Você me pegou! Era pegadinha! Eu iria exibir estatísticas de assassinatos negros vs brancos, mas acho que já cansaram de exibir.
E qual é a responsabilidade dos brancos em geral? Eles (nós!, porque estou incluso) ordenamos que isto seja feito ou é um problema histórico da polícia?
Não é problema só da polícia. Esse é o menor problema. O problema principal é o do crime mesmo. Quem mais mata negros e pardos são criminosos,
na maioria outros negros e pardos, e não a polícia, que não é toda branca, diga-se de passagem. A diferença das chances de um negro/pardo inocente ser morto pela polícia versus por um criminoso devem ser absurdas. A polícia deveria ser a menor preocupação, mas é feita vilã, quando deveria ser vista como aliada.
Negros são racistas, por incrível que pareça, com seus discursos de ódio contra brancos, na mesma medida do inverso, sendo que uma "identidade negra" ou "orgulho negro" é bem visto, mas "identidade branca" ou "orgulho branco" são considerados discursos racistas.
Há diferenças e similaridades significativas entre as duas coisas. O problema é que a diferença obscurece (se não for racismo dizer "obscurece") as similaridades, ou aproximações eventuais.
Os negros foram históricamente tidos como escória da humanidade. Então é fundamentalmente diferente
na origem um movimento que intenciona desfazer esse estigma, eliminar esse valor, e um que visa reafirmar a posição de supremacia de um "povo" (e brancos nem são bem "um povo"*, para começar (nem "negros")) que "sempre" reinou supremo, que nunca foi visto como escória.
Apesar dessa diferença na origem, ainda podem acontecer aproximações. Em alguns casos chegam a se "apropriar" não só do mesmo discurso, trocando as raças, mas nos extremos até mesmo de "instrumentos" do outro lado, como "racismo científico" com interpretações "ao contrário". Mas assim como o feminismo, por ser algo bom na origem, a falácia genética atrapalha ou impede as pessoas a enxergarem ou aceitarem as aproximações. O que de quebra é conveniente ao pensamento maniqueísta, mais fácil, preguiçoso, com menos dissonância cognitiva.
* "orgulhos brancos" não inerentemente racistas seriam mais nas linhas de "orgulhos nacionais", de culturas de países ou regiões que calham de ser predominantemente brancas, sendo então adequado o rótulo étnico/cultural específico, e não racial. Já englobar todas elas num "orgulho branco" fica esquisito, assim como seria um "orgulho afroasiático", algo abrangente demais, e, diferentemente desse exemplo hipotético, históricamente associado a racismo mesmo, argumentavelmente exclusivamente.
Afirmar que há um "débito social ancestral" necessitando reparação, mostra-se falho como argumento aos nos depararmos com as demais "injustiças históricas", tais sejam com mulheres, homossexuais, portadores de necessidades especiais, whatever. Criar-se-há uma sociedade de exclusões?
Eu não vejo problema com esse argumento, se for apenas uma figura de linguagem retórica. Haveriam sim todos esses "débitos", da sociedade/estado, com o bem estar, os direitos desses indivíduos todos.
Só não será sempre o débito literal, uma "conta" a ser paga pelo "devedor" individual ou coletivamente atribuido.