Autor Tópico: O que é Realidadade?  (Lida 12083 vezes)

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
O que é Realidadade?
« Online: 21 de Janeiro de 2013, 21:16:10 »
O que é realidade para vocês?

<a href="http://www.youtube.com/v/cCIIjFucUG8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/cCIIjFucUG8</a>
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re:O que é Realidadade?
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2013, 23:06:48 »
O que é realidade para vocês?

<a href="http://www.youtube.com/v/cCIIjFucUG8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/cCIIjFucUG8</a>

Para mim a realidade é o que podemos perceber com nossos sentidos, somada a conceitos-entidades que criamos, para explicar essa realidade observavel (mesmo que diretamente nao tenhamos como visualizar estas entidades).

Abs

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2013, 01:27:55 »
Vou te adiantar algumas respostas aqui amigo:

"Realidade? É o que podemos ver, medir, calcular..."

"Ihh, isso ai é filosofia, metafísica, perguntas de criança sem qualquer utilidade"

"Essa é o tipo de pergunta que não tem qualquer relevância, já que julgamos relevante apenas o que resulta em algo geralmente tecnológico e de utilidade prática claramente observável"

Resumindo: Nós devemos esquecer que somos seres conscientes, e que esta nos dota de uma dúvida natural e insaciável que não está necessariamente ligada a praticidade das coisas; devemos esquecer também que uma das características mais interessantes da consciência é a capacidade criativa, ou seja, que somos em essência seres dotados de uma capacidade de abstração que nos permite "ver" internamente mundos e possibilidades que não necessariamente precisam existir externamente... Ou seja, esqueçamos que isso faz parte de nós, e que se faz parte de nós, faz parte da nossa realidade, e vamos chamar de realidade apenas aquelas coisinhas observáveis, passiveis de descrição e comprovadamente uteis no dia a dia...

Nós somos nossa capacidade de abstrair, de criar e de imaginar. A palavra realidade é um conceito inventado e que vai mudar de pessoa para pessoa, e de sociedade para sociedade. A diferença é que alguns não gostam de admitir isso, não vão aceitar que a realidade é a construção mental e conceitual de certa subjetividade criativa. Esses vão dizer que a realidade é isso e aquilo, só o que pode ser visto, reproduzido por todos, ou que se não é isso ão importa o que é já que não pode ser provado e blá blá blá...

Agora eu pergunto? Como não importa essas realidades que brotam daquilo mesmo que somos, ou seja, que brotam da criatividade humana? Será que essa realidade aceita pela ciência e teoricamente reproduzível e observável não é ainda mera ideia fruto de uma invenção criativa apenas?

Tem uns tópicos interessantes que vi por cima ai nos  mostrando que nosso mundo "real" vai depender do nosso modelo de pensamento, da nossa linguagem e etc. Então o que chamamos de real, não passa de uma criação imaginativa aceita pela maioria das pessoas em determinado tempo histórico...

Como diz Wittgenstein: As fronteiras do meu universo são as fronteiras da minha linguagem...

O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2013, 07:34:49 »
O gráfico está errado.

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2013, 10:06:27 »
O gráfico está errado.

Mas imagino que mesmo assim a ideia que ele ilustra permaneça válida...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2013, 22:25:41 »
Apenas como uma metáfora. O homem consegue ver e ouvir quase todo o espectro com a ajuda de instrumentos.

• Nível 14
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2013, 22:27:27 »
Apenas como uma metáfora. O homem consegue ver e ouvir quase todo o espectro com a ajuda de instrumentos.

Não diria ver, e sim perceber, pois eles são reajustado para cores que vemos. Não sabemos qual é a Cor Ultra-Violeta, pois quando a vemos, vemos entre umas de" nossas cores."

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2013, 01:03:19 »
E você pode afirmar que nossos instrumentos abrangem toda a realidade? Ou apenas chamamos de realidade aquilo que podemos "ver", seja diretamente pelos sentidos, seja até onde nossos instrumentos nos permitem? Desde quando nossa ciência possui esses instrumentos que nos possibilitam "ver" toda essa área exposta no gráfico? E antes disso, essas regiões não existiam? Essa é a questão, o que será que está além dessa região que hoje não sabemos que existem, mas um dia com outros equipamentos poderemos passar a ver? É a pergunta do tópico, o que é realidade? Se é só o que podemos ver, então antes de termos instrumentos para "ver" a luz luz ultravioleta, sei lá, ela não existia? Se ele obviamente já existia só não sabíamos dela, como podemos saber das coisas que ainda não podemos "ver", que podem estar para além deste gráfico?
O, Death
O, Death

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2013, 01:24:02 »
Pesquisando e não filosofando. Não me leve a mal, mas alguém tem que colocar uma hipótese valida em jogo AY. Senão, podemos discutir com a mesma propriedade o "como não saber se aliens híbridos robôs não vivem em Andrômeda.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2013, 01:36:53 »
OK, mas ainda bem que as pessoas tem interesses diferentes, eu particularmente acharia muito mais interessante discutir sobre os aliens híbridos robôs que vivem em Andrômeda...  :biglol:

E aqui é uma área de Filosofia do Fórum, então não acharia ruim também se as pessoas que se dispusessem a discutir aqui, fizessem algum esforço pra entrar mais na filosofia e sair do cientificismo de sempre, quando outras questões assim pedirem...

A questão é, então não devemos sequer discutir questões mais metafísicas como a realidade? Todo mundo só deve falar, conversar e discutir sobre dados, sobre estatística e sobre observações? Onde fica o espaço para a criação, para a imaginação, para formular hipóteses? Formular hipóteses não faz parte da ciência? Num há pessoas sérias ai dizendo que o Universo pode ser uma emaranhado de cordas de trocentas dimensões e sei lá mais o que? Essa pessoas não estão formulando hipóteses e tentando validar justamente esse conceito de realidade que estamos discutindo aqui? Eles não estão se fazendo essa mesma pergunta filosófica-metafísica: O que é a realidade?

Se não fica tudo muito chato então, todo mundo tem que virar cientista e ficar analisando dados o tempo todo... to fora, não sou um computador, sou um ser racional e portanto que possui criatividade, imaginação e curiosidade de sempre ver mais além do que temos dado ai para nós...

Entende a questão? E também acho que seu exemplo não é bem honesto. Falar de quimeras como aliens é completamente diferente de procurar conhecimentos conceituais pautados na razão,  na lógica, como são essas questões filosóficas sobre os fundamentos, as realidades, a verdade e etc...
O, Death
O, Death

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2013, 02:28:09 »
Sim, muita gente trabalha com hipóteses mas note que isso não deixa de ser ciência.

Podemos fazer hipóteses sobre qualquer coisa mas seguindo algumas regras para torna las uteis.

Leia essa excelente explicação sobre hipóteses

../forum/topic=16394.0.html#msg330186
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

• Nível 14
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2013, 20:33:53 »
A realidadade é um erro ortográfico, ou gagueira tipográfica.

O erro foi incluido pelo sistema de cotas para gagos na ortografia, errei ao não usa "O que é a Realidadadx?" Para não espeficar genenerx

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2013, 20:36:27 »
Eu li o enunciado várias vezes sem ter percebido isso. Me lembrou aquela ilusão parecida,

EU TOMEI UM BANHO DE
DE CHUVEIRO.

Onde as pessoas não notam "de de".

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:17:09 »
Eu li o enunciado várias vezes sem ter percebido isso. Me lembrou aquela ilusão parecida,

EU TOMEI UM BANHO DE
DE CHUVEIRO.

Onde as pessoas não notam "de de".

Eu não percebi uma coisa nem outra. E só percebi, na sua frase, porque a frase leva a isso, mesmo assim, procurei pelo erro primeiro nos posts anteriores para só depois ver que estava no título.

Num tópico que pretende questionar nossa percepção da realidade isso deve ser um sinal.  :lol:

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:39:47 »
Sim, muita gente trabalha com hipóteses mas note que isso não deixa de ser ciência.

Podemos fazer hipóteses sobre qualquer coisa mas seguindo algumas regras para torna las uteis.

Leia essa excelente explicação sobre hipóteses

../forum/topic=16394.0.html#msg330186
Bem, interessante, mas não vou mais me estender nessas questões que já estou me repetindo muito. A questão para mim continua sendo então como validar as próprias premissas científicas utilizando este método da falseabilidade que a própria ciência emprega para saber quais assuntos lhe competem ou não... Nenhum de vocês até agora me respondeu isso, ou eu sinceramente não entendi as respostas de vocês...

o falsificacionismo apenas assevera que ele deve trabalhar para eliminar hipóteses falsas (sejas quais forem), e proibe o uso de hipóteses ad-hoc.

hipóteses ad-hoc são as que reduzem a falseabilidade de uma teoria, enquanto as não-ad hoc são as que aumentam a falseabilidade ou, ao menos, a preserva.

Se a ciência afirma que a realidade existe e pode ser encontrada, então por mais que alguns aqui digam que não, ela está fazendo uma afirmação de verdade. A ciência trabalha com a ideia de verdade sim. Ela está dizendo, a priori, não só que a verdade existe, mas que pode ser encontrada.

Dai eu pergunto de novo, a afirmação "A verdade existe" é falseável? Não... Sinceramente não entende como isso não incomoda a ciência, os cientistas ou os simpatizantes...  :)

Ou melhor, o próprio falseabilismo é empiricamente falseável? Se não é, como pode ser uma regra tão válida para testar outras coisas se não se sustenta a si mesma?

Esse é o meu ponto, como alguém que puxa a sardinha para a própria brasa, estou tentando argumentar sempre para mostrar que no fundo tudo cai na filosofia. A ciência, na base é filosófica, e se pauta em premissas não falseáveis e não empiricamente testáveis. Ainda que muitos tenham um certo preconceito contra a metafísica hoje, as bases mesmas de todo conhecimento, inclusive o cientifico é metafisica.

Enfim, mas esse também não é um assunto que domino, depois que eu fizer aula de Filosofia da Ciência, dai talvez eu volte aqui falar desses assuntos, por hora continuo em suspensão de juízo...
O, Death
O, Death

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:44:53 »
Vamos ver se vocês conseguem me ajudar então. Para vocês,  pela ciência, porque a hipótese que levantei de que a realidade é mental, não é uma hipótese cientificamente válida?

Por que a afirmação de que a realidade é material, é mais cientifica do que a afirmação de que a realidade é mental?

Onde esta o meu erro? O que faz de uma delas hipótese cientifica e outra hipótese filosófica apenas?
O, Death
O, Death

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2013, 22:40:31 »
Acredito que "mental" em ciência é geralmente no sentido de "o que se passa na cabeça das pessoas/produto do cérebro", por assim dizer. Enquanto que sua proposta é nas linhas de monismo mental em alternativa ao materialista.

Para que seja uma hipótese científica acho que seria necessário que isso fosse testável, que houvessem observações possíveis que nos permitem verificar não ser realidade que "tudo é mental". O que não me parece ser o caso, ou ao menos não me ocorre o que poderia refutar isso.

Mas da mesma forma a hipótese de que tudo é material não pode ser refutada, acho. Ficamos apenas com o que as coisas aparentam ser. Que é algo razoavelmente parecido, praticamente indiscernível do que acho que se costuma ter pela noção de mundo material. Os sistemas se comportam de acordo com propriedades "físicas".   

Podemos ainda supor que "na verdade", apesar disso, essas propriedades ditas físicas são produtos "mentais", e é tudo "imaginação" (ou qualquer que seja o melhor termo). Mas acho que isso apenas reforça o aspecto não-científico da questão. Na prática é quase que uma falsa dicotomia/distinção, uma questão "taxonômia", que, além de "insolúvel", não parece contribuir para se entender melhor a realidade, qualquer que seja a suposição que se fizesse.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2013, 23:45:38 »

Não diria ver, e sim perceber, pois eles são reajustado para cores que vemos. Não sabemos qual é a Cor Ultra-Violeta, pois quando a vemos, vemos entre umas de" nossas cores."
Na verdade, ver e perceber seriam praticamente sinônimos. O vermelho que eu vejo é o mesmo que você vê? Ou que o Snow vê? No entato, todos percebemos como vermelho. Da mesma maneira com as frequências ir e uv.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:O que é Realidade?
« Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2013, 00:13:16 »
Simplesmente não faz sentido algum falar em "cor ultra-violeta", para humanos. Não é como se tivesse uma "cor de verdade", inerente àquela freqüência de luz, não vista.

As cores que vemos não são propriedades da luz, mas algo como "rótulos mentais" que existem apenas em nossa mente, atribuídos/correlatos à informação visual.

São uma "representação" até possivelmente arbitrária, ou imposta/restrita praticamente apenas por neuroquímica, e não uma "reprodução fiel", de qualquer propriedade da luz, além de sua freqüência*. A mesma imagem em negativo não é uma representação "errada", se tratando de propriedades da luz.

* e nem bem são uma reprodução fiel da freqüência também, mesmo dentro do espectro visível, dado que as cores se misturam ao vermos freqüências apenas "sobrepostas", que não viraram freqüências intermediárias fisicamente, se não me engano.

Na verdade, ver e perceber seriam praticamente sinônimos. O vermelho que eu vejo é o mesmo que você vê? Ou que o Snow vê? No entato, todos percebemos como vermelho. Da mesma maneira com as frequências ir e uv.

Visão é uma forma de percepção, não "sinônimo". Você poderia converter UV e IR em sons, então os perceberia como tal, mas acho que não seria apropriado dizer que os "vê"... mas também não sei se isso importa tanto assim, para a questão, o trecho anterior acho que é mais relevante (sobre que as "cores" que vemos não são propriedades da luz).

O que nós fazemos com instrumentos é detectar o que nossos sentidos não conseguem e converter/traduzir isso nas "faixas" que nos são perceptíveis. Isso vai inevitavelmente fazer uso apenas de "rótulos mentais/perceptuais" existentes. Mas ao mesmo tempo não estamos "deixando de ver" qualquer propriedade real disso que normalmente escapa aos nossos sentidos.

• Nível 14
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2013, 00:18:28 »
É mesmo, nem me liguei, pelo jeito nem vemos as cores de luz como elas realmente são, não vemos as ondas, seu comprimento, amplitude... Vemos uma representação dela reproduzida pelo nosso cerebro...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2013, 00:19:47 »
E você pode afirmar que nossos instrumentos abrangem toda a realidade?
Toda a realidade conhecida.
Ou apenas chamamos de realidade aquilo que podemos "ver", seja diretamente pelos sentidos, seja até onde nossos instrumentos nos permitem?
Não apenas o que "vemos" como também aquilo que percebemos de forma indireta. Um exemplo da moda é o bóson de Higgs. Um partícula hipotética que possuiria a propriedade de conferir massa à matéria. Não podemos ver o bóson de Higgs (como vemos átomos e elétrons em microscópios de tunelamento), pudemos "vê-lo" indiretamente no LHC. Mas veja que isso é apenas uma observação que comprova o que realmente descreve (ou tentar de uma forma muito aproximada) a Realidade, que é o modelo-padrão.
Desde quando nossa ciência possui esses instrumentos que nos possibilitam "ver" toda essa área exposta no gráfico?

Há muito tempo. Note que alguns animais vêem UV ou IR, por exemplo, e diversos animais se comunicam com infrassons ou ultrassons (elefantes, cetáceos e morcegos são alguns exemplos). No caso da radiação eletromagnética, existem instrumentos desde a invenção da fotografia e da descoberta dos raios-x. Acredito que desde o século xix e início do século xx.
E antes disso, essas regiões não existiam?
Sim e não. Existe um conto do Machado de Assis que você deveria ler: Ideias de Canário.
Essa é a questão, o que será que está além dessa região que hoje não sabemos que existem, mas um dia com outros equipamentos poderemos passar a ver?
Mas existe um limite físico para um comprimeto de onda. Por exemplo, nada pode ser menor que uma distância de Planck. Além do mais, quanto falamos em espectro eletromagnético, estamos falando de uma coisa só: fótons.
É a pergunta do tópico, o que é realidade? Se é só o que podemos ver, então antes de termos instrumentos para "ver" a luz luz ultravioleta, sei lá, ela não existia? Se ele obviamente já existia só não sabíamos dela, como podemos saber das coisas que ainda não podemos "ver", que podem estar para além deste gráfico?
Hum, depois que você ler o conto, podemos discutir. Há bastante filosofia lá.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2013, 00:32:40 »
Se a realidade é mental, a mente se convenceu da existência da matéria de tal forma que é como se a realidade fosse material, não sendo possível provar o contrário, fazendo da ciência, de uma forma ou de outra, a ferramenta que mais condiz com a realidade.  :P

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2013, 02:49:28 »
Se a realidade é mental, a mente se convenceu da existência da matéria de tal forma que é como se a realidade fosse material, não sendo possível provar o contrário, fazendo da ciência, de uma forma ou de outra, a ferramenta que mais condiz com a realidade.  :P
De certa forma você está correto. Se o universo é mental e a matéria é um subproduto desta subjetividade, então ainda assim isso não deixa de ser real na medida em que é o que podemos experimentar aqui dentro desta ilusão... É como se sonhássemos com um mundo sem gravidade e lá dentro do sonho tivéssemos toda uma explicação "lógica" que validasse aquela "verdade" do sonho, o fato de ela ser uma mentira para além do sonho não invalida que no sonho essas leis seriam as únicas que poderíamos possuir, e lá corresponderiam a nossa "verdade"... Então, você esta certo, essa hipótese não invalida de todo as descobertas cientificas...

Mas, se você de fato assumisse essa possibilidade, as coisas não permaneceriam tão na mesma como você fez parecer. Se o universo é mental, então em hipótese, toda a história mistico-religiosa de que de alguma forma nossa mente pode operar mudanças na materialidade, curas, milagres e o caramba, pode de fato corresponder a uma verdade para aquelas pessoas que consigam transcender a tal ilusão...

Então a minha questão ainda está de pé. Como vocês poderiam me mostrar que esta hipótese é menos cientifica que a hipótese de que o universo é material? Vejam que as consequências são importantes, e pelo menos para mim, ambas as hipóteses parecem exatamente igual, então como escolher entre uma delas...

Para mim, como ambas parecem válidas, eu tento ver qual resolveria mais problemas, qual taparia mais "buracos" lógicos, na minha opinião. E por essa hipótese de uma realidade mental, muitos dos problemas que temos hoje em filosofia e quem sabe até me ciência, poderiam ser melhor entendidos.

Com relação ao dualismo, por exemplo... Mente e matéria são um problema para a filosofia porque apresentam características muito diferentes para podermos afirmar que são uma mesma coisa. Ainda que a ciência também afirme isso, ela não consegue responder de fato sobre essas diferenças, ela não consegue explicar exatamente o que é a mente e nem comprovar sua materialidade total... Só que isso só é complicado para a Filosofia porque aparentemente as propriedades da matéria não podem criar uma mente, mas se invertemos as coisas, isso desaparece porque a mente pode bem criar a ideia de espaço e de matéria. Como prova temos os sonhos que parecem muito reais ainda que só ocorram em nossa mente. Então, logicamente é difícil demonstrar que a mente provem da matéria, mas não é difícil demonstrar que a matéria é que provem da mente. O monismo está salvo, mas invertendo a sua substância.

Sem contar outras questões cientificas que não domino nada, mas me parecem que poderiam ser pensadas por esse prisma sem maiores problemas. Me corrijam as besteiras, mas como não tenho compromisso com a ciência então cogito livremente. A ciência não nos diz que massa é energia? Então a matéria e o mundo físico são energia, certo? E o que é energia? Para mim ao menos, energia parece ser algo como uma força, um impulso, uma vontade, um fluxo. Então, apesar do preconceito de alguns com a metafisica, muitos filósofos metafísicos estão corretos em suas hipóteses...  :hihi:

Heráclito diz que o Todo é movimento, é devir. O que é o movimento? Para mim é nada mais que um objeto se movendo no espaço e no tempo. Vamos decompor essa frase. O que é um objeto? Massa. E o que é massa? Energia. E o que faz com que um objeto(energia) se mova? É a aplicação de energia nesse "objeto"... O que é o tempo-espaço? Uma contagem mental de intervalos armazenados numa "memória", numa "consciência". Então não sei se ficou claro mas se você vai decompondo a coisa, tudo é energia e tudo está sempre ligado a uma consciência. Tudo é ideia e requer conservação ou memória. Pense comigo só podemos dizer que algo se moveu daqui para ali, porque há uma ideia de uma conservação, sabemos que esse objeto permanece de alguma forma... Permanência é memória, pode não ser uma memória consciente, humana, mas de qualquer forma todo o universo depende de uma "memória", de alguma espécie de mente por trás...

Se a massa é um modo da energia, e o movimento de uma massa é uma aplicação de energia sobre ela, então no fim sobra só energia, é só de energia, entendida como uma vontade, e de alguma espécie de memória que estamos falando. Schopenhauer é outro filósofo que acertou, por essa visão. Ele diz que tudo o que existe é a vontade, uma força impessoal, cega, surda e muda que é o próprio universo em movimento, então tudo o que existe, para ele, é essa vontade que a tudo movimenta... O que seria essa vontade senão energia?

Deve ter ficado complicada essa explicação minha, mas como resumo é isso: Sabemos que algo existe, porque estamos aqui, então a verdade e a realidade, seja em que nível for, ela tem que existir. Essa verdade, ou essa realidade não são falseável e portanto não passam de uma hipótese filosófica-metafisica, de algo que provem de uma certeza sensível que todos os seres tem e da onde nenhuma hipótese lógica consegue nos tirar já que se afirmo que a verdade exite, ela existe; se afirmo que não existe, ela também existe, porque isso já é uma afirmação de verdade.  Enfim, desta visão nascem algumas visões de mundo, a materialista que diz que tudo é matéria, a dualista que diz que o universo é um bipartido entre mente e matéria, e uma mentalista que diz que tudo é mente. No fundo todas são hipóteses filosóficas de igual valor, porque a ciência não invalida nem uma, nem outra... Como dito pelo Doubt, sendo tudo matéria ou sendo tudo mente, a ciência teria sua validade preservada... Como saber para além da ciência então, que não pode entrar nesse terreno, com qual visão de mundo ficar?

A questão então é que eu acho que precisaríamos pensar  mais as opções sem preconceito para ver qual daria mais respostas positivas para questões complicadas da filosofia, da ciência e etc... Não entendo como esses questionamentos que afetam diretamente a compreensão do mundo, parece inútil para alguns de vocês...
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 03:06:55 por AleYsatis »
O, Death
O, Death

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2013, 09:44:32 »
De certa forma você respondeu à sua pergunta: se é apenas um universo mental, alguns indivíduos poderiam transcender isso e executar milagres. O problema é que esses milagres não se apresentaram. E seria mental de que ou quem? Tenho a certeza de existir, porque penso e sinto, mas não vejo e penso o que outros pensam e vêem, logo todos a minha volta são ilusões minhas, apenas eu existo? Poderíamos ser construtos dentro de uma simulação, mas mesmo uma simulação  ossui limites e padrões que se repetem, o que parece não haver. Porém, pode  (ou imagina-se) ser falseável, existe um grupo de cientistas que pesquisam se nos encontramos em uma simulação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!