E continua a saga das estatais ineficientes:
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/estatais-federais-investiram-r-97-9-bilhoes-em-2012
Então ao que parece você ignora o fato de que, por exemplo, parte significativa do investimento das estatais veio do BNDES, via emissão de títulos públicos (ou seja, aumento da dívida interna pública).
Além disto você ignora outro fato notório. Ainda que uma empresa estatal tenha tido lucro, isto NÃO SIGNIFICA que ela foi bem gerida e nem que ela seja "eficiente". O ramo petrolífero é conspícuo. Se você pesquisar, irá constatar que nos últimos 15 anos não teve nenhuma empresa petrolífera mundial que tenha tido prejuízo operacional.
De todas as empresas estatais que eu conheci operacionalmente e pude analisar dados econômico-contábeis, nenhuma (repito, nenhuma) estava livre de males que dificilmente são encontradas em empresas privadas de porte semelhante. E tais males são: Decisões influenciadas frequentemente por partidos políticos; precariedade ou ausência de processos de gestão modernos; influência extrema (e deletéria) dos seus funcionários; influência ideológica; etc.
Depois eu continuo.
P.S.
As empresas privadas não são perfeitas e uma empresa estatal pode ser, ao mesmo tempo, muito lucrativa, moderna e "eficiente". Mas, e aí está a raiz dos problemas no meu entender, dificilmente isto ocorrerá no Brasil por causa de nossas idiossincrasias.