Desculpa ter me ausentado um pouco do Fórum. Deixa colocar minhas pequenas ideias talvez que voltem algumas paginas atrás. As ideias dos seres humanos não nascem prontas, nossos pensamentos sobre o mundo hoje, tem concepções que remontam deste a sociedade coletora/nômade até mesmo de nossos próprios ancestrais à nossa sociedade digamos tecno industrial(me ajudem a descrever a sociedade atual). E neste sentido acredito que as ideias socialistas podem ter seu valor. Queimar seus livros, joga-los ao ostracismo tb é perder uma chance de reavaliarmos nossas próprias ideias, achando que nosso mundo é o melhor que podemos ter. Quando achamos que temos uma ideia genial, mtas vezes não percebemos que esta ideia tem tão pouco da gente, são fruto de uma batalha de ideias de milhões de anos, quissa bilhões dependendo seu ponto de vista.E essa batalha é tão salutar pra nossa própria existência. Como diria Heraclito " o fim da guerra é o fim do mundo".
Em relação ao poder e ao meu Pai sim ele pode escolher sair da direção de sua empresa, mas não consegue,pois esta escravizado a ele, e num sentido mais amplo talvez esta ligação é mais rígida e dura. Acaba ele de vir aqui em casa dei um abraço nele e um beijo, e ele volta a sua escravidão.E nesse aspecto lanço uma pergunta? que é a pergunta essencial da sociologia: é a sociedade que forja o indivíduo ou o indivíduo que molda a sociedade?
Em relação ao consumismo: Não falo nada, deixo a história falar por sí:
Pax romana- Dei as massas o que elas querem.
Pq a escravidão acabou? pq todo mundo virou bonzinho de uma dia pro outro?Não, pois obviamente a mão de obra paga era mais barata, onde a docilidade e utilidade era uma exigência mais veemente por sí até mais triste, eram escravizados por outros métodos, mais brando concordo, mas não mais justo.
Mises: - De as massas mais barato e eficientemente.
No mais grato.