Enquete

Você é um Travesti? Você se traveste de homem e de mulher de acordo com o que é ser homem e mulher para ESTA sociedade, ou não, e se houvesse nascido uma criança selvagens ainda agiria exatamente como seu gênero age nesta sociedade?

SIM! (Justifique, por favor)
NÃO! (Justifique, por favor)
DEPENDE (Justifique, por favor)

Autor Tópico: Você é um Travesti??  (Lida 15301 vezes)

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
Você é um Travesti??
« Online: 29 de Dezembro de 2012, 16:01:54 »
O que é se travestir? É se vestir de acordo com um gênero diferente do seu? O que é gênero? Uma construção social que estabelece toda uma forma de conduta, vestimenta, gostos, hábitos e interesses para diferencias pessoas de acordo com um pressuposto de uma diferenciação biológica. Mas quem disse que cromossomos XY são responsáveis por gostar de azul, por usar calça e não saia, por não usar maquiagem ou não ser adequado brincar de boneca? Quem disse que os cromossomos XX levam um ser vivo a gostar de bonecas, de rosa, de brincar disso ou daquilo, de usarem todo o tipo de penduricalhos, brincos, maquiagem??

O que determina essas coisas então não é o sexo biológico, o que determina TUDO o que somos perante uma sociedade é uma convenção social de padrões de gênero altamente arbitrários. Logo, você é homem (em essência) ou é apenas um espécime macho que se traveste de alguém do gênero masculino, aceitando as fantasias que a sociedade determinou para seu sexo? O mesmo vale para as mulheres... Ou não?

"Você é um Travesti? Se você não houvesse nascido nesta sociedade, se fosse uma daquelas crianças selvagens, ainda assim seria homem ou mulher, da forma que a sociedade nos fez e da forma que entendemos o que é ser homem ou ser mulher?"
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Você é um Travesti??
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2012, 16:18:24 »
Do jeito que você fala parece que todo mundo é infeliz e vive oprimido pela cultura. Já pensou que a grande maioria das pessoas vive muito bem e gostam de ser assim?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2012, 16:27:40 »
Do jeito que você fala parece que todo mundo é infeliz e vive oprimido pela cultura. Já pensou que a grande maioria das pessoas vive muito bem e gostam de ser assim?
Não, não, o que falo é apenas uma provocação, e se você ver bem ela é justamente uma aceitação do que nós somos. Se eu estou dizendo que todo mundo se traveste, então estou dizendo que não há escapatória para ninguém. Uma travesti mesmo que nasce homem e decide virar mulher não é nem mais livre nem mais prisioneira que uma mulher que nasceu mulher, logo está se travestindo de mulher desde sempre. O importante é mostrar como somos culturalmente determinados, não temos liberdade e logo todo mundo é igual. O importante nesta minha provocação é isso, é mostrar que o que chamamos de travesti já é um preconceito contra alguém que está fazendo exatamente o que você está fazendo, estamos todos nos travestindo... O que procuro é uma provocação que mostre nossa igualdade completa, apenas uns estão se travestindo de acordo com a massa, outros estão indo contra, mas mesmo esses estão presos ao padrão de gênero que todo mundo está, mesmo que seja para escolher o seu oposto...
O, Death
O, Death

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2012, 16:27:56 »
O que é gênero? Uma construção social que estabelece toda uma forma de conduta, vestimenta, gostos, hábitos e interesses para diferencias pessoas de acordo com um pressuposto de uma diferenciação biológica. Mas quem disse que cromossomos XY são responsáveis por gostar de azul, por usar calça e não saia, por não usar maquiagem ou não ser adequado brincar de boneca? Quem disse que os cromossomos XX levam um ser vivo a gostar de bonecas, de rosa, de brincar disso ou daquilo, de usarem todo o tipo de penduricalhos, brincos, maquiagem??

Na verdade, eu acho que o sexo determina muitas dessas escolhas. Mas estou sem paciência pra contra-argumentar.

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2012, 16:34:27 »
O que é gênero? Uma construção social que estabelece toda uma forma de conduta, vestimenta, gostos, hábitos e interesses para diferencias pessoas de acordo com um pressuposto de uma diferenciação biológica. Mas quem disse que cromossomos XY são responsáveis por gostar de azul, por usar calça e não saia, por não usar maquiagem ou não ser adequado brincar de boneca? Quem disse que os cromossomos XX levam um ser vivo a gostar de bonecas, de rosa, de brincar disso ou daquilo, de usarem todo o tipo de penduricalhos, brincos, maquiagem??

Na verdade, eu acho que o sexo determina muitas dessas escolhas. Mas estou sem paciência pra contra-argumentar.
Se passar a preguiça coloca uns dados aqui... Só o achismo não vale muito... Mas e claro que algumas coisas podem ser determinadas, como dizer que mulher é mais frágil fisicamente, mas de TODAS as coisas que imputamos a um homem ou a uma mulher, a GRANDEEE maioria acho muito difícil se provar que tenham algo biológico por trás, até porque muitas coisas mudam de cultura para cultura então são visíveis que são construções sociais.
O, Death
O, Death

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2012, 18:19:25 »
Pessoas que se vestem no padrão do sexo oposto são travestis. O que foge disso tende a ser divagação irrelevante.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2012, 18:20:09 »
Eu não acho que o cromossomo com que nascemos determine se podemos ou não usar saia e maquiagem, isso é claramente cultural. É claro que existem características inclusive de nossa personalidade que são determinadas pelo sexo biológico, mas muitas coisas que tomamos como naturais e atávicas são construídas socialmente também.

Boa parte de nossa educação inculca estereótipos de gênero desde cedo, as velhas histórias de que homem não chora, menina brinca de boneca, etc. As crianças se comportam de maneira muito mais livre, mas são severamente reprimidas quando fogem do esperado para o gênero.

Eu quando criança brincava de todos os heróis que assistia na televisão, inclusive de She-Ra. Um dia meus pais me pegaram brincando de She-Ra com uma calça amarela encima da cabeça, como se fosse meu cabelo e eu tomei bronca, porque meninos não podem brincar de She-Ra.

Eu também lembro que na escola me ensinaram o jeito certo de meninos e meninas cruzarem as pernas ao sentarem e eu tinha dificuldade para lembrar qual era o meu jeito certo, então a professora sempre me chamava a atenção que eu estava sentando como menina. Também aprendi na escola que "homem com homem, lobisomem; mulher com mulher, jacaré".

Enfim, sofremos uma enorme lavagem cerebral para nos comportarmos segundo um padrão de gênero, e a recebemos tão cedo que passamos a vida inteira acreditando que isso é natural e atávico. Mas o AleYsatis está certo, todo mundo é travesti. Acho que quem é menos travesti são justamente os travestis, que se vestem como bem entendem.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2012, 19:18:33 »
As escolhas de um travesti são mais honestas que as minhas por quê?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2012, 19:23:49 »
Ainda tem todo o aspecto de reencarnações e vidas passadas, como talvez hoje sejamos travestis com relação ao que fomos em vidas passadas.

Pessoas que se vestem no padrão do sexo oposto são travestis. O que foge disso tende a ser divagação irrelevante.

Homens escoceses que usam kilt em outros países são travestis. É tudo relativo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2012, 19:29:22 »

Eu dei um Ctrl+F para procurar por "honest" nesta página e a única referência que encontrei foi na sua mensagem. Sorte sua que eu não sou adepto da psicanálise, caso contrário eu procuraria um monte de implicações inconsientes nesse ato-falho :P

O que eu particularmente falei foi que os travestis se travestem menos do que quem se adequa aos padrões porque eles se vestem da maneira como bem entendem, e não segundo um padrão rígido sobre o que se pode e o que não se pode vestir, como você deve e como não se deve comportar. Nós temos que controlar as nossas escolhas, um homem não pode sair na rua carregando uma bolsa, por mais prática que seja, também não pode carregar uma sombrinha, mesmo que esteja fazendo um sol forte, não pode usar saia, mesmo que seja mais fresco.

Eu já pensei em andar com um guarda-chuva aberto para me proteger do sol, mas logo pensei duas vezes - isso não é coisa de homem. Agora vejo que estou me travestindo segundo um modelo de como um homem pode se vestir ou o que pode usar. Eu imagino um homem arquetípico e tento me vestir igual a ele. O que Clint Eastwood pensaria se me visse sob uma sombrinha para não tomar sol?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2012, 19:56:15 »
 :lol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2012, 20:04:09 »

Eu dei um Ctrl+F para procurar por "honest" nesta página e a única referência que encontrei foi na sua mensagem. Sorte sua que eu não sou adepto da psicanálise, caso contrário eu procuraria um monte de implicações inconsientes nesse ato-falho :P

O que eu particularmente falei foi que os travestis se travestem menos do que quem se adequa aos padrões porque eles se vestem da maneira como bem entendem, e não segundo um padrão rígido sobre o que se pode e o que não se pode vestir, como você deve e como não se deve comportar. Nós temos que controlar as nossas escolhas, um homem não pode sair na rua carregando uma bolsa, por mais prática que seja, também não pode carregar uma sombrinha, mesmo que esteja fazendo um sol forte, não pode usar saia, mesmo que seja mais fresco.

Eu já pensei em andar com um guarda-chuva aberto para me proteger do sol, mas logo pensei duas vezes - isso não é coisa de homem. Agora vejo que estou me travestindo segundo um modelo de como um homem pode se vestir ou o que pode usar. Eu imagino um homem arquetípico e tento me vestir igual a ele. O que Clint Eastwood pensaria se me visse sob uma sombrinha para não tomar sol?

Mas o travesti também segue regras impostas, só que do sexo oposto. Ele não sai com a calça na cabeça, eles combinam cores e estilos, não saem prelados. Não adianta, quem mora em sociedade segue regras culturais, conscientemente ou não.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2012, 20:10:34 »
O contexto social é parte da "coisa toda"..não adianta espernear...reclamar...

Fala sério...eu gosto desse fórum...mas aparece umas discussões sem cabimento!
Logo logo alguém abre um tópico pra discutir que 2 + 2 nem sempre é igual a 4. Aff!
:)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2012, 20:22:16 »
Mas o travesti também segue regras impostas, só que do sexo oposto. Ele não sai com a calça na cabeça, eles combinam cores e estilos, não saem prelados. Não adianta, quem mora em sociedade segue regras culturais, conscientemente ou não.

Algumas restrições são menos impostas do que que questões práticas ou de conforto, sair com uma calça na cabeça é pouco conveniente, no entanto não duvido que haja loucos para se vestir assim.

Acontece que eles são muito mais liberais na hora de mexer nas regras e fazerem o que diabos eles quiserem. Alguns exemplos:

Estes senhores não estão meramente seguindo as regras do sexo oposto, ele estão dobrando as regras segundo o seu gosto.

Esta também não é uma maneira de se vestir muito convencional hoje em dia.

Meio conservador para um travesti talvez, mas também não é como as mulheres se vestem quando saem à rua normalmente.

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2012, 21:15:11 »
Sem contar que se estamos falando de travestis e não de transexuais então esses, os travestis, só se vestem de mulher as vezes, continuam sendo homens em alguns momentos, então ainda que estejam também presos a alguns padrões, são mais maleáveis e mais livres uma vez que ao menos posso experimentar tudo de todos os padrões e até quebrar umas regras talvez misturando um pouco as coisas, as vezes aparentando meio andrógeno e tal...

Fato é, quanto mais alguém brinca com esses padrões normativos mas livre se é, ainda que esteja sim, em alguma medida preso a eles...

Eu particularmente se sentir vontade de sair todo de hominho, todo de mulherzinha, ou ainda todo de hominho mas com um saltão eu saio, e falando nisso agora já estou até pensando num look aqui que vai ficar show  :biglol:

Logo logo alguém abre um tópico pra discutir que 2 + 2 nem sempre é igual a 4. Aff!

As pessoas tem assuntos de interesse diferentes, eu também as vezes acho um saco isso aqui, sempre as mesmas discussões, há anoooss, sobre as mesmas questões de ateísmo, ceticismo, refutações, como crentes são iludidos e enganados... Veja uns tópicos ai de anos atrás, me parece sempre as mesmas coisinhas... Mas enfim, cada um se interessa por aquilo que lhe afeta na vida, suas questões pessoas, legal mesmo que hajam pessoas com interesses bem diferentes pra deixar a coisa mais movimentada, acho que essa é a graça...
O, Death
O, Death

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Dezembro de 2012, 21:22:17 »
Então continuo fazendo meu manifesto, sempre pela libertação dos corpos e um mundo mais divertido, vamos brincar mais em todos os aspectos, os sexuais, os de gênero e de vestimenta e de comportamento... Claro quem quiser, odeio imposições, só acho que as alternativas devem estar ai, porque muita gente só não quer porque não PODE, esse é o problema...

KAZAKY;

O, Death
O, Death

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Dezembro de 2012, 21:27:28 »
Eu particularmente se sentir vontade de sair todo de hominho, todo de mulherzinha, ou ainda todo de hominho mas com um saltão eu saio, e falando nisso agora já estou até pensando num look aqui que vai ficar show.

Isso... tudo se resume a um showzinho. Chamar a atenção. Provocar para ter a oportunidade de ser provocado e se provocado se colocar numa posição de uma minoria incompreendida e poder dizer uma porção de bobagens.  :biglol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Dezembro de 2012, 21:31:29 »
Eu particularmente se sentir vontade de sair todo de hominho, todo de mulherzinha, ou ainda todo de hominho mas com um saltão eu saio, e falando nisso agora já estou até pensando num look aqui que vai ficar show.

Isso... tudo se resume a um showzinho. Chamar a atenção. Provocar para ter a oportunidade de ser provocado e se provocado se colocar numa posição de uma minoria incompreendida e poder dizer uma porção de bobagens.  :biglol:
É a lógica da guerrilha meu bem!!  :biglol:

E outra, tudo sempre se resume a isso, quando você está vestido de hominho é só para aparecer, é o seu showzinho das massas, só para se encaixar num grupo, numa regra que lhe impuseram e hoje você não quer mais deixar... O que não é problema em si, mas eu ainda continuo lutando para que as opções estejam ai PARA QUEM QUISER sem que eu precise ser provocado por isso, como você mesmo acabou de assumir que é o que acontece com os desviantes e os diferentes nessa sociedade hipócrita que não entende que no fundo todo mundo se traveste. Está ai meu ponto de novo, e a importância dessas discussões para tentar trazer alguma igualdade para esses que são vistos como diferentes e que mereceriam ser rechaçados...
O, Death
O, Death

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Dezembro de 2012, 21:46:18 »
Ou seja, não querer se aparecer é só uma forma de querer se aparecer.

A mulher que sai por aí vestida de forma impecavelmente formal e conservadora não difere em nada em seu exibicionismo daquela que sai patinando pelada na frente da construção.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Dezembro de 2012, 21:57:39 »
Sair travestido de normalista e enganar a todos a ponto de ninguém perceber que ela na verdade se chama Raul não tem a mínima graça. Tem que deixar claro que o Raul desmunheca mais que qualquer mulher, que rebola como um viadinho feliz na floresta vestido com roupas que nenhuma mulher sensata ousaria vestir.  :biglol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #20 Online: 29 de Dezembro de 2012, 22:10:36 »

As pessoas tem assuntos de interesse diferentes, eu também as vezes acho um saco isso aqui, sempre as mesmas discussões, há anoooss, sobre as mesmas questões de ateísmo, ceticismo, refutações, como crentes são iludidos e enganados... Veja uns tópicos ai de anos atrás, me parece sempre as mesmas coisinhas... Mas enfim, cada um se interessa por aquilo que lhe afeta na vida, suas questões pessoas, legal mesmo que hajam pessoas com interesses bem diferentes pra deixar a coisa mais movimentada, acho que essa é a graça...

Fato! E obviamente cada um pode postar sobre o assunto que bem entende aqui.
Mas é o seguinte...do meu ponto de vista, as questões de ateísmo, ceticismo, etc... são mais restritas, e me parecem a alma do fórum.
Questões sobre homossexualismo, travestis, heterossexualidade, etc... me bombardeiam via todos os meios de comunicação...quando fujo para a NET e me deparo com essas questões aqui também...nem sempre as recebo bem!
:)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Dezembro de 2012, 22:12:37 »
...nessa sociedade hipócrita que não entende que no fundo todo mundo se traveste.

Até agora só sei do caso do Laerte que se traveste como uma mulher de fato, que compra suas roupas nas mesmas lojas em que as mulheres de sua idade compram, que tem cuidado para não chocar e que por isso chama a atenção para apresentar e discutir seriamente seus pontos de vista. O resto desce do carro alegórico durante passeata gay para dar entrevista e só sabe reclamar das injustiças da sociedade hipócrita. Esse pessoal está se travestindo de que? De mulher? Não pois não vemos mulheres se vestindo dessa forma. Então de que?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Dezembro de 2012, 22:18:50 »
Eu acho que os travestis e etc querem é oprimir a sociedade com os seus padrões fashion supostamente superiores. Se você está de acordo, está in, se não, está out: excluído, isolado. Deve sofrer bullying por "não entender nada de moda".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Dezembro de 2012, 22:26:29 »
Eu acho que os travestis e etc querem é oprimir a sociedade com os seus padrões fashion supostamente superiores e elitistas.

É a conspiração pink. Fico desesperado só de imaginar que chegará o dia em que deixarei de usar minhas cuecas samba-canção extra-large porque só estarão disponíveis calcinhas masculinas com estampas da Bambi nas prateleiras.

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Dezembro de 2012, 23:04:16 »
...nessa sociedade hipócrita que não entende que no fundo todo mundo se traveste.

Até agora só sei do caso do Laerte que se traveste como uma mulher de fato, que compra suas roupas nas mesmas lojas em que as mulheres de sua idade compram, que tem cuidado para não chocar e que por isso chama a atenção para apresentar e discutir seriamente seus pontos de vista. O resto desce do carro alegórico durante passeata gay para dar entrevista e só sabe reclamar das injustiças da sociedade hipócrita. Esse pessoal está se travestindo de que? De mulher? Não pois não vemos mulheres se vestindo dessa forma. Então de que?
Eu não sei se você sabe, mas existem mulheres com um estilo recado e mulheres melancia; Existem homens com um estilo despojado e homens de ternos caros, perfumes insuportáveis e carrões que lhe ajudam a passar a imagem de pênis maior do que têm. Então também existem gays que podem até parecer homem, e gay afetadíssimos; existem travestis Laerte e travestis que estão rodando bolsinha peladas na esquina... As pessoas são diferentes em todos os meios, não entendo o seu ponto de vista...

Você coloca como se a diferença só fosse coisa de travestis, então vai ai 3 mulheres levemente diferentes para comprovar que também existe essa diferença nos seres "normais" da nossa sociedade:

Valesca Popozuda

Sandy

Elke Maravilha

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 23:06:36 por AleYsatis »
O, Death
O, Death

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!