[Agnóstico]
Só para humanos. Junto da barreira sangue-cérebro há a barreira física-cérebro, e então a partir de onde começa o cérebro humano, não se aplicam mais as leis físicas de ação e reação que regem o resto do mundo de maneira determinista. Daí temos uma Vontade Verdadeira Pura, não-causada, inexplicável. Mas isso não é alma, alma é groselha. Isso é evidente, eu escolho as coisas, veja: SDFSAFFFW -- escolhi escrever isso, ninguém me obrigou. O resto é groselha. E repito: isso não é alma, porque é o cérebro que viola as leis da física, sem nada daqueles ectoplasmas fajutos patéticos.
[/Agnóstico]
[algum new ager da vida de plantão]
Perfeitamente, eu não poderia ter dito melhor. Apenas acrescentaria que isso é corroborado pela física quântica, que demonstra a necessidade de um observador consciente no topo da cadeia da causalidade física. E ainda que isso seja algo que ocorre em nosso cérebro, é concebível que haja continuidade desse sistema fora dele, através da preservação dessa informação em nível quântico. Mas isso não é mesmo uma "alma" como crêem os supersticiosos e espíritas, é meramente o fluxo informacional que compõe nossas mentes.
[/algum new ager da vida de plantão]