Autor Tópico: Caixa terá juro de 1,35% no cheque especial  (Lida 10152 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Caixa terá juro de 1,35% no cheque especial
« Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2012, 00:05:47 »
[...]
A presidente Dilma Rousseff trouxe ao debate a política monetária. Esta sempre ficou restrita aos fechados escaninhos do Banco Central.
[...]

Erro conceitual grave. A política monetária é assunto de Estado pois trata basicamente do meio circulante e não é necessariamente relativo ao juro final apresentado ao público.
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2012, 00:37:06 »
[...]
A presidente Dilma Rousseff trouxe ao debate a política monetária. Esta sempre ficou restrita aos fechados escaninhos do Banco Central.
[...]

Erro conceitual grave. A política monetária é assunto de Estado pois trata basicamente do meio circulante e não é necessariamente relativo ao juro final apresentado ao público.

Não há erro conceitual nenhum.

A política monetária trata, sim, do meio circulante, e também crédito e taxas de juros.

Pra que tanto preciosismo?

O que eu acho importante é que o debate se torne mesmo de domínio público, banco é balcão de negócios como tantos outros, nós brasileiros ainda não incorporamos bem essa idéia, juros é preço do dinheiro, assim como, guardadas as devidas especificidades, o feijão nosso de cada dia também tem seu preço.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2012, 01:08:01 »
[...]
[...]

Não há erro conceitual nenhum.

A política monetária trata, sim, do meio circulante, e também crédito e taxas de juros.
[...]

É um erro sim, porque a política monetária é, em essência, os cuidados que o Estado tem com a moeda e não uma prática de interferir na taxas de juros cobrados aos consumidores (clientes) pelos bancos.

[...]
Pra que tanto preciosismo?
[...]

Sei lá.

Um apego ao academicismo?  :)

O que eu acho importante é que o debate se torne mesmo de domínio público,...

Debate de domínio público, sim; conduzido pelo Estado, não.

...banco é balcão de negócios como tantos outros, nós brasileiros ainda não incorporamos bem essa idéia, juros é preço do dinheiro, assim como, guardadas as devidas especificidades, o feijão nosso de cada dia também tem seu preço.

Então o foco da discussão está equivocado, pois o que o Estado realmente deveria fazer era ministrar para a sua população, rudimentos de economia.

E não é o caso. Ele apenas está tentando forçar artificialmente uma queda nos juros, usando de forma aparentemente política dois bancos que ele controla.

No caso do Banco do Brasil ele não se importou em perguntar aos acionistas se estes concordam ou não com tal medida e no caso da CEF ele não explicou para a população que caso esta instituição leve algum prejuízo, quem pagará a conta é o próprio povo.
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2012, 07:21:33 »
Medo, muito medo de inflação, bolha, etc....

Já comprei 2 lotes (pra esperar valorizar) e 1 Iphone pra cada cachorro meu... :hihi:
Au,au,au... :cachorro:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2012, 09:05:05 »
[...]
[...]

E aquele negócio de que o Banco Central tem que ser independente, livre da intervenção dos políticos, blá,blá,blá...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2012, 09:26:14 »
Deviam parar de incentivar o crédito imobiliário... Os preços já estão artificialmente altos demais. Com mais crédito, os preços vão subir ainda mais... Isso sim pode gerar bolha, que e acho que já existe e está prestes a estourar...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 17 de Abril de 2012, 09:41:42 »
Deviam parar de incentivar o crédito imobiliário... Os preços já estão artificialmente altos demais. Com mais crédito, os preços vão subir ainda mais... Isso sim pode gerar bolha, que e acho que já existe e está prestes a estourar...

É um perigo real, embora bolha eu acho que ainda não exista, mas o déficit habitacional também não pode ser deixado de lado...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 17 de Abril de 2012, 18:32:24 »
[...]
[...]

E aquele negócio de que o Banco Central tem que ser independente, livre da intervenção dos políticos, blá,blá,blá...

E eu disse algo contrário?

Eu afirmei que é política de Estado (isto é, parte do planejamento de uma política de longo prazo, sem comprometimento ideológico) mas não é uma política de governo (que geralmente está apenas preocupado com a próxima eleição).
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Abril de 2012, 20:52:07 »
Eita, estou sentindo falta de algo do tipo:

(...) tudo isso é uma articulação chavista-esquerdista-castrista, conchavados com o Foro de São Paulo, para lançar o país no caos econômico e assim conseguirem argumentos para a implantação definitiva do comunismo no Brasil.

:histeria:
"Por quê?"

Chaves

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #34 Online: 17 de Abril de 2012, 22:10:06 »
isso é uma forma de conceder descontos para moradores locais e em contrapartida fazer com que eles gastem seu dinheiro localmente.

vi uma reportagem na globonews onde um dono de mercado dizia ter 2% do faturamento representado pela moeda local e o objetivo dele era ser de 10%, ou seja pouca coisa.

não acho que seja uma forma de sonegar pois o comerciante tem de voltar na associação e trocar os vales por dinheiro.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Abril de 2012, 22:28:19 »
[...]
[...]

Eu afirmei que é política de Estado (isto é, parte do planejamento de uma política de longo prazo, sem comprometimento ideológico) mas não é uma política de governo (que geralmente está apenas preocupado com a próxima eleição).

Concordo 100%, mas política de Estado é executada e garantida sobretudo pelo presidente, que é um político, o que contraria a tese de que o BC deve ser independente. Acho que a Dilma de fato quebrou esse dogma, mostrando exatamente isso que você colocou, a questão de Estado se sobrepõe ao dogmas econômicos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Abril de 2012, 22:34:42 »
[...]
[...]

Concordo 100%, mas política de Estado é executada e garantida sobretudo pelo presidente, que é um político, o que contraria a tese de que o BC deve ser independente. Acho que a Dilma de fato quebrou esse dogma, mostrando exatamente isso que você colocou, a questão de Estado se sobrepõe ao dogmas econômicos.

A política de Estado é pervasiva ao mundo político embora com ele se relacione. A partir do momento que a presidente extrapola a sua função e começa a fazer ingerência em uma área técnica (Banco Central) ela está cometendo um equívoco e que pode custar caro ao país, porque ao Banco Central cabe definir a estratégia de gerir e proteger a moeda, mesmo que isto custe a re-eleição da caterva demagoga.
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Abril de 2012, 22:48:35 »
E estamos em 2012.

Será o início do fim?  :shocked:
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #38 Online: 17 de Abril de 2012, 22:49:36 »
isso é uma forma de conceder descontos para moradores locais e em contrapartida fazer com que eles gastem seu dinheiro localmente.

vi uma reportagem na globonews onde um dono de mercado dizia ter 2% do faturamento representado pela moeda local e o objetivo dele era ser de 10%, ou seja pouca coisa.

não acho que seja uma forma de sonegar pois o comerciante tem de voltar na associação e trocar os vales por dinheiro.
??
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #39 Online: 18 de Abril de 2012, 12:08:34 »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Abril de 2012, 12:12:48 »
Bradesco anuncia redução nos juros para pessoa física e jurídica

O Bradesco anunciou há pouco redução de juros no crédito para pessoas físicas e empresas. O banco também vai ampliar limites de crédito em R$ 21 bilhões para os dois segmentos e bancos de montadoras.

Para os clientes pessoa física haverá redução de taxas nas linhas de financiamento de veículos, crédito pessoal, consignado e aquisição de bens. A taxa do crédito pessoal, por exemplo, cai de 2,66% para a partir de 1,97% ao mês. No financiamento de veículos, a taxa que era de 1,35% passou a ser a partir de 0,97% ao mês.

'Em consonância com os objetivos de estímulo ao crescimento econômico, o Bradesco anuncia hoje redução nas taxas de juros de diferentes modalidades de crédito', destaca o comunicado à imprensa.

O Bradesco ampliou o limite de crédito em mais R$ 15 bilhões, sendo R$ 9 bilhões para pessoas físicas e R$ 5 bilhões para pessoas jurídicas.

Para os bancos de montadoras, o Bradesco informou que vai disponibilizar mais R$ 6 bilhões de limite de crédito. 'A medida visa a incrementar a produção e comercialização de automóveis, um setor de grande importância na cadeia de produção do País', destaca o comunicado do banco.

Nas micros e pequenas empresas, o Bradesco criou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para capital de giro e CDC (crédito direto ao consumidor) para aquisição de máquinas e equipamentos. A taxa para essa linha será de 2,90% ao mês, comparada à anterior de 5,56%, segundo o comunicado do banco.

O Bradesco segue o movimento dos bancos públicos, Caixa e Banco do Brasil, que reduziram os juros como estratégia do governo para baixar o spread (a diferença entre o custo que o banco capta recursos e a que ele empresta ao cliente).

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega aumentou o tom e disse que os bancos privados têm espaço para reduzir os spreads. Em seguida, o HSBC cortou juros e ontem o Santander anunciou taxas menores para pequenas empresas.

http://estadao.br.msn.com/economia/bradesco-anuncia-redu%C3%A7%C3%A3o-nos-juros-para-pessoa-f%C3%ADsica-e-jur%C3%ADdica

It's an award I've won"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #41 Online: 18 de Abril de 2012, 12:15:55 »
Bradesco anuncia redução nos juros para pessoa física e jurídica

'Em consonância com os objetivos de estímulo ao crescimento econômico, o Bradesco anuncia hoje redução nas taxas de juros de diferentes modalidades de crédito', destaca o comunicado à imprensa.

São uns verdadeiros santos... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #42 Online: 18 de Abril de 2012, 12:50:30 »
Heróis.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #43 Online: 18 de Abril de 2012, 13:09:36 »
Acho que eles vão aumentar as taxas bancárias e muito...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 23 de Abril de 2012, 16:33:34 »

Será que o único reflexo disso será diminuir o lucro exorbitante dos bancos? Ou isso poderá gerar inflação, ou alguma outra bolha?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #45 Online: 23 de Abril de 2012, 16:43:05 »
Deve gerar alguma inflação. Mas no momento a tendência desta é de queda, por causa do esfriamento da economia. É tudo uma questão de sintonia.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 23 de Abril de 2012, 17:24:27 »
Sintonia é o que sempre se necessita, mas dificilmente se alcança.
Principalmente quando um cisne negro, repentinamente, descamba!

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 23 de Abril de 2012, 23:21:53 »
Poderiam cair os juros para financiamento de imóveis. Me seria tão conveniente agora.

It's an award I've won"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 23 de Abril de 2012, 23:28:25 »
Poderiam cair os juros para financiamento de imóveis. Me seria tão conveniente agora.

2

Até que tem algumas linhas bem convidativas, mas no meu caso, como sou bastante conservador em questões financeiras, ainda estou na expectativa.
"Por quê?"

Chaves

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Abril de 2012, 00:00:47 »

Mas dai precisaria mudar o rendimento da poupança...
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!