Autor Tópico: O julgamento da quadrilha petista do mensalão  (Lida 117990 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #1150 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:15:11 »
O erro foi todo o contexto do primeiro julgamento, midiatização e politização excessiva, julgamento durante as eleições, abertura de precedentes como condenação sem provas, demonização de uns e santificação de outros, o resto da palhaçada é consequência. Eu credito tudo na conta do Joaquim Barbosa que permitiu tudo isso, permitiu e incentivou a entrada do STF no jogo rasteiro da política nacional, que deveria ficar restrito ao ambiente político e não ao judiciário. Agora aguenta, mais um ano de palhaçada vinda de todos os lados.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1151 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:19:03 »
O erro foi todo o contexto do primeiro julgamento, midiatização e politização excessiva, julgamento durante as eleições, abertura de precedentes como condenação sem provas, demonização de uns e santificação de outros, o resto da palhaçada é consequência. Eu credito tudo na conta do Joaquim Barbosa que permitiu tudo isso, permitiu e incentivou a entrada do STF no jogo rasteiro da política nacional, que deveria ficar restrito ao ambiente político e não ao judiciário. Agora aguenta, mais um ano de palhaçada vinda de todos os lados.

Eu já acho que o erro é da legislação brasileira excessivamente permissiva que permite que réus já condenados no STF ainda tenham possibilidade de ter outro julgamento por causa destes tais "embargos infringentes".
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1152 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:41:16 »

Eu já acho que o erro é da legislação brasileira excessivamente permissiva que permite que réus já condenados no STF ainda tenham possibilidade de ter outro julgamento por causa destes tais "embargos infringentes".

Os juízes do STF são conscientes das leis, eles sabiam que isso poderia rolar. O que o relator deveria ter feito é buscado uma maior coesão, que permitisse uma maior unanimidade dentro do STF,  mesmo que isso significasse não estar totalmente de acordo com a pressão midiática e ou "popular". Ele quis ser o paladino da justiça e vamos acabar vendo uma grande palhaçada da justiça.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1153 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:57:11 »
O que é mais cômico são as lembranças de que há alguns meses quem atacava o MPF e o STF eram os esquerdinhas.

Neste caso, os 'esquerdinhas' estão defendendo um bando de safados.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1154 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:59:31 »
Bárbara Paz mostra foto de atrizes de 'luto': 'Pelo Brasil'

[...]Rosamaria Murtinho contou que, ao saberem da decisão, alguns atores do elenco da trama de 21h conversaram sobre o assunto e decidiram demonstrar sua indignação. "Ontem estávamos conversando e tivemos a ideia de vir para o trabalho hoje usando a cor preta. O que está acontecendo é um absurdo, querem desmoralizar o STF, que é a última instância do poder e deve ter suas decisões respeitadas. Eu estou de luto pelo Brasil", afirmou a atriz.

http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/09/barbara-paz-mostra-foto-de-atrizes-de-luto-pelo-brasil.html

Como se já não bastasse a decisão do STF, agora começou a palhaçada dos artistas da Globo...  <_<

Putz, querem uma reprise do "eu tenho medo", da outra lá. Devem ser agentes duplas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1155 Online: 19 de Setembro de 2013, 18:03:35 »
Com certeza o Buck não estava imputando as falas a você, mas ao Juca.

... bem, de forma alguma eu "imputei" essas palavras ao Juca, ele tem o computador dele conectado a internet e pode postar as mensagens ele mesmo.

Só não me surpreenderia que fossem algo mais ou menos nessas linhas (não exclusivamente dele, mas de "amigos do PT" em geral), com alguma maquiagem, uma vez que foram mais ou menos essas as afirmações, anteriormente.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1156 Online: 19 de Setembro de 2013, 18:08:33 »
Com certeza o Buck não estava imputando as falas a você, mas ao Juca.

... bem, de forma alguma eu "imputei" essas palavras ao Juca, ele tem o computador dele conectado a internet e pode postar as mensagens ele mesmo.

Só não me surpreenderia que fossem algo mais ou menos nessas linhas (não exclusivamente dele, mas de "amigos do PT" em geral), com alguma maquiagem, uma vez que foram mais ou menos essas as afirmações, anteriormente.

:bocejo:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1157 Online: 19 de Setembro de 2013, 19:13:04 »
Primeiras mensagens do tópico:

[...]
Vamos lá, quais são as expectativas dos foristas para esse julgamento?

Pizza.

As mesmas expectativas de sempre: Nada acontecerá para ninguém

Pizza.

Eu discordo.

Serão pizzas. De diversos sabores e tamanhos.

P.S.

Mas queira Odin que eu esteja enganado.

Portanto, não é tanta surpresa assim.

Parabéns aos videntes do fórum.

Quer saber de mais uma?

Pela cara do Genoíno, acho que será o próximo a abrir o bico como o Valério tentou fazer.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1158 Online: 19 de Setembro de 2013, 19:18:14 »

Nada que o PT já não tenha feito em tempos passados quando era oposição.

Temma

• Visitante
« Resposta #1159 Online: 19 de Setembro de 2013, 19:27:55 »

ah sim, na época que o PT dominava a grande mídia...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1160 Online: 19 de Setembro de 2013, 19:36:35 »

OK, o PT não fica mandando o sarrafo no FHC há décadas sem entrar com qualquer denúncia contra ele na justiça, mesmo no poder há quase 12 anos, nunca fez dossiês falsos  contra inimigos e nem fica pondo a culpa por tudo nas elites, nos branquinhos de olhos azuis...

Ah, e o PT nunca fez nada disse em véspera de eleições....

Peraí, acho que fez sim, é só vc ver o circo que armaram na CPI do lixo na época do Pitta, estranho que logo depois, no governo Martaxa, as mesmas empreiteiras que acusavam de corrupção na coleta do lixo quase ganharam um contratão de um bilhões e vinte anos de duração no mesmo serviço.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, 19:39:19 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #1161 Online: 19 de Setembro de 2013, 19:55:38 »
Me expliquem exatamente o grande problema do ministro ter aceito os tais embargos. Ele agiu fora da lei? O PT pagou pra ele votar dessa maneira? A decisão dele já não era conhecida?

Bom, pelo menos no meu caso, nem acho que o Celso de Mello tenha tanta culpa neste ponto. O que me deixa estarrecido é a quantidade de recursos, embargos e outras firulas jurídicas que existem na "Justiça" brasileira. O sistema é feito para garantir a impunidade.

A Justiça brasileira é uma piada. É extremamente lenta,  ineficiente e cara. Presta um péssimo serviço à nação. Além de ser feita para favorecer a impunidade, principalmente dos poderosos. E os juízes ainda se acham no direito de serem em geral seres pomposos e arrogantes, como se estivessem acima do bem e do mal.

Este julgamento do mensalão só escancarou o que já sabemos: as leis e procedimentos judiciais brasileiros são feitos para que os criminosos fiquem impunes, a Justiça no Brasil nunca foi levada a sério.

Eu li um artigo de um advogado há uns dias falando que é uma estratégia bem comum nesse meio o advogado protelar o trânsito em julgado do processo até o crime prescrever. Daí o réu não vai em cana. Citou até o caso do jogador Edmundo, cujo advogado protelou o processo por 16 anos até prescrever. Parece que a estratégia dos mensaleiros é essa.
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Temma

• Visitante
« Resposta #1162 Online: 19 de Setembro de 2013, 20:08:53 »

OK, o PT não fica mandando o sarrafo no FHC há décadas sem entrar com qualquer denúncia contra ele na justiça[...]

Só pra lembrar que na esfera federal quem denuncia crimes para julgamento no STF é o PGR, que é nomeado pelo presidente da república. Só o FHC "escolheu" o seu possível denunciante, Dilma e Lula indicaram aqueles que tiveram maior votação dentre uma lista interna de procuradores da república. Ou seja, o próprio MPF escolheu seu PGR.

Quanto a denúncias à imprensa, ou dossiês, CPI's, etc, isso costuma ter pouquíssima força quando não vem acompanhando pela atenção da grande mídia.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1163 Online: 22 de Setembro de 2013, 15:22:09 »
Parece que foi a última pá de cal em cima da celeridade da justiça no Brasil.
O que era demorado vai ficar exponencial de lerdo elevado a demorado.
Acabou-se o sonho de se concluir um processo em tempo hábil das partes ainda estarem, pelo menos, vivas.

Abaixo, uma matéria sobre as desastrosas consequências das decisões da quarta-feira passada:

Chance de novo julgamento no STF pode adiar sentença de mais 306 ações penais
Soma se refere ao número de processos que têm autoridades da República como alvo à espera de conclusão da Corte
22 de setembro de 2013 | 7h 00

Valmar Hupsel Filho e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo

A decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir um novo julgamento para parte dos condenados no processo do mensalão - a partir do acolhimento dos embargos infringentes -, pode beneficiar réus de 306 ações penais que se arrastam na Corte, sem previsão de conclusão. Enquanto advogados de defesa se empolgam com a possibilidade de lançar mão de mais um recurso, ministros e ex-integrantes do STF revelam apreensão com o "efeito dominó" da decisão.

"Em outros casos, o efeito que se terá é esse mesmo, o efeito dominó", afirma o ministro Marco Aurélio Mello, que votou contra os infringentes para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e outros 11 condenados. "Persistindo a atual composição (do STF), a maioria de seis (ministros) vai confirmar o entendimento segundo o qual cabem os infringentes toda vez que o acusado tiver quatro votos a favor. E depois reclamam que a Justiça é morosa, não é?"

Entre os réus que poderão ser beneficiados com a possibilidade de ingressar com esse tipo de recurso estão políticos como os deputados Paulo Maluf (PP-SP) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e os senadores Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Jader Barbalho (PMDB-PA), que respondem ações por crimes.

A aprovação dos infringentes - recurso que permite uma reavaliação da condenação por meio de um novo julgamento, com novo relator - no julgamento do mensalão foi sacramentada na quarta-feira pelo Supremo. O voto do ministro Celso de Mello, decano de uma Corte dividida, desempatou a contenda em seis a cinco a favor dos embargos infringentes.

Além das 306 ações penais, atualmente no Supremo há 533 inquéritos criminais cujos réus são deputados, senadores ou ministros, que desfrutam do foro privilegiado. São investigações que podem se transformar em ações penais originárias (que tramitam no STF por causa do foro especial de pelo menos um dos réus) caso as denúncias sejam aceitas pela Corte.

Inviável. Um outro ministro que rejeitou empurrar para 2014 o desfecho do mensalão é categórico. "Se entrar (embargos infringentes) para todas as ações nessa situação (com 4 votos), será a inviabilidade do tribunal. Já imaginou? Toda vez que tiver quatro votos vai ficar rejulgando? O tribunal não consegue nem julgar as ações originárias!", diz o ministro, que pediu anonimato.

Como consequência da decisão do STF, Maluf, Azeredo, Collor, Barbalho e centenas de outros réus poderão garantir mais um recurso para protelar a já demorada decisão final da Justiça. Mesmo não passando por instâncias inferiores, os réus com foro privilegiado costumam ser beneficiados pela burocracia.

Algumas dessas demandas foram instauradas em 2003 e ainda seguem em fase de instrução - depoimentos , perícias e reunião de provas. É o caso da ação por crime de responsabilidade à qual responde o hoje deputado federal Aelton José de Freitas (PR-MG) - ele era o suplente de José Alencar e ocupou a vaga no Senado deixada pelo então vice-presidente no governo Lula. Após 11 anos, o processo tem 49 volumes e 24 apensos e corre em segredo de Justiça.

Defensor de 13 alvos de ações penais originárias, entre elas o processo que Maluf responde por crime contra o sistema financeiro, o advogado José Roberto Leal disse que a possibilidade de uso dos embargos infringentes significa "a garantia do direito de defesa". Para José Eduardo Rangel de Alckmin, que defende Jader Barbalho em ações penais datadas de 2004 e 2005, a decisão "mostrou que a Justiça não pode buscar a condenação de qualquer jeito".

O criminalista Marcelo Leonardo - que, além de advogar para Marcos Valério no processo do mensalão, defende Aelton de Freitas - diz que sempre contou com a possibilidade de recorrer aos embargos infringentes. "Ninguém duvidou disso até maio deste ano, quando o ministro Joaquim Barbosa deu aquela inédita decisão de negar (os embargos)."

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,chance-de-novo-julgamento-no-stf-pode-adiar-sentenca-de-mais-306-acoes-penais,1077316,0.htm

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1164 Online: 23 de Setembro de 2013, 15:23:39 »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1165 Online: 23 de Setembro de 2013, 16:08:42 »
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/09/1345627-dirceu-foi-condenado-sem-provas-diz-ives-gandra.shtml

Será que o STF vai condenar sem provas mais alguma vez?

Juca, não sei se já te perguntaram isso, mas sem ironia - você acredita na inocência do Dirceu e cia?
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1166 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:57:31 »
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/09/1345627-dirceu-foi-condenado-sem-provas-diz-ives-gandra.shtml

Juca, não sei se já te perguntaram isso, mas sem ironia - você acredita na inocência do Dirceu e cia?

Não, mas também não acredito na demonização proposta.

Mas isso não muda o fato de que ele foi condenado sem provas, e que você e eu podemos sê-lo de agora em diante, pense nisso. Se você for chefe ou patrão de alguém você não pode alegar desconhecimento de uma falcatrua qualquer que ele fez, mesmo que não haja provas do seu envolvimento.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2013, 18:00:37 por _Juca_ »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1167 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:08:49 »

Não, mas também não acredito na demonização proposta.

Mas se você não acredita na inocência dele, por que defendê-lo? Fica meio contraditório, você não acredita que ele seja inocente, mas mesmo assim o defende. E que "demonização" seria essa? Ele é acusado de ser o líder do esquema do mensalão, seria isso?

Citação de: Juca
Mas isso não muda o fato de que ele foi condenado sem provas, e que você e eu podemos sê-lo se agora em diante, pense nisso.

"Sem provas" é meio forte... existem N provas contra ele, é que a Justiça brasileira aparentemente só aceita como prova na acepção da palavra um vídeo gravado onde o réu se declara culpado, acompanhado de uma confissão de próprio punho assinada em cartório e em 5 vias, e divulgada em 345 jornais de grande circulação. E olhe lá.

E falar que "como eu e você" é declive escorregadio, eu não participei de nenhum esquema de mensalão (espero que você também não  :P), seria impossível juntar as inúmeras provas contra nós dois que foram juntadas contra o Dirceu e cia. Nós não temos empréstimos fraudulentos em Bancos, não temos movimentações financeiras comprometedoras, relações espúrias com a empresa do Marcos Valério, testemunhas nos acusando, e tantas outras evidências.

Não é como se o Dirceu e os outros fossem condenados do nada, sem mais nem menos. O STF não acordou em um belo dia e decidiu condenar os réus sem prova alguma, o que ele fez foi considerar as provas que existiam no processo, o que não é aceito pelos defensores dos réus.

"Deus prefere os ateus"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1168 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:43:23 »
Ives Gandra Martins coloca mais lenha na fogueira dizendo que não há provas contra Dirceu.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1169 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:24:55 »
Ives Gandra Martins coloca mais lenha na fogueira dizendo que não há provas contra Dirceu.

Que mais o cara precisa? Pegar o Zé Desceu assaltando um mercadinho de esquina?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1170 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:26:23 »

Que mais o cara precisa? Pegar o Zé Desceu assaltando um mercadinho de esquina?

Quais são as provas?

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #1171 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:29:45 »
O interessante dessa coisa de "condenados sem provas" é que no caso do assim chamado "mensalão mineiro" devem ter provas com mais ou menos o mesmo teor assim como a maioria dos casos de corrupção e mensalões que existem por aí.

Aí como faz? A própria natureza desses esquemas faz com que sejam de difícil comprovação inequívoca. Deixa todo mundo solto?
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1172 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:32:22 »
Toda aquela movimentação do Valério com empréstimos fajutos assinadas pelo Genoíno e a relação dele Valério) com o Zé Desceu e as empresas fantasmas que recebiam por serviços que nunca foram realizados com grana indo para o Duda Mendonça em contas no exterior, movimentadas pelo PT não eram provas?

Aliás, já que acharam as contas no exterior que o PT movimentava e a lei diz que o registro do partido deve ser cancelado, por qual motivo não tocam mais nesse assunto?

Caramba, acharam empresas fantasmas, contas no exterior movimentadas pelo PT e seus diretores, notas fiscais frias, obras superfaturadas e ainda não acharam provas?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1173 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:33:57 »
O interessante dessa coisa de "condenados sem provas" é que no caso do assim chamado "mensalão mineiro" devem ter provas com mais ou menos o mesmo teor assim como a maioria dos casos de corrupção e mensalões que existem por aí.

Aí como faz? A própria natureza desses esquemas faz com que sejam de difícil comprovação inequívoca. Deixa todo mundo solto?

Assim não, se acharem no chão algum papel rabiscado já serve como prova.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1174 Online: 23 de Setembro de 2013, 20:23:34 »

Mas se você não acredita na inocência dele, por que defendê-lo? Fica meio contraditório, você não acredita que ele seja inocente, mas mesmo assim o defende. E que "demonização" seria essa? Ele é acusado de ser o líder do esquema do mensalão, seria isso?

Onde eu estou defendendo? Eu acho que ele sabia e provavelmente ele foi o mentor e o executor do plano, como todo e qualquer chefe de gabinete de governo que se prezava até ali, fazendo caixa 2 para a próxima campanha e comprando apoio parlamentar.

A demonização é o que vimos na mídia e na sociedade, uma cobertura muito além da conta e hipocrita e desproporcional politicamente, uma pressão sem igual no STF e um apelo para justiça acima da justiça, como vimos. O que eu temo é o resultado institucional do jeito Joaquim Barbosa de julgar e a demonização super excessiva da política, que aliás já está aí a olhos vistos.

"Sem provas" é meio forte... existem N provas contra ele, é que a Justiça brasileira aparentemente só aceita como prova na acepção da palavra um vídeo gravado onde o réu se declara culpado, acompanhado de uma confissão de próprio punho assinada em cartório e em 5 vias, e divulgada em 345 jornais de grande circulação. E olhe lá.

E falar que "como eu e você" é declive escorregadio, eu não participei de nenhum esquema de mensalão (espero que você também não  :P), seria impossível juntar as inúmeras provas contra nós dois que foram juntadas contra o Dirceu e cia. Nós não temos empréstimos fraudulentos em Bancos, não temos movimentações financeiras comprometedoras, relações espúrias com a empresa do Marcos Valério, testemunhas nos acusando, e tantas outras evidências.

Não é como se o Dirceu e os outros fossem condenados do nada, sem mais nem menos. O STF não acordou em um belo dia e decidiu condenar os réus sem prova alguma, o que ele fez foi considerar as provas que existiam no processo, o que não é aceito pelos defensores dos réus.

Prova é prova Fabrício. Seja para a Justiça, seja pra qualquer um. Se investigou mais de 6 anos o caso, e não acharam nenhumazinha prova contra o Dirceu. Isso é fato. Não estou defendendo ele. Abriram o precedente para condenar apenas o José Dirceu. Abriram um enorme cratera, para tampar apenas um buraco e o que deixaram aberto com a cratera muita gente pode cair sem que possa ter certeza da culpa.

Quando digo que você ou eu podemos ser condenados sem provas, é porque agora podemos, basta ser chefe de alguém que fez alguma falcatrua bem grossa e esse testemunhar contra você, mesmo que você nunca soubesse, pronto, já existe um precedente que pode fazer com que o juiz entenda que você é culpado, mesmo sem provas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!