No meu caso não é rancor, e não tenho informações suficientes para dizer que isso foi intencional da parte dele (JB), mas que ele iria aparecer como um campeão da ética e alguém iria tentar capitalizar em cima me parece algo natural* (reitero que não tenho informações para afirmar que isso seja o desejo dele também).
OBS os partidos aproveitam até a fama celebridades para angariar votos, meio óbvio terem feito isso com o JB.
Sim, eu acho que o JB tem intenções políticas sim, mas se o nome dele ficar restrito apenas à ala mais conservadora da sociedade, como é hoje, ele não se arrisca a virar vidraça não, seria um massacre. Mesmo porque qual partido não sofre dos mesmos males do PT ? Pior ainda seria se filiar ao PSDB, que tem seu próprio mensalão, compra de votos, alteração de placar no senado, Siemens, etc e tal. Ficaria um pouco difícil engolir um "campeão da moral" se filiando a esse partido.
Juca. o problema não é ele ser isso ou aquilo, e sim que, para uma parcela da população, existem corruptos e corruptos do PT, onde estes últimos são piores que o resto. A régua usada para diminuir a culpa do PT (ah, mas o PSDB roubou também) é a mesma usada para redimir os outros partidos que também roubaram: mas o PT roubou muito mais, ele queria se eternizar no poder, implantar a ditadura comunista, e assim por diante.
Por esse ângulo o JB não esta se sujando, mas a sujeira do partido A sempre será menor que a de B na visão do militante (seja de esquerda ou direita).
Concordo, eu nem crio juízo de valor sobre o JB. Só acho que o grande erro da oposição é apostar que a população de um modo geral não percebe a hipocrisia, uma das razões que no Ibope dá Dilma no primeiro turno. Tivesse bons líderes pensadores na oposição, eles saberiam que para ganhar a eleição a guinada tem que ser para o centro e não para a direita, e as posições propositivas, coisa que nenhum deles conseguem fazer,...
Uma parte significativa da população (eu arrisco afirmar que é a maioria) não se importa nem um pouco com questões ético-partidárias. Por isto, no meu entender, é um completo equívoco relacionar 'hipocrisia' com a atual primeira colocação da presidente se a eleição fosse hoje. Sem conhecer um só dado do 'universo amostral' e com base no que eu já expus, entendo que a atual presidente está bem porque a maioria da população somente está cuidando dos seus (supostos) interesses. Em outras palavras, ela está praticando um "pragmatismo" atávico e inconsequente. Paciência.
Na verdade todo mundo sabe que os peões são sempre sacrificados, além disso tem também o seguinte:
- a oposição não tinha um projeto (vamos ganhar do Lula e daí a gente vê o que faz):
- a Veja acabou ajudando o Lula ao centralizar o fogo no Zé Dirceu (alguém tem que ser preso pelamordedeus);
- a própria oposição (aquela que o Reinaldo Azevedo sonha em ver transformada numa cópia do Partido Republicano e ele escreveu VÁRIOS artigos cobrando isso) não se interessou muito em detonar o Lula (ou por um erro de cálculo ou por algum acordo secreto entre partidos... vá saber) e deu no que deu, ele se reelegeu e elegeu a Dilma.
Logo logo tem gente livre de novo, e vão posar de injustiçados e a Dilma vai dizer que deixou os amigos se ferrarem para mostrar que era imparcial, mas a verdade veio à tona e blábláblá (ponto para o PT), ou então ficam presos e o PT vai afirmar que cortou na própria carne, puniram amigos, gente que fazia parte do quadro histórico do PT e que ninguém fez isso antes e blábláblá (ponto para o PT).
Aí vem a pergunta: a oposição quer mesmo acabar com o PT? Eu acho que não e a gente fica se matando aqui por causa deles.
Resumindo: os cães e lobos latem e a caravana do PT passa. Não vejo o que comemorar.