Autor Tópico: Tragédia em Santa Maria (RS)  (Lida 22950 vezes)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:Tragédia em Santa Maria (RS)
« Resposta #125 Online: 29 de Janeiro de 2013, 19:37:48 »
"Sinto muito pelos seus filhos mortos, mas os culpados foram vocês mesmos."

Babaca.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 29 de Janeiro de 2013, 20:08:36 »
Ocorreu-me a possibilidade de detectores de fumaça e alarmes de incêndio, só que acho que isso não adianta numa boate onde talvez as pessoas possam fumar e pode haver efeitos como fumaça de gelo seco.

Não sei, acho que talvez eles requeiram mais fumaça do que a que vem de cigarros para funcionar, e acho que a de gelo seco talvez nem o ativasse, até por tender a descer. Mas talvez existam detectores de incêndio baseados em calor, mas eu acho que o principal mesmo deve ser aqueles sistemas de encanamentos com aspersores no teto, mesmo que acionado manualmente.

Se bem que talvez o que mais tenha feito a diferença no caso tenha sido falta de exaustores*, acho, sei lá.

* se é que existem com tal aplicação/tem a menor relevância para isso, só imaginei que talvez ocorram  situações de incêndio onde, como foi o caso, a fumaça é o maior problema, e não tanto o fogo em si.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 29 de Janeiro de 2013, 20:09:00 »
se ele estivesse na boate o incêndio não teria ocorrido  :enjoo:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #128 Online: 29 de Janeiro de 2013, 20:13:52 »
E como seria? O poder público ofereceria prazos de adequação e linhas de finaciamento e os empresários assinariam TACs, se comprometendo a fazer as modificações.
Linhas de financiamento?

Aqui não. A maioria dessas casas noturnas só tem um dono, que as vezes é dono de 3 ou 4 estabelecimentos. O dono sabe que deveria ter segurança, e não faz porque não tem dinheiro, só não faz porque age de má fé e espera que tragédias nunca aconteçam (igual o dono da boate Kiss).

Isso é coisa de empresário latino, faz m*%da e espera que o governo dê dinheiro e resolva o problema. Temos que cortar esse ciclo.

Do contrário, ou serão fechadas dezenas de casas noturnas (com desemprego e perda de arrecadação) ou ocorrerão outras tragédias (o que é pior, porque neste caso serão perdidos seres humanos).
Que seja. Se esse for o preço pra gente não ter esses empresários com boas características latinas (que manda fechar as portas em incêndio, que financia campanhas políticas pra obter favor do governo, irresponsável e que não segue as leis porque conta com a sorte).

É duro ver que essa praga de irresponsabilidade e que não valoriza a vida não seja só coisa do Brasil, e sim de todos os países vizinhos e latinos. Deve ser porque (os empresários e politicos) estão mal acostumados, vivem de privilégios desde que o primeiro europeu pôs os pés aqui.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #129 Online: 29 de Janeiro de 2013, 20:25:42 »
Os seguranças que bloquearam as portas tiveram a mesma "leitura" da situação de quem não estava no lado do placo (não sei se vc viu a planta baixa do local). O seja, que estava ocorrendo uma briga.

Como a Boite não tinha nenhum alarme ou sinalização, que desse a oportunidade destes seguranças perceberem o que realmente ocorria, acho injusto pegá-los para cristo.
Injusto até acontecer outro incêndio e os seguranças (sabendo que nunca serão responsáveis por nada) bloquearem a porta e mais 200 pessoas morrerem .

E se tudo que você disse fosse verdade, então porque existe relatos de um momento onde as pessoas pararam de sair, e outros dizendo que os seguranças falaram que o incêndio tava sendo controlado e que as pessoas podiam ficar lá dentro e pagar as comandas. Viu o video de como um incêndio se espalha rápido? Como o fogo toma conta?

Um dia, você pode estar num supermercado e ele começar a pegar fogo, aí os seguranças vão impedir as pessoas de saírem, igual no Ycua Bolaños. Por que é difícil perceber que se não punimos agora os seguranças, abrimos precedentes pra que isso aconteça de novo.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #130 Online: 29 de Janeiro de 2013, 20:48:47 »
Sim, agora ele começou a fazer discursos fascistas do tipo "quem não está conosco, está contra nós".

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=530652903631963&set=a.191647587532498.43552.172083906155533

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/379192_530652903631963_1611931781_n.jpg

Putz, que ridículo.

Tem esse tom bem "conosco ou contra nós" mesmo, sendo que parece passar a impressão que a pessoa já se enquadra como "contra" por qualquer crítica que possa se imaginar. Meio como se só houvesse um meio de fazer algo quanto a direitos de ateus sendo violados(?), ou se isso tivesse que vir com outras coisas inquestionáveis no pacote.

A parte de "não se engane, os religiosos estão todos contra nós; só os seguidores de deuses é que tem direito a alguma coisa" também soa de forma realmente fascista...

Sorte a nossa que isso não deve durar muito tempo mesmo.

Desculpe a resposta de um comentário tão antigo, mas só vi isso agora, só para atualizar as repercursões.

"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 29 de Janeiro de 2013, 21:54:40 »
Cibercriminosos usam tragédia de Santa Maria para aplicar golpes na web

Cibercriminosos brasileiros estão já usando a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para roubar dados bancários e pessoais de internautas. A informação foi divulgada pela Kaspersky Lab, uma empresa russa de segurança da informação, na tarde desta terça-feira (29/01). Segundo a empresa, o malware estaria sendo enviado por e-mail, onde haveria o link de um suposto vídeo do momento da tragédia que matou mais de 200 jovens, na madrugada do último domingo (27/01).

Segundo a companhia, a primeira mensagem detectada teria ocorrido na última segunda-feira (29/01), às 9h da manhã e tinha como assunto "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul”.

A Kaspersky Lab afirma que o malware é  um arquivo com nome de “vídeo.zip” e explora os dados bancários do internauta. De acordo com a empresa, ao abrir o anexo, o usuário facilita a instalação de um trojan, que encaminha a vítima para páginas falsas de bancos. A partir daí, dados pessoais seriam facilmente acessados pelos cibercriminosos.

Fabio Assoli, diretor da empresa, recomendou que os internautas tenham cuidado dobrado com esses e-mails e links postados em rede social, principalmente quando se trata de casos de grande comoção nacional, como é o caso. Ele ainda sugeriu que os usuários busquem por conteúdo de credibilidade e evitem clicar em links disseminados em redes sociais e mensagens, mesmo que enviados por seus contatos.

Até agora já foram identificados cerca de dez tipos de e-mails que usam a tragédia de Santa Maria para instalar malwares nos computadores de internautas.

Fonte

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #132 Online: 29 de Janeiro de 2013, 22:29:23 »
Já que o assunto é segurança, estou meio intrigado com o prédio no qual estou trabalhando.

Ele tem 4 andares e o seguinte layout: uma quadrado maior com um quadrado menor no meio. O quadrado menor geralmente é dividido em dois, sendo um uma sala de reunião e outro para outro setor do tipo xerox, etc. Em um dos lados do quadrado maior ficam os banheiros, em outros dois lados as salas do pessoal, e no lado restando um elevador e as (sim, com "S") escadas de emergência.

Pois bem, como frisei acima, são duas escadas de emergência. Você deve estar pensando "uau, que prédio seguro e sensual", só que o porém é que, uma das escadas só desce, e a outra só sobe. Ou seja, se você estiver no terceiro andar e descer de escada, vai sair no segundo andar e ter que caminhar uns 5 metros para pegar a escada que desce pro primeiro, pois o elevador ainda fica entre elas.

Eu fico pensando em um caso de incêndio no 2º ou 1º andares, o que o pessoal do(s) andares acima faz? Pessoa no 3º andar e incêndio no 2º e 3º andar: sai da escada de incêndio no 2º andar, se chamusca um pouco, desce para o primeiro andar, se chamusca mais um pouco, e só então desce para o Térreo. Isso no cenário em que o incêndio não impossibilita completamente ir de uma porta a outra.

Não faço ideia de como deixam construir algo assim, e pior, como dão alvará pra isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #133 Online: 29 de Janeiro de 2013, 22:32:40 »
O pior destas tragédias para quem não é alguém próximo das vítimas e ter que aturar durante semanas ou meses as mesmas notícias sobre ela.

Eu não conheço ninguém, mas sei que é difícil para quem conhece ou é parente, entretanto eu acho que sofrer é um sentimento inútil que não leva a nada. Atitudes sim! Tá na cara que houve algo errado naquela noite. Mas chega! Vamos mudar de assunto.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #134 Online: 29 de Janeiro de 2013, 22:44:46 »
O problema é que quando se muda de assunto no Brasil, todas as atitudes param.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 30 de Janeiro de 2013, 00:52:32 »
Já que o assunto é segurança, estou meio intrigado com o prédio no qual estou trabalhando.

Ele tem 4 andares e o seguinte layout: uma quadrado maior com um quadrado menor no meio. O quadrado menor geralmente é dividido em dois, sendo um uma sala de reunião e outro para outro setor do tipo xerox, etc. Em um dos lados do quadrado maior ficam os banheiros, em outros dois lados as salas do pessoal, e no lado restando um elevador e as (sim, com "S") escadas de emergência.

Pois bem, como frisei acima, são duas escadas de emergência. Você deve estar pensando "uau, que prédio seguro e sensual", só que o porém é que, uma das escadas só desce, e a outra só sobe. Ou seja, se você estiver no terceiro andar e descer de escada, vai sair no segundo andar e ter que caminhar uns 5 metros para pegar a escada que desce pro primeiro, pois o elevador ainda fica entre elas.

Eu fico pensando em um caso de incêndio no 2º ou 1º andares, o que o pessoal do(s) andares acima faz? Pessoa no 3º andar e incêndio no 2º e 3º andar: sai da escada de incêndio no 2º andar, se chamusca um pouco, desce para o primeiro andar, se chamusca mais um pouco, e só então desce para o Térreo. Isso no cenário em que o incêndio não impossibilita completamente ir de uma porta a outra.

Não faço ideia de como deixam construir algo assim, e pior, como dão alvará pra isso.

Aproveita a onda para pressionar por reformas e dá uma olhadinha nos extintores.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 30 de Janeiro de 2013, 01:18:50 »
<a href="http://www.youtube.com/v/qOaCc4Jiz4M" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/qOaCc4Jiz4M</a>
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 01:26:47 por Pasteur »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 30 de Janeiro de 2013, 01:44:58 »
O extintor de CO2 não seria recomendado para o caso da boate porque ele não penetra na estrutura da espuma que estava pegando fogo, como o bombeiro mencionou.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 30 de Janeiro de 2013, 02:22:45 »
O extintor de CO2 não seria recomendado para o caso da boate porque ele não penetra na estrutura da espuma que estava pegando fogo, como o bombeiro mencionou.

Tipos de extintores

A água é o material mais conhecido para apagar incêndios e é um dos mais eficazes, mas pode ser perigosa quando usada em uma situação errada. Um extintor de água consegue apagar o fogo em materiais como madeira, papel ou papelão, mas não funciona em incêndios elétricos ou naqueles que envolvam líquidos inflamáveis . No caso de um incêndio elétrico, a água pode conduzir a corrente, o que pode causar eletrocução. A água só irá espalhar um líquido inflamável, o que irá piorar o incêndio.
Outro material popular que elimina fogo é o dióxido de carbono puro. Num extintor de dióxido de carbono, este material é mantido sob pressão, em forma líquida, dentro do cilindro. Quando o container é aberto, o dióxido de carbono se expande para formar um gás. Este gás é mais pesado do que o oxigênio, então ele elimina o oxigênio que está ao redor do combustível em chamas. Este tipo de extintor  é comum em restaurantes porque não contamina os equipamentos da cozinha nem a comida.

Outro material utilizado para eliminar é a espuma ou pó químico, normalmente feita de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, quase idêntico ao bicarbonato de sódio ou fosfato monoammonium. O bicarbonato de sódio começa a decompor em 70°C e, quando se decompõe, libera o dióxido de carbono, que, junto do isolamento da espuma, serve para abafar o incêndio.

A maioria dos extintores tem uma pequena quantidade de material eliminador de incêndio: você pode gastar tudo em questão de segundos. Por isso, os extintores só são eficazes em incêndios relativamente pequenos, que podem se facilmente contidos. Para apagar um grande incêndio, é necessário um equipamento muito maior: um carro de bombeiros, por exemplo, e os profissionais que sabem usá-lo. Mas para apagar as chamas que podem aparecer na sua casa, o extintor de incêndios é um salva-vidas inestimável.

Classificação dos extintores
Os extintores de incêndio são classificados pelo tipo de incêndio que conseguem apagar.

Classe A - conseguem apagar incêndios de "combustíveis comuns" como madeira, plástico ou papel.

Classe B - conseguem apagar líquidos inflamáveis como gasolina ou graxa.

Classe C - conseguem apagar incêndios elétricos.

Os extintores que forem marcados com A, B e C conseguem apagar todos os tipos.

Classe D -  projetados para apagar metais que estejam pegando fogo, são raros.

Verifique as letras e figuras do seu extintor para saber o que ele consegue fazer.

Fonte

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 30 de Janeiro de 2013, 02:31:14 »
E?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 30 de Janeiro de 2013, 03:01:49 »
E?

O recomendado para este caso da boate é o extintor com letra A.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 30 de Janeiro de 2013, 04:01:25 »
Na verdade, A e C.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #142 Online: 30 de Janeiro de 2013, 19:32:05 »
Principalmente o C, parece que tentaram apagar fogo com água e só piorou o incêndio na boate Kiss.
Depoimento: Em Londres, exercícios para simular incêndio são rotineiros

Setembro de 2000, Universidade de Warwick, Inglaterra. Plena madrugada. Eis que soa um alarme ensurdecedor. Levanto um pouco atordoada. Ouço vozes de homens.

Abro a porta do quarto e vejo bombeiros gritando "fire drill" (simulação de incêndio) e apontando para as portas. Constrangidos (com pijamas e cabelos desgrenhados) e assustados, os colegas correm para fora do prédio.

A situação se repetiria com frequência durante os 12 meses seguintes do mestrado.

Aprendi sobre o "Great Fire" (Grande Incêndio) que, em 1666, fez Londres queimar por quatro dias seguidos quando morei na cidade em 1996. Percebi a existência de alarmes em todos os lados e de portas corta fogo em muitos estabelecimentos.

Mas a frequência dos exercícios contra incêndio durante o ano em Warwick reforçou a percepção sobre como o país leva o risco de incêndio a sério. Alguns "fire drills" eram apenas testes. Outros eram ocasionados por alarmes disparados.

A sensibilidade é tão grande que uma vez um alarme foi acionado por um spray usado por uma estudante muçulmana antes de sua prece matinal.

A jornalista Gabriela Manzini, desta Folha, conta que, durante seu mestrado na London School of Economics, adotou uma rotina para os "fire drills". Deixava um casaco a postos numa cadeira com o passaporte no bolso. O documento foi adicionado depois que uma amiga a alertou: "Vai que não é teste".

E os ingleses realmente não dão chance à dúvida. Trabalhando no país alguns anos depois, observei a disciplina dos britânicos que reagem ao primeiro toque do alarme.

Uma amiga brasileira-britânica conta que sua filha, aos 7 anos, já aprendeu na escola sobre o Grande Incêndio. Os aluninhos visitaram a parte do Museu de Londres dedicada à tragédia, compuseram uma música sobre o período e fizeram maquetes de casas pegando fogo.

Sebastian Harguindey, um amigo argentino em visita a São Paulo nesta semana, nos contou que, para abrir seu restaurante em Londres, teve de elaborar um plano contra incêndio com base em um manual da prefeitura.
Mandou sete cópias para organismos diferentes (como prefeitura, Corpo de Bombeiros, polícia). Sua "parrilla", com capacidade para 60 pessoas, precisou ter duas saídas de emergência e recebe visitas anuais de autoridades competentes para checar se as licenças estão em dia.
O Grande Incêndio parece ter deixado marcas que os britânicos fazem questão de não esquecer.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1222680-depoimento-em-londres-exercicios-para-simular-incendio-sao-rotineiros.shtml
Não sei o que é pior no caso da boate Kiss, não ter saída de emergência ou ter banheiro do lado da porta de entrada e saída (O motivo é óbvio, vai que confundissem a saída com a porta do banheiro em caso de emergência... Oh, Wait...foi exatamente o que aconteceu).

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 30 de Janeiro de 2013, 21:41:02 »
Creio que a água penetra melhor na espuma, mas se houve incêndio elétrico então teria sido melhor os de classe C realmente.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:25:12 »
Creio que a água penetra melhor na espuma, mas se houve incêndio elétrico então teria sido melhor os de classe C realmente.

Pensa no tipo de coisa que tem em cima do palco de uma boate. Você quer jogar água ali?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:55:23 »

Pensa no tipo de coisa que tem em cima do palco de uma boate. Você quer jogar água ali?

É verdade, putz, como eu não pensei nisso? ::)

Então o correto é que APENAS os extintores de classe C sejam utilizados.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 31 de Janeiro de 2013, 02:25:05 »
Um link bem didático sobre extintores, sinalização e saídas de emergência:

http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir/wp-content/PTSIII/extintores.html

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #147 Online: 31 de Janeiro de 2013, 11:38:12 »
Esse tipo de tragédia só acontece quando um número grande de eventos falhos e fatídicos se combinam. É quase como as tragédias envolvendo aviões, só que nestes as falhas não estão tão expostas e geralmente são eventos quase inéditos e não falhas que poderiam ser facilmente evitadas porque já aconteceram milhares de vezes, como na boate.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #148 Online: 31 de Janeiro de 2013, 11:50:42 »
É, mas ao que parece, a filha da p***ce do cantor se destaca. Acredito que esse dificilmente escapará de punição.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/vendedor-diz-que-banda-comprou-fogos-improprios-para-usar-em-boate.html

Interessante que os bombeiros tiveram uma parcela consideravel na participação disto. Uma vez que os donos da boate provaram que solicitaram a vistoria deles assim que venceu o alvará e eles não foram lá checar.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #149 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:09:00 »
Os seguranças que bloquearam as portas tiveram a mesma "leitura" da situação de quem não estava no lado do placo (não sei se vc viu a planta baixa do local). O seja, que estava ocorrendo uma briga.

Como a Boite não tinha nenhum alarme ou sinalização, que desse a oportunidade destes seguranças perceberem o que realmente ocorria, acho injusto pegá-los para cristo.
Injusto até acontecer outro incêndio e os seguranças (sabendo que nunca serão responsáveis por nada) bloquearem a porta e mais 200 pessoas morrerem .

E se tudo que você disse fosse verdade, então porque existe relatos de um momento onde as pessoas pararam de sair, e outros dizendo que os seguranças falaram que o incêndio tava sendo controlado e que as pessoas podiam ficar lá dentro e pagar as comandas. Viu o video de como um incêndio se espalha rápido? Como o fogo toma conta?

Um dia, você pode estar num supermercado e ele começar a pegar fogo, aí os seguranças vão impedir as pessoas de saírem, igual no Ycua Bolaños. Por que é difícil perceber que se não punimos agora os seguranças, abrimos precedentes pra que isso aconteça de novo.

Bom, os relatos que eu vi foram esses que eu passei! Se esses que vc fala são verdade, mais necessário ainda uma investigação completa, antes de sairmos punindo a revelia!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!