Eu, por outro lado, ainda não estou farto da discussão especialmente quando os esquerdistas deste fórum insistem em esquecer o contexto histórico do golpe militar brasileiro dos anos 60.
Ora, após a implantação do regime bolchevique de 1917/1922, não existiu um só modelo de organização político-partidário de esquerda que tenha sido implantado (e perdurado) que não estivesse baseado no regime soviético. Nenhum. Ou seja, todos eles proibiam a propriedade privada; a liberdade plena de expressão, de organização e de pensamento; a democracia representativa liberal e quase todos os demais fundamentos do que hoje se busca como uma 'sociedade melhor'.
Então a afirmação que 'eles (esquerdistas em geral e guerrilheiros em particular) buscavam a democracia' só é válida se você aceitar que a palavra democracia permite um amplo espectro para assim ser chamada, como foi a sociedade soviética (e a chinesa, a búlgara, a cubana, a albanesa, a...) entre 1922 e 1983.
Sim, só ressaltando que até hoje vejo jovens que acham que a democracia verdadeira é a Cubana, onde o povo está no poder

Isso é que dá marxista que nunca leu Marx

O que de fato eles buscaram ardentemente foi o restabelecimento do statu quo da época de Jango, em que eles começaram a aparelhar o Estado e a tomar o poder pela aplicação das doutrinas de Gramsci.
Discordo dessa interpretação. Os adeptos da estratégia gramcista eram minoria na época, a maior parte da esquerda "ativa" achava que a qualquer momento haveria a Revolução e a tomada do poder de maneira violenta.
O governo Jango era ambíguo tanto na sua formação quanto no seu dia a dia.
Outra coisa que eles esquecem é que a maior parte da população apoiou fortemente o golpe militar, embora fosse muito expressiva a quantidade de pessoas que simplesmente ignoravam os acontecimentos e tocavam as suas vidas alheias aos desdobramentos e embates ideológicos, mesmo no período em que os militares cometeram as maiores atrocidades contra os direitos das pessoas e das instituições (1967 a 1975).
Discordo tambem, não é possível saber com precisão o que a maior parte da população queria, não temos como mensurar isso, mas historicamente a maior parte da populção é alheia aos movimentos políticos
O resto é puro credo ideológico.
Acho que interpretação tendenciosa, ou revisionismo histórico seriam adjetivos melhores