Na minha opinião, um povo nômade encontrou um complexo piramidal já construído, porém abandonado. Tentou aplicar as técnicas ali apreendidas e fracassaram (vide as pirâmides mal acabadas e mal sucedidas). Abandonaram a construção de pirâmides e se dedicaram a erguer templos, obeliscos e grandes estátuas.
Na opinião dos arqueólogos voce está errado, mesmo porque os arqueologos se baseiam em evidencias e não em "eu acho"... Pesquise "mastaba"
Quais são as evidências que atestam que foram os egípcios que construíram as GPs de Gisé? Ou que foi Quéops o responsável pela construção?
Que evidências temos da idade das GPs e da Esfinge?
Assim como não se sabe ao certo como foram feitas, também não se sabe nem quando e nem por quem (e nem para quê).
Você tem papiros descrevendo a confecção de obeliscos, papiros que falam da agricultura egípcia, dos deuses, tem o Livro dos Mortos, tem uma infinidade de papiros para todos os gostos, pois os egípcios eram exímios em registrar a sua História... MAS NÃO TEM UMA ÚNICA LINHA EM TODA A SUA HISTÓRIA REGISTRADA QUE INDIQUE ALGO SOBRE GISÉ, isto sim é fantástico!
Como a maior obra de engenharia de toda a Antiguidade e uma das sete maravilhas do Mundo Antigo pode passar despercebida assim?