Mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”
Papiro de Ani: “Eu não amaldiçoei Deus.”
[...]
Mandamento: “Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
Papiro de Ani: “Eu não defraudei o homem humilde de sua propriedade.”
Salve Alquimio!
Grande Pedrão!!! Tudo bem, cara?
Uma pergunta: Tem certeza que essa fonte é confiável?
A do Papiro de Ani é 100% confiável. Tá garantido!
Porque eu também já acreditei naquela história, tão repetida nas esquinas da internet, de que o mito de Hórus era muito semelhante ao mito Jesus, mas é pura balela.
É verdade, apesar de alguns ecos. Veja a seguir e me diga se a imagem representa Maria com o bebê Jesus ou Ísis com o bebê Hórus:
Soa familiar???
Porém, segundo minhas pesquisas, o mito de Osíris/Ísis/Hórus está mais relacionado à lenda maçônica de Hiram Abi do que de Jesus.
O mito Jesus, na verdade, bebeu mais na fonte do AT. Vemos em vários momentos Jesus copiando Moisés, Elias e Josué (principalmente os dois primeiros), assim como várias profecias do AT.
Não deixa de ser curioso o trecho enigmático a seguir:
“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.” Mateus 17:1-8 Bom, o motivo de Jesus emular tanto Moisés, Elias e as antigas profecias foi que os evangelistas se esforçaram bastante numa tentativa de provar que o nazareno seria o messias esperado e profetizado pelo AT. Senão nenhum judeu compraria a ideia.
Quanto à crucificação, temos também um link direto com o AT, mas dessa vez com Adão (o que o Spencer até agora não entendeu). Tiveram que p(r)egar Jesus pra Cristo para resolverem a questão do pecado original e resgatar ao homem o direito à vida eterna (a salvação/redenção). E aí mora o problema: se o gênesis foi uma simples metáfora, Jesus também o será, assim como resto da bíblia (efeito dominó).
Associam a narrativa dos Evangelhos a vários mitos, querendo, com isso, demonstrar que Jesus é apenas um mito costurado de muitos outros. O problema é que alguns destes argumentos não precisam nem ser verificados porque são realmente ridículos. Como apontar supostas relações da história de Jesus com deuses nórdicos.
Fica difícil conceber como mitologia nórdica poderia ter influenciado os autores dos evangelhos do século I, já que quase seguramente estes sequer sabiam da existência dos vikings.
hahahahahaha Aí é forçação de barra mesmo. Muito desse fenômeno pop aproveitou a onda literária de Dan Brown e brincar de (distorcer) mitos, associando livremente uns aos outros, se tornou um passatempo divertido, ao mesmo tempo que polêmico e... rentável.
Você deve se lembrar das provocações do Alquimista naquele episódio épico do Pano de Turim. hahahahahahaha
Mais bisonho que isto é o argumento que é repetido em Zeitgeist quando tenta provar que o cristianismo é um sincretismo com antigos cultos solares. A expressão "Son of God" seria derivada de "Sun God". Que loucura! Esse trocadilho só funciona em inglês, uma língua que nem existia ainda.
Como disse, Jesus foi fabricado tendo como molde mais o AT.
A expressão "Sun God" pode soar meio que forçada, mas há sim uma associação solar na colcha de retalhos do mito Jesus. O domingo, ou Dies Solis, ou Sun-Day (dia do Sol), por exemplo, se tornou o dia sagrado do cristianismo devido a Constantino (no Concílio de Nicéia), que usurpou ''o dia do Sol'' (do deus Sol Invictus) como o de Jesus justamente para ''conformar'' os mais inconformados.
Com o 25/12 foi a mesma coisa. Usurparam a Saturnália (solstício de inverno) e as festas sagradas da vinda do deus sol.
Também é curiosa a relação astrológica entre o sol e os 12 signos zodiacais com Jesus e o ''grupo dos doze'' (ecos da Babilônia?), mas aí já é pura especulação.
É uma pena que pessoas queiram combater religião com mentiras ou pesquisa desleixada, porque em linhas gerais eu creio que Zeitgeist não é totalmente desprovido de razão em suas considerações, mas estes erros grosseiros desmoralizam totalmente o filme.
Com certeza. Muito dessa web modinha começou com Dan Brown.
Bom, eu sei que há semelhanças surpreendentes entre a história de Krishna ( escrita séculos antes ) e a de Jesus. Mas sei porque tenho o Bhagavad Gita e já li! Porque não dá para confiar em fontes de internet.
Por isso a minha pergunta, porque sei que há muita gente simplesmente inventando do nada estas correlações. Fabricando versões de textos sagrados que jamais existiram.
Claro!!! Mas as fontes que o Alquimista posta aqui são puras e cristalinas, potáveis e naturais. Pode beber à vontade. Mata a sede de qualquer cético.