"Colhendo o que plantou" eu acho um exagero. Nada justifica essas reações exageradas que esses malucos têm periodicamente.
O problema é que o mundo árabe está com sentimentos divididos entre nacionalismo, fanáticos religiosos, cobrança para novos tipos de governo, tudo isso misturado num fogo lento de pobreza e grandes diferenças sociais. Grupos de várias facções terão reações dessa magnitude ao longo destes anos.
Acho que o vídeo foi o estopim; poderia ter sido outra coisa, uma declaração idiota de algum embaixador, uma interpretação errada de palavras de algum governante europeu, como estopim qualquer coisa serviria. E acho que a mídia deveria também ressaltar casos diferentes, em mídias sociais por exemplo, de reações contrárias a todo tipo de guerra.
O problema é o de sempre: baderneiros fazem muito barulho. Mas não creio que tenhamos que nos deixar levar por um grupo de fanáticos, que sempre existiu e sempre existirá, e que agora ainda briga por espaços no poder. Não vamos colocar todos no mesmo saco, que é injusto.
Afinal, não aplaudiram redes sociais que 'ajudaram' na primavera árabe ? Ajuda nisto também. É bom para aprender que mídias sociais são meios de comunicação, só isso. Nem boas nem ruins. Só propagam, se a informação é boa, é um lixo, tanto faz, meios de comunicação só propagam...