Autor Tópico: O que é Realidadade?  (Lida 12084 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:O que é Realidadade?
« Resposta #25 Online: 24 de Janeiro de 2013, 10:06:00 »
Já não curto metafísica mas essa discussão é o paroxismo dela.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Janeiro de 2013, 10:49:16 »
Eu não consigo conceber maneiras de não chamar a realidade de realidade, e sim de construto mental. É muito egoísmo considerar que o universo à volta é ilusão da minha mente. :P
Isso é sequer verificável. É uma crença, como uma crença qualquer que não pode ser corroborada pela observação alheia.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Janeiro de 2013, 12:28:01 »
Se a realidade é mental, a mente se convenceu da existência da matéria de tal forma que é como se a realidade fosse material, não sendo possível provar o contrário, fazendo da ciência, de uma forma ou de outra, a ferramenta que mais condiz com a realidade.  :P
De certa forma você está correto. Se o universo é mental e a matéria é um subproduto desta subjetividade, então ainda assim isso não deixa de ser real na medida em que é o que podemos experimentar aqui dentro desta ilusão... É como se sonhássemos com um mundo sem gravidade e lá dentro do sonho tivéssemos toda uma explicação "lógica" que validasse aquela "verdade" do sonho, o fato de ela ser uma mentira para além do sonho não invalida que no sonho essas leis seriam as únicas que poderíamos possuir, e lá corresponderiam a nossa "verdade"... Então, você esta certo, essa hipótese não invalida de todo as descobertas cientificas...

Mas, se você de fato assumisse essa possibilidade, as coisas não permaneceriam tão na mesma como você fez parecer. Se o universo é mental, então em hipótese, toda a história mistico-religiosa de que de alguma forma nossa mente pode operar mudanças na materialidade, curas, milagres e o caramba, pode de fato corresponder a uma verdade para aquelas pessoas que consigam transcender a tal ilusão...

As coisas ainda permaneceriam na mesma até que se provasse o contrário. Se a realidade é mental, em tese, é possível transceder a ilusão material, operando milagres, mas na prática, isto ainda não foi não foi demonstrado. Então, para todos os efeitos, a realidade é material, ainda que de fato seja apenas produto da mente. Continua.

Então a minha questão ainda está de pé. Como vocês poderiam me mostrar que esta hipótese é menos cientifica que a hipótese de que o universo é material? Vejam que as consequências são importantes, e pelo menos para mim, ambas as hipóteses parecem exatamente igual, então como escolher entre uma delas...

Para que uma questão seja científica, deve poder ser colocada à prova. Veja resposta acima. A alegação de que a realidade é material pode ser falseada. Basta que alguém possa transceder a ilusão da matéria, operando "milagres", efeitos que não seriam possíveis se a realidade fosse, de fato, material. Então, esta é uma hipótese científica.

Para que seja uma questão científica, a alegação de que a realidade é mental, carece apenas de um experimento semelhante que possa colocá-la à prova.

Para mim, como ambas parecem válidas, eu tento ver qual resolveria mais problemas, qual taparia mais "buracos" lógicos, na minha opinião. E por essa hipótese de uma realidade mental, muitos dos problemas que temos hoje em filosofia e quem sabe até me ciência, poderiam ser melhor entendidos.

Para que seja válida é preciso, ao menos, em tese, poder verificar se uma questão é falsa, por algum experimento, real ou imaginário, como exemplificado acima.

Então, no caso, para todos os efeitos, considera-se que a realidade seja material até o dia em que for possível verificar, por algum experimento, que esta é uma falsa alegação, como, por exemplo, observar, duas ou mais vezes, para ter certeza que não houve falhas no experimento, um feito que não seria possível se a realidade fosse apenas material, mas dualista ou mental. Por isso digo que a ciência não trabalha com verdades, mas apenas conhecimentos, pois o próprio avanço no conhecimento, pode vir a modificar o nosso entendimento atual.

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #28 Online: 24 de Janeiro de 2013, 13:27:55 »
Então, no caso, para todos os efeitos, considera-se que a realidade seja material até o dia em que for possível verificar

Qual é a experiencia que prova que o universo é material?
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Janeiro de 2013, 14:09:40 »
Aceleradores de partícula,  aviões,  maternidades,  ônibus até a esquina. Tudo bate bastante bem.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

• Nível 14
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Janeiro de 2013, 14:21:51 »
Aceleradores de partícula,  aviões,  maternidades,  ônibus até a esquina. Tudo bate bastante bem.
Eu nunca vi eles encostarem uns nos outros... Conseguimos ver o resultado da interação das energias, e energia não é bem material...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Janeiro de 2013, 16:01:59 »
Não,  é partículas mesmo.  Essa hipótese matrix não faz sentido algum.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

• Nível 14
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Janeiro de 2013, 17:22:42 »
Não estou dizendo que é uma matrix, mas, talvez, a nossa realidade não seja tão material e real quanto pensemos. Tudo não passa de energia vibrando.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Janeiro de 2013, 17:31:08 »
E qual hipótese verificável que você fará para tentar sustentar sua afirmação?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

• Nível 14
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Janeiro de 2013, 17:44:25 »
E qual hipótese verificável que você fará para tentar sustentar sua afirmação?

Digo que nossa realidade talvez não seja tão material quanto costumamos pensar pois, até onde sabemos, toda a  matéria é apenas energia, energia que nossa cerebro percebe e interpleta, nós não vemos a realidade, nos somos enganados constantemente pelo cerebro, nunca encostamos em nada, mas, sempre pensamos que o fazemos, vemos cores que não existem, pois são só comprimentos de ondas que a retina traduz em cores. A matéria que vemos não passa de energia condensada, e a matéria que nos forma, e forma a tudo que podemos observar é 99,9% vazio, então, será mesmo que nossa realidade é tão material quanto costumamos a pensar?

Edit: O negrito foi edit
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 17:48:54 por Filosofo Superficial »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Janeiro de 2013, 18:06:45 »
Desculpe mas me parece groselha. Matéria é convertida em energia e vice versa, conseguimos interagir e tocar em coisas e vemos as cores de acordo com o aparato dado pela evolução. 

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

• Nível 14
  • *
« Resposta #36 Online: 24 de Janeiro de 2013, 18:11:38 »
Desculpe mas me parece groselha. Matéria é convertida em energia e vice versa, conseguimos interagir e tocar em coisas e vemos as cores de acordo com o aparato dado pela evolução.
Você pode tocar, e você não pode encostar, e exato, vemos cores, mas, as cores são representações, não são a realidade, não são o que é aquela cor de verdade, que é apenas um comprimento de onda. Transformar matéria em energia é fazer o processo oposto do que ocorreu pra formar a matéria, o big bang foi uma explosão, liberou energia, que formou matéria.

Pergunta off; O que está escrito no seu avatar? Sempre quis saber...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Janeiro de 2013, 18:33:05 »
Eu toco e encosto. Tudo o que vejo sofre influencia do meu humor, cultura  etc.. mas isso não quer dizer que o que vejo não existe ou só existe para mim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 24 de Janeiro de 2013, 18:39:08 »
Você pode tocar, e você não pode encostar, e exato, vemos cores, mas, as cores são representações, não são a realidade, não são o que é aquela cor de verdade, que é apenas um comprimento de onda. Transformar matéria em energia é fazer o processo oposto do que ocorreu pra formar a matéria, o big bang foi uma explosão, liberou energia, que formou matéria.

Pega um carro, acelere até 150 km/h e acerte um poste, veremos como funciona a ilusão de encostar funciona para voce.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Janeiro de 2013, 18:55:19 »
Então, no caso, para todos os efeitos, considera-se que a realidade seja material até o dia em que for possível verificar

Completando a frase que você citou "a ocorrência de eventos que não condizem com um universo material".

Você compreende o princípio de falseabilidade? Não se prova a veracidade de uma hipóstese, apenas sua falsidade, colocando-a à prova. A medida que esta hipótese passa nos testes, sua consistência é reforaçada.

Existe evento conhecido que coloque a materialidade do universo em dúvida?

Offline ShadowThinker

• Nível 02
  • *
« Resposta #40 Online: 24 de Janeiro de 2013, 19:04:01 »

Os "pixels" da nossa realidade.

Em outras palavras: fisicistas descobriram (à algumas decadas já) que as leis do nosso universo se comporta de tal maneira que chegaremos ao pixel, indivisível...

porém um pixel não é coisa de universo de verdade. seria impossível existir o próprio conceito de infinito em um universo feito por pixels...
logo, a materialidade do nosso universo está em dúvida.

existe um fisicista, que eu li, que não tinha dúvidas: "o universo é equivalente à uma simulação, logo, é uma simulação"
----
aqui o link: http://gizmodo.com/5131839/physicists-believe-our-universe-is-one-big-hologram-and-they-may-have-spotted-the-pixels
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 19:08:49 por ShadowThinker »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Janeiro de 2013, 19:23:55 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

• Nível 14
  • *
« Resposta #42 Online: 24 de Janeiro de 2013, 19:58:12 »

Pega um carro, acelere até 150 km/h e acerte um poste, veremos como funciona a ilusão de encostar funciona para voce.

O carro vai amaçar, o posto vai cair, talvez eu morra, e nada tera encostado em nada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Janeiro de 2013, 20:04:27 »
E você morreu porque?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 24 de Janeiro de 2013, 20:07:32 »
Existe discussão mais estranha e non sense do que questionar se o que vemos esta lá ou tudo está na minha cabeça e logo eu interajo com varias facetas de mim mesmo sendo que uma delas eventualmente pode me matar?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

• Nível 14
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Janeiro de 2013, 20:10:20 »
Completando a frase que você citou "a ocorrência de eventos que não condizem com um universo material".

Você compreende o princípio de falseabilidade? Não se prova a veracidade de uma hipóstese, apenas sua falsidade, colocando-a à prova. A medida que esta hipótese passa nos testes, sua consistência é reforaçada.

Bem, tem uns cientistas da NASA que disseram que a ideia de nosso universo ser, na realidade, uma projetação de computador plaúsivel. A ideia foi levantada como brincadeira, logo não foram feitos estudos, mas um deles, numa entrevista (isso faz um tempo que li, não tenho link, nem nada), que não seria impossivel.

Outra questão são os buracos negros, quando eles "absorvem" algum objeto a matéria desaparece, mas, a informação delas não desaparece. Tanto que quando um buraco negro vai liberar matéria ele induz particulas "virtuais" a se tornarem reais através da gravidade. Se isso não é absurdamente estranho, não sei o que. Mas, será mesmo que a matéria que vemos é assim, tão real?

• Nível 14
  • *
« Resposta #46 Online: 24 de Janeiro de 2013, 20:16:56 »
E você morreu porque?

Por perder a capacidade de me manter vivo. Mas, um corpo vivo tem o mesmo tanto de particulas que um morto, então não vejo muita diferença.

Existe discussão mais estranha e non sense do que questionar se o que vemos esta lá ou tudo está na minha cabeça e logo eu interajo com varias facetas de mim mesmo sendo que uma delas eventualmente pode me matar?

Eu não disse que o Universo depende de você existir, mas o SEU UNIVERSO só existe por sua causa, você ve uma cadeira, mas, se você não existi-se, não haveria como você ver aquela cadeira, não haveria como você saber sobre aquela cadeira, logo, para você ela não existiria.

Mas a ideia de tudo ser uma criação da mente coletiva de um ser puxando um ronco é bem interessante...

Eu toco e encosto. Tudo o que vejo sofre influencia do meu humor, cultura  etc.. mas isso não quer dizer que o que vejo não existe ou só existe para mim.

Você nunca encostou realmente em algo, pois se tive-se, estaria ela grudada em você até hoje. Atomos não encostam uns nos outros, quando ocorre, é chamado fusão nuclear, atomos param de se aproximar quando seus campos começam a interagir, sempre existe um espaço (mesmo que minusculo) entre o que você toca, logo, você não encosta.

E Realmente, elas existem, e não só para você, mas, essas coisas existem para você só por que você existe. E sim, essa ideia é bem abstrata, bem fumada e filosofica, nada cientifica.

Essas ideias de qual fala são a mais pura loucura e insanidade, mas, num universo tão insano e absurdo quanto o nosso, acredito que mesmo ideias absurdas mereçam serem ouvidas.

E, o que tem escrito no seu avatar? Estou curioso desde que vi ele.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 20:20:37 por Filosofo Superficial »

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #47 Online: 24 de Janeiro de 2013, 22:41:32 »

Você compreende o princípio de falseabilidade? Não se prova a veracidade de uma hipóteses, apenas sua falsidade, colocando-a à prova. A medida que esta hipótese passa nos testes, sua consistência é reforaçada.

Acho muito engraçado essas discussões, elas viram, viram e o principal ponto que já levantei varias vezes não é respondido... No fim vocês correm sempre para responder usando a ciência e suas regras sem ter me respondido e demonstrado por essas próprias regras a validade da ciência. Eu não sei se ela é universalmente válida, ou apenas mais uma hipótese filosófica..

Então repito: Como saberei se acredito nesta regra da falseabilidade que você propõe? Bem, vamos testa-la por ela mesma, novamente, vamos ver se alguém responde, senão responder, veremos que você usar a regra da falseabilidade para provar algo, é usar uma regra meramente filosófica e infalseável... Então é tão valida a principio quanto as minhas proposições filosóficas...

Se a ciência afirma que a realidade existe e pode ser encontrada, então por mais que alguns aqui digam que não, ela está fazendo uma afirmação de verdade. A ciência trabalha com a ideia de verdade sim. Ela está dizendo, a priori, não só que a verdade existe, mas que pode ser encontrada.

Dai eu pergunto de novo, a afirmação "A verdade existe" é falseável? Não... Sinceramente não entende como isso não incomoda a ciência, os cientistas ou os simpatizantes... 

Ou melhor, o próprio falseabilismo é empiricamente falseável? Se não é, como pode ser uma regra tão válida para testar outras coisas se não se sustenta a si mesma?
Como você mesmo disse a ciência não pode entrar nessa questão. Essa hipótese de um mundo mental não alteraria em nada as validades cientificas aqui dentro deste "sonho" digamos assim...

PS: Acho engraçado também o termo realidade Matrix, da impressão que são ideias novas, copiadas de um filme da década passada...  :biglol: Vários orientalismos já dizem isso desde sempre e incrivelmente as descobertas cientificas cada vez mais vão chegando a conclusões que se parecem sempre com o que essas tradições sempre disseram...

Sutra do coração: Forma não é mais que vazio, vazio não é mais que forma.

Caibalion (Hermetismo):

Lei do Mentalismo: O Todo é Mente; o Universo é mental.
Lei da Correspondência: "o que está fora é o reflexo do que está dentro.
Lei da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.
.
.
.
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 24 de Janeiro de 2013, 23:09:21 »
E você morreu porque?
Por perder a capacidade de me manter vivo. Mas, um corpo vivo tem o mesmo tanto de particulas que um morto, então não vejo muita diferença.

A resposta mais simpática para você é "depende". Depende quanto tempo depois de morto você mede a "quantidade de partículas". E isto é óbvio, pois do contrário ainda veríamos, por exemplo, corpos de T. rex hoje.

Eu não disse que o Universo depende de você existir, mas o SEU UNIVERSO só existe por sua causa, você ve uma cadeira, mas, se você não existi-se, não haveria como você ver aquela cadeira, não haveria como você saber sobre aquela cadeira, logo, para você ela não existiria.

Hein?

Que tipo de arfgumento é este senão uma tautologia? É claro que se alguem não existe, para este 'não-alguem' uma cadeira também não existe.

Você nunca encostou realmente em algo, pois se tive-se, estaria ela grudada em você até hoje. Atomos não encostam uns nos outros, quando ocorre, é chamado fusão nuclear, atomos param de se aproximar quando seus campos começam a interagir, sempre existe um espaço (mesmo que minusculo) entre o que você toca, logo, você não encosta.

A interação no nível atômico proporciona o mesmo efeito que um 'toque', pois do contrário você sequer teria digitado a sua ideia.

E Realmente, elas existem, e não só para você, mas, essas coisas existem para você só por que você existe. E sim, essa ideia é bem abstrata, bem fumada e filosofica, nada cientifica.

O que nada significa, porque o Universo não depende de nós para existir.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Janeiro de 2013, 23:13:25 »

Você compreende o princípio de falseabilidade? Não se prova a veracidade de uma hipóteses, apenas sua falsidade, colocando-a à prova. A medida que esta hipótese passa nos testes, sua consistência é reforaçada.

Acho muito engraçado essas discussões, elas viram, viram e o principal ponto que já levantei varias vezes não é respondido... No fim vocês correm sempre para responder usando a ciência e suas regras sem ter me respondido e demonstrado por essas próprias regras a validade da ciência. Eu não sei se ela é universalmente válida, ou apenas mais uma hipótese filosófica..

Então repito: Como saberei se acredito nesta regra da falseabilidade que você propõe? Bem, vamos testa-la por ela mesma, novamente, vamos ver se alguém responde, senão responder, veremos que você usar a regra da falseabilidade para provar algo, é usar uma regra meramente filosófica e infalseável... Então é tão valida a principio quanto as minhas proposições filosóficas...

Não, as suas proposições não são tão válidas porque mesmo se aceitarmos a ideia que ambas partem de premissas não verificáveis, os resultados de ambas são completamente distintas naquilo que se chama de "realidade objetiva", ou seja, aquilo que é observado na e da Natureza e não daquilo que provem de devaneios mentais de pós-modernistas.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!