Os negros ja tem acesso a empregos que não necessitam de qualificação, o que eles não acesso é a trabalhos que precisam de qualificação O pedreiro é negro, o engenheiro chefe dele, branco. O gari é negro, o administrador chefe dele, é branco. A negra é a faxineira, a branca é a médica. E assim se mantém o status quo, brancos no poder e negros na base.
"Apenas"
a maioria dos garis será negro ou pardo,
a maioria dos médicos será branca, etc -- não existe um divisão racial absoluta, um sistema de castas.
E continuará sendo assim por um bom tempo, mesmo com cotas raciais e sociais. E isso não é inerentemente pior do que um cenário mais racialmente homogêneo, onde ainda existam pessoas trabalhando garis, pedreiros, etc -- profissões dignas; é curioso elemento classista permeando esse discurso. Mesmo que racistas filhos da puta achem melhor assim, e melhor ainda mais heterogêneo.
Vocês insistem em dizer que cotas não são a única alternativa pra negros entrarem na universidade, estou esperando outras até agora. É fácil "deixar como esta" quando se faz parte da classe privilegiada. A educação de base não vai mudar nas próximas décadas, o que vcs sugerem é manter mais gerações de negros sem estudo.
Eles não estão sem estudo, os cotistas precisam ter estudado, precisam ter se formado no ensino médio. E eles já estão bons o bastante para que os defensores das cotas se gabem de desempenho equivalente nas faculdades. Se não houver um grande "porém" nisso, é algo
extremamente sugestivo de que é necessária
apenas uma pequena melhora no ensino médio para que entrem de forma verdadeiramente igualitária.
E poderia até ser "nenhuma" melhora e apenas aumento de vagas nas faculdades para acolher todas as pessoas efetivamente aptas a acompanhar o curso. Mas é mais caro e não dá para dizer que está "combatendo ao racismo" com isso, já que está ajudando a todos igualmente, sem distinção racial.
"Ahh, mas mesmo com diploma vão ser discriminados" OK, mas é melhor ser discriminado com um diploma que ser discriminado e não ter um diploma.
Os diplomas continuarão sendo só para uma minoria. Os demais, a maioria deles, continuarão sendo discriminados, e sem diplomas. Mas hei, olhe lá, tem aqueles lá com diplomas!