Autor Tópico: PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?  (Lida 23446 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?
« Resposta #25 Online: 16 de Abril de 2013, 16:49:43 »
Com certeza os dois.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 16 de Abril de 2013, 16:56:29 »
Que lindo, agora somos três concordando...
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 16 de Abril de 2013, 16:59:24 »
depois do tópico da boiolisse maior, esse aqui até que está macho
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 16 de Abril de 2013, 17:21:11 »
 :girl-kiss:

Eu só dou um peso menor à privatização e incompetência do setor público.

Concorrência FTW!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 16 de Abril de 2013, 17:28:08 »
É que em teoria as empresas reagem à concorrência por medo de quebrar ou perder competitividade. Uma empresa pública simplesmente pega mais dinheiro do governo. Você não pode deixar de pagar o SUS e ele continuará lá ineficiente e caro a despeito de existirem outros provedores.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #30 Online: 16 de Abril de 2013, 18:12:03 »
Sobre a concorrência entre telefônica, tenho uma anedota pessoal: nos anos 90 morei no Canadá e lá tinha uma linha telefônica. Certo dia, recebo um telefonema: "Aqui é da empresa Derpfone. Vemos aqui que sua linha é da Herpfone. Se você mudar para nós, lhe damos um desconto de X %." Assim, mudei da Derpfone para Herpfone. Pouco tempo depois, recebo uma ligação da Herpfone, também me oferecendo um desconto para eu mudar de volta para eles. No final das contas, voltei para a primeira companhia pagando significativamente menos do que antes.

Ah, e o serviço era ótimo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 16 de Abril de 2013, 20:42:08 »
Quem sobreviveu ao tempo da Telesp em SP e lembra que tinha que esperar 4 a 6 anos por uma linha de telefone fixa que custava o preço de um carro semi-novo e agora vê criança de doze anos com celular na rua acha que privatização é ótima.

Eu sou um.

Não me importo de pagar um pouco mais por algo, desde que eu tenha a certeza que o custo vale o que me oferecem.

Ainda bem que não esperamos por três anos pela carta do correio, pela gasolina da Petrobrás, pelo retorno do investimento no BB, pelo financiamento da casa própria pela Caixa... :)

Mas esperamos seis mêses por uma consulta médica, a gasolina de Petrocumpanherus é quase só álcool mesmo se não for batizada no ponto de venda e pagamos caro pelas falcatruas bancadas pelos bancos públicos, boa parte das empresas públicas eram deficitárias e indiretamente vc pagava por elas mesmo que nunca tivesse usado seus serviços.

Aliás, falando em serviços públicos nunca vi um que não estivesse envolvido em superfaturamentos ou desvios.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Abril de 2013, 20:44:07 »
se vocês soubessem como é a gestão dos correios.. 

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Abril de 2013, 20:48:01 »
Quem sobreviveu ao tempo da Telesp em SP e lembra que tinha que esperar 4 a 6 anos por uma linha de telefone fixa que custava o preço de um carro semi-novo e agora vê criança de doze anos com celular na rua acha que privatização é ótima.

Eu sou um.

Não me importo de pagar um pouco mais por algo, desde que eu tenha a certeza que o custo vale o que me oferecem.

Bom, ainda não valem o que merecem. Mas está infinitamente melhor do que era antes.

Sem contar a Vale também. Que bombou depois que saiu das garras imundas do governo.

Pois é, passou décadas dando prejuízo e ainda tem quem seja contra a privatização.

Se a telefonia fosse estatal vc precisaria esperar anos para ter internet na sua casa.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Abril de 2013, 20:54:55 »
A telefonia está bem longe de ser perfeita, tem que melhorar e muito, mas está bilhões de vezes melhor do que quando era estatal, que nem telefone se conseguia comprar...

Antes ter um telefone ruim e caro do que não ter nenhum. Embora o ideal é que o ruim e caro fique bom e barato.

O pessoal que reclama que esta caro agora não lembra que telefone entrava até como patrimonio em herança. Era o valor de um carro e demoravam 5 anos pra entregar.

Só o pessoal mais velho lembra disso, é difícil explicar para criançada daqui que vc deixava telefone como herança, passava anos esperando a instalação se tivesse a sorte de abrirem um plano para seu bairro ou então vc precisaria comprar de um atravessador pelo preço de um carro popular.

SE a estatal entregasse o prometido vc teria sorte de ter seu sonhado telefone depois de uns 5 anos de espera, teve gente que pagou o valor total e só recebeu anos após o prazo acordado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Abril de 2013, 20:56:32 »
isso é apenas uma questão tecnológica.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Abril de 2013, 21:01:51 »
1988 É no século passado :lol:

Dando uma pesquisada rápida sobre telefones nesta época, achei isso.

In the late 1980s and early 1990s, the telephone companies had been deregulated (one of the reasons why we were allowed to buy our own phones, finally) and phone companies started to compete with each other. Companies like AT&T and MCI always advertised on the television. Some companies started offering long distance service for $.15 a minute (anywhere in the country!). The rate then fell to $.10 a minute, and then $.05 a minute, until today, where people often get unlimited long distance included with phone service. These companies were always trying to get you to switch to their service. They would often give you a discount for switching, but the constant pestering to switch could get on people's nerves.

Parece que foi parecido em vários países, não só no Brasil. Tipo, eu entendo quando dizem que privatizar que resolveu, e até concordo, só que eu tendo a olhar nas consequências da privatização, cujo uma delas foi a livre concorrência, o que pra mim é o que explica os preços mais baixos e uma melhor qualidade nos serviços, como em qualquer lugar em que empresas competem pelo mesmo mercado.

Em 1988 eu estava com uns 19 anos, não tinha internet nem celular, não lembro se compramos o telefone fixo na época ou se foi um pouco antes.

O caso é que meu pai tinha um terreno em Bragança Paulista que estava dando despesa sem uso, então vendeu e comprou a linha.

Dá para ver o absurdo que era? Uma merda de linha telefônica valia o mesmo que um terreno fora de SP.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 16 de Abril de 2013, 21:14:42 »
e quando começou a Internet que deveríamos preencher um formulário com cópia para sei lá para quem?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Skorpios

• Visitante
« Resposta #38 Online: 17 de Abril de 2013, 07:02:01 »
A telefonia está bem longe de ser perfeita, tem que melhorar e muito, mas está bilhões de vezes melhor do que quando era estatal, que nem telefone se conseguia comprar...

Antes ter um telefone ruim e caro do que não ter nenhum. Embora o ideal é que o ruim e caro fique bom e barato.

O pessoal que reclama que esta caro agora não lembra que telefone entrava até como patrimonio em herança. Era o valor de um carro e demoravam 5 anos pra entregar.

Só o pessoal mais velho lembra disso, é difícil explicar para criançada daqui que vc deixava telefone como herança, passava anos esperando a instalação se tivesse a sorte de abrirem um plano para seu bairro ou então vc precisaria comprar de um atravessador pelo preço de um carro popular.

SE a estatal entregasse o prometido vc teria sorte de ter seu sonhado telefone depois de uns 5 anos de espera, teve gente que pagou o valor total e só recebeu anos após o prazo acordado.

Tinha gente que comprava linhas telefonicas para alugar. Parece piada mas é verdade.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 17 de Abril de 2013, 09:19:16 »
Quando morávamos em minas, meu pai teve duas linhas. Uma alugava. Lembro muito bem que havia fila para conseguir uma linha e havia também consórcio. O mesmo ocorreu quando chegaram os celulares. Dito isso, quando nos mudamos para natal a linha foi muito, mas muito mais fácil conseguir. E muito mais barato também. Já era pré-privatização e  Telern seria vendida pouco depois para a Telemar. Mas ainda era estatal. Pergunto por que houve essa diferença. Havia diferença de mercado do rn com mg? Ou foi o momento e as linhas já estavam com preços em queda? Ou foi ainda um ajuste pré-privatização? Deixo aqui os questionamentos.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Abril de 2013, 09:48:09 »
Ainda sobre Telefónica/Vivo (maior empresa de telefonia da América do Sul e uma das grandes responsáveis - ou não* - pela melhora - ou não* - do serviço de telefonia no Brasil) , não nos esqueçamos que ela era (quando da compra da Telesp e criação da sua subsidiária do bonequinho) e continua sendo uma estatal, pois não?

* Insisto, em termos absolutos é óbvio que a telefonia brasileira melhorou nos últimos 20 anos no Brasil, mas termos absolutos não são de modo algum a medida para o que estamos discutindo: em termos absolutos a telefonia (e telecomunicações em geral) melhorou no mundo inteiro a passos largos no mesmo período.

Eu tenho 34 anos, não sou um molequinho cheio de espinhas, eu lembro que linha telefônica era patrimônio, de que era difícil conseguir uma mesmo que tivesse dinheiro pra pagar, mas isso é irrelevante aqui porque no mundo inteiro (ou pelo menos em todo o mundo não desenvolvido) era mais ou menos assim e hoje, no mundo inteiro, inclusive nos países em que a telefonia permaneceu estatizada** (¿España? ¿Telefónica? ¿Hola, que tal?) telefonia e demais serviços de telecomunicações são facilmente acessíveis pelo menos às classes médias.

Em termos relativos (melhorou em comparação aos demais países de terceiro mundo e aos países desenvolvidos? reduziu a diferença de cobertura/tecnologia/preços em relação a outros países?) é muito mais difícil calcular e altamente discutível o papel que a privatização teve no resultado (bom ou ruim? para mim ruim, se fazemos uma abordagem relativa), sobretudo quando (insisto na Telefónica) um país que manteve o setor estatizado (ou a maior parte estatizado, lembrando que a Telefónica, maior empresa de telefonia da Espanha e da América do Sul, sempre foi e continua sendo uma estatal) conseguiu resultados tão melhores (lembrando que estamos discutindo estatização x privatização e não aspectos culturais/políticos/macroeconômicos de Brasil x Espanha).

** Estatizada até a primeira esquina, eu sei: não há monopólio estatal na Espanha, mas a maior empresa do setor é estatal.
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 10:30:23 por Donatello van Dijck »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 17 de Abril de 2013, 12:44:22 »
Exatamente, Donatello.

É nessa tecla que eu bato: em 198elavaipedrada era difícil, caro e demorava um eternidade para conseguir uma linha telefônica em qualquer lugar do mundo.

É extremamente simplista dizer que isso era culpa exclusiva das estatais e que a salvação da pátria foram as privatizações. Tenho pra mim que livre concorrência e avanço tecnológico possuem uma parcela muito maior de "culpa" no nosso acesso hoje a linhas telefônicas e celulares do que simplesmente a mudança de público para privado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 17 de Abril de 2013, 12:49:08 »
telefónica não é estatal Donatelo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 17 de Abril de 2013, 12:52:59 »
e tenho dúvidas que era difícil conseguir uma linha em países como EUA, Alemanha, França, etc.. Não entendo também qual a grande diferença na tecnologia de voz fixa que pode ter gerado essa revolução.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 17 de Abril de 2013, 13:02:14 »
e tenho dúvidas que era difícil conseguir uma linha em países como EUA, Alemanha, França, etc.. Não entendo também qual a grande diferença na tecnologia de voz fixa que pode ter gerado essa revolução.

Bom, o texto que eu coloquei logo acima é um relato de uma californiana sobre o assunto. Quoto novamente:

In the late 1980s and early 1990s, the telephone companies had been deregulated (one of the reasons why we were allowed to buy our own phones, finally) and phone companies started to compete with each other. Companies like AT&T and MCI always advertised on the television. Some companies started offering long distance service for $.15 a minute (anywhere in the country!). The rate then fell to $.10 a minute, and then $.05 a minute, until today, where people often get unlimited long distance included with phone service. These companies were always trying to get you to switch to their service. They would often give you a discount for switching, but the constant pestering to switch could get on people's nerves.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 17 de Abril de 2013, 14:02:35 »
Sim caíram os preços. Minha dúvida é se da para comparar tempo de espera, a questão da obrigação das ações,  se colocavam telefones em herança.

Que a competição fará os preços caírem não tenho a menor dúvida.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 17 de Abril de 2013, 14:05:27 »
Isso deve ter sido diferente em cada país, sem dúvidas. Pelo texto dela, só puderam começar a comprar telefones no início dos anos 90, ou seja, conseguir comprar um telefone no Brasil antes disso (mesmo com espera de anos) já era um avanço comparado com a Califórnia.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 17 de Abril de 2013, 14:08:53 »
Pode ser,  vou tentar achar algo mais específico.

Se for realmente isso o Dona tem razão, até porque ATT e outras sempre foram privadas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #48 Online: 17 de Abril de 2013, 14:12:16 »
telefónica não é estatal Donatelo.
Procede, era estatal quando das compras da Telesp e criação da Vivo mas foi sendo privatizada logo depois e desde o começo de 2000 é majoriatariamente privada. Tinha tomado a wikipedia-pt como fonte, lá ainda está como estatal, mas realmente não é mais desde o final dos 90, mals aê :|

Eu coloquei a ressalva: "(ou pelo menos em todo o mundo não desenvolvido)". Provavelmente em Alemanha, Japão, RU e EUA já era bem mais desenvolvido mesmo. Mas é que estou dizendo: continuam sendo, só que é difícil pensar numa régua pra isso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 17 de Abril de 2013, 14:15:28 »
É que provavelmente em todo o mundo desenvolvido as empresas de telefonia eram estatais (seria uma coincidência?). A vivo foi comprada pela telefônica já como empresa privada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!