povo lhe dando concessões: A tao sonhada reforma agraria, pelo fim da centralização de terras, uma melhoria no sistema educacional e, dessa vez, fortemente relacionada a acalmar a esquerda, a legalização do Partido Comunista Brasileiro (o mesmo que iria pegar em armas, mais tarde, contra a ditadura, e que hoje esta divido em PC do B, PCB e PPS.)
.
.
Mas... a classe media e alta do Brasil das décadas de 60 era muito mais teimosa (e medrosa) do que a de hoje. Talvez em parte por esse programa ser realmente esquerdista, ao contrario do PT que, "pega com a esquerda e toca com a direita". Nisso, o anticomunista moderado Goulart (o próprio disse lutar contra o comunismo em sua carta a Jhon Kennedy) foi acusado de ser comunista!
.
.
Nisso, a assustada classe media, querendo manter todos os seus privilégios, sem espaço para saídas populistas, foram as ruas exigir por uma nova forma de politica no Brasil, um Estado maior - e que colocasse o povo no seu lugar.
.
.
O resto, é historia...