O Lula é o maior responsável politicamente pelo "mensalão", não importa se ele sabia ou não.
Importa sim. De fato, isto faz toda a diferença entre alguém que pode ser responsabilizado por ser o líder de um grupo que incluia bandidos 'camuflados' de alguém que coordenava e comandava este mesmo grupo com bandidos já 'conhecidos'.
Já disse isso.
Sim, mas apenas para usar como justificativa.
Mas toda a questão é muito distorcida e extremamente hipócrita, e também já disse isso.
Não há distorção e nem hipocrisia: Se Lula sabia do esquema e permitiu que acontecesse, ele é tão ou mais bandido que os outros.
Não houve compra de votos diretos, houve compra de apoio através de caixa 2 de campanha.
Isto é puro
wishful thinking seu. A mais alta corte do país não entendeu desta maneira.
Antiético.
Crime!
Inclusive numa votação relatada pelo JB no julgamento, até mesmo a oposição votou com o governo.
O que é um claro indício de que os petistas não são os únicos vagabundos, embora sejam os mais hipócritas.
Mas era o que todos os partidos faziam...
Falácia da generalização.
e o PT, governando com PMDB e todos os outros pequenos partidos não ideológicos, talvez não tivesse escolha para fazer maioria,...
Errado.
Você se contorce para voltar ao mesmo ponto: Alegar que o PT é um partido 'puro' e que foi corrompido pelos partidos 'malignos de direita', quando a história já mostrou que isto é falso.
Completamente.
ou entrava no esquema ou não governava. Alguém discorda disso?
Não importa se alguem concorda ou não ou se isto é verdadeiro ou não. O fato é que o PT arruinou a reputação de muitas pessoas alardeando mentiras e factóides sobre elas e fez pose de 'paladino da ética e da retidão' quando nunca passou de um bando de pilantras que apenas buscavam o poder.
Quem aqui acha que não aconteceu exatamente o mesmo jogo político no governo do FHC, levanta a mão.
Sem dúvida alguma que é uma hipótese plausível e tenho certeza que foi o que aconteceu no caso da aprovação da emenda da re-eleição.
Mas, ainda assim, é um
tu quoque.
( ou em escala menor em qualquer outro governo estadual e até municipal)
Você está possivelmente certo e o maior responsável por isto é o povo brasileiro.
O esquema teve origem nesse governo ( também acho que ele não tinha muita saída),
Qual 'esquema'? A compra de votos para projetos do governo, como fez o PT? Não, ele é anterior. Muito anterior.
e como FHC deu aula de como manter o apoio político fisiologista do PMDB e do PFL, José Dirceu, José Genoíno e Antonio Palocci acharam por bem fazer o que deu certo antes, e minha opinião é que não tinham outra saída.
Resumindo: Fod...-se a lei e a ética, o que importa é o objetivo-mor, a 'governabilidade para o bem do povo'. (Atenção foristas: Onde se lê 'povo' leia-se 'caterva').
Ou entravam no jogo, ou continuavam a coadjuvar na macro-política, sendo oposição.
Cara, pare de se contorcer e apenas diga em voz alta e clara: "O PT é um partido com filhos-da-puta igualzinho aos demais, mas que deu um resultado um pouco mais satisfatório para a população emulando o que o PSBD, outro partido de filhos-da-puta, fez em termos de política econômica e regulação."
Só não contavam com um tal de Carlinhos Canhoeira, dono do Centro-Oeste brasileiro, que através da arapongagem típica e da cumplicidade contra ideológica do Grupo Abril, tentava desalojar a quadrilha de Roberto Jefferson dos Correios e colocar a sua própria.
Claro, claro. O grupo Abril é o culpado de toda a 'sujeira e lama' que se observa na política brasileira. O PT e sua caterva de aliados corruptos "de carteirinha" foram apenas "vítimas" do PIG por implementarem o seu programa de "redenção histórica das classes mais pobres".
E conseguiu ( ao menos por um tempo). Como também conseguiu fazer um bem enorme ao Brasil ao deletar a prática de Caixa 2 de campanhas políticas, através da revolta de Jefferson de perder sua "boquinha" nos Correios.
Claro, claro.
Mais uma demonstração de sua crença inabalável que foi o "crime menor" ('Caixa 2') e não a compra de votos.
E você realmente acredita que não há mais "Caixa 2" em campanhas eleitorais?
Não vou entrar na parte dois do caso que é um julgamento totalmente fora da curva dos padrões até então praticados pelo STF.
Foi exatamente aí que os petistas "caíram do cavalo" porque contavam com a histórica apatia e até mesmo uma velada conveniência do STF e, de modo surpreendente, este os condenou.
Pra mim o objetivo maior ( pelo menos da midia de oposição) era atingir de morte José Dirceu e quem sabe o PT e o Lula, colocando a justiça em segundo plano. Já falei sobre como eu vi esse julgamento e não vou repetir.
Felizmente para o país o que o STF "viu" foi bem diferente do que você e os petistas "viram".
O STF abriu precedentes perigosos.
Sim, sem dúvida. Foi realmente inédito julgar e condenar uma corja de vagabundos hipócritas, e ainda submetê-los à execração pública, para a revolta e indignação da caterva petista.
Abrigaram jurisprudências inéditas ( pouco usuais),...
É prerrogativa do STF.
midiatizaram o STF,
Quando se julga um grupo de safados que ocupavam o primeiro escalão do governo federal, não há como não ser noticiado.
politizaram os nomes dos ministros,
Os únicos destaques foram o dois pró-governo em especial aquela figura patética do ministro "amigão do peito do PT".
se intrometeram nas decisões de outros poderes,
Errado. Cabe ao STF interpretar a Constituição.
e colocaram o STF no radar de gente que realmente tem o poder, a presidente e a mídia.
Pelo contrário, a presidente que se cuide porque senão ela "dança" também.
2013, vai ser o ano de bater no Lula.
2013 deveria ser o ano de julgá-lo e condena-lo, caso existam indícios suficientes.
Mas a tropa de choque do PT já está reunida e talvez mais uma vez, pela enésima vez a tentativa de desconstruir a imagem dele não vai dar muito certo.
Nem precisava mencionar sobre a 'tropa de choque', pois conheço muito bem o quanto esta corja é mal-caráter, safada e nojenta. E quanto à imagem do Lula, eu acho que ele tem poucos motivos para se preocupar porque ética eleitoral e política não é uma disciplina que a população tenha familiaridade. Afinal de contas, o "rouba mas faz" tem muitos adeptos.
Não dá pra apagar a história politica do país, tampouco a do PT, que estão umbilicalmente ligadas a dele.
Apelo à emoção.
Redemocratização, eleições presidenciais, oposição à esquerda, grande diminuição da pobreza, relevância internacional, estabilização democrática e econômica, alta popularidade, grande aprovação de governo, políticas muito razoáveis de enfrentamento da crise, e outras tantas ações de boas de governo que não vou ficar descrevendo tudo.
Toda a catilinária supra já foi discutida e parte já foi devidamente contra-argumentada. E mesmo assim não justifica os crimes conhecidos. Sim 'conhecidos', porque eu acho que há muitos outros.