ainda existe partido de esquerda assim atualmente?
PCO, PCB, PSTU e menores.
Inexpressivos e, graças a Thor, muito distantes de chegar ao poder para serem encarados como ameaça.
O PT já sabemos que não é, já que defende o bolsa família.
O PT não é esquerdista mais por principalmente favorecer empresários do que por defender o bolsa família (prática reformista).
O PT talvez seja o exemplo mais claro de um partido esquerdista "híbrido".
Será que o do presidente uruguaio é assim? Se é assim tão radical, porque não fez ainda as tão temidas reformas?
Não conheço a situação política do Uruguai. Me refiro à todos os partidos, as variantes devem ser estudadas à parte.
Price, a discussão toda começou porque você rejeitou o presidente do Uruguai logo de cara por ser de um partido socialista. Argumentou-se que pelo partido ser socialista não significa que automaticamente seja todo ruim, e como exemplo citamos o bolsa família, que apesar de vir de partidos de esquerda é um bom programa. Você então disse isso:
Não acredito que nenhum indivíduo alinhado ao socialismo real ou comunismo seja favorável ao Bolsa Família, nem como caráter preventivo. Também não acho o programa essencialmente ruim.
E como você disse que não conhece a situação política do Uruguai, fica claro que você rejeitou o presidente do Uruguai com base em preconceito contra a esquerda. Pelo que andei vendo por aí, a base de apoio dele é uma coalizão de vários partidos de esquerda, ou seja, não é um radical puro sangue ao estilo PSTU ou PCO.
Longe de mim querer defender partidos de esquerda ao estilo do PT e cia, mas demonizá-los logo de cara também não é justo.
OK, esclarecido os fatos, Pepe Mujica continua foda.
Até prova em contrário (se fizer uma cagada homérica daqui para frente, por exemplo) continua sim