PS: Eu já tinha escrito essa mensagem antes de ler a do Gigaview, vou continuar postando essa, e logo depois vou responder a última mensagem dele.
Bom com relação ao que citaram sobre a fala de Kardec sobre o gato ser bonito para o gato etc....no sentido de supostamente os negros acharem mais bonitos os negros e os brancos os brancos.
Pelo menos nos das Américas, ou mesmo provavelmente nos da África em maior contato com o ocidente, na maioria dos casos não é assim, exceto em alguns muito militantes. Veja o caso do Michael Jackson, e mesmo sem ser tão caricato, os hene maru. Está certo que pessoas brancas de cabelos cacheados também os usam, mas muitos mulatos percpetiveis e mesmo alguns negros também os usam. Aliais a figura na capa, pelo menos na última vez que eu vi na pratileira era uma mulata perceptivel. Eu também já vi negros com lentes de contato coloridas. E até uma foto de um negro que fez aquela operação que eu citei para mudar definitivamente a cor dos olhos.
Por outro lado. Já repararam que o cabelo pixaim dos negros e dos mulatos escuros parecem cabelos queimados?
E há também negras e mulatas que pintam os cabelo de cores mais claras que a do seu cabelo.
Mas mesmo sem ser nas Américas e na Africa só depois do contato com os ocidentais o filólogo nigeriano Dr Wande Abimbola, escreveu um livro contanto que mesmo em yorubá e por indícios filológicos dá para ver que já era assim antes do contato com os ocidentais, a cor negra já era simbolo de coisa ruim, meio estilo a expressão "A coisa aqui está preta", Quer dizer é a maior repressão querer reprimir esse tipo de expressão, Na verdade parece que isso tem a ver com o medo do escuro, da relação ancestral do ser humano com a escuridão da noite, sobretudo quando não havia iluminação suficiente. Agora eu não sobre as outras caracteristicas dos negros nigero-congoleses (os yorubás são nigero-congoleses) e sudaneses (nariz muito grande e chato, lábios muito grossos) eles mesmos acham feito e/ou já achavam feio antes do contato com os ocidentais. Pelo menos os negros afro-asiáticos, aparentados com os semitas, sempre acharam essas características feias, mas também os negros da família Afro-asiática têm nariz e lábios finos e a pele um pouco mais clara do que os nigero-congoloses e sudaneses. Talvez os negros afro-asiáticos sejam na verdade mulatos cruzados com os seus aparentados semitas, que também fazem parte da família linguística afro-asiática, mas os negros afro-asiáticos têm o cabelo pixaim que parece queimado.