Autor Tópico: Ateísmo e Espiritualidade.  (Lida 19636 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Ateísmo e Espiritualidade.
« Resposta #150 Online: 10 de Dezembro de 2012, 20:41:23 »
E denovo conseguem empurrar um tópico sobre ateísmo a uma dura critica ao cristianismo....
Parece que não há outra religião opressora no mundo.

Simplesmente, quando se sentem acuados em um debate ateísta, vão lá eeeeee....pááááá...do nada tacam um verso da Bíblia no meio do assunto. Está virando rotina isso.

Para finalizar, fico com as palavras do Filosofo Superficial:

Que tal o budismo? E além do mais, você vincolou Espiritualidade com Espiritismo E Cristianismo, mas é possivel ter crenças espirituais sem ser nem espirita, nem cristão, nem ter nenhuma religião.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Espíritos Nunca Mais

• Nível 12
  • *
« Resposta #151 Online: 10 de Dezembro de 2012, 20:46:06 »
Me questiono se responder tópicos religioso e doutrinários são bons para o cérebro! Acho que quanto mais se fala em religião, mais os religiosos gostam! Seria o ceticismo um marketeiro pro religioso? É de se pensar!

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #152 Online: 10 de Dezembro de 2012, 20:49:24 »
Me questiono se responder tópicos religioso e doutrinários são bons para o cérebro! Acho que quanto mais se fala em religião, mais os religiosos gostam! Seria o ceticismo um marketeiro pro religioso? É de se pensar!

É?

Levando em conta seu nickname e o o primeiro tópico que você postou, vejo o quanto você leva a sério essa sua ultima postagem...
Aliás, o Giga já resumiu:

Na verdade, tudo que ele escreve é provocação e deve ser entendido ao contrário, fazendo assim concluímos que ele é um grande espírita pregando a sua verdade.

Parabéns ENM pela forma sutil de semear a mensagem espiritual num fórum totalmente avesso a esse tipo de abordagem.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #153 Online: 10 de Dezembro de 2012, 20:51:17 »

Qual a sua definição de ceticismo, religiosidade, ateismo e espiritualidade?

• Nível 12
  • *
« Resposta #154 Online: 10 de Dezembro de 2012, 21:07:39 »

É?

Levando em conta seu nickname e o o primeiro tópico que você postou, vejo o quanto você leva a sério essa sua ultima postagem...

Na verdade, tudo que ele escreve é provocação e deve ser entendido ao contrário, fazendo assim concluímos que ele é um grande espírita pregando a sua verdade.

Parabéns ENM pela forma sutil de semear a mensagem espiritual num fórum totalmente avesso a esse tipo de abordagem.

É que vocês não me conheçem. Não sabem quem eu sou e quem esta aqui digitando. Mas Espíritos Nunca Mais, pode ser alguém que entende o que este paradigma, quando exteriorizado, assusta as pessoas e muda o senso de ver o mundo por diversos sensos comuns civilizados.

Mas de certa forma a religião gosta do ceticismo. Faz apologia subliminar a ele (religião), discute, conversa e é papo da roda da doutrina ceticista que sempre os religiosos vão espera-los para discutir. Não é a toa, que o Vaticano é daquele tamanho. Nunca ouvi falar em um livro único ceticista, como é a bíblía para o catôlico, codificação para espírita e para o cético?

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #155 Online: 10 de Dezembro de 2012, 21:15:51 »

É?

É que vocês não me conheçem. Não sabem quem eu sou e quem esta aqui digitando. Mas Espíritos Nunca Mais, pode ser alguém que entende o que este paradigma, quando exteriorizado, assusta as pessoas e muda o senso de ver o mundo por diversos sensos comuns civilizados.

Mas de certa forma a religião gosta do ceticismo. Faz apologia subliminar a ele (religião), discute, conversa e é papo da roda da doutrina ceticista que sempre os religiosos vão espera-los para discutir. Não é a toa, que o Vaticano é daquele tamanho. Nunca ouvi falar em um livro único ceticista, como é a bíblía para o catôlico, codificação para espírita e para o cético?

Do que, em nome de Deus, você está falando?

"O Mundo Assombrado pelos Demônios" não é um livro "ceticista"?

• Nível 12
  • *
« Resposta #156 Online: 10 de Dezembro de 2012, 21:27:52 »

É?

Do que, em nome de Deus, você está falando?

"O Mundo Assombrado pelos Demônios" não é um livro "ceticista"?
O livro base ceticista, deste que estou falando. O que sirva de exempo filosófico, para que possa contestar a igreja junto a ciência em qualquer tempo. A ciência ampara o cético, mas o que pode ajudar a ciência pelo cético?

Esse papo é pra meu tópico "o que é ceticismo"!

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #157 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:24:01 »

Onde esse topico falou de Doutrinas Religiosas? Quem começou a falar delas aqui foi você, o topico fala sobre Ateus e espiritualidade. Se você vincula espiritualidade com Religião, você está preso num paradigma, o que não é muito bom. Se você vincula espiritualidade com Cristianismo, você se prendeu a uma dualidade, o que é ainda pior.

Agora, focando realmente no tópico iniciado, eu acho que um Ateu que tem crenças Espirituais ta mais pra um Agnostico do que pra ateu...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

• Nível 12
  • *
« Resposta #158 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:27:17 »
eu acho que um Ateu que tem crenças Espirituais ta mais pra um Agnostico do que pra ateu...
O mundo esta cheio deles .... acreditam na alma mas não na religião. Algo os faz pensar que "alma" é processo de VIDA e não é !

• Nível 14
  • *
« Resposta #159 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:39:01 »
O mundo esta cheio deles .... acreditam na alma mas não na religião. Algo os faz pensar que "alma" é processo de VIDA e não é !

Poderia explicar melhor o que vocÊ quis dizer com esse final? Não captei direito.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

• Nível 12
  • *
« Resposta #160 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:42:27 »

Poderia explicar melhor o que vocÊ quis dizer com esse final? Não captei direito.
O que você entendeu do que escrevi?

• Nível 14
  • *
« Resposta #161 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:09:35 »

"Algo os faz pensar que a alma é essencial para a vida [...]"

Interpletaria assim, estou correto?

• Nível 12
  • *
« Resposta #162 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:46:49 »

* Processo de VIDA = Mesmo alguns ateus, acham que a "alma" é um processo de VIDA, isto é, ao nascimento, inicia-se uma alma junto ao corpo, como aliança e se desvincula dela, quando morre. Porém esta profecia é falsa, de forma errada a ensinar! O corpo não tem alma e não precisa dela pra sobreviver!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 11 de Dezembro de 2012, 02:00:59 »

* Processo de VIDA = Mesmo alguns ateus, acham que a "alma" é um processo de VIDA, isto é, ao nascimento, inicia-se uma alma junto ao corpo, como aliança e se desvincula dela, quando morre. Porém esta profecia é falsa, de forma errada a ensinar! O corpo não tem alma e não precisa dela pra sobreviver!

De onde você tirou a ideia de que ateus acham que "uma alma tem início com o nascimento"?
Foto USGS

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #164 Online: 11 de Dezembro de 2012, 03:19:37 »
Pra mim, separar ateísmo de espiritualidade é não entender bem o que é espiritualidade, porque é difícil se falar do nunca se sentiu. Eu já fui muito mais espiritualizado, mas ainda me considero bastante as vezes...

De todas as religiões que frequentei a que me ensinou isso foi o Santo Daime. A mais bela Doutrina que já conheci, de um sincretismo maravilhosos e que mudou completamente minha vida. Quando fui a primeira vez era um adolescente revoltado, ateu-cético-radical, e "apanhei" tanto lá por conta disso até perceber que a existência tem um componente inegável que é o mistério, que não pode ser negado, e com o qual não há razão que possa bater de frente. Fica um convite pra quem, para além de crenças pessoais, ou falta delas, quer se aventurar no conhecimento de si próprio e dessa coisa louca-linda que é a nossa mente.

Lá eu aprendi que espiritualidade não tem nada a ver com alma, com Deus, ou com qualquer forma de transcendência. Espiritualidade, pra mim, é uma compreensão e uma reverência para com o mistério da vida, é apenas uma compreensão de que existem estados mentais tão elevados de um amor e de uma conexão com o todo tão inexplicáveis, e que tudo o que as religiões são na verdade, não passam de fábulas e ferramentas para tentar nos ensinar este caminho até esse lugar supremo que não é mais que uma potencialidade de nossa própria mente. É o mesmo que o Budismo, uma religião ateia, tenta ensinar, mas onde se requer muito mais prática e tempo pra se alcançar. Lá tomando dois despachos em 20 min você pode ter uma experiência mística que iogues passam a vida para conseguir ter.

Recomendo para quem mesmo que por curiosidade queira saber o que sente um crente quando encontra aquilo que ele chama de Deus. Porque realmente é algo muito lindo e inexplicável.

PS: Para quem tem dificuldades com os símbolos cristãos pode procurar grupos mais xamânicos pra evitar descompassos no trabalhos por não entender que nas religiões tudo é mera simbologia... Ou ainda tomar por conta, ou Daime, ou cactos, cogumelos, mas ai se perde muito da investigação religiosa que é mais expandido num contexto religioso qualquer.

feature=fvwrel

feature=related
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

• Nível 12
  • *
« Resposta #165 Online: 11 de Dezembro de 2012, 05:16:15 »

De onde você tirou a ideia de que ateus acham que "uma alma tem início com o nascimento"?

Penso que alguns religiosos convertidos a ateus ou vice versa, tem como marco zero o nascimento. Muitos, mesmos convertidos a ateus, alguns, não deixam de acreditar totalmente em algo além da matéria e algo consigo próprio que faça valer seus esforços aqui no mundo; isso a imaginação ajuda a filosofar, como um impulso de energia nos momentos de necessidade. Seria como uma filosofia inacabada de eliminar do dogma antigo do que se acreditava. Ex-religiosos sempre tem dúvidas. Por isso em dogma próprio devem pensar em porque tantos creem em alma, igreja e outros. Tal energia é chamado pelos espíritas de alma. Uma energia que contorna o corpo humano.

Para se tornar ateu convicto, mesmo depois do nascimento, são muitos obstáculos. Família, amigos, escola, pensamentos, batizado, dúvidas e outros. Pelo menos até os 13 anos, onde os questionamentos são comuns. Mas onde se fazem com tal idade, tal direcionamento, tal filosofia, tal decisão? Teria este que nascer em família atéia? Existe idade para se tornar ateu, ir contra os dogmas, pessoas e muitas vezes a própria família? Não é 1 ano que o torna ateu. É algumas vezes ir contra os próprios genitores (mãe e pai)!

Observando a idade, 13 anos, é uma idade o qual o adolescente se questiona muito a respeito de si, mas onde faz o sentido filosofico a questionar religião? Deixar video game, garotas, escola, amigos e outros assuntos da idade, para questionar filosofia religiosa? É algo que deixa qualquer um em próprio questionamento. A familia sempre vai pra cima, tentando fazer-se convencer de que esta errado.

O ex-religioso que se diz ateu ainda tem determinada perseguição do próprio "ego" em questionar-se a respeito da decisão. Em alguns lugares, ex-religioso é tratado como ex-detento onde poucos compreendem o ateísmo de uma forma pacífica.

Acho que há determinada falha na educação, onde os país batizam os filhos sem compreender que o próprio, é quem irá decidir o rumo do credo que o faz sentido. O cristianismo peca em promover o batizado. Ele não faz apologia ao livre arbítrio. Uma criança batizada e que depois tornar-se ateu, que opinião promove aos que participaram do batizado? Ex-amigo? Descrente? Será? Muitos engolem o "sapo" para não sair como chatos, mas o que guardam dentro de si e que não revelão?

Seria a igreja precursora de um dogma onde o tempo de existência (3512 anos) fizesse intenção (garantia do tempo de existência / credibilidade) a tornar a população um sincretismo tradicional e sempre com outros (genealogia) fazerem aquilo (batismo) por ser uma data de comemoração, festa, como são os aniversários, sem respeitar ou compreender o livre arbítrio de uma forma integral?

De que forma os pais estão buscando se educar, para compreender a liberdade de escolha dos filhos que virão a nascer? O batizado se tornou como um sentido de ser e estar? Se não foi batizado não é compreendido? É como diz a propaganda da OI quanto aos aparelhos desbloqueados: "LIBERDADE DE ESCOLHA"

P R O M O V A

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 11 de Dezembro de 2012, 06:32:19 »
Espiritualidade é uma dimensão do ser e está ligado ao modo como a pessoa lida com o transcendental. A forma como se processa essa ligação é que varia de acordo com as várias religiões (ou com nenhuma religião) e não depende da fé em deuses ou espíritos. Quem parece que possui um trabalho interessante sobre isso é o filósofo francês André Comte-Sponville.

Ateísmo espiritual
Espiritualidade ateísta

O título dessa postagem seria um paradoxo?

Não para André Comte-Sponville, um dos mais respeitados filósofos franceses da atualidade. Seus livros já foram traduzidos para mais de vinte idiomas e embora declarando-se ateu, vai contra a corrente de escritores populares que escrevem sobre a temática religiosa, mas que participam de uma verdadeira cruzada radical e militante(eu diria até, religiosa!) pelo ateísmo, como Michael Onfrey, Christopher Hitchens e Richard Dawkings.

Comte-Sponville opta pelo meio-termo e defende um "ateismo fiel", que vem a ser uma espiritualidade forte porém contrária à ideia transcendente de Deus. É uma espiritualidade guiada apenas pelas virtudes e pela sabedoria da tradição filosófica cética e humanista. Para ele, o saber filosófico deveria superar a crença religiosa, inclusive sua dimensão espiritual, o que não significa aversão à religião nem opção pelo niilismo.

"laicidade não significa ódio às religiões"

Para ele, a "laicidade não significa ódio às religiões", mas o niilismo "conduz à idolatria mercantil e à violência". Seu livro mais recente que fez muito sucesso foi "Pequeno tratado das grandes virtudes", marcado pelo estilo direto e acessível. Para quem o critica por ser um filósofo "sucesso de mídia", midiático, Comte-Sponville responde: "sou um filósofo antigo, procuro pensar à maneira dos antigos, especialmente Epicuro e Espinosa, para resolver problemas atuais".

Sobre religião, espiritualidade e sobre o significado do termo "ateu fiel", ele nos diz:

"A religião é uma forma de espiritualidade mas nem toda espiritualidade é religiosa. O que é religião? É uma crença que aponta para o sobrenatural, para o transcendente, para o sagrado, para o divino. Eu não acredito em nada disso! O que é espiritualidade? É a vida do espírito, especialmente em sua relação com o infinito, com a eternidade, com o absoluto. É menos uma crença que uma experiência: É submeter nosso aspecto finito ao infinito, nosso aspecto temporal à eternidade, do nosso aspecto relativo ao absoluto."

"Os ateus não tem menos espírito que os outros. Por que teriam menos espiritualidade? A vida espiritual não é sempre religiosa. O infinito, a eternidade e o absoluto não são transcendentes e sobrenaturais. Como para Epicuro ou Espinosa, o infinito, a eternidade e o absoluto não são nada transcendentes ou sobrenaturais; eles são imanentes e naturais, são a própria natureza. Estamos dentro do infinito (o espaço), dentro da eternidade(o tempo), dentro do absoluto(o todo, ou seja, o conjunto de todas as relações o qual não poderia por definição ser relativo a qualquer outra coisa)."
E por fim,

"O naturalismo desemboca numa mística da imanência. Já estamos salvos, já estamos dentro do Reino: a eternidade é agora".

fonte: http://adrianoped.blogspot.com.br/2010/06/ateismo-espiritual.html

Curiosamente, acho que é blog do Adriano...

• Nível 12
  • *
« Resposta #167 Online: 11 de Dezembro de 2012, 20:56:47 »
e termina assim?

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #168 Online: 11 de Dezembro de 2012, 21:48:22 »
e termina assim?
Agora é só esperar a gente morrer pra descobrir de fato...  Ainda bem que dia 21 já tá logo ai :hihi:
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

• Nível 14
  • *
« Resposta #169 Online: 11 de Dezembro de 2012, 22:21:29 »
Espiritualidade é uma dimensão do ser e está ligado ao modo como a pessoa lida com o transcendental. A forma como se processa essa ligação é que varia de acordo com as várias religiões (ou com nenhuma religião) e não depende da fé em deuses ou espíritos. Quem parece que possui um trabalho interessante sobre isso é o filósofo francês André Comte-Sponville.

Ateísmo espiritual
Espiritualidade ateísta

O título dessa postagem seria um paradoxo?

Não para André Comte-Sponville, um dos mais respeitados filósofos franceses da atualidade. Seus livros já foram traduzidos para mais de vinte idiomas e embora declarando-se ateu, vai contra a corrente de escritores populares que escrevem sobre a temática religiosa, mas que participam de uma verdadeira cruzada radical e militante(eu diria até, religiosa!) pelo ateísmo, como Michael Onfrey, Christopher Hitchens e Richard Dawkings.

Comte-Sponville opta pelo meio-termo e defende um "ateismo fiel", que vem a ser uma espiritualidade forte porém contrária à ideia transcendente de Deus. É uma espiritualidade guiada apenas pelas virtudes e pela sabedoria da tradição filosófica cética e humanista. Para ele, o saber filosófico deveria superar a crença religiosa, inclusive sua dimensão espiritual, o que não significa aversão à religião nem opção pelo niilismo.

"laicidade não significa ódio às religiões"

Para ele, a "laicidade não significa ódio às religiões", mas o niilismo "conduz à idolatria mercantil e à violência". Seu livro mais recente que fez muito sucesso foi "Pequeno tratado das grandes virtudes", marcado pelo estilo direto e acessível. Para quem o critica por ser um filósofo "sucesso de mídia", midiático, Comte-Sponville responde: "sou um filósofo antigo, procuro pensar à maneira dos antigos, especialmente Epicuro e Espinosa, para resolver problemas atuais".

Sobre religião, espiritualidade e sobre o significado do termo "ateu fiel", ele nos diz:

"A religião é uma forma de espiritualidade mas nem toda espiritualidade é religiosa. O que é religião? É uma crença que aponta para o sobrenatural, para o transcendente, para o sagrado, para o divino. Eu não acredito em nada disso! O que é espiritualidade? É a vida do espírito, especialmente em sua relação com o infinito, com a eternidade, com o absoluto. É menos uma crença que uma experiência: É submeter nosso aspecto finito ao infinito, nosso aspecto temporal à eternidade, do nosso aspecto relativo ao absoluto."

"Os ateus não tem menos espírito que os outros. Por que teriam menos espiritualidade? A vida espiritual não é sempre religiosa. O infinito, a eternidade e o absoluto não são transcendentes e sobrenaturais. Como para Epicuro ou Espinosa, o infinito, a eternidade e o absoluto não são nada transcendentes ou sobrenaturais; eles são imanentes e naturais, são a própria natureza. Estamos dentro do infinito (o espaço), dentro da eternidade(o tempo), dentro do absoluto(o todo, ou seja, o conjunto de todas as relações o qual não poderia por definição ser relativo a qualquer outra coisa)."
E por fim,

"O naturalismo desemboca numa mística da imanência. Já estamos salvos, já estamos dentro do Reino: a eternidade é agora".

fonte: http://adrianoped.blogspot.com.br/2010/06/ateismo-espiritual.html

Curiosamente, acho que é blog do Adriano...

Gostei do texto e concordo, se há algo "espiritual", isso deve ser algo natural, e não "para"normal e transcedental...

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #170 Online: 12 de Dezembro de 2012, 10:05:42 »
Espiritualidade é necessária para o ser humano. Não só acho comum que o ateu/cético tenha, como acho essencial, já que supostamente ele perdeu o vínculo com alguma religião.
Não acho que a espiritualidade seja necessária para o ser humano. E nem acho comum que um cético a tenha. Um ateu, até tudo bem, mas um cético não pode ter. Porque "espiritualidade" está relacionada a crença na existência de espíritos. E não existe nenhuma evidência de que existam espíritos.

E então a "genialidade"? Será que implica a crença em génios?  ::)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 12 de Dezembro de 2012, 10:33:35 »
Fico imaginando que proporção das discussões seriam bem mais breves e claras se fosse antecipadamente sanada a possibilidade de qualquer confusão semântica.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #172 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:41:03 »
E então a "genialidade"? Será que implica a crença em génios?  ::)

Sim, assim como espiritualidade implica a crença na existência de espíritos, genialidade é a qualidade de genial e, portanto, implica a crença na existência de gênios.

Para a palavra "gênio" existem, até onde eu sei, quatro significados. Então, essa crença ser ou não um absurdo, tal qual é a crença em espírito (no contexto do tópico, pois espírito também pode ser relativo a essência/ideia principal), dependerá muito do contexto:
1 - Pessoa de grande capacidade intelectual.
2 - Temperamento, personalidade.
3 - Entidade com poderes paranormais, particularmente presente na literatura árabe.
4 - Entidade que influencia as ações humanas, para o bem ou para o mal, de acordo com antigas mitologias (mitologia romana, por exemplo).

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #173 Online: 12 de Dezembro de 2012, 13:00:27 »
Sim, assim como espiritualidade implica a crença na existência de espíritos, genialidade é a qualidade de genial e, portanto, implica a crença na existência de gênios.

E se ficássemos no singular... a existência de espírito e de génio... respetivamente para a espiritualidade e para a genialidade...evitaria dúvidas sobrenaturais. :idea: :hihi:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

• Nível 12
  • *
« Resposta #174 Online: 12 de Dezembro de 2012, 18:23:48 »
e termina assim?
Agora é só esperar a gente morrer pra descobrir de fato...  Ainda bem que dia 21 já tá logo ai :hihi:
E quem será volta pra conta?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!