Essa explicaçãozinha de "violento por natureza e usa N coisas como desculpas" é bem furada, é mais ou menos o descreditado "modelo hidráulico" da violência de Konrad Lorenz. Estava algo melhor na frase anterior onde dizia que "cada lugar tem suas causas idividuais", antes de contradizer isso.
São padrões bastante diferentes de vioência, essa dos assassinos em massa (e mesmo seriais) e da criminaliade de países como o Brasil. Num caso é o crime como parte do "negócio"/trabalho, e no outro é um cara que um dia acorda e diz para si mesmo "bem, é isso. Hoje eu mato todo mundo, e depois me mato, ou continuo até me matarem".
Violência de culturas mais repressivas é ainda uma outra coisa, já que pretende ser legal, muito mais que as outras duas. Acho que deve ser um estágio mais primitivo de evolução da sociedade, um grau de transição dos linchamentos para algo mais civilizado, mas ainda deixando bastante a desejar, e tendo critérios de criminalidade que também indicam esse estágio primitivo, como condenação à homossexualidade masculina (DSTs?) e desafiliação religiosa/tribal.
Cidadãos armados podem ser solução contra terrorismo, diz secretário geral da Interpol
Por JD Tuccille -14/06/2016
Apelo à "autoridade" e achismo.