Não, não beneficia, sem as cotas nas universidades as coisas continuariam como antes, com brancos tendo 80% das vagas e quase 100% dos cursos mais concorridos e negros sem diploma. Como se vai criar cotas em empregos se não existem negros com diplomas para ocupa-las? Imagina um hospital tendo que contratar 25% de médicos pobres e 25% de médicos negros. 90% dos formados são brancos ricos e os outros 9% amarelos.... O que acontece? Não se cumpre a cota por falta de gente pra ocupa-las.
Empregos não são só com diplomas universitários. Para a vasta maioria dos mais pobres, teria maior efeito imediato maiores chances de emprego do que de uma vaga na faculdade, para eventualmente conseguir um emprego.
Mas claro, diploma é mais chique, tem maior efeito de propaganda, beneficiar uma minoria ínfima de uma minoria que já nem estava nas piores condições, e deixar os demais nas piores condições de sempres, talvez sorrindo com uma falsa esperança.
O custo de execução é praticamente zero (mesmo que no fim das contas, dê prejuízo social). O lucro em popularidade, certo. E os opositores são facilmente desqualificados como racistas! Não poderia ser melhor.
é porque a proposição não é justa, é completamente injusta e sem utilidade. E ao definir critérios raciais desqualificando qualquer outra variável, é racista (no sentido de discriminação racial)
Claro, justo é deixar um raça inteira sem acesso a faculdade... Só brancos ricos lá,
Não, não eram só brancos nas faculdades. Nem é só através de cotas que se aumenta o número de não-brancos-ou-amarelos nas faculdades. Não é através de cotas o melhor meio de se fazer isso, haja visto os problemas já expostos exaustivamente no decorrer deste e outros tópicos.
Dá vontade de largar mão e só inventar argumentos no mesmo naipe.
"Os defensores das cotas querem é tapear os negros, que enxergam como inferiores, mantendo sua dependência e condição social inferior enquanto fingem mudá-la, através de uma mãozinha a um seleto grupo, dos que já estavam em condição mais favorável (e por isso vistos pelos racistas como algo menso inferiores), sem falar em abrir uma brecha para outros brancos e amarelos serem aprovados ainda mais facilmente ao se declarar negros."
"A verdadeira motivação de favorecer a negros em detrimento de brancos igualmente ou mais pobres, é o racismo: os defensores das cotas acreditam que os negros são inerentemente mais violentos, e então é mais emergencial promover a sua ascensão social, a fim de que cometam menos crimes contra sua preciosa propriedade, no mínimo enquanto estiverem freqüentando as aulas".
"Os defensores das cotas raciais, racistas, querem é apenas defender uma política que os tire um senso de culpa, que os faça poderem se sentir melhor consigo mesmos, sem que eles mesmos tenham que fazer algo prático para mudar a situação, como contratar negros ou pobres. Sabem que, apesar de estarem se formando mais negros e pobres, sempre poderão depois discriminá-los na hora da contratação, e fazem isso de consciência limpa, por terem apoiado a conquista do seu diploma, feito seu papel. Mascararão o racismo e o classismo em patamares de formação profissional superior, ainda acessíveis majoritariamente aos brancos".
Etc. Que beleza de "debate" seria, não?