Eu não disse nada de "caviar".
Por que o salário mínimo deve ser o suficiente para sustentar uma família?
E por que razão uma pessoa trabalha, se não para sustentar a si e a quem depende dela? Só um escravo trabalharia por menos que o mínimo.
Você acha que um garoto de trás do balcão do McDonalds já deveria ganhar 2.519 por mês? 
Não sei, eu também não li o relatório do DIEESE. Eles devem saber. Supondo que esses R$ 2500 sejam o valor total, e não o per capita, se o salário mínimo fosse a metade disso, uma família formada por dois adultos em idade economicamente ativa e seus dependentes (assumindo que sejam em número não maior do que a média) teria o suficiente. Mas o salário mínimo não é nem metade disso.
Imagino que se isso fosse feito o big mac estaria custando uns duzentos reais...
Naturalmente não se aumenta o salário mínimo com uma canetada, a inflação imediatamente iria acabar com seu poder de compra. O aumento do poder de compra só será real se for acompanhado por um aumento da produtividade dos trabalhadores. O caso é que não podemos deixar esse aumento de produtividade ir apenas para os bolsos dos patrões. Eu postei algumas mensagens atrás que o poder de compra da classe-média britânica está estagnado a 20 anos, mas a concentração de riqueza nas mãos dos 0,1% britânicos mais ricos aumentou de 1,3% para 6,5% entre 1979 e 2007. Isso é o tipo de coisa que não queremos que aconteça, o governo tem que zelar para que os trabalhadores também se beneficiem do crescimento econômico, e não apenas os mais ricos.
Quais são os problemas com o abismo de diferenças de rendimentos na sociedade? Se tem alguma noção de quanto seria a diferença máxima ideal para que esses problemas não ocorressem? Com base em que?
Não faço a menor ideia, eu só sei que (1) os pisos mais baixos da pirâmide recebem muito abaixo do que necessitam enquanto os mais altos recebem o suficiente para nunca mais precisarem trabalhar e viver de renda pelo resto da vida e (2) altas desiguldades de renda estão correlacionadas com muitos problemas sociais, como corrupção e violência.