Enquete

A liberdade existe?

Sim
Não
Depende
Não sei

Autor Tópico: A liberdade existe?  (Lida 40511 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:A liberdade existe?
« Resposta #25 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:23:39 »
Se entendemos liberdade/livre-arbítrio como uma forma de autonomia, uma forma de controle desimpedido sobre suas próprias ações, eu creio que esse conceito não faz sentido. O problema com o livre-arbítrio não é o determinismo, é a causalidade, o que é pior ainda.

Pense no Duas-Caras, inimigo do Batman, que toma suas decisões com base em um lançamento de moeda. Por acaso essa personagem é mais livre porque suas decisões vêm de uma fonte supostamente aleatória em vez de serem pré-determinados por eventos passados?

Sejam os nossos pensamentos, desejos, impulsos e conclusões determinados pela história do universo ou frutos de fenômenos quânticos estocásticos, de qualquer maneira você não tem poder sobre seu estado mental atual.

Podemos dizer que nesses termos livre-arbítrio/liberdade não existe. No entanto, podemos pensar em definições mais úteis para essas palavras. A essa coisa que eu opinei que não existe eu costumo dar o nome de livre-arbítrio. O que eu chamo de liberdade é a ausência da coerção de agentes externos.

Exemplos evidentes de coerção de agentes externos seriam a violência praticada por uma pessoa ou outro animal mais forte, o encarceramento ou o efeito de substâncias químicas que influenciem nossas ações. Mas claro que a quantidade de coerção que um agente externo impõe, ou mesmo a definição de o que afinal é um agente externo, não é algo binário, é algo nebuloso. Por exemplo a chantagem de uma namorada é menos coerciva do que a de um sequestrador apontando uma arma para a cabeça dessa mesma namorada. Então há um gradiente de decisões provavelmente mais livres ou menos livres do que as outras.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:25:06 »
Aííííí uili.

Finalmente o forista-mor 'deu as caras'.

Como você tem passado?
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:26:49 »
Olá, Geo! Estava com saudades do pessoal. Estou de férias e como cabeça vazia é oficina do diabo eu tive que dar as caras neste antro de almas condenadas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:34:27 »
Olá, Geo! Estava com saudades do pessoal. Estou de férias e como cabeça vazia é oficina do diabo eu tive que dar as caras neste antro de almas condenadas.

Cara, você não imagina como faz falta por aqui.

Felizmente você e o Agnóstico resolveram "reaparecer" antes da virada do ano.

Espero que você participe bastante, pelo menos durante as suas férias.

Um abraço.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:48:02 »
Valeu, Geo, quem sabe eu não fique o ano inteiro aqui, se conseguir administrar bem o tempo que passo sem prejudicar o trabalho :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Dezembro de 2012, 22:16:48 »
Discordo tanto que nem sei onde começar.. Não vejo como o exposto pelo Uili (hormônio, etc..) . Esse hormônio não é um agente externo, faz parte de nós mesmos. É como dizer que eu não sou livre porque o que me torna eu esta fazendo eu tomar alguma atitude (não estou citando aqui patologias).

Quanto ao Buck, não sei se foi irônico. Suas primeiras 4 ou 5 linhas faziam sentido, as outras estavam ininteligíveis, mas ele faz isso com freqüência.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Dezembro de 2012, 22:20:37 »
Agnóstico, como eu mesmo disse, a definição do que vem a ser um agente externo nem sempre é muito clara. Quando eu falei em substâncias químicas, eu estava pensando em drogas, não em hormônios. Sem dúvida que um hormônio é parte de você, mas e cocaína? Uma pessoa sob efeito de cocaína age diferente de uma que não está sob efeito. Uma pessoa que passa o dia inteiro drogada é livre?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Dezembro de 2012, 22:23:39 »
Olá uiliníli!!!!! Prazer em revê-lo!!!!

Agora você só aparece em datas sagradas? Será você o enviado?  :hihi: :hihi: :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Dezembro de 2012, 22:37:05 »
Agnóstico, como eu mesmo disse, a definição do que vem a ser um agente externo nem sempre é muito clara. Quando eu falei em substâncias químicas, eu estava pensando em drogas, não em hormônios. Sem dúvida que um hormônio é parte de você, mas e cocaína? Uma pessoa sob efeito de cocaína age diferente de uma que não está sob efeito. Uma pessoa que passa o dia inteiro drogada é livre?

Ah.. Mas essa não é uma discussão sobre a existência ou não da liberdade.

Não sei onde ouvi (e se ouvi) que você é livre para fazer o que quer, mas não para desejar o que quer. O que acha disso?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 26 de Dezembro de 2012, 22:37:24 »
Prazer estar de volta, Giga.

Essa é uma falsa correlação, eu não apareci porque é data sagrada; a data é sagrada porque apareci :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Dezembro de 2012, 22:49:24 »
Ah.. Mas essa não é uma discussão sobre a existência ou não da liberdade.

Não sei onde ouvi (e se ouvi) que você é livre para fazer o que quer, mas não para desejar o que quer. O que acha disso?

Eu já vi André Comte-Sponville dizendo algo parecido, e ele é um filósofo materialista que rejeita o livre-arbítrio. Eu concordo que não temos controle sobre o que desejamos, não temos escolha sobre qual é a vontade vai pipocar na nossa cabeça. Quanto a se somos livres para fazer o que queremos, eu pessoalmente acho que também não somos não.

Imagine que você teve uma súbita vontade de tomar um sorvete. Você vai tomar o sorvete ou não vai tomar? Isso depende de vários fatores: você está de dieta? Você liga para estar de dieta? Como está seu humor? Dependendo de um monte de fatores você pode decidir mais rápido ou mais devagar, pode resistir ou ceder e se resistir essa resistência pode ser bem sucedida ou mal sucedida, longa ou curta. Mas todas essas variáveis que entram na decisão sobre se você vai tomar o sorvete ou não têm causas. Tanto faz se essas causas são determinadas ou aleatórias, o fato é que seu cérebro vai processá-las e o resultado final vai ser uma função de como essas variáveis interagem entre si, além da estrutura do seu próprio cérebro, que por sua vez é afetada por um monte de outras variáveis, do seu código genético até a sua história pessoal.

Por isso eu creio que sua decisão não é autônoma, ela é consequência de relações causais que fogem ao seu controle, então se na sua definição de liberdade existe o requisito de autonomia e controle, eu acredito que não existe liberdade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 26 de Dezembro de 2012, 23:21:05 »
Todas essas perguntas sobre se toma ou não o sorvete, acaba de definir o livre arbítrio. E o seu cérebro é você.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Dezembro de 2012, 23:27:22 »
É possível definir o livre-arbítrio assim. Só me oponho ao conceito se ele estiver relacionado a autonomia, independência, controle...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Dezembro de 2012, 23:30:47 »
Não existe autonomia completa, nem independência completa muito menos controle total.

Livre arbítrio só seria real para deus com essa série de requisitos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 26 de Dezembro de 2012, 23:37:59 »
Deveras, mas muita gente enxerga o livre-arbítrio dessa maneira, sobretudo no meio religioso.

Por exemplo: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/livre-arbitrio/o-livre-arbitrio.html

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Dezembro de 2012, 23:39:32 »
Deveras, mas muita gente enxerga o livre-arbítrio dessa maneira, sobretudo no meio religioso.

Se eles não procederem assim, a figura do deus metafísico escolástico se desmancha por completo.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Dezembro de 2012, 23:52:41 »
uiliníli, depois dê uma olhada neste tópico que aconteceu na sua ausência. Tem uma discussão interessante sobre o livre-arbítrio.

../forum/topic=24235.0.html#msg576557
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Dezembro de 2012, 00:50:09 »
Quanto ao Buck, não sei se foi irônico. Suas primeiras 4 ou 5 linhas faziam sentido, as outras estavam ininteligíveis, mas ele faz isso com freqüência.

Não fui. O que quis dizer é que todo livre arbítrio que se pode dizer que existe não é fundamentalmente diferente de processos que não consideramos ser dotados de "livre arbítrio", como o comportamento animal ou de robôs/programas/personagens de jogos. Não existe um livre-arbítrio "forte" ou "metafísico", superior/distinto desse. O nosso é superior apenas em complexidade das engrenagens, e talvez não muito.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Dezembro de 2012, 01:53:18 »
Entendi. Concordo não ser tão diferente dos outros animais, mas podemos discutir bastante sobre o das maquinas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 27 de Dezembro de 2012, 03:23:00 »
Poder, podemos, mas não deveríamos precisar... hehehe... as diferenças são apenas de "matéria prima" e de complexidade e funcão, não algo mais fundamental.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #45 Online: 27 de Dezembro de 2012, 09:17:45 »
Todas essas perguntas sobre se toma ou não o sorvete, acaba de definir o livre arbítrio. E o seu cérebro é você.

Ou não. O simples fato de tomarmos uma decisão qualquer pode ser determinante. Nossas escolhas são fruto do que nós somos no momento que as fazemos. Para saber precisaríamos ter uma forma de nos observar regredindo ao mesmo ponto em que tomamos uma decisão qualquer algumas vezes para verificar se nas mesmas condições tomaríamos decisões diferentes.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #46 Online: 27 de Dezembro de 2012, 11:01:36 »
 :feliz: Deja vu com esse tópico...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 27 de Dezembro de 2012, 11:24:48 »
Temos gostos, pensamentos, valores, desejos. Tomamos ou não o sorvete a depender do que, naquele momento, faz pender a balança de nossas decisões. Se for não querer engordar, não tomamos o sorvete. Mas se estivermos de férias, foda-se a balança.
:)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 27 de Dezembro de 2012, 11:31:20 »

Ou não. O simples fato de tomarmos uma decisão qualquer pode ser determinante. Nossas escolhas são fruto do que nós somos no momento que as fazemos. Para saber precisaríamos ter uma forma de nos observar regredindo ao mesmo ponto em que tomamos uma decisão qualquer algumas vezes para verificar se nas mesmas condições tomaríamos decisões diferentes.

Não sei sei entendi bem o que você esta propondo. Que não temos livre-arbítrio? Nós não somos o nosso cérebro?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 27 de Dezembro de 2012, 11:32:25 »
Poder, podemos, mas não deveríamos precisar... hehehe... as diferenças são apenas de "matéria prima" e de complexidade e funcão, não algo mais fundamental.

Acho que sim tem algo fundamental Buck.. a consciência é uma das matérias primas para a tomada de decisão e portanto parte do livre arbítrio. Máquinas não têm isso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x