Autor Tópico: Os melhores argumentos teístas/deístas/etc, e as melhores e piores contestações  (Lida 18714 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Os melhores argumentos teístas/deístas/etc, e as melhores e piores contestações
« Resposta #100 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 22:40:20 »
1.
Pois eh: foi isso que eu pensei qdo assisti a esse debate. Qual problema em assumir que o universo nao tem mesmo um propósito? Mas se existir Deus, tb nao quer dizer necessariamente que há um propósito tampouco. E Craig afirma que se Deus existe, o universo tem um propósito.
2.
Da mesma forma, ele faz com os valores morais: se os valores morais absolutos existem eh pq existe Deus. Qual problema em dizer que eles nao existem e q sao construção humana.? Craig aí recorre a um apelo emocional, principalmente qdo ele fala que se nao existissem valores morais absolutos tudo seria permitido.
Mas mesmo que tenhamos valores absolutos, nao quer dizer que venham de Deus. Tb possuímos oUtr tipos de valores quase absolutos, com por exemplo para beleza (conforme cada cultura e  época, bem como os morais) e pq diríamos q eles provem de Deus? Ou vai ver que Craig tb acha que vem de deus?

Agora o argumento mais tosco e pouco rebatido para a existência do Deus eh a ressurreição de Cristo. Eh de pasmar que os oponentes nao retruquem as estorinhas da bíblia. Ficam horas arrumando explicações para o sumiço do corpo de Cristo e nem perdem tempo em questionar a própria existência
dele.

Ainda achei estranho no que me pareceu ser a introdução do debate, Craig falando algo como, "mas esse debate não é sobre a existência de Deus, e sim se o universo tem um propósito". A mim isso parece simplesmente estratégia para "complicar"/confundir a coisa, fazer parecer que Dawkins se evadia do problema se optasse por tentar começar pela questão mais fundamental, "se ninguém criou, não tem propósito mesmo". Essas questões são quase que inextrincávelmente ligadas, se não for para fugir muito do sentido implícito de "propósito". Acho que o Dawkins fez uma ótima escolha de argumentação, levando esse aspecto em consideração.

Só fico em dúvida quanto às alfinetadas do tipo "mas aparentemente não são todas as pessoas que quando crescem abandonam as crenças infantis de que tudo tem um propósito", uma semi-sugestão de retardamento mental/infantilidade. Acho que quando as pessoas se sentem ofendidas tendem a descartar mais os argumentos. Pelo que li dos comentários é justamente isso que acontece, o argumento é simplesmente desdenhado como uma ofensa vazia.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Os melhores argumentos teístas/deístas/etc, e as melhores e piores contestações
« Resposta #101 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 23:46:41 »

Ainda achei estranho no que me pareceu ser a introdução do debate, Craig falando algo como, "mas esse debate não é sobre a existência de Deus, e sim se o universo tem um propósito". A mim isso parece simplesmente estratégia para "complicar"/confundir a coisa, fazer parecer que Dawkins se evadia do problema se optasse por tentar começar pela questão mais fundamental, "se ninguém criou, não tem propósito mesmo". Essas questões são quase que inextrincávelmente ligadas, se não for para fugir muito do sentido implícito de "propósito". Acho que o Dawkins fez uma ótima escolha de argumentação, levando esse aspecto em consideração.

Pelo que entendi, a questão "O universo tem um propósito?" foi pré-estabelecida para eles debaterem. Não foi algo lançado pelo Craig do nada.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 23:57:10 »
Sim. O meu ponto é que uma forma de abordar essa questão seria dizer, algo nas linhas de "bem, não há evidências científicas de que o universo tenha sido construído por algum ser consciente, capaz de ter um propósito, então parece que, bem, é isso aí, provavelmente o universo não tem qualquer propósito". Se o Dawkins tivesse optado/ensaiado (se é que isso ocorre) essa abordagem, ela poderia estar meio que "pré-desqualificada" aos olhos de quem assiste/"juízes". Que pensariam, "ah, mas o cara está fugindo do assunto, justamente como o Craig previa que iria fazer".

Por sorte, ou por antever isso, Dawkins usou uma abordagem (a meu ver, menos óbvia, algo inesperada até) que escapa desse problema, falando apenas da possibilidade de "ilusão de propósito", sem "desviar" o foco para a questão de não haver "alguém" para ter propósito para começar. Eu acho que minha tendência em particular seria uma abordagem "para começo de conversa", e cairia nessa suposta armadilha.

O Agnóstico até que tinha mencionado algo mais ou menos nessas linhas, não sei se com esse mesmo objetivo, mas eu ainda assim demorei para perceber essa possível implicação. Esses "debates" me parecem ser (por essa amostra) uma coisa muito mais de estratégias/jogadas para impressionar/não cair em "armadilhas", do que algo objetivo/"científico". Fica a impressão de valer mais a "malandragem" do que estar certo.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #103 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 00:00:32 »
Talvez Buck, porque o debate seja entre ateísmo puro e teísmo puro mesmo. O ceticismo fica um pouco pra escanteio, ou é invocado se for conveniente em algum ponto em especifico.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 00:08:04 »
Eu não falei nada que implicasse "ceticismo". A questão é que Dawkins poderia até mesmo usar o argumento, "não há provas de que exista um deus, para que possa existir um propósito no universo", pois isso tem lógica. Mas a introdução de Craig meio que tenta desqualificar de antemão essa possível abordagem, me parece.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #105 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 00:12:28 »
Sim, seria mais interessante pro Craig desqualificar mesmo. Essa hipótese é plausível se formos levar em conta a exp. em debates do WLC.

- Skid Row

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #106 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 02:12:10 »
Craig é o sujeito que faz esses brilhantes malabarismos retóricos?:

O senhor defende em seu site uma passagem do Velho Testamento em que Deus ordena a destruição da cidade de Canaã, inclusive autorizando o genocídio, argumentando que os inocentes mortos nesse massacre seriam salvos pela graça divina. Esse não é um argumento perigosamente próximo daqueles usados por terroristas motivados pela religião? A teoria ética desses terroristas não está errada. Isso, contudo, não quer dizer que eles estão certos. O problema é a crença deles no deus errado. O verdadeiro Deus não ordena atos terroristas e, portanto, eles estariam cometendo uma atrocidade moral. Quero dizer que se Deus decide tirar a vida de uma pessoa inocente, especialmente uma criança, a Sua graça se estende a ela.

Se o terrorista é cristão o ato terrorista motivado pela religião é justificável, por ele acreditar no Deus ‘certo’? Não é suficiente acreditar no deus certo. É preciso garantir que os comandos divinos estão sendo corretamente interpretados. Não acho que Deus dê esse tipo de comando hoje em dia. Os casos do Velho Testamento, como a conquista de Canaã, não representam a vontade normal de Deus.

O sr. está querendo dizer que Deus também está sujeito a variações de humor? Não é plausível esperar que pelo menos Ele seja consistente? Penso que Deus pode fazer exceções aos comandos morais que dá. O principal exemplo no Velho Testamento é a ordem que ele dá a Abraão para sacrificar seu filho Isaque. Se Abraão tivesse feito isso por iniciativa própria, isso seria uma abominação. O deus do Velho Testamento condena o sacrifício infantil. Essa foi uma das razões que o levou a ordenar a destruição das nações pagãs ao redor de Israel. Elas estavam sacrificando crianças aos seus deuses. E, no entanto, Deus dá essa ordem extraordinária a Abraão: sacrificar o próprio filho Isaque. Isso serviu para verificar a obediência e fé dele. Mas isso é a exceção que prova a regra. Não é a forma normal com que Deus conduz os assuntos humanos. Mas porque Deus é Deus, Ele tem a possibilidade de abrir exceções em alguns casos extremos, como esse.

O sr. disse que não é suficiente ter o deus certo, é preciso fazer a interpretação correta dos comandos divinos. Como garantir que a sua interpretação é objetivamente correta? As coisas que digo são baseadas no que Deus nos deu a conhecer sobre si mesmo e em preceitos registrados na Bíblia, que é a palavra d’Ele. Refiro-me a determinações sobre a vida humana, como “não matarás”. Deus condena o sacrifício de crianças, Seu desejo é que amemos uns ao outros. Essa é a Sua moral geral. Seria apenas em casos excepcionalmente extremos, como o de Abraão e Isaque, que Deus mudaria isso. Se eu achar que Deus me comandou a fazer algo que é contra o Seu desejo moral geral, revelado na escritura, o mais provável é que eu tenha entendido errado. Temos a revelação do desejo moral de Deus e é assim que devemos nos comportar.

Fonte:  http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/e-possivel-acreditar-em-deus-usando-a-razao-afirma-william-lane-craig

O negrito é meu para realçar as "idéias" do grande pensador.  A última é um pérola capaz de fazer cair uma lágrima de emoção de qualquer estudioso em exegética...
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #107 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 08:24:58 »
Mistureba de Ad Hoc com argumentos circulares. Loop sem fim.

Limito-me a rir...
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2013, 08:44:34 por Novag »

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #108 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 21:58:06 »
Olá, sou Novo por aqui  :)

Os argumentos do CraIG ao meu ver são suposicões bonitinhas

No caso do Argumento da Contingência pode-se alegar que Deus é uma suposta explicacão para o Universo e não uma explicacão definitiva, o ponto seria alegar que Deus é uma suposicão. Esse argumento é bem simplório(o do craig) não há nenhuma evidência suportanto este argumento, se seguirmos essa linha chegamos no ponto de que Deus PODE existir e isso não é nada relevante.

Sobre o Cosmológico, novamente temos suposicões Deus PODE ser a causa do universo, por que necessariamente essa causa tem que ser Deus? E nem tudo na natureza precisa de uma causa, o Decaimento Radioativo é uma delas um núcleo atômico instavel pode permanecer instável ou decair a qualquer momento. E o tempo surgiu junto com o universo de acordo com o big bang, se não há tempo não há comeco, se não há comeco, não há causa.

Sobre o Teológico, bem se esse design realmente fosse para a vida, a vida deveria ser abundante no universo, conhecemos muitos planetas e só o nosso tem vida, acho que deu um bug no projeto do design.

A moralidade poderia ser explicada de uma outra forma sem a necessidade de Deus, pelo processo evolutivo. Uma espécie com a capacidade de desenvolver regras para decidir o que é certo e o que é errado é uma vantagem para a sobrevivencia da espécie, pois isso irá dar uma maior estabilidade à populacão. Claro, não é algo perfeito e muda  conforme o tempo passa, mas essa capacidade de elaborar regras já irá trazer uma organizacão já beneficia muito, pois uma espécie com regras se desenvolve melhor do que uma sem regras(o rly?). Estou especulando, mas isso é uma alternativa à moral vinda de Deus, que também é uma especulacão.

Os argumentos do Craig não são nada demais, o que ele tem de bom é a retórica e a sua experiência em debates. Como ele é um filósofo, uma boa alternativa seria explorar conhecimentos científicos e evitar bater "pau a pau" com ele, mas alguns Ateus acham que crente é tudo igual e não se preparam para debater, hitchens foi um exemplo deles.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #109 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 22:30:41 »
Acho que seria interessante marcar posição desde o início de não rebater argumentos puramente filosóficos justificando isso no fato de que esse tipo de argumento não é adequado ao tipo de discussão, que coerência lógica não implica validade empírica, etc.

Quanto ao argumento Kalam, é matematicamente discutível a premissa que afirma a inexistência de infinitos reais. Mas uma premissa que nunca vi ninguém questionar, e que é normalmente aceita como válida, é a que iguala a passagem do tempo a um sequência numérica simples, para concluir em seguida, com base na premissa da impossibilidade de infinitos reais, que o tempo é finito e, portanto que teve um começo.

Ora, essa suposição não é válida porque logicamente o tempo não é simplesmente uma sucessão de momentos, uma mera contagem, como pressupõe Craig.  Nosso conhecimento atual sobre a natureza do tempo é muito escasso para que possamos fazer esse tipo de afirmação. Na verdade, por mais contra-ituitivo que seja, a física atual tem indicado que o tempo não é um fluxo ou ou transcorrer como o percebemos, ou seja, que o tempo não passa como o percebemos.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #110 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 00:10:48 »
Uma coisa interessante nos debates dele são que ele sempre diz(ou quase)
"Se as premissas são corretas a conclusão necessariamente e inescapavelmente também é correta"

Também nunca vi nenhum dos seus oponentes contestar essa afirmacão, e acho que seria interessante atacar esse argumento. Bem mais fácil do que tentar atacar as premissas.

Vi um exemplo interessante enquanto pesquisava alguns debates dele.

1.Temos que quando aplicamos uma forca a um objeto em movimento ele se move mais rápido que antes
2. Uma cadeira é um objeto.
3. Se uma cadeira, movendo-se na velocidade da luz for "empurrada para frente" se moverá mais rápido que velocidade da luz

Premissas verdadeiras, conclusão falsa, pois viola a relatividade. Esse exemplo poderia ser aplicado no caso de atacar o argumento do Craig? Ou há alguma incoerência nele?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #111 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 08:37:52 »
Todo argumento cosmológico é problemático porque parte da pressuposição de que é possível se chegar a conclusões sobre fatos naturais, como a origem e natureza do universo, do tempo, etc, com base apenas em raciocínio abstrato e lógica, o que obviamente é falso. Ora, se com o uso de todo o conhecimento científico, dados observacionais e tecnologia de ponta pouco conseguimos descobrir sobre essas questões que dirá fazendo uso apenas da razão. 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 21:12:38 »
Quanto ao argumento Kalam, é matematicamente discutível a premissa que afirma a inexistência de infinitos reais.

Se essa premissa é aceita, isso não deveria encerrar o assunto a favor do ateísmo, para começar?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #113 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 21:28:23 »
Quanto ao argumento Kalam, é matematicamente discutível a premissa que afirma a inexistência de infinitos reais.

Se essa premissa é aceita, isso não deveria encerrar o assunto a favor do ateísmo, para começar?

Para começar, o argumento como apresentado pelo Craig é uma piada. Quem pode levar a sério um argumento que conclui que tudo que existe foi criado magicamente por uma pessoa com superpoderes?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #114 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 21:32:43 »
*apagada por duplicidade. Pior que digitar do celular é digitar no celular com uma droga de internet dando erro toda hora.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 21:37:16 por West »

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #115 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:31:10 »

Para começar, o argumento como apresentado pelo Craig é uma piada. Quem pode levar a sério um argumento que conclui que tudo que existe foi criado magicamente por uma pessoa com superpoderes?

Isto que não entendo. Por que os caras aceitam participar de um debate com um oponente que não levam a sério? :/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 22:37:13 »

Isto que não entendo. Por que os caras aceitam participar de um debate com um oponente que não levam a sério? :/

Eles aceitam porque acham que a platéia quer ouvir somente o lado da Ciência o que não é, nem de longe, a verdade.
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #117 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 23:47:08 »
Não respondi antes porque estava num lugar que só pega sinal de fumaça.  :P

Talvez eu não esteja conseguindo antever a possível réplica... mas qual seria o problema em responder algo nas linhas de...

Continuando. Como li num daqueles links que você postou que foi o Craig quem venceu esse debate, supus que deve ter sido porque o Dawkins não respondeu diretamente às questões, porque, honestamente, me pareceu que ele argumentou bem. Então, se for este o caso, creio que se o oponente fosse você, com a respost;a que deu, também não venceria. Mas é só um chute. Nem sei quem avalia ou qual o critério [1].

Também estou chutando, mas acho que o Dawkins talvez não precisasse responder ao Craig naquele momento, talvez fosse algo como "colocações introdutórias" de cada um, não sei. Porque realmente o Dawkins simplesmente não se dirigiu a nenhum ponto feito pelo Craig, se me lembro, só falou sobre uma "ilusão de propósito".

Provavelmente. O debate deve ter continuação. Também pensei nisso, mas estava sem tempo de pesquisar e acabei deixando passar. Acho que não quero nem ver. :/ 

O Craig construiu seus argumentos em cima da definição que deu para o mal, assim, me parece que para vencê-lo você teria que ir direto ao ponto, discordar da definição dele, propondo uma melhor ou concordar com a definição dele, mas demonstrar que ela leva a outra conclusão em vez de especular sobre possibilidades.

Eu não me lembro bem da "definição" que ele deu, o mais parecido que me lembro foi ter dito que "nosso senso do que é o bem e mal só podem vir de Deus", e isso me parece provavelmente mais importante do que qualquer definição que tenha dado.

Foi a que eu transcrevi mais a frente. Não me lembro dele ter alegado isso do "nosso senso do bem e mal só podem vir de deus" como premissa. Acho que essa foi a conclusão da análise da definição. Não?

Eu, reconhecidamente, não tenho habilidade em debates, mas vou tentar explicar porque a argumentação do Craig me pareceu genial e acho que se você fosse o oponente, ao menos, com essa resposta, perderia o debate.

Em vez de concluir pela existência de deus a partir do fatos para defender a idéia de que o universo tem um propósito, como eu esperava, isso sim, seria tosco, ele conclui, a partir de uma conclusão anterior, a de que a maldade no mundo não condiz com a crença na existência de um deus, que a própria conclusão se contradiz, motivo porquê se opõe a ela.

Esse lado me passou completamente batido, e ao mesmo tempo nem percebo como algo exatamente impressionante ou "efetivo". Essa coisa de "a maldade do mundo não condiz com a existência de um deus", foi colocação dele, totalmente. Não é um argumento que faz muito sentido, do ponto de vista de existência de deus(es), falaria no máximo apenas de caráter, intenções, ou capacidades. Da mesma forma que não dizemos que Hitler não existiu porque foi um cara mau.

Assim pouco importa, acho, se ele consegue usar de uma lógica razoável para se livrar desse problema que ele mesmo trouxe (aparentemtente), se as premissas são questionáveis. Ao mesmo tempo não me parece particularmente importante tentar manter aquele problema inicial que ele mesmo trouxe, o "problema do mal".

Pelo que eu entendi, não foi o Craig quem levantou a questão do "problema do mal", ele apenas trouxe a questão para o debate. Até citou, não me lembro o nome, quem propôs a questão. Um ateu, suponho, já que essa é uma questão comumente levantada por ateus para questionar a existência de deus ou de um deus benevolente, enfim.

Para isso, define o mal como um desvio no modo pelo qual acreditamos (ateus, inclusive) que as coisas deveriam ser. Então, demonstra que a própria crença no modo pelo qual as coisas deveriam ser, que é o que nos permite perceber a maldade, pressupõe a existência de uma moral absoluta, a qual deveríamos obedecer para que não existisse maldade, o que por sua vez, pressupõe a existência de uma lei moral, que nos precede. Daí tira o suporte para o argumento da necessidade de deus.

Sim, esse foi o ponto principal que eu questionei. Simplesmente não é necessária a existência de deuses para termos valores morais.

A forma como ele define e analisa o problema é que faz necessária a existência de deus ou assim entendi.

Do que se conclui, pela lógica, que o simples fato dos próprios ateus seguirem essa linha de raciocínio, demonstra como mesmo inconscientemente (ainda nos faz parecer ingênuos) somos conduzidos pela intuição de que o universo tem um propósito.

Não entendi bem qual linha de raciocínio "os próprios ateus" estão seguindo. A simples consideração de que existem coisas que consideramos más? Ou "o problema do mal" usado como questionamento da existência de deus(es)? O primeiro não precisa de maneira alguma de vir por qualquer intuição de propósito no universo, e o segundo, ainda que falho no que se refere a um questionamento específico à existência de deuses (e não apenas características), também não requer nenhuma intuição de propósito, ou qualquer perspectiva contraditória.

Vou tentar explicar. Ele define o mal como "um desvio no modo pelo qual as coisas deveriam ser". Então, ele analisa, se concordamos com isso, temos que admitir que concordamos que há um modo pelo qual as coisas deveriam ser, ou seja, um plano, um propósito, uma lei moral, absoluta, que nos precede, o que requer um legislador. Ou seja, diz ele, com minhas palavras, o problema do mal, comumente levantado por ateus, antes aponta para a existência de deus que para sua inexistência.

Num apanhado geral, o que eu percebi foi que ele começa a introdução sobre o tema "se o universo tem um propósito", mas interrompe, fazendo um desvio para demonstrar que o ateísmo falha em fornecer um sentido moral, mas conclui, ele próprio que isso não prova que deus existe, então retoma o assunto, abordando a questão do "problema do mal".

Percebe a armadilha? Ou você questiona a definição dele e, consequentemente, sua conclusão ou não. Se questiona, você terá que admitir que o mal é relativo, o que pode ser uma cilada. O que não faltam são argumentos que podem fazê-lo tropeçar em suas próprias palavras, sobretudo, num debate ao vivo. Se não questiona dá razão a ele.

Continuo achando-o perspicaz. Ele amarra as idéias de uma forma admirável, fazendo desvios estratégicos, mas sem perder o foco, num tom amigável, mas sempre firme e confiante. Além da experiência e habilidade que aparentemente faltam aos oponentes.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #118 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 23:58:04 »

Eles aceitam porque acham que a platéia quer ouvir somente o lado da Ciência o que não é, nem de longe, a verdade.

O lado da ciência? Sobre credulidade, religiosidade, espiritualidade? Custo muito a acreditar que isso tenha algo a ver com ciência.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #119 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 08:17:34 »
A ciência somente se atem ao real, logo a afirmação de que existe um ser superpoderoso responsável por tudo que existe pode ser verificada cientificamente muito mais adequadamente que por meio de raciocínio puro. E advinha só qual a evidência científica que temos a favor de uma pessoa superpoderosa que por mágica criou o universo?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #120 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 08:23:42 »
por isso que falei anteriormente que num debate como esses é essencial desde o início deixar claro que você  somente se aterá a fatos e evidências. Toda e qualquer argumentação puramente racional não amparada por evidências deve ser de plano descartada sob o risco de se deixar o debate seguir um rumo que poderá levar a uma discussão sobre o sexo dos anjos.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #121 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:22:03 »
Mostrar uma teoria natural que fala que o universo não teve um comeco, por exemplo a teoria do universo cíclico, e usar a navalha de Ockham já é uma boa, pois o próprio Craig já disse em um dos seus debates(Com um cientista chamado Victor Stenger no "Is there a God?") que concorda que explicacões naturais são melhores que sobrenaturais.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #122 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:41:18 »
Acho que eu não peguei o espírito do tópico e estou aqui só dando voltas atrás do rabo.  :lol:

O que é um debate sobre os melhores argumentos deístas/teístas/etc e as melhores e piores contestações senão uma discussão sobre o sexo dos anjos?  :o

Se for para se ater somente aos fatos e evidências para quê debate? Basta dizer que não existem. Pronto. Debate encerrado. Venci!  :P

West, esse tipo de debate não é científico. É filosófico. Groselha, se preferir. Se as idéias não correspondem aos fatos, azar dos fatos. O que está em disputa é a desenvoltura dos debatedores, sua habilidade, perspicácia, capacidade de articulação. O que, aliás, é óbvio, senão o Craig jamais venceria.   ::)

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #123 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 12:30:43 »
Acho que eu não peguei o espírito do tópico e estou aqui só dando voltas atrás do rabo.  :lol:

O que é um debate sobre os melhores argumentos deístas/teístas/etc e as melhores e piores contestações senão uma discussão sobre o sexo dos anjos?  :o

Se for para se ater somente aos fatos e evidências para quê debate? Basta dizer que não existem. Pronto. Debate encerrado. Venci!  :P

West, esse tipo de debate não é científico. É filosófico. Groselha, se preferir. Se as idéias não correspondem aos fatos, azar dos fatos. O que está em disputa é a desenvoltura dos debatedores, sua habilidade, perspicácia, capacidade de articulação. O que, aliás, é óbvio, senão o Craig jamais venceria.   ::)

A questão é que o Deus defendido pelo Craig é o deus Cristão, um deus que deveria deixar evidências da sua existência, portanto é possível sim colocar o debate em um nível científico, um deus que interfere na sua criacão deveria ser observável.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #124 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 14:28:55 »
Não me referi diretamente ao tema do tópico que sei diz respeito a argumentos em geral seja científicos, filosóficos, etc, mas a abordagem que julgo ser mais adequado ao se debater com caras como o Craig. A principal estratégia dele é justamente essa, de levar o debate para o campo pantanoso da argumentação filosófica onde os fatos ficam em segundo plano é mais trabalhoso para o oponente encontrar falhas lógicas (que mesmo assim existem aos monstes na argumentação do Craig. Pelo que vi, penso que o Dawkins usou dessa abordagem, só acho que o erro dele foi não ter deixado isso claro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!