Autor Tópico: Ateismo Religioso  (Lida 20496 vezes)

Offline cesarcesc

• Nível 00
  • *
Re:Ateismo Religioso
« Resposta #75 Online: 01 de Novembro de 2012, 23:12:40 »
Não estou certo em relação a qual tópico este artigo pertence, mas, acredito ser um questão que está difamando os reais ateus, e até agnosticos.
Vejo uma onda de Ateistas (com o "ISTA" de crença, no final) com a mesma atitude de religiosos fanáticos, pregando fielmente que NÃO HÁ a existência de um deus, pregando que a evolução é fato, pregando que não há nada relacionado com espiritualidade, e de que não há vida após a morte (apesar de existir pesquisas cientificas sérias em relação a tal)...
Enfim, eles pregam seus dogmas baseados no Darwinismo sem provas para o que falam, assim como religiosos, especialmente no debate em relação a um deus, não há nada provando que exista, mas, como próprio Carl Sagan disse:

"A ausência da evidência não significa evidência da ausência."

Seguindo essa premissa, nenhum Ateista, com ISTA de crença, tem autoridade para afirmar que não há um deus, ou que não há nada como alma, espirito, e que a paranormanidade é coisa de charlatões.

Concordo com você , por isso não pode-se provar que não existe qualque um dos milhares de deuses...!
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, 22:31:43 por Geotecton »

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #76 Online: 23 de Novembro de 2012, 21:55:24 »
Me pergunto se quando alguém abre um tópico, e não dá mais as caras, estava agindo como um autêntico troll ou se foi afetado por uma decepção em não ver sua linha de raciocínio corroborada, se retirando de cena?

Talvez se o incitarmos ele reaparece  :hein:

Não, eu disisti de argumentar pela maldita perda de foco. Eu comecei o texto com objetivo de discutir sobre Ateistas (com ista de crença) que se tornaram tao cegos e extremistas quanto qualquer religioso pode ser. Mas a discussão foi para num comentário sobre pesquisas relacionadas a espiritualidade...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 23 de Novembro de 2012, 22:34:11 »
Me pergunto se quando alguém abre um tópico, e não dá mais as caras, estava agindo como um autêntico troll ou se foi afetado por uma decepção em não ver sua linha de raciocínio corroborada, se retirando de cena?

Talvez se o incitarmos ele reaparece  :hein:
Não, eu disisti de argumentar pela maldita perda de foco. Eu comecei o texto com objetivo de discutir sobre Ateistas (com ista de crença) que se tornaram tao cegos e extremistas quanto qualquer religioso pode ser. Mas a discussão foi para num comentário sobre pesquisas relacionadas a espiritualidade...

Então retome a discussão sob o seu enfoque inicial.

De qualquer modo você está sugerindo uma diferença entre ateu e ateísta que, na essência, não existe porque ambos simplesmente não 'acreditam' que deus(es) exista(m).
Foto USGS

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #78 Online: 24 de Novembro de 2012, 05:57:29 »
De qualquer modo você está sugerindo uma diferença entre ateu e ateísta que, na essência, não existe porque ambos simplesmente não 'acreditam' que deus(es) exista(m).

Talvez o nosso colega esteja querendo chamar a atenção para o extremista ateu, aquele que carrega a bandeira de que não existe(m) deus (es), pregando como um religioso faria, disseminando a tal "boa nova".

Por esse ângulo, pode ser que, de fato, exista diferença entre ateu e ateísta.
Ateu é do tipo "viva e deixe viver". Ateísta é do tipo "você precisa se convencer de que não existe deus e eu vou fazer isso, nem que seja a última coisa que eu faça".

Foi isso, Filosofo Superficial?
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #79 Online: 24 de Novembro de 2012, 15:03:36 »

Talvez o nosso colega esteja querendo chamar a atenção para o extremista ateu, aquele que carrega a bandeira de que não existe(m) deus (es), pregando como um religioso faria, disseminando a tal "boa nova".

Ateu é do tipo "viva e deixe viver". Ateísta é do tipo "você precisa se convencer de que não existe deus e eu vou fazer isso, nem que seja a última coisa que eu faça".

Não é extremista ateu. Tal coisa não existe. Não se pode ser mais ateu do que se é quando se é ateu. Tudo no universo é ateu (se não, me mostre onde está o deus de/em cada coisa). Agora, ateísta, sim, há aos montes, pregando fanaticamente. Indivíduos como o tal Sam Harris e, lamentavelmente, Dawkins, são exemplos de psicóticos religiosos fanáticos do tipo. O mundo não vai ficar melhor do que é tentando-se acabar com o comportamento religioso humano *não ateísta* por meio de campanhas e ("contra")catequese. O mundo seria muito bom se ninguém acreditasse em magia, em irrealidades, em fantasias, mas isso é totalmente diferente de as pessoas serem "convencidas" disso. O que esse forista Filósofo superficial propõe é totalmente válido e adequado.

Entretanto, quero alertar para outro tipo de fanático que se confunde (a si próprio) com "ateu" (querendo sugerir que trata-se de um descrente). É o tipo que se diz descrente, ateu, ateísta ou o que for mas que, quando ouve alguém, como eu, dizer que não existe, sem a menor possibilidade de dúvida, nada identificável como um deus no universo, fica desesperado a apontar o dedo e esbravejando "fanático fundamentalista ateu!!!!". Ocorre que o "fanático" aqui não tem a mais mínima intenção de impor, propagandear, ou mesmo sugerir de modo mais objetivo que o "cético equilibrado" acusador compartilhe da minha mesma certeza. Pode deixar minha certeza toda para mim e ficar com sua suposta dúvida. Se for alguém como eu que o Filósofo superficial considere "religioso" (entendo que não é isso, pelo que ele declarou), então eu teria a dizer que o  mesmo está munido de um belo brutal equívoco.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2012, 15:06:05 por Cientista »

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #80 Online: 24 de Novembro de 2012, 17:08:24 »

Alguem que entendeu minha filosofia superficial. Isso que falo, Ateu é alguem que NÃO ACREDITA que existam divindades, ateista é alguem que ACREDITA que NÃO existam divindades

Não é extremista ateu. Tal coisa não existe. Não se pode ser mais ateu do que se é quando se é ateu.

Existe, existe o Ateu "Fraco"  e o Ateu "Forte", que, pelo que você disse você chama de "Descrente"

Geralmente ateus fracos, são, também agnosticos, já Ateus fortes perderam essa vontade de questionar as coisas e se fecharam eu seus "Dogmas Cientificos". Vamos, ao mesmo tempo, dar um exemplo de ateismo forte, e ver se o foco não se perde.

A PARTIR DE AGORA TUDO É UMA EXEMPLICAÇÃO COM SUPOSIÇÕES NÃO REAIS

Vamos SUPOR (SUPOR) que no meio cientifico algum cientista diga:

- Eu tenho a provas reais e concretas de que há a existência de uma alma dentro dos humanos.

Reação de um Ateu sensato (a maioria):

"Ok, me mostre as provas e os argumentos que vou considerar a questão"

Reação de um Ateu Forte (preso aos seus dogmas cientificos)

"Que mentira, aposto que isso veio de um maldito religioso fundamentalista, não quero nem ouvir as besteras que ele tem pra falar"

Essa é a questão que quero apontar, e que o Canopus percebeu de forma clara, e que o Cientistas chama pelo nome de "Descrente" e eu de "Ateista Religioso" ou "Ateista Forte"... Enfim... Da na mesma
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #81 Online: 24 de Novembro de 2012, 17:39:29 »
Isso que falo, Ateu é alguem que NÃO ACREDITA que existam divindades, ateista é alguem que ACREDITA que NÃO existam divindades
E descrente é uma forma que encontro de me referir a quem não faz nem ideia do que o crente fala.

Não é extremista ateu. Tal coisa não existe. Não se pode ser mais ateu do que se é quando se é ateu.
Existe, existe o Ateu "Fraco"  e o Ateu "Forte", que, pelo que você disse você chama de "Descrente"
Ah! Sim! Aquelas definições estabelecidas naquele congresso para o qual não me convidaram... Eu já respondi isto para outro forista aqui, tempos atrás. Mas... está certo, são as definições adotadas e que atendem devidas conveniências. Lidemos (lide eu) com elas.

Porém, o que chamo de descrente não corresponde em nada ao que você chama de "ateu forte".

Geralmente ateus fracos, são, também agnosticos,
E agnósticos são lindos exemplares de crentes...

já Ateus fortes perderam essa vontade de questionar as coisas e se fecharam eu seus "Dogmas Cientificos".
Por que "perderam"? Porque você acha que todo descrente transita por fases, que incluiriam a própria crença, depois uma crença "menos forte", para um "ateísmo mais fraco", e assim por diante? Até culminar no "pobre dogmatoso ateu forte"? Você acredita que não existe quem nunca tenha tido questionamentos como os que os crente têm?

"Questionar as coisas"...   ...que "coisas"? Eu só tomei conhecimento dessas tais "coisas" pelas declarações dos "questionamentos delas" dos crentes. Deixemos claro isto: É O QUESTIONAMENTO **DOS** CRENTES, NÃO MEU. Eu jamais tive que "perder" nada (talvez paciência, muitas vezes).

De passagem, "dogmas científicos" é hilariante...

Vamos, ao mesmo tempo, dar um exemplo de ateismo forte, e ver se o foco não se perde.

A PARTIR DE AGORA TUDO É UMA EXEMPLICAÇÃO COM SUPOSIÇÕES NÃO REAIS

Vamos SUPOR (SUPOR) que no meio cientifico algum cientista diga:

- Eu tenho a provas reais e concretas de que há a existência de uma alma dentro dos humanos.

Reação de um Ateu sensato (a maioria):

"Ok, me mostre as provas e os argumentos que vou considerar a questão"

Reação de um Ateu Forte (preso aos seus dogmas cientificos)

"Que mentira, aposto que isso veio de um maldito religioso fundamentalista, não quero nem ouvir as besteras que ele tem pra falar"

Essa é a questão que quero apontar, e que o Canopus percebeu de forma clara, e que o Cientistas chama pelo nome de "Descrente" e eu de "Ateista Religioso" ou "Ateista Forte"... Enfim... Da na mesma
Isso seria crença como qualquer outra. Tanto a reação do seu "ateu sensato" quanto a do seu "ateu forte". Um pensador científico não "considera questões", analisa evidências. Só crentes (pensadores mágicos) fogem de evidências.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 25 de Novembro de 2012, 12:22:41 »

Alguem que entendeu minha filosofia superficial. Isso que falo, Ateu é alguem que NÃO ACREDITA que existam divindades, ateista é alguem que ACREDITA que NÃO existam divindades

O Canopus referia-se à postura e atitudes de pessoas quando no trato de uma ideia, entendi perfeitamente. Há o ateu que defende, esbraveja e prega o ateísmo, à maneira de alguém quer deseja a conversão de outros. E há, obviamente, aquele que quer que tudo o mais se lasque.
Contudo, não compreendi a sutil diferença, na sua conceitualização, entre aquele que "não acredita na existência" e aquele que "acredita que não existe". Não é a mesma forma de se escrever a mesma coisa?

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #83 Online: 25 de Novembro de 2012, 13:18:54 »

O Canopus referia-se à postura e atitudes de pessoas quando no trato de uma ideia, entendi perfeitamente. Há o ateu que defende, esbraveja e prega o ateísmo, à maneira de alguém quer deseja a conversão de outros. E há, obviamente, aquele que quer que tudo o mais se lasque.
Contudo, não compreendi a sutil diferença, na sua conceitualização, entre aquele que "não acredita na existência" e aquele que "acredita que não existe". Não é a mesma forma de se escrever a mesma coisa?

Acho que tudo se explica com mais facilidade quando se foca nas características sociais de cada pessoa.

Tem gente que segue sua vida sem se preocupar muito com questionamentos existenciais. São pessoas que não sentem necessidade premente de que todos à sua volta compartilhem de suas crenças (mesmo que a ausência delas). O Filósofo Existencial refere-se a essas pessoas como Ateu Sensato.

Por outro lado, existem outras pessoas que gostam muito de diálogo, de conversa e de que os que as rodeiam participem e compartilhem de suas crenças. Quando isso não acontece, e quando essas pessoas são ateias, elas partem para uma cruzada de evangelização ao contrário, ou seja, uma campanha apologética no sentido de fazer com que as outras pessoas se convençam de seus argumentos e abandonem a fé que antes acreditavam. E essa será uma campanha feroz, com bandeiras e também espantalhos, com direito a gozação e artifícios às vezes não muito éticos, tudo no sentido de convencer o outro lado a se tornar também ateu. Não basta cada um acreditar no que quiser. Aqueles teístas *precisam* conhecer a evolução das espécies e abandonar seus deuses. Os fins justificariam os meios.

Na interpretação da frase com trocadilho do Filósofo Existecial eu consegui alcançar o seguinte:
Ateu é alguem que NÃO ACREDITA que existam divindades
A ênfase aqui é no que está em maiúsculas. Ateu = Não acreditar

Ateista é alguem que ACREDITA que NÃO existam divindades
Novamente atenção às maiúsculas. Ateísta = Acreditar (ter alguma fé)

Tudo isso, mesmo que o sentido final da frase seja o mesmo, mas a nível, digamos, atômico, individualizado, há essa ligeira separação e diferença entre os substantivos.

Não estou tomando partido nessa segunda discussão. Tentei apenas interpretar as palavras do colega. Até porque trata-se mais de uma ótica pessoal dele.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2012, 13:20:55 por Canopus »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 25 de Novembro de 2012, 15:56:01 »
Hummm...
Essa posição me recorda o Ateísmo Halsenflugel. :)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #85 Online: 25 de Novembro de 2012, 16:25:25 »

Ateu é alguem que NÃO ACREDITA que existam divindades
A ênfase aqui é no que está em maiúsculas. Ateu = Não acreditar

Ateista é alguem que ACREDITA que NÃO existam divindades
Novamente atenção às maiúsculas. Ateísta = Acreditar (ter alguma fé)

Ateu é o segundo, para o primeiro já existia o termo descrente ou incréu, quando aplicado ao contexto religioso... Há o simples descrente e há o ateu convicto.

Ateísta é expressão sem sentido... a não ser que queira dizer não teísta (Teismo, crença num deus pessoal transcendente e providencial). Todavia, isso significaria que Deístas e Panteístas, entre outros,  poderiam afirmar-se Ateístas...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #86 Online: 25 de Novembro de 2012, 16:51:45 »
Sérgio Sodré, parece que você clareou ainda mais esse "quarto".
Faz sentido.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #87 Online: 25 de Novembro de 2012, 16:55:30 »
Hummm...
Essa posição me recorda o Ateísmo Halsenflugel. :)

_tiago, excelente texto, esse que você apontou!
Obrigado por me dar oportunidade de lê-lo.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 25 de Novembro de 2012, 20:07:10 »
 :ok:

E é Tiago mesmo. Mas como já tem um, então improvisei. :P

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #89 Online: 25 de Novembro de 2012, 21:41:30 »
Nem sei se sou da forma como alheios qualificam; fraco, forte ou altamente mais ou menos. Sei que só admito uma Filosofia consoante a mim mesmo...  e é isso.  :|
Se alumia, então é lanterna...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 25 de Novembro de 2012, 22:47:51 »
O ateísta é um ateu ativista.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #91 Online: 26 de Novembro de 2012, 10:08:36 »
O ateísta é um ateu ativista.

Mas fará sentido criar um termo específico? Se sim, talvez fosse necessário fazer o mesmo para toda e qualquer convicção... o cristão ativista seria... o islamita... o agnóstico, se ativista seria... budista o mesmo... e por aí fora... Um ateu ativista não deveria ser apenas um ateu ativista? Até um mero descrente pode ser um descrente ativista..., porque não? E um verdadeiro fanático não deveria, então, ter um designação própria diferente da do mero ativista ? (já que não são o mesmo. O ativista não tem de ser fanático)
Para quê criar novas designações?... Ainda por cima ambíguas, porque não se percebe a razão do ateísta não ser apenas alguém que recusa as posições teístas... 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #92 Online: 26 de Novembro de 2012, 10:19:23 »
Eu defendo que ateu e ateísta são o mesmo, e o 'ativista' ou 'extremista' o é sendo ateu ou ateísta, e que essa distinção é conveniente porque falamos português. Isso porque fora do português dificilmente se encontram dois adjetivos semelhantes a esse ponto (ateu e ateísta), e o que aconteça ser uma adjetivação do termo 'ateu'.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #93 Online: 26 de Novembro de 2012, 10:41:15 »
Eu defendo que ateu e ateísta são o mesmo, e o 'ativista' ou 'extremista' o é sendo ateu ou ateísta, e que essa distinção é conveniente porque falamos português. Isso porque fora do português dificilmente se encontram dois adjetivos semelhantes a esse ponto (ateu e ateísta), e o que aconteça ser uma adjetivação do termo 'ateu'.

Assim como fêmea e feminista são as mesmas coisas.... ::)

Significado formal não tem, mas minha opinião é que ateu é um indivíduo que não acredita em nada, e ateísta é um indivíduo que "leciona", espalha, prega a não-crença (mais ou menos isso).

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #94 Online: 26 de Novembro de 2012, 10:49:07 »

Significado formal não tem, mas minha opinião é que ateu é um indivíduo que não acredita em nada, e ateísta é um indivíduo que "leciona", espalha, prega a não-crença (mais ou menos isso).

Não, fêmea e feminista não são a mesma coisa.

Ateísta aparenta ser um termo cunhado para ser exclusivo, que basicamente não tem fundamento para existir. Certamente é o mesmo que aconteceu com o movimento masculinista, que posteriormente foi chamado de machista pelas feministas, ou o feminista que passou a ser chamdo de feminazista pelos masculisnistas. Em todos os casos os termos têm o mesmo significado, e só podem ser assim distintos em português.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #95 Online: 26 de Novembro de 2012, 10:54:10 »

Poxa...não entendeu minha ironia.... :lol:

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #96 Online: 26 de Novembro de 2012, 11:07:22 »

Entendi que é uma ironia. Você talvez tenha desejado dizer que um ateísta é um ateu + alguma coisa, um indivíduo qualificado, assim como a mulher normal é fêmea mas a que prega a ideologia feminina é feminista.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #97 Online: 26 de Novembro de 2012, 11:11:24 »

Entendi que é uma ironia. Você talvez tenha desejado dizer que um ateísta é um ateu + alguma coisa, um indivíduo qualificado, assim como a mulher normal é fêmea mas a que prega a ideologia feminina é feminista.

Isso mesmo que eu quis dizer.   :ok:
Mas é só uma forma de ver, já que nos dicionários não há diferença concreta.

- Skid Row

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #98 Online: 26 de Novembro de 2012, 11:24:45 »
Quiseram juntar ateu + ativista e deu no que deu.

Houaiss:

Ativista:
n adjetivo de dois gêneros
1   relativo a ativismo

n adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros
2   partidário do ativismo
3   que ou aquele que trabalha para alguma causa; defensor, militante

Ativismo:
n substantivo masculino
1   Rubrica: filosofia.
qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa, freq. subordinando sua concepção de verdade e de valor ao sucesso ou pelo menos à possibilidade de êxito na ação
2   Rubrica: literatura.
gênero de literatura com conteúdo político; literatura engajada
3   Rubrica: política.
propaganda a serviço de uma doutrina ideológica, partidária, sindical etc.
4   Rubrica: política.
trabalho desenvolvido esp. em meios revolucionários, políticos, estudantis, sindicais etc.; militância

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #99 Online: 26 de Novembro de 2012, 11:33:04 »

Isso mesmo que eu quis dizer.   :ok:
Mas é só uma forma de ver, já que nos dicionários não há diferença concreta.

Entendo, porém nesse caso não vejo relação.

Ser ateu não é uma condição obrigatória, o indivíduo nasce ateu e pode ser condicionado a ser religioso, ao contrário da mulher que assim nasce e assim vai morrer.
Além disso, considerando a termologia do início do tópico, o ateu e o ateísta dispõem da mesma ideologia básica, somente o emprego desta é distinto, o que não é suficiente para ter um termo único, o que aparenta, como bem notaram, ser termo feito com interesses bastante difusos da mera diferenciação.

Concordo com o Sodré, se o termo 'ateísta' é de algum modo válido, o é por ser o contrário de 'teísta', o que também não faz sentido.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 11:35:39 por Price »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!