Qual é a relevância de haver racismo para validar as cotas raciais? Especialmente se o que é considerado é apenas raça (auto-declarada ou julgada por um comitê), e não o prejuízo individual da vitimação (ainda assim, cotas como indenização são algo questionável).
Apenas se admitidamente o que se pretende é racismo institucional na outra direção, como forma de "compensar".
Talvez a primeira instância na vida desta tenha vindo justamente dos que posam como seus "defensores".
Talvez o que os pais fizeram tenha ajudado acidentalmente a "imunizar" um pouco a criança contra essa intenção de agressões. "Macaco? E daí? Eu até me fantasiei de macaco uma vez, foi uma diversão para mim e toda minha família, eu era o macaquinho do Aladin, que era meu pai".
Mas não, é NECESSÁRIO cultivar a sensibilidade a essas agressões, não tornar as pessoas mais fortes. Aliás, esse post deveria ter "trigger warning", quem postou ele inicialmente deveria se envergonhar de não ter colocado.
Não é necessário cultivar a sensibilidade, ela está lá pra quem já testemunhou ( como todos nós) ou foi chamado de macaco algum dia e sabe do simbolismo desse termo. Não há nenhum tipo de conforto na situação.
É sim, isso é visível, como ilustra a situação.
Não se pode perder a oportunidade de fazer um dramalhão mesmo quando não houve qualquer intenção de insulto. Muito provavelmente nem mesmo qualquer dano à criança, senão o que aqueles que posam de seus defensores causaram.É compreensível alguma preocupação em dar um peso especial no que concerne à promoção de ódio entre grupos, mas o que se vê muitas vezes é aproveitarem essa brecha para uma carreira de ativismo em pseudo-defesa dessas pessoas -- na verdade, explorando sua vitimação -- e então, quanto mais sensíveis forem, melhor.
Então ao passo em que há situações realmente deploráveis, como uma que talvez você mesmo tenha citado anteriormente no tópico, sobre uma garota recorrentemente xingada desde a infância, se têm também coisas como uma mulher bonita considerando-se vítima de racismo ao pedirem para tocar seu cabelo, diferente; ou uma propaganda de cosmético com uma modelo de pele escura e cabelos lisos ou alisados dizendo em legenda que os cabelos lisos são seu traço preferido (o que é apontado por ativistas como racismo!). Também houve caso de processo quando uma pessoa negra se referiu a outra como "neguinha". Se não são exemplos de hipersensibilidade e exagero, nada mais é.
Cultivo similar de vitimação existe no feminismo (também no MRAísmo, e no racismo branco, diga-se de passagem), com coisas como haver gente que ao ver uma estátua da Marylin Monroe, enxerga isso como uma representação de como a sociedade odeia a mulher! Isso não é um pensamento natural que uma pessoa teria, provavelmente nem mesmo após ter sido vítima de abusos diversos. Só pode vir de um treinamento ao sentimento de auto-vitimização, ainda que a eficácia desse possa ser ampliaca com algum nível de vitimação real.
Em que pessoas que desejam o BEM das vítimas de traumas se focariam?
https://en.wikipedia.org/wiki/Posttraumatic_growthE não em criar drama onde não há nada, em brincadeira de se fantasiar -- numa situação
completamente distinta daquela de outros se fantasiarem de forma a ridicularizar a algum grupo.