Autor Tópico: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico  (Lida 33284 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #325 Online: 19 de Junho de 2013, 22:32:20 »
virtude
vir.tu.de
sf (lat virtute) 1 Hábito de praticar o bem, o que é justo; excelência moral; probidade, retidão. 2 Boa qualidade moral. 3 O conjunto de todas as boas qualidades morais. 4 Austeridade no viver. 5 Força moral; valor, valentia, coragem. 6 Ação virtuosa.

E ignorando o fato de você estar inventando significado para as palavras, no melhor estilo troll do Lusitano, você ainda está invertendo o ônus da prova de uma maneira que fica difícil distinguir entre a inocência e a má-fé.
Mas veja, se homossexualismo não é imoral, então é porque é moral. Se é moral, é virtuoso e recomendável. Ou homossexualismo seria imoral?

Não tem como fugir, ou é imoral ou é moral. Se for moral, é algo benéfico, vantajoso, bonito, elogiável e indicado para as pessoas praticarem...

Por exemplo, o sexo entre um homem e uma mulher é moral e recomendável. Aproxima o casal e gera filhos.

O homossexualismo é amoral.

Assim como o heterossexualismo.

Moralismo e imoralismo são duas facetas da mesma moeda do conservadorismo religioso.
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #326 Online: 20 de Junho de 2013, 08:30:00 »
Discordo. Amoral são os animais. O heterossexualismo é moral. O sexo entre um homem e uma mulher é recomendável e virtuoso. O homossexualismo tem que ser enquadrado em moral ou imoral. Se não é imoral, é moral por exclusão.

Tem como provar que é amoral? Ou vc convencionou como amoral?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #327 Online: 20 de Junho de 2013, 08:32:09 »
virtude
vir.tu.de
sf (lat virtute) 1 Hábito de praticar o bem, o que é justo; excelência moral; probidade, retidão. 2 Boa qualidade moral. 3 O conjunto de todas as boas qualidades morais. 4 Austeridade no viver. 5 Força moral; valor, valentia, coragem. 6 Ação virtuosa.

E ignorando o fato de você estar inventando significado para as palavras, no melhor estilo troll do Lusitano, você ainda está invertendo o ônus da prova de uma maneira que fica difícil distinguir entre a inocência e a má-fé.
Mas veja, se homossexualismo não é imoral, então é porque é moral. Se é moral, é virtuoso e recomendável. Ou homossexualismo seria imoral?

Não tem como fugir, ou é imoral ou é moral. Se for moral, é algo benéfico, vantajoso, bonito, elogiável e indicado para as pessoas praticarem...

Por exemplo, o sexo entre um homem e uma mulher é moral e recomendável. Aproxima o casal e gera filhos.

Qual a sua opnião a respeito da homossexualidade?

Já falei. É moral, virtuoso e recomendável. Eu recomendo pra vc. Não recomendo pra mim porque só gosto de mulheres. Aliás, deveria ser ensinado na escola, assim como o sexo heterossexual é ensinado.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 20 de Junho de 2013, 08:50:19 »
Discordo. Amoral são os animais. O heterossexualismo é moral. O sexo entre um homem e uma mulher é recomendável e virtuoso. O homossexualismo tem que ser enquadrado em moral ou imoral. Se não é imoral, é moral por exclusão.

Você sabe que "moral" é um conceito relativo e dinâmico, não sabe? O que pode ser considerado "imoral" em outras épocas pode não ser considerado "moral" hoje, e vice-versa. O que é "moral" para um determinado povo é "imoral" para outro. O que é "moral" para mim pode não ser para você.

A escravidão é moral ou imoral? Responda considerando:

a) a "moralidade" atual

b) a "moralidade" do ano de 1.500, por exemplo.

"Deus prefere os ateus"

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #329 Online: 20 de Junho de 2013, 09:11:31 »
virtude
vir.tu.de

Qual a sua opnião a respeito da homossexualidade?

Já falei. É moral, virtuoso e recomendável. Eu recomendo pra vc. Não recomendo pra mim porque só gosto de mulheres. Aliás, deveria ser ensinado na escola, assim como o sexo heterossexual é ensinado.

Que lambança mental.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #330 Online: 20 de Junho de 2013, 11:18:11 »

Tem: vejamos o caso do sexo heterossexual. Se, usando sua definição, ele é recomendável e virtuoso, então nenhuma outra qualificação seria necessária. Porém, e se o sexo for feito sem o consentimento de uma das partes (estupro)? Continua sendo virtuoso? E se for feito entre irmãos? Entre pai e filha? Entre um portador de uma DST e uma parceira que ignora isso? Continua sendo virtuoso? O fato é que o ato em si não pode ser rotulado de moral ou imoral sem levarmos em conta esses aspectos.

O que acontece é que você cometeu dois erros no seu argumento: o primeiro está em atribuir moralidade ao ato apenas, quando esta também deve incluir o contexto: o que é moral é o relacionamento físico consentido e honesto* entre dois adultos, quando o benefício para os dois (ou mais :) ) for maior do que o que seria obtido se o ato não fosse realizado. O fato é que, para avaliar a moralidade da ação, devemos pensar sobre o que causa mais sofrimento para os indivíduos: a realização do ato ou a sua não realização? Pelo que já li, homossexuais que "estão no armário" sofrem terrivelmente por não poderem praticar o sexo como preferem. Sabendo disso, e levando em conta que a realização do ato em si (novamente, consentido e entre adultos) não prejudica ninguém, nos permite concluir que a sua realização é moral*. 

Seu segundo erro está em confundir descrição com prescrição: afirmar que o relacionamento homossexual é moral está numa categoria diferente de recomendar que as pessoas o pratiquem. Eu recomendaria que heterossexuais ou homossexuais, se assim desejem, pratiquem o sexo da forma que quiserem, contanto que isso não cause dano físico ou psicológico a ninguém.

Você afirmou:

Citação de: famado

Você fez uma mistureba danada: o fato de um ato ser moral não o torna bonito nem indicado: sacrificar um cão de estimação que está com doença terminal não é bonito e nem recomendo essa experiência para ninguém, mas é inegavelmente moral (na minha opinião). Nesse caso específico, não chega ser a benéfico para o animal, a não ser que consideremos a abreviação do sofrimento como um benefício.

*Note que isso deixa de ser verdade se o contexto incluir uma traição conjugal: a realização do ato poderia provocar mais sofrimento do que sua não realização.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #332 Online: 20 de Junho de 2013, 12:14:26 »

Tem: vejamos o caso do sexo heterossexual. Se, usando sua definição, ele é recomendável e virtuoso, então nenhuma outra qualificação seria necessária. Porém, e se o sexo for feito sem o consentimento de uma das partes (estupro)? Continua sendo virtuoso? E se for feito entre irmãos? Entre pai e filha? Entre um portador de uma DST e uma parceira que ignora isso? Continua sendo virtuoso? O fato é que o ato em si não pode ser rotulado de moral ou imoral sem levarmos em conta esses aspectos.

O que acontece é que você cometeu dois erros no seu argumento: o primeiro está em atribuir moralidade ao ato apenas, quando esta também deve incluir o contexto: o que é moral é o relacionamento físico consentido e honesto* entre dois adultos, quando o benefício para os dois (ou mais :) ) for maior do que o que seria obtido se o ato não fosse realizado. O fato é que, para avaliar a moralidade da ação, devemos pensar sobre o que causa mais sofrimento para os indivíduos: a realização do ato ou a sua não realização? Pelo que já li, homossexuais que "estão no armário" sofrem terrivelmente por não poderem praticar o sexo como preferem. Sabendo disso, e levando em conta que a realização do ato em si (novamente, consentido e entre adultos) não prejudica ninguém, nos permite concluir que a sua realização é moral*. 
Concordo plenamente.

Seu segundo erro está em confundir descrição com prescrição: afirmar que o relacionamento homossexual é moral está numa categoria diferente de recomendar que as pessoas o pratiquem. Eu recomendaria que heterossexuais ou homossexuais, se assim desejem, pratiquem o sexo da forma que quiserem, contanto que isso não cause dano físico ou psicológico a ninguém.

Você afirmou:

Citação de: famado

Você fez uma mistureba danada: o fato de um ato ser moral não o torna bonito nem indicado: sacrificar um cão de estimação que está com doença terminal não é bonito e nem recomendo essa experiência para ninguém, mas é inegavelmente moral (na minha opinião). Nesse caso específico, não chega ser a benéfico para o animal, a não ser que consideremos a abreviação do sofrimento como um benefício.

*Note que isso deixa de ser verdade se o contexto incluir uma traição conjugal: a realização do ato poderia provocar mais sofrimento do que sua não realização.
Concordo em parte. Para mim, tudo que é moral é recomendável. A não ser que seja moral, mas ilegal.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #333 Online: 20 de Junho de 2013, 12:21:55 »

Você sabe que "moral" é um conceito relativo e dinâmico, não sabe? O que pode ser considerado "imoral" em outras épocas pode não ser considerado "moral" hoje, e vice-versa. O que é "moral" para um determinado povo é "imoral" para outro. O que é "moral" para mim pode não ser para você.

a) a "moralidade" atual

Altamente polêmico. Para uns, a moral é absoluta. Para mim, há a moral supra-religiosa e a moral das religiões e culturas. Por exemplo, matar, roubar e trair a pátria são coisas que são imorais em termos absolutos. Não depende da religião ou cultura. Já para as religiões, homossexualismo é imoral. Mas para a moral supra-religiosa, é moral. A antropofagia é moral (ou era) para os aborígenes, mas é imoral na cultura ocidental. Na moral absoluta eu não sei ao certo.

E volto a dizer, tudo que é moral é recomendável, desde que não seja ilegal.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #334 Online: 20 de Junho de 2013, 13:35:18 »
O que é ético, ou seja, aquilo que fundamenta a moral, é recomendável, mas a moral nem sempre é fundamentada, logo, nem sempre é recomendável.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #335 Online: 20 de Junho de 2013, 14:04:21 »

a) a "moralidade" atual

Altamente polêmico. Para uns, a moral é absoluta. Para mim, há a moral supra-religiosa e a moral das religiões e culturas. Por exemplo, matar, roubar e trair a pátria são coisas que são imorais em termos absolutos. Não depende da religião ou cultura. Já para as religiões, homossexualismo é imoral. Mas para a moral supra-religiosa, é moral. A antropofagia é moral (ou era) para os aborígenes, mas é imoral na cultura ocidental. Na moral absoluta eu não sei ao certo.

É polêmico mesmo, o ponto é este. Não dá para dizer se o homossexualismo é "moral" ou "imoral", porque depende de cada povo, cada cultura, cada indivíduo.

Para muitos, ser ateu é imoral. Para outros, ser religioso é imoral. Ser carnívoro, rico, comunista, liberal, direitista, dependendo da ótica praticamente qualquer coisa pode ser considerada imoral (ou não).
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 20 de Junho de 2013, 14:38:43 »

O homossexualismo e o heterossexualismo são comportamentos observados na Natureza, logo não há sentido em dizer que ele são morais ou imorais, a não ser para servir como justificativa de suas ideias pré-conceituadas.

E se eu tivesse 'convencionado' como amoral, seria uma posição tão sólida quanto à daqueles que o classificam de imoral.
« Última modificação: 20 de Junho de 2013, 14:42:20 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #337 Online: 20 de Junho de 2013, 15:37:22 »
Discordo novamente e profundamente. Há uma moral absoluta, que abarca valores supra-culturais e supra-religiosos. Não matar, não roubar, não trair os amigos, são valores desta moral absoluta. A moral absoluta classifica os comportamentos como moral, amoral e imoral. Normalmente, os animais são amorais. Portanto, o homossexualismo dos animais é amoral. Um recurso natural, talvez para regular as populações, ou para outra coisa qualquer, que eu não sei ao certo. Já o homem é um ser racional. O sexo, quando consentido, é moral. Seja hetero, seja homo.

Daí se depreende que se homossexualismo é moral, é recomendável, porque tudo que é moral é recomendável. O que não é recomendável é o que é imoral, ilegal, faz mal a saúde...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #338 Online: 20 de Junho de 2013, 15:42:48 »

a) a "moralidade" atual

É polêmico mesmo, o ponto é este. Não dá para dizer se o homossexualismo é "moral" ou "imoral", porque depende de cada povo, cada cultura, cada indivíduo.
Vc não entendeu. Não depende de cada cultura ou das religiões. Homossexualismo tem uma qualificação moral absoluta. Não há como negar.

Para muitos, ser ateu é imoral. Para outros, ser religioso é imoral. Ser carnívoro, rico, comunista, liberal, direitista, dependendo da ótica praticamente qualquer coisa pode ser considerada imoral (ou não).
Mas tudo isso tem um valor de moral absoluto.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #339 Online: 20 de Junho de 2013, 15:45:14 »
O que é ético, ou seja, aquilo que fundamenta a moral, é recomendável, mas a moral nem sempre é fundamentada, logo, nem sempre é recomendável.
Se homossexualismo não é anti-ético, é recomendável.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 20 de Junho de 2013, 16:06:25 »
Discordo novamente e profundamente.

É seu direito constitucional.

Há uma moral absoluta, que abarca valores supra-culturais e supra-religiosos.

Não, não há uma 'moral absoluta'. E isto é indicado pelo fato de que ocorreram modificações profundas ao longo da história humana em diversos comportamentos, anteriormente tido como 'moralmente aceitáveis'. A escravidão e o genocídeo de povos inimigos são dois casos conspícuos. Além disto, o próprio conceito de moral não existe além dos limites da cultura humana, ao que se sabe.

Não matar, não roubar, não trair os amigos, são valores desta moral absoluta.

Não, estes comportamentos são hoje aceitos por boa parte da população. Mas no passado, seja próximo ou longínquio, foram aceitos com maior ou menor amplitude.

A moral absoluta classifica os comportamentos como moral, amoral e imoral. Normalmente, os animais são amorais.

Não há, ao que se sabe, nada disto na Natureza. Portanto, ela é uma definição humana baseada em valores culturais que sofreram mutações ao longo da evolução dos seres humanos.

Portanto, o homossexualismo dos animais é amoral. Um recurso natural, talvez para regular as populações, ou para outra coisa qualquer, que eu não sei ao certo.

Sim.

Já o homem é um ser racional. O sexo, quando consentido, é moral. Seja hetero, seja homo.

Ou seja, baseiam-se em definições culturais.

Daí se depreende que se homossexualismo é moral, é recomendável, porque tudo que é moral é recomendável. O que não é recomendável é o que é imoral, ilegal, faz mal a saúde...

QED.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #341 Online: 20 de Junho de 2013, 17:52:29 »
Discordo novamente e profundamente. Há uma moral absoluta, que abarca valores supra-culturais e supra-religiosos. Não matar, não roubar, não trair os amigos, são valores desta moral absoluta. A moral absoluta classifica os comportamentos como moral, amoral e imoral. Normalmente, os animais são amorais. Portanto, o homossexualismo dos animais é amoral. Um recurso natural, talvez para regular as populações, ou para outra coisa qualquer, que eu não sei ao certo. Já o homem é um ser racional. O sexo, quando consentido, é moral. Seja hetero, seja homo.

Mesmo matar ou roubar não são conceitos de moral absoluta. Matar já foi um ato moralizante e também esperado quando um marido era traído ou um clã era ofendido. Em Esparta, um dos ritos de passagem era o garoto matar um hilota. Roubar só faz sentido como algo imoral a partir do estabelecimento da propriedade na sociedade e, mesmo assim, a pilhagem foi algo corriqueiro e recorrente na história. Então toda e qualquer questão moral é dependente da sociedade em que ela se propõe. Sendo assim, hoje, de uma maneira geral, o homossexualismo é um comportamento moralmente aceito.

Quanto a questão do que é moral é recomendável é algo também questionável. Primeiro porque a moral é algo intrínseco ao indivíduo, que tem relação com os valores e costumes individuais, dependente da sua consciência. Ademais, um ato moral nem sempre é recomendável seja porque pode causar prejuízos ao indivíduo ou ir contra outros valores desse mesmo indivíduo, assim pode-se concluir que o ato moral é algo da esfera do indivíduo, sendo uma escolha de acordo com sua consciência: uma escolha ou opção.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #342 Online: 20 de Junho de 2013, 18:04:15 »
Você poderia mostrar, famado, como chegou à tal moral absoluta que você prega?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #343 Online: 20 de Junho de 2013, 19:46:10 »

Falsa dicotomia.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #344 Online: 20 de Junho de 2013, 22:35:04 »
Esse combate ao homossexualismo tá com cara de ser uma projeção. O próprio Marco Feliciano ficou indignado por ver anúncios gays na página principal do uol... Aí eu me pergunto, que anúncios gays?  :hein:

O sistema de anúncios é meio personalizado, eles vasculham palavras chaves que você usa pra  dar o anúncio certo pra você...Se o robô seleciona pro Marco Feliciano anúncios gays, eu fico pensando o que que ele anda procurando na internet?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #345 Online: 21 de Junho de 2013, 11:37:14 »
Geo, Derfel, Caerus vcs precisam pesquisar mais sobre moral. A moral é absoluta ou relativa? Já achei que fosse relativa, mas hoje acho que é absoluta. Nós é que relativizamos, conforme as culturas e religiões.

Derfel, quando eu disse matar, quis dizer assassinato e não pena de morte ou outras mortes legais. Em todo caso, entendo que é polêmico mesmo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #346 Online: 21 de Junho de 2013, 11:39:21 »

Falsa dicotomia.
Por que? Vc acha então que é não-recomendável? Para mim, tudo que é moral e ético é recomendável. Cite uma exceção e por que.
« Última modificação: 21 de Junho de 2013, 13:27:47 por famado »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #347 Online: 21 de Junho de 2013, 12:21:17 »
Se você estiver usando "não-recomendável" como "recomendável que não se faça", sim, é uma dicotomia. E falsa. Veja:

Você está apresentando duas possibilidades:

• Homossexualidade é imoral e portanto ninguém deveria dar a bunda ou
  • Homossexualidade não é imoral e portanto todo mundo deveria dar a bunda.

Qual o problema de homossexualidade não ser imoral ao mesmo tempo que "todo mundo deveria dar a bunda" não seja um conselho universalmente válido?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #348 Online: 21 de Junho de 2013, 12:25:57 »
Sim, se esse for o desejo consensual entre indivíduos adultos. Por que não?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 21 de Junho de 2013, 12:35:09 »
Se você estiver usando "não-recomendável" como "recomendável que não se faça", sim, é uma dicotomia. E falsa. Veja:

Você está apresentando duas possibilidades:

• Homossexualidade é imoral e portanto ninguém deveria dar a bunda ou
  • Homossexualidade não é imoral e portanto todo mundo deveria dar a bunda.

Qual o problema de homossexualidade não ser imoral ao mesmo tempo que "todo mundo deveria dar a bunda" não seja um conselho universalmente válido?

Gostei. Aliás, as últimas mensagens estão meio fora do tema do tópico, mas nem por isso menos interessantes. E com aulas de lógica, melhor ainda.
:)

A advocacia do diabo sustentada e mantida por Famado está precisando de assessoria, não jurídica, mas lógica.
Mesmo assim, é muito divertido ver sua salada do forista doido quando mistura tudo de tudo e mais um pouco nas suas assertivas e conclusões.
:biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!