Geo, não existe justificativa na minha afirmação quando classifico de antiético e que os culpados sejam julgados. Do mesmo modo não gosto da hipocrisia que existe contra o Lula e o PT. Os meios para governar obtendo maioria são extremamente errados, mas se você ou qualquer outro conseguir me apontar um meio mais factível e plausível para obter governança no meio de partidos ultrafisiológicos, como o PMDB, PFL, PTB, P............, eu deixo de defender minha posição. E no PT, assim como era ( talvez ainda seja) no PSDB, existe uma afinidade ideológica que dispensa esse tipo de recurso escuso, ao menos no grau em que vemos nos outros partidos sem ideologia. Não, eles não são santos, nem o Lula é, mas essa hipocrisia é phoda.
Outra coisa, eles erraram e vão pagar ( duvido muito que isso alcance um dia os aliados da mídia), mas verdadeiro o julgamento político foi feito lá na eleição de 2006. Alguma coisa mostra, que a hipocrisia não atingiu a grande maioria dos eleitores, seja pelo fator econômico, seja pela pouca influência da mídia, ou seja pelo fato de que muitos entendem como eu. E não é só entre pessoas pobres é bom dizer, a maioria está também entre os eleitores de curso superior e as pessoas de classe mais alta. E me faça um favor, isso não é tu quoque tampouco ad populum, não aprovo esse tipo de conduta, mas não condeno diante dos fatos.
Outra coisa, o que você chama de corja petista, quando eu falei da tropa de choque do PT, eu chamo de militância, onde em sua grande maioria são pessoas honestas e comuns, fique atento.
Juca, deixa eu me posicionar para esclarecer as coisas.
Primeiro eu tenho uma ligação histórica com o PT (que prefiro não entrar nos detalhes), fiz campanha pelo partido em algumas eleições, tenho grande parte das minhas amizades entre atuantes quadros da estrutura partidária, já participei de inumeras reuniões (assim com a algumas do partidão e do PDT).
Segundo que apesar de há algum tempo não ter mais essa ligação como Partido ainda tenho grandes laços afetivos para com a legenda, e com algusn bons amigos que fiz po lá. Tenho inclusive minha estrela do PT guarda até hoje, e não pretendo jogar fora

Terceiro que ver o PT e seus dirigentes na situação atual me entristece muito, pricnipalmente com algumas figuras que eu tinha na mais alta conta no passado (não, o Dirceu eu já conhecia e sabia do seu modus operandi).
Quarto que eu também acho que a grande mídia em geral faz carga cotra o Partido e o Lula por questões ideológicas, tmabém acho que essas influências anti-PT transitam e transitaram durante o jugamento do mensalão, que em outra situação com outros réus porvavelmente não teríamos essa mudança de jurisprudência e a condenação da maneira que houve.
Quinto é que votei no Lula duas vezes, votei na Dilma e se ela ou ele se candidatarem provavelmente não votarei no primeiro turno mas no segundo se for contra adversários do naipe de Aécio Neves, seraa etc voto e durmo tranquilo a noite (tá, não taõ tranquilo assim, primeiro escondo a carteira

)
Sexto acho que as administraçõe Lula/Dilma tem inúmeros mérito e apesar de inúmeros deméritos foi muito superior aos governos tucanos.
Sétimo continua sendo de esquerda (com orgulho) e não tenho nenhum sentimento anti-Pt, ati-Lula, Anti-Dilma, etc...
Por fim:
O PT assumiu o poder e fez tudo que sempre combateu
O PT armou um grande esquema de compra de apoio parlamentar, por conta do esquema tradicional ter sdo bloqueado no seu início (o acordo inicial do Zé Dirceu com o PMDB melou)
Durante ese processo praticamente todas as figuras de destaque no governo locupletaram-se diretamente ou atraves das familias e amigos
TOdos os condenados pelo STF merecem ser condenados, acho até que foi leve, por mim prendia todo mundo e jogava a chave fora
Pela estrutura do PT e da Corrente do Lula (que não era a minha

) é IMPOSSÍVEl que ele não tivesse conhecimento e participação do esuqema, não afirmo que ele sabia dos detalhes operacionais mas que ele participou do "master-plan".
Resumindo: Lula é culpado