Talvez o nosso colega esteja querendo chamar a atenção para o extremista ateu, aquele que carrega a bandeira de que não existe(m) deus (es), pregando como um religioso faria, disseminando a tal "boa nova".
Por esse ângulo, pode ser que, de fato, exista diferença entre ateu e ateísta.
Ateu é do tipo "viva e deixe viver". Ateísta é do tipo "você precisa se convencer de que não existe deus e eu vou fazer isso, nem que seja a última coisa que eu faça".
Foi isso, Filosofo Superficial?
Alguem que entendeu minha filosofia superficial. Isso que falo, Ateu é alguem que NÃO ACREDITA que existam divindades, ateista é alguem que ACREDITA que NÃO existam divindades
O Canopus referia-se à postura e atitudes de pessoas quando no trato de uma ideia, entendi perfeitamente. Há o ateu que defende, esbraveja e prega o ateísmo, à maneira de alguém quer deseja a conversão de outros. E há, obviamente, aquele que quer que tudo o mais se lasque.
Contudo, não compreendi a sutil diferença, na sua conceitualização, entre aquele que "não acredita na existência" e aquele que "acredita que não existe". Não é a mesma forma de se escrever a mesma coisa?
Acho que tudo se explica com mais facilidade quando se foca nas características sociais de cada pessoa.
Tem gente que segue sua vida sem se preocupar muito com questionamentos existenciais. São pessoas que não sentem necessidade premente de que todos à sua volta compartilhem de suas crenças (mesmo que a ausência delas). O Filósofo Existencial refere-se a essas pessoas como Ateu Sensato.
Por outro lado, existem outras pessoas que gostam muito de diálogo, de conversa e de que os que as rodeiam participem e compartilhem de suas crenças. Quando isso não acontece, e quando essas pessoas são ateias, elas partem para uma cruzada de evangelização ao contrário, ou seja, uma campanha apologética no sentido de fazer com que as outras pessoas se convençam de seus argumentos e abandonem a fé que antes acreditavam. E essa será uma campanha feroz, com bandeiras e também espantalhos, com direito a gozação e artifícios às vezes não muito éticos, tudo no sentido de convencer o outro lado a se tornar também ateu. Não basta cada um acreditar no que quiser. Aqueles teístas *precisam* conhecer a evolução das espécies e abandonar seus deuses. Os fins justificariam os meios.
Na interpretação da frase com trocadilho do Filósofo Existecial eu consegui alcançar o seguinte:
Ateu é alguem que NÃO ACREDITA que existam divindades
A ênfase aqui é no que está em maiúsculas. Ateu = Não acreditar
Ateista é alguem que ACREDITA que NÃO existam divindades
Novamente atenção às maiúsculas. Ateísta = Acreditar (ter alguma fé)
Tudo isso, mesmo que o sentido final da frase seja o mesmo, mas a nível, digamos, atômico, individualizado, há essa ligeira separação e diferença entre os substantivos.
Não estou tomando partido nessa segunda discussão. Tentei apenas interpretar as palavras do colega. Até porque trata-se mais de uma ótica pessoal dele.