Tarvf, vou ficar só nas quatro primeiras linhas pois já descordamos aí.
E claro que não estarei livre dos pensamentos anteriores. Esses pensamentos fazem parte de mim. Esta me dizendo que eu me tiro a liberdade de mim mesmo?
Eu percebo isso em sua argumentação, na do Buck, do AY, etc.. E são questões intransponíveis para mim.
Eu considero o "eu" exatamente esse conjunto de experiências, temperamento, preconceitos, inteligência, cultura e a interpretação que minha capacidade única faz de tudo isso.
Então não posso eu restringir o meu livre arbítrio por questões que são intrínsecas ao próprio eu.
Outro ponto é a questão prática. O dia que alguém me falar que tais características A,B,C,D,E,F.. geram uma reação Y, eu poderei saber que o existe algum determinismo. Isso não existe nem no campo da hipótese ainda. Isto é, você pode afirmar quanto quiser que é determinista, sem conseguir desenhar um único modelo pratico em toda sua vida e ainda assim ficar vomitando discussões metafísicas por 200 páginas, citando filósofos pós modernos.
Então:
Pela observação pratica o livre arbítrio existe
As groselhas pós modernas vão de encontro as observações praticas
Não existe nenhuma capacidade de prover um mapeamento dessa causa e efeito, portanto é uma hipótese não falseável
E por isso, pode ser desconsiderada