Ainda sobre Telefónica/Vivo (maior empresa de telefonia da América do Sul e uma das grandes responsáveis - ou não* - pela melhora - ou não* - do serviço de telefonia no Brasil) , não nos esqueçamos que ela era (quando da compra da Telesp e criação da sua subsidiária do bonequinho) e continua sendo uma estatal, pois não?
* Insisto, em termos absolutos é óbvio que a telefonia brasileira melhorou nos últimos 20 anos no Brasil, mas termos absolutos não são de modo algum a medida para o que estamos discutindo: em termos absolutos a telefonia (e telecomunicações em geral) melhorou no mundo inteiro a passos largos no mesmo período.
Eu tenho 34 anos, não sou um molequinho cheio de espinhas, eu lembro que linha telefônica era patrimônio, de que era difícil conseguir uma mesmo que tivesse dinheiro pra pagar, mas isso é irrelevante aqui porque no mundo inteiro (ou pelo menos em todo o mundo não desenvolvido) era mais ou menos assim e hoje, no mundo inteiro, inclusive nos países em que a telefonia permaneceu estatizada** (¿España? ¿Telefónica? ¿Hola, que tal?) telefonia e demais serviços de telecomunicações são facilmente acessíveis pelo menos às classes médias.
Em termos relativos (melhorou em comparação aos demais países de terceiro mundo e aos países desenvolvidos? reduziu a diferença de cobertura/tecnologia/preços em relação a outros países?) é muito mais difícil calcular e altamente discutível o papel que a privatização teve no resultado (bom ou ruim? para mim ruim, se fazemos uma abordagem relativa), sobretudo quando (insisto na Telefónica) um país que manteve o setor estatizado (ou a maior parte estatizado, lembrando que a Telefónica, maior empresa de telefonia da Espanha e da América do Sul, sempre foi e continua sendo uma estatal) conseguiu resultados tão melhores (lembrando que estamos discutindo estatização x privatização e não aspectos culturais/políticos/macroeconômicos de Brasil x Espanha).
** Estatizada até a primeira esquina, eu sei: não há monopólio estatal na Espanha, mas a maior empresa do setor é estatal.