Autor Tópico: Tragédia em Santa Maria (RS)  (Lida 22946 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Tragédia em Santa Maria(RS)
« Resposta #25 Online: 27 de Janeiro de 2013, 18:32:40 »
Fiscal recebe para fiscalizar, se ele não está cumprindo sua função então o que ele está fazendo? O lugar está sem documentação desde agosto, funcionando normalmente desde agosto, numa cidade pequena e o lugar é famoso em toda região. Mas não, tadinho do fiscal, ele não tem obrigação de fiscalizar e punir quem não cumpre a legislação. Oh Wait........

Bem, eu sou fiscalizado todo ano e os fiscais não aparecem todo dia para ver como estão as coisas, até porque é impossível fazer isso. A Vigilância vem, vê se tudo está de acordo (e mudam as exigências todo ano), eles anotam tudo que deve ser providênciado para o ano e entregam o boleto para pagar a taxa na prefeitura. Depois de 30 a 90 dias voltam para ver se está tudo certo e daí chega o alvará pelo correio. São vários estabelecimentos para fiscalizar, fora as denúncias para averiguar.

É uma cidade pequena, fiz uma busca rápida e contei umas 15 casas noturnas na cidade, o lugar esta sem alvará e funcionando normalmente, se for como uma balada normal isso significa umas 4 noites por semana durante 5 meses, e era uma das mais populares da cidade, o que obviamente deveria chamar a atenção dos fiscais.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:08:00 »
Notícia terrivelmente triste, principalmente pelo fato de centenas de pessoas terem perdidos suas vidas devido ao uso de fogos de artifício dentro de uma boate fechada cujo teto era revestido de isolamento acústico, que pela sua constituição, propaga rapidamente o fogo, consumindo o oxigênio disponível e liberando uma fumaça asfixiante,

Mais triste ainda é pensar que há vários outros estabelecimentos do mesmo tipo em potencial risco.

Lamentavelmente, desta vez foi um show pirotécnico, amanhã pode ser um curto, um superaquecimento no sistema elétrico, etc...

Eu gostaria de descartar a sorte, mas a vezes, a impressão que dá é de que muitos estabelecimentos abrem e fecham diariamente suas atividades considerando ela (a sorte) como fator de segurança,

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:14:08 »
Fiscal recebe para fiscalizar, se ele não está cumprindo sua função então o que ele está fazendo? O lugar está sem documentação desde agosto, funcionando normalmente desde agosto, numa cidade pequena e o lugar é famoso em toda região. Mas não, tadinho do fiscal, ele não tem obrigação de fiscalizar e punir quem não cumpre a legislação. Oh Wait........

Bem, eu sou fiscalizado todo ano e os fiscais não aparecem todo dia para ver como estão as coisas, até porque é impossível fazer isso. A Vigilância vem, vê se tudo está de acordo (e mudam as exigências todo ano), eles anotam tudo que deve ser providênciado para o ano e entregam o boleto para pagar a taxa na prefeitura. Depois de 30 a 90 dias voltam para ver se está tudo certo e daí chega o alvará pelo correio. São vários estabelecimentos para fiscalizar, fora as denúncias para averiguar.

É uma cidade pequena, fiz uma busca rápida e contei umas 15 casas noturnas na cidade, o lugar esta sem alvará e funcionando normalmente, se for como uma balada normal isso significa umas 4 noites por semana durante 5 meses, e era uma das mais populares da cidade, o que obviamente deveria chamar a atenção dos fiscais.
Barata, esse pessoal não fiscaliza apenas casas noturnas. No caso da Visa, são todos os estabelecimentos que trabalham com manipulação de alimentos e estabelecimentos de saúde. Os bombeiros tratam de todos esses estabelecimentos mais os estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #28 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:32:25 »
Tomei a porrada por telefone.
Minha amiga e colega da rotina na Unidade Coronariana está entre os mortos.
Recebi a noticia à tarde e estou de plantão hoje , fizemos uma corrente avisando todos os amigos. Estava de férias e foi ao show com o namorado ( o nome dele já foi divulgado , mas o dela não).
Eu tinha um fio de esperança que ela estivesse entre os feridos e não nos oito militares mortos mas o corpo foi reconhecido por duas pessoas.
Amanhã vou ver como fica a questão do traslado e do sepultamento.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:35:14 »
Tomei a porrada por telefone.
Minha amiga e colega da rotina na Unidade Coronariana está entre os mortos.
Recebi a noticia à tarde e estou de plantão hoje , fizemos uma corrente avisando todos os amigos. Estava de férias e foi ao show com o namorado ( o nome dele já foi divulgado , mas o dela não).
Eu tinha um fio de esperança que ela estivesse entre os feridos e não nos oito militares mortos mas o corpo foi reconhecido por duas pessoas.
Amanhã vou ver como fica a questão do traslado e do sepultamento.

Tristeza.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #30 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:42:18 »
Sinto muito.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #31 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:43:48 »

Barata, esse pessoal não fiscaliza apenas casas noturnas. No caso da Visa, são todos os estabelecimentos que trabalham com manipulação de alimentos e estabelecimentos de saúde. Os bombeiros tratam de todos esses estabelecimentos mais os estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais.

Casa noturnas funcionam a noite Derfel,  devem ser fiscalizadas no seu horário de funcionamento, não adianta ir de dia pra ver se ela está funcionando ilegalmente. Eu imagino que numa cidade pequena não deve ter tanta coisa funcionando a noite que não de para fiscalizar um estabelecimento famoso funcionando ilegalmente durante 5 meses
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:45:56 »
Pior é pensar que daqui a alguns meses (dias) vai aparecer alguém dizendo que essas pessoas haviam combinado desencarnar juntas por causa de algum evento que fizeram em alguma vida passada e estavam pagando algum karma...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:47:41 »

Casa noturnas funcionam a noite Derfel,  devem ser fiscalizadas no seu horário de funcionamento, não adianta ir de dia pra ver se ela está funcionando ilegalmente. Eu imagino que numa cidade pequena não deve ter tanta coisa funcionando a noite que não de para fiscalizar um estabelecimento famoso funcionando ilegalmente durante 5 meses

E há a necessidade de ir durante o período de funcionamento? :hein:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:55:47 »
Como você vai saber se um lugar abre ilegalmente te se você só vai lá na hora que ele está fechado?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Tragédia em Santa Maria (RS)
« Resposta #35 Online: 27 de Janeiro de 2013, 20:53:46 »
Você não precisava ir lá pra ver se estava abrindo, né. É a segunda maior casa da cidade, tem festas praticamente todos os dias, e nessa época, muitas festas universitárias. E todas as festas eram amplamente divulgadas pela casa.

Eu não faço a mínima ideia de como funciona a questão do alvará. Talvez estivesse em tramitação para renovar, e poderia estar aberto neste caso, talvez devesse estar fechada. Não sei. O fato é que ela não abria "às escondidas". Todos sabiam que ela abria, assim como as autoridades. Se ela não poderia estar abrindo, concordo com o Barata, falha de quem fiscaliza e impede que isso aconteça (ela abrir) e/ou multe, sei lá.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:11:18 »
Não entendi a culpa da fiscalização. Não foi um infeliz quem acendeu um sinalizador dentro da boate?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:14:01 »
Não entendi a culpa da fiscalização. Não foi um infeliz quem acendeu um sinalizador dentro da boate?

Se a fiscalização tivesse feito seu trabalho aquele lugar nem deveria estar aberto. Se não tivesse  aberto ninguém teria morrido.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #38 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:28:50 »

É, mesmo que um fiscal fosse lá no momento em que fogos foram acesos, é provável que o mesmo morresse também.

A questão é que sem a fiscalização e a devida documentação em dia, seja por irregularidades, seja por demora no processo, há também a irresponsabilidade da casa de permitir tal evento pirotécnico, ainda mais quando se trata de um ambiente para grandes aglomerações,

Foi o que eu disse mais acima: como alguém faz um show pirotécnico numa casa acústicamente isolada? Também há outras questões envolvidas, pois um simples curto circuito poderia provocar a mesma tragédia não somente neste estabelecimento, mas em vários por todo o Brasil.

Agora, se as licenças de funcionamento, incluíndo a vistoria dos bombeiros é ou não rigorosa, se a casa foi notificada por saídas de emergência ineficientes, risco elétrico, pouca ventilação e tudo mais, então aí temos vários outros problemas e obviamente que um estabelecimento nestas condições não poderia estar em funcionamento,

Esta triste notícia não tem outro nome senão tragédia mesmo, algo simplesmente terrível,

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #39 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:31:59 »

Se a fiscalização tivesse feito seu trabalho aquele lugar nem deveria estar aberto. Se não tivesse  aberto ninguém teria morrido.

Como o cara que foi multado por dirigir sem CNH, teve o veículo entregue a um responsável e mais à frente pegou a direção novamente e matou 3 pessoas. Culpa da fiscalização, né?

Eles não possuíam alvará, haviam sido notificados por funcionar sem alvará e mesmo assim a culpa é da fiscalização, certo?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:40:09 »
Em parte eu concordo com você.
Mas você tem certeza que de maneira nenhuma aquilo estaria funcionando? [1] O cara pode ter entrado com o pedido, [2]o cara pode ter aberto à revelia, [3]realmente é fechado estabelecimentos que funcionam sem alvará?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:41:51 »
Imaginava que mais importante que saídas extras (até porque a "vazão" em si vai ser mais importante que o número) fosse um sistema anti-incêndios decente. Pelo visto, se tinha algum, não adiantou nada. :|

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:42:39 »
A questão é que sem a fiscalização e a devida documentação em dia, seja por irregularidades, seja por demora no processo, há também a irresponsabilidade da casa de permitir tal evento pirotécnico, ainda mais quando se trata de um ambiente para grandes aglomerações,

Foi o que eu disse mais acima: como alguém faz um show pirotécnico numa casa acústicamente isolada? Também há outras questões envolvidas, pois um simples curto circuito poderia provocar a mesma tragédia não somente neste estabelecimento, mas em vários por todo o Brasil.
Talvez nem tenha permitido, viu. O idiota foi lá e acendeu a bodega e pronto.
Agora, se as licenças de funcionamento, incluíndo a vistoria dos bombeiros é ou não rigorosa, se a casa foi notificada por saídas de emergência ineficientes, risco elétrico, pouca ventilação e tudo mais, então aí temos vários outros problemas e obviamente que um estabelecimento nestas condições não poderia estar em funcionamento,

Esta triste notícia não tem outro nome senão tragédia mesmo, algo simplesmente terrível,
Concordo.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:43:40 »
Imaginava que mais importante que saídas extras (até porque a "vazão" em si vai ser mais importante que o número) fosse um sistema anti-incêndios decente. Pelo visto, se tinha algum, não adiantou nada. :|
E eu não faço a menor ideia de quantas são as saídas de emergência necessárias em algum estabelecimento.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #44 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:04:57 »
E há a necessidade de ir durante o período de funcionamento? :hein:
Claro, principalmente se for por causa de uma denúncia de irregularidade. Existe fiscais que trabalham em uma espécie de plantão e em horários noturnos, justamente pra fiscalizar essas casas de shows.

Aqui em Curitiba tem fiscais que fazem a fiscalização desses estabelecimentos no horário de funcionamento.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #45 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:08:21 »
E eu não faço a menor ideia de quantas são as saídas de emergência necessárias em algum estabelecimento.
Tem que ter mais do que zero pelo menos.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:21:50 »
Acho que varia em cada município.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:37:30 »
Tem que ter mais do que zero pelo menos.
Sim, né flor. Do contrário ninguém entra. :P

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:38:54 »
Acho que varia em cada município.
Talvez a metragem influencie também e pra qual seria a finalidade do mesmo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #49 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:41:42 »

Como o cara que foi multado por dirigir sem CNH, teve o veículo entregue a um responsável e mais à frente pegou a direção novamente e matou 3 pessoas. Culpa da fiscalização, né?

Eles não possuíam alvará, haviam sido notificados por funcionar sem alvará e mesmo assim a culpa é da fiscalização, certo?

Claro,  é a mesma coisa.  Não importa que a casa funciona a 5 meses e que anuncia aos 4 cantos que está funcionando. Mas é a mesma coisa que um motorista dirigindo na noite escura sem ninguém ver. Comparação ideal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!