Se a realidade é mental, a mente se convenceu da existência da matéria de tal forma que é como se a realidade fosse material, não sendo possível provar o contrário, fazendo da ciência, de uma forma ou de outra, a ferramenta que mais condiz com a realidade.
De certa forma você está correto. Se o universo é mental e a matéria é um subproduto desta subjetividade, então ainda assim isso não deixa de ser real na medida em que é o que podemos experimentar aqui dentro desta ilusão... É como se sonhássemos com um mundo sem gravidade e lá dentro do sonho tivéssemos toda uma explicação "lógica" que validasse aquela "verdade" do sonho, o fato de ela ser uma mentira para além do sonho não invalida que no sonho essas leis seriam as únicas que poderíamos possuir, e lá corresponderiam a nossa "verdade"... Então, você esta certo, essa hipótese não invalida de todo as descobertas cientificas...
Mas, se você de fato assumisse essa possibilidade, as coisas não permaneceriam tão na mesma como você fez parecer. Se o universo é mental, então em hipótese, toda a história mistico-religiosa de que de alguma forma nossa mente pode operar mudanças na materialidade, curas, milagres e o caramba, pode de fato corresponder a uma verdade para aquelas pessoas que consigam transcender a tal ilusão...
Então a minha questão ainda está de pé. Como vocês poderiam me mostrar que esta hipótese é menos cientifica que a hipótese de que o universo é material? Vejam que as consequências são importantes, e pelo menos para mim, ambas as hipóteses parecem exatamente igual, então como escolher entre uma delas...
Para mim, como ambas parecem válidas, eu tento ver qual resolveria mais problemas, qual taparia mais "buracos" lógicos, na minha opinião. E por essa hipótese de uma realidade mental, muitos dos problemas que temos hoje em filosofia e quem sabe até me ciência, poderiam ser melhor entendidos.
Com relação ao dualismo, por exemplo... Mente e matéria são um problema para a filosofia porque apresentam características muito diferentes para podermos afirmar que são uma mesma coisa. Ainda que a ciência também afirme isso, ela não consegue responder de fato sobre essas diferenças, ela não consegue explicar exatamente o que é a mente e nem comprovar sua materialidade total... Só que isso só é complicado para a Filosofia porque aparentemente as propriedades da matéria não podem criar uma mente, mas se invertemos as coisas, isso desaparece porque a mente pode bem criar a ideia de espaço e de matéria. Como prova temos os sonhos que parecem muito reais ainda que só ocorram em nossa mente. Então, logicamente é difícil demonstrar que a mente provem da matéria, mas não é difícil demonstrar que a matéria é que provem da mente. O monismo está salvo, mas invertendo a sua substância.
Sem contar outras questões cientificas que não domino nada, mas me parecem que poderiam ser pensadas por esse prisma sem maiores problemas. Me corrijam as besteiras, mas como não tenho compromisso com a ciência então cogito livremente. A ciência não nos diz que massa é energia? Então a matéria e o mundo físico são energia, certo? E o que é energia? Para mim ao menos, energia parece ser algo como uma força, um impulso, uma vontade, um fluxo. Então, apesar do preconceito de alguns com a metafisica, muitos filósofos metafísicos estão corretos em suas hipóteses...
Heráclito diz que o Todo é movimento, é devir. O que é o movimento? Para mim é nada mais que um objeto se movendo no espaço e no tempo. Vamos decompor essa frase. O que é um objeto? Massa. E o que é massa? Energia. E o que faz com que um objeto(energia) se mova? É a aplicação de energia nesse "objeto"... O que é o tempo-espaço? Uma contagem mental de intervalos armazenados numa "memória", numa "consciência". Então não sei se ficou claro mas se você vai decompondo a coisa, tudo é energia e tudo está sempre ligado a uma consciência. Tudo é ideia e requer conservação ou memória. Pense comigo só podemos dizer que algo se moveu daqui para ali, porque há uma ideia de uma conservação, sabemos que esse objeto permanece de alguma forma... Permanência é memória, pode não ser uma memória consciente, humana, mas de qualquer forma todo o universo depende de uma "memória", de alguma espécie de mente por trás...
Se a massa é um modo da energia, e o movimento de uma massa é uma aplicação de energia sobre ela, então no fim sobra só energia, é só de energia, entendida como uma vontade, e de alguma espécie de memória que estamos falando. Schopenhauer é outro filósofo que acertou, por essa visão. Ele diz que tudo o que existe é a vontade, uma força impessoal, cega, surda e muda que é o próprio universo em movimento, então tudo o que existe, para ele, é essa vontade que a tudo movimenta... O que seria essa vontade senão energia?
Deve ter ficado complicada essa explicação minha, mas como resumo é isso: Sabemos que algo existe, porque estamos aqui, então a verdade e a realidade, seja em que nível for, ela tem que existir. Essa verdade, ou essa realidade não são falseável e portanto não passam de uma hipótese filosófica-metafisica, de algo que provem de uma certeza sensível que todos os seres tem e da onde nenhuma hipótese lógica consegue nos tirar já que se afirmo que a verdade exite, ela existe; se afirmo que não existe, ela também existe, porque isso já é uma afirmação de verdade. Enfim, desta visão nascem algumas visões de mundo, a materialista que diz que tudo é matéria, a dualista que diz que o universo é um bipartido entre mente e matéria, e uma mentalista que diz que tudo é mente. No fundo todas são hipóteses filosóficas de igual valor, porque a ciência não invalida nem uma, nem outra... Como dito pelo Doubt, sendo tudo matéria ou sendo tudo mente, a ciência teria sua validade preservada... Como saber para além da ciência então, que não pode entrar nesse terreno, com qual visão de mundo ficar?
A questão então é que eu acho que precisaríamos pensar mais as opções sem preconceito para ver qual daria mais respostas positivas para questões complicadas da filosofia, da ciência e etc... Não entendo como esses questionamentos que afetam diretamente a compreensão do mundo, parece inútil para alguns de vocês...