O Lula é o maior responsável politicamente pelo "mensalão", não importa se ele sabia ou não. Já disse isso. Mas toda a questão é muito distorcida e extremamente hipócrita, e também já disse isso. Não houve compra de votos diretos, houve compra de apoio através de caixa 2 de campanha. Antiético.Inclusive numa votação relatada pelo JB no julgamento, até mesmo a oposição votou com o governo. Mas era o que todos os partidos faziam e o PT, governando com PMDB e todos os outros pequenos partidos não ideológicos, talvez não tivesse escolha para fazer maioria, ou entrava no esquema ou não governava. Alguém discorda disso?
Quem aqui acha que não aconteceu exatamente o mesmo jogo político no governo do FHC, levanta a mão.( ou em escala menor em qualquer outro governo estadual e até municipal) O esquema teve origem nesse governo ( também acho que ele não tinha muita saída), e como FHC deu aula de como manter o apoio político fisiologista do PMDB e do PFL, José Dirceu, José Genoíno e Antonio Palocci acharam por bem fazer o que deu certo antes, e minha opinião é que não tinham outra saída. Ou entravam no jogo, ou continuavam a coadjuvar na macro-política, sendo oposição.
Só não contavam com um tal de Carlinhos Canhoeira, dono do Centro-Oeste brasileiro, que através da arapongagem típica e da cumplicidade contra ideológica do Grupo Abril, tentava desalojar a quadrilha de Roberto Jefferson dos Correios e colocar a sua própria. E conseguiu ( ao menos por um tempo). Como também conseguiu fazer um bem enorme ao Brasil ao deletar a prática de Caixa 2 de campanhas políticas, através da revolta de Jefferson de perder sua "boquinha" nos Correios.
Não vou entrar na parte dois do caso que é um julgamento totalmente fora da curva dos padrões até então praticados pelo STF. Pra mim o objetivo maior ( pelo menos da midia de oposição) era atingir de morte José Dirceu e quem sabe o PT e o Lula, colocando a justiça em segundo plano. Já falei sobre como eu vi esse julgamento e não vou repetir.
O STF abriu precedentes perigosos. Abrigaram jurisprudências inéditas ( pouco usuais), midiatizaram o STF, politizaram os nomes dos ministros, se intrometeram nas decisões de outros poderes, e colocaram o STF no radar de gente que realmente tem o poder, a presidente e a mídia.
2013, vai ser o ano de bater no Lula. Mas a tropa de choque do PT já está reunida e talvez mais uma vez, pela enésima vez a tentativa de desconstruir a imagem dele não vai dar muito certo. Não dá pra apagar a história politica do país, tampouco a do PT, que estão umbilicalmente ligadas a dele. Redemocratização, eleições presidenciais, oposição à esquerda, grande diminuição da pobreza, relevância internacional, estabilização democrática e econômica, alta popularidade, grande aprovação de governo, políticas muito razoáveis de enfrentamento da crise, e outras tantas ações de boas de governo que não vou ficar descrevendo tudo.