Autor Tópico: Qual visão do mundo você DESEJA ser verdadeira, e por que ?  (Lida 15223 vezes)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Re:Qual visão do mundo você DESEJA ser verdadeira, e por que ?
« Resposta #125 Online: 03 de Março de 2012, 23:34:37 »
Olhando por cima, acho que fui o único com quem ele desistiu de argumentar.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #126 Online: 04 de Março de 2012, 11:44:21 »
Na segunda página eu respondi a argumentação dele, ponto por ponto, e também não obtive resposta. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #127 Online: 06 de Março de 2012, 19:06:35 »
"Se só fazemos o bem por medo do castigo ou esperando sermos recompesados somos de fato a mais miserável das criaturas." Albert Einstein
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #128 Online: 07 de Março de 2012, 07:28:12 »
Ah, não podia ter banido ele só porque é uma pessoa que já foi banida. E se uma pessoa banida quiser entrar denovo, não pode? Tinha que proceder conforme as regras pra uma nova conta, assim como o geotecton já tinha começado dando advertência por proselitismo. Se continuasse a mesma postura da conta AngeloItcaré seria banido naturalmente. O debate estava interessante.

Anyway,

Os crentes só vêem o que querem ver, não adianta esfregar na cara as contradições, as brutalidades, as incoerências. No máximo vão tentar racionalizar pra uma explicação que nem está no livro de contos deles. Ele nem respondeu direito sobre a moral do deus bíblico e já partiu pra outro assunto. É tragicômico.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 07 de Março de 2012, 11:49:35 »
Ah, não podia ter banido ele só porque é uma pessoa que já foi banida. E se uma pessoa banida quiser entrar denovo, não pode? Tinha que proceder conforme as regras pra uma nova conta, assim como o geotecton já tinha começado dando advertência por proselitismo. Se continuasse a mesma postura da conta AngeloItcaré seria banido naturalmente. O debate estava interessante.

Lucas, mas se o banido puder simplesmente fazer outra conta, na prática não está banido...

"Deus prefere os ateus"

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #130 Online: 07 de Março de 2012, 14:58:10 »
Além disso, o somatório do que ele disse desta última vez foi o suficiente para ser banido. Mesmo se fosse sua primeira vez. Mas eu não vejo muito problema em um usuário banido poder se logar novamente, se, e somente se, mostrar que aprendeu alguma coisa.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, 15:01:29 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #131 Online: 08 de Março de 2012, 22:30:39 »
Discutir com trolls pode ser divertido; mas sempre com o mesmo, não.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 10 de Março de 2012, 19:21:17 »
Olhando por cima, acho que fui o único com quem ele desistiu de argumentar.

O forista Jireh deixou de responder diversas postagens e saiu "pela tangente" em várias outras.
Foto USGS

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #133 Online: 10 de Março de 2012, 23:42:38 »
Essas perguntas mexe com os brios de muita gente e entre as pessoas menos razoáveis com quem já debati religião, estão os religiosos. Eu não sou ateu, e também não sou um religioso. Não sei como me classificar e na verdade, causa-me uma certa aversão ter de me posicionar nessa questão, porque não quero ficar engessado por um conjunto de crenças criado por outros que se dizem representantes de Deus na terra, e também quero continuar tendo a liberdade de deixar minha mente vagar pelo improvavel (mas não impossível). Confesso, ficar em cima do muro é uma posição mais confortável mesmo. rsrsrs

Na verdade, eu acredito num princípio divino sim, que tenha criado um universo tão organizado e perfeito, desde a perfeita organização de um átomo, até a dança das estrelas ardendo acima de nossas cabeças. Acredito que sim, exista um Deus. Mas não vou ficar aqui, como um pregador tentando convencer ninguem de um principio que só faz sentido talvez para mim. Cada um que use sua capacidade de raciocíonio dada por Deus ou pela evolução para concluir por si próprio o que faz mais sentido. Eu não sei de Deus, de quem ou o que ele é (a não ser pela opinião duvidosa dos religiosos e suas verdades pétreas), onde está e se realmente esse lindo planeta, no canto remoto do Universo é mesmo o ápice de sua obra, como quer acreditar a nossa vaidade de homo sapiens.

O grande problema, é que na brecha desse silencio Dele, aparecem vez por outra um ou outro "iluminado" que quer nos convencer (e conseguem na maior parte dos casos) de que são a voz e expressão da vontade Dele. Pintam Deus como querem e o vendem a nós, pobres mortais, a imagem de um vingador implacável, cujo único proposito é lançar nas chamas e danação a grande massa de pecadores e salvar uma pequena minoria de eleitos. Isso é muito antigo. Os deuses gregos por exemplo, eram o exemplo mais escancarados desse antropomorfismo. Deuses criados a imagem e semelhança dos homens, com todos os vícios humanos e com poucas de suas virtudes. Os deuses gregos eram violentos, incestuosos, cruéis, vingativos, injustos, assassinos, caprichosos e um perfeito reflexo do que a sociedade grega tinha de pior, mas muito pouco do que aquele povo tinha de melhor (e eles tinham muitas virtudes!)
A tendencia permanece.
Mas, minha posição nesse caso, é manter-me longe dos altares, onde dizem que Deus habita e longe das controvérsias acerca do que é a vontade Dele (que na maior parte das vezes é apenas a manifestação da vontade dos homens disfarçada) e ao mesmo tempo manter o princípio de que a mente é como um paraquedas; funciona melhor aberta. Então, embora eu não saia correndo atrás de quimeras e visionários, também não tenho como negar (baseado na razão e não na crença) de que existe algo para fora do que pode perceber os meus sentidos, para o qual eu não tenho explicação (ainda).
Não acredito em religião e nem em fantasias, mas Deus ou o Universo, a subjetividade do homem e seus sonhos...isso já é outra esfera. E acho que ainda está além de nossa capacidade de compreensão e de nossas controvérsias. Prefiro me concentrar no formigueiro humano.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #134 Online: 11 de Março de 2012, 03:27:22 »
Eu não sei se dá para chamar de um "desejo", embora sim, muitas vezes gostaria que a realidade fosse diferente do que é, que houvesse "justiça" no universo. No entanto isso não é algo que requereria necessariamente qualquer pespectiva mono ou politeísta, poderia ser meio como "carma" ou algo assim; mas não teria nada contra existirem uns deuses que fossem realmente bondosos e justos, embora acharia interessante se nos dessem um pouco mais de privacidade no banheiro e etc. As perspectivas típicas de deuses não se encaixam nisso, ou ao menos não sem a necessidade de um grande malabarismo interpetativo. Acho que tem pouca gente que não consegue sinceramente imaginar que faria melhor que um hipotético deus onipotente, que existisse num mundo tal como observamos.
Bastante revelador. Muito útil para meu melhor entendimento de outras situações.

:umm:

Ah, não! Deixei transparecer a verdadeira motivação da minha fé em nossa experiência subjetiva do mundo existir, não ser um "folk realism", mas uma "interface mental" ou ainda muito provavelmente um subproduto colateral não-funcional de nossos aparatos cognitivos e sensoriais!

***Só me faltava imaginar*** como é que isso poderia de alguma maneira ser um mecanismo de "justiça universal" ou uma espécie de super-cérebro de um ou mais deuses bondosos (porém que respeitassem nossa privacidade um pouco mais do que geralmente assumido) e que tivessem um bom motivo (que ainda também não imagino) para manter tudo como é!
Não falta não. Tenho certeza que você consegue dar um jeitinho de imaginar qualquer coisa.

Citação de: Cientista
Dando minha "resposta" à "pergunta" do tópico, desejos são coisas muito arriscadas, especialmente pela possibilidade de se realizarem (se há desejo é porque não se tem o objeto e não se sabe o resultado prático efetivo de ter), e revelam muita coisa. São inevitáveis, mas posso dizer normalmente que desejo não desejar. Se eu desejasse que deuses não existissem, haveria tendência a uma probabilidade real de que existissem. Mas não tenho esse tipo de relação de desejo/(não-desejo) quanto a isso. Me é algo tão absolutamente inconcebível que só tenho "conhecimento" a respeito pela menção de outros. Do meu ponto de vista, quem deseja ou não que alguma coisa como deuses exista já acredita que existe. O resto é pura conversa fiada, filosofia da boa.

"Sem desejos"... não existe o "eu", apenas o universo, e "somos" parte dele... então a negação de qualia nada mais é do que um neuro-budismo groselha?

:biglol:
Cada vez revelando-se mais detalhes da dificuldade. É exatamente o contrário. É por haver desejos que o "eu" não existe. Se "eu" existisse, poderia não haver desejos. Mas são inevitáveis como todo e qualquer evento natural. Neuro-budismo??? Grandes invenções de que uma mente crente é capaz... Isso estaria mais para as contemplações filosóficas dos porquês de se sentir as coisas e blablablablabla...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #135 Online: 11 de Março de 2012, 10:55:02 »
Às vezes desejo uma versão grosélha da morte porque não gosto da idéia de morrer, tipo vagar livremente pelo universo, visitar outras galáxias, procurar outros planetas habitados, assistir explosões cósmicas de perto, espiar dentro de buracos negros e poder perguntar aos outros fantasmas que te atazanavam em vida "onde está o seu deus agora?".  :lol:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #136 Online: 11 de Março de 2012, 11:55:48 »
Às vezes desejo uma versão grosélha da morte porque não gosto da idéia de morrer, tipo vagar livremente pelo universo, visitar outras galáxias, procurar outros planetas habitados, assistir explosões cósmicas de perto, espiar dentro de buracos negros e poder perguntar aos outros fantasmas que te atazanavam em vida "onde está o seu deus agora?".  :lol:
De novo! O Zangado ou  o Feliz? ../forum/topic=198.6275.html#msg674865 :hihi:

Zuera, Doubt. O seu medo é uma coisa bastante natural, medo todo mundo tem, porém seria melhor ainda poder saber disso tudo vivo mesmo. Quem sabe um dia, não? :)
« Última modificação: 11 de Março de 2012, 12:04:43 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #137 Online: 11 de Março de 2012, 12:20:59 »
  :P

Zuera, Doubt. O seu medo é uma coisa bastante natural, medo todo mundo tem, porém seria melhor ainda poder saber disso tudo vivo mesmo. Quem sabe um dia, não? :)

Na verdade não tenho medo de morrer. O que eu tenho é uma baita pena de morrer.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 11 de Março de 2012, 18:31:40 »

Será que se alguém apontasse uma .40  para sua testa  ou o seu ouvido,  municiada e pronta para disparar  uma bala  que iria destroçar  seu cérebro,  você não iria sentir medo ?  :| 

Tá aí uma coisa que eu duvido completamente.  :hein:

.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #139 Online: 11 de Março de 2012, 18:35:32 »

Será que se alguém apontasse uma .40  para sua testa  ou o seu ouvido,  municiada e pronta para disparar  uma bala  que iria destroçar  seu cérebro,  você não iria sentir medo ?  :| 

.

Porque todos os seres humanos do planeta agem igualmente ......... NOT!
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 11 de Março de 2012, 19:28:20 »

.

Já passei por algo parecido...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #141 Online: 11 de Março de 2012, 19:39:53 »
Se alguém apontasse uma arma pra minha cabeça, meu medo seria que minha morte acabaria com a vida dos meus pais.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 11 de Março de 2012, 19:42:09 »

Um assalto a mão armada ?

.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #143 Online: 11 de Março de 2012, 19:50:15 »
Medo pode ter várias leituras. Aquilo que você não quer que aconteça a você ou a outrem é em última instância medo. Pesar por algo inevitável é uma leitura pra medo. Angústia por experimentar algo desconhecido, aflição por qualquer coisa é medo. Medo é apreensão.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #144 Online: 11 de Março de 2012, 20:09:23 »
Desejo, ou samsara, segundo os budistas é uma armadilha que envolve os sentidos e a mente num ciclo incessante de redundâncias o qual priva a consciência de sua natural evolução.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 11 de Março de 2012, 21:14:30 »

Um assalto a mão armada ?

.

Sim, dentro de uma estação "remota"  da Vivo em Cuiabá... Não fiquei desesperado não, tive que manter a calma pelos outros. Foi surreal! Não senti medo, um pouco de raiva talvez! Fiquei pensando que talvez fosse um tipo de estado de choque e que um dia a ficha ia cair... Isso ainda não aconteceu!

Talvez, se eu ainda fosse religioso na época tivesse uma reação diferente, pela reação que meus colegas tiveram! Um abandonou a profissão depois disso.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 12 de Março de 2012, 07:20:46 »
Se alguém apontasse uma arma pra minha cabeça, meu medo seria que minha morte acabaria com a vida dos meus pais.

Eu compartilho deste medo, agravado pelo fato de ter um filho pequeno, e que seria privado da presença do pai pelo resto de sua longa vida.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #147 Online: 12 de Março de 2012, 07:41:01 »

Eu compartilho deste medo, agravado pelo fato de ter um filho pequeno, e que seria privado da presença do pai pelo resto de sua longa vida.
Estava pensando que alguns aquí estariam se desviando da honestidade de confirmar que tem medos, mas agora percebe-se facilmente que constiu-se apenas licença poética.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #148 Online: 12 de Março de 2012, 07:59:21 »

.

Diante do risco iminente é provável, mas não me lembro de ter passado por algo parecido, então não sei. A consciência da morte entretanto não me causa medo.

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #149 Online: 12 de Março de 2012, 14:56:35 »
Se a pergunta fosse "Qual a visão de mundo você gostaria que fosse a verdadeira?" seria muito mais interessante... Uma pena que a questão era apenas uma tentativa de proselitismo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!