Eu acho que não tem nada demais um indivíduo sob o sistema capitalista consumir! Ele cresce vendo todo mundo consumir, dar presentes é sinônimo de amizade e amor ao próximo, em 1 hora de TV ele tem a seu dispor pelo menos 12 minutos de comerciais, propagandas mostrando gente consumindo e feliz.
Por falta de uma educação adequada, geralmente ele tem um nível cultural em que seletivamente os ítens são supérfluos consumidos são os que a massificação determina.
Dá prá perceber que não há tentativa de manipulação para ele comprar, o sistema todo já é assim, geralmente (sem se esforçar) faz as causas individuais sobresairem-se sobre as coletivas, se o consumo exagerado está degradando o meio-ambiente, não importa para a maioria, então campanhas tentam amenizar e em contrapartida ficam explicando para o mesmo o que é cidadania, etc.
Um indivíduo bem comportado, com berço melhor, tem as melhores oportunidades e "um vencedor", e defenderá os políticos que defendam o sistema do jeito que está, os que não se enquadram por diversas maneira vai ser "um perdedor" e pode ser ou não que abra seus olhos e pense na máquina sistemática que está vivendo e pense em mudá-la. Direita e Esquerda? Isso que falei é bem para a maioria das pessoas, é claro que há muitas exceções, muitos se dão bem e olham como funciona o sistema e tendem a tentar melhorá-lo, como também aqueles desalinhados com o sistema que dão um jeitinho, ou vão para a bandidagem.