Já que o assunto é segurança, estou meio intrigado com o prédio no qual estou trabalhando.
Ele tem 4 andares e o seguinte layout: uma quadrado maior com um quadrado menor no meio. O quadrado menor geralmente é dividido em dois, sendo um uma sala de reunião e outro para outro setor do tipo xerox, etc. Em um dos lados do quadrado maior ficam os banheiros, em outros dois lados as salas do pessoal, e no lado restando um elevador e as (sim, com "S") escadas de emergência.
Pois bem, como frisei acima, são duas escadas de emergência. Você deve estar pensando "uau, que prédio seguro e sensual", só que o porém é que, uma das escadas só desce, e a outra só sobe. Ou seja, se você estiver no terceiro andar e descer de escada, vai sair no segundo andar e ter que caminhar uns 5 metros para pegar a escada que desce pro primeiro, pois o elevador ainda fica entre elas.
Eu fico pensando em um caso de incêndio no 2º ou 1º andares, o que o pessoal do(s) andares acima faz? Pessoa no 3º andar e incêndio no 2º e 3º andar: sai da escada de incêndio no 2º andar, se chamusca um pouco, desce para o primeiro andar, se chamusca mais um pouco, e só então desce para o Térreo. Isso no cenário em que o incêndio não impossibilita completamente ir de uma porta a outra.
Não faço ideia de como deixam construir algo assim, e pior, como dão alvará pra isso.