Autor Tópico: PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?  (Lida 23448 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?
« Resposta #75 Online: 18 de Abril de 2013, 14:11:38 »
...
Os exemplos não são exemplos, de novo acabou a discussão, acabei de colocar duas empresas estatais, que não são monopólios ( mesmo que fossem) que são reconhecidamente eficientes.

Li toda sua discussão com Derfel, e enquanto ele postou inúmeros dados que comprovam o lado dele na discussão ( até covardia, porque ele está no meio), você não conseguiu sair do achômetro puro e simples.

A sim??

Citação de: Derfel
Você tem razão em dizer que médicos não são gestores (a maioria não, pelo menos) e também (a maioria) não entendem o que é o sus ou saúde pública, porém os médicos são a classe mais poderosa dentro do SUS e não aceitam outro profissional que não seja um médico como gestor (digo como classe e não como médicos individuais). Eles também (e aqui não só gestores médicos) não dão valor ao que é produzido pelo planejamento ou outro setor dentro da secretaria (que muitas vezes executam ações apesar da gestão), se restringindo a questões políticas. Você acha que não existem estudos internos que mostram que determinado hospital é inviável em determinado município ou que deveria ser fechada uma maternidade onde só nascem uma meia dúzia de crianças a cada seis meses para que os recursos sejam otimizados em um hospital de maior porte regional? Acho que agora já estou desabafando.

Eu não teria dito melhor. Juízes não aceitam também, só para citar outro exemplo. E são tão incompetentes quanto o SUS.

Esse tipo de gente gere o dinheiro dos outros de maneira amadora, para ser condescendente. Você disse que não dão valor ao planejamento,  sabe o que é o planejamento em uma empresa privada competitiva?  Aquilo que define os parâmetros para que você mantenha seu emprego.

Por isso peço aos petistas e outros defensores do gigantismo estatal que parem de defender os serviços públicos usando como argumento que o estado pode gerir algo de maneira tão eficiente quanto uma empresa. Argumentem de outra maneira, digam que é sua ideologia, falem que é assunto de estado,  sei lá,  mas não sejam ingênuos ao confundir ideologia com a realidade.

Você simplesmente age de maneira má intencionada Juca. Qualquer pessoa séria que tivesse lido o debate iria dizer que foi confirmado que:
- O SUS não tem controle e informações sobre filas, eficiência no atendimento, etc..
- O SUS não dá a mínima para técnicas de gestão e desconhecem ferramentas modernas de gestão
- O SUS não dá a mínima para o pessoal do financeiro e planejamento (simplemente gestão)

Achismo? Seja por favor menos desonesto intelectualmente. Dá mesma maneria que você defende bandidos do PT e gente que destroi o patrimonio alheio, você simplesmente ignora o que vai contra seu tradicional modo de pensar.

Sobre os correios, não lhe chamou atenção o fato de eles não pagarem impostos?? Simplesmente você ignora isso? Ou que o BB simplesmente tem monopólio em operações altamente lucrativas como o crédito consignado?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #76 Online: 18 de Abril de 2013, 14:40:44 »
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/08/lucro-da-eletrobras-triplica-e-vai-r-135-bilhao-no-trimestre.html

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/02/petrobras-tem-lucro-liquido-de-r-2118-bilhoes-em-2012-queda-de-36.html

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/02/petrobras-tem-lucro-liquido-de-r-2118-bilhoes-em-2012-queda-de-36.html

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/02/lucro-da-caixa-economica-sobe-17-em-2012-para-r-61-bilhoes.html

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/04/lucro-da-eletrobras-sobe-66-em-2011-e-chega-r-37-bilhoes.html

http://rodrigofernandoc.no.comunidades.net/pagina=1147652542

Quanto mais eu pesquiso pra saber se as estatais são tão ruins como se está pintando, mais eu me convenço do contrário.

Nenhum comentário, por menor que seja, sobre:

a) A influência do câmbio no lucro, por exemplo, da Eletrobrás em 2012?

ou

b) A influência da alavancagem da CEF pelo Tesouro Nacional no financiamento de habitações?

Suas questões são pertinentes, mas em que medida essas estatais que geram imensos lucros para o tesouro são assim tão ineficientes como se quer pintar? Eu não quero provar que estatais podem ser melhores ou piores que o setor privado, mas não consigo entender essa lógica de que estatais são intrisicamente ruins economicamente, quando os exemplos hoje dão conta do contrário. Eu já reafirmei muitas vezes aqui, tudo é uma questão de gestão, tanto no setor privado quanto no público e na minha opinião pouco tem a ver com essa premissa defendida pelo Agnóstico, que pra mim deriva mais do fundamentalismo político e econômico do que de uma avaliação equilibrada.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 18 de Abril de 2013, 14:54:02 »
...
Os exemplos não são exemplos, de novo acabou a discussão, acabei de colocar duas empresas estatais, que não são monopólios ( mesmo que fossem) que são reconhecidamente eficientes.

Li toda sua discussão com Derfel, e enquanto ele postou inúmeros dados que comprovam o lado dele na discussão ( até covardia, porque ele está no meio), você não conseguiu sair do achômetro puro e simples.

A sim??

Você tem razão em dizer que médicos não são gestores (a maioria não, pelo menos) e também (a maioria) não entendem o que é o sus ou saúde pública, porém os médicos são a classe mais poderosa dentro do SUS e não aceitam outro profissional que não seja um médico como gestor (digo como classe e não como médicos individuais). Eles também (e aqui não só gestores médicos) não dão valor ao que é produzido pelo planejamento ou outro setor dentro da secretaria (que muitas vezes executam ações apesar da gestão), se restringindo a questões políticas. Você acha que não existem estudos internos que mostram que determinado hospital é inviável em determinado município ou que deveria ser fechada uma maternidade onde só nascem uma meia dúzia de crianças a cada seis meses para que os recursos sejam otimizados em um hospital de maior porte regional? Acho que agora já estou desabafando.

Eu não teria dito melhor. Juízes não aceitam também, só para citar outro exemplo. E são tão incompetentes quanto o SUS.

Esse tipo de gente gere o dinheiro dos outros de maneira amadora, para ser condescendente. Você disse que não dão valor ao planejamento,  sabe o que é o planejamento em uma empresa privada competitiva?  Aquilo que define os parâmetros para que você mantenha seu emprego.

Por isso peço aos petistas e outros defensores do gigantismo estatal que parem de defender os serviços públicos usando como argumento que o estado pode gerir algo de maneira tão eficiente quanto uma empresa. Argumentem de outra maneira, digam que é sua ideologia, falem que é assunto de estado,  sei lá,  mas não sejam ingênuos ao confundir ideologia com a realidade.

Você simplesmente age de maneira má intencionada Juca. Qualquer pessoa séria que tivesse lido o debate iria dizer que foi confirmado que:
- O SUS não tem controle e informações sobre filas, eficiência no atendimento, etc..
- O SUS não dá a mínima para técnicas de gestão e desconhecem ferramentas modernas de gestão
- O SUS não dá a mínima para o pessoal do financeiro e planejamento (simplemente gestão)

Achismo? Seja por favor menos desonesto intelectualmente. Dá mesma maneria que você defende bandidos do PT e gente que destroi o patrimonio alheio, você simplesmente ignora o que vai contra seu tradicional modo de pensar.

Sobre os correios, não lhe chamou atenção o fato de eles não pagarem impostos?? Simplesmente você ignora isso? Ou que o BB simplesmente tem monopólio em operações altamente lucrativas como o crédito consignado?

Seguinte estou lhe fornecendo várias evidências que vão contra sua premissa, e você está apenas tergiversando.  Onde exatamente está o fato que por ser estatal automaticamente uma empresa é ruim? Por favor pule a parte dos achismos e opiniões pessoais e do fato de toda vez que fica sem saída apelar para "você defende bandidos petistas", "sua crença petista blablabla",  etc.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 18 de Abril de 2013, 14:59:15 »
Juca

Se a estatal é monopolista e ainda tem acesso a dinheiro barato do contribuinte e ainda atua em uma industria super rentável, seria necessário não um funcionário público para fazê-la dar prejuízo, mas um macaco retardado.

Nesses casos (como a Petrobras) temos que avaliar sua capacidade de gestão, o que claramente dá para afirmar (creio que até você diria isso) que é altamente exposta a politicaida de pior categoria. Podemos colocar dezenas de exemplos aqui. Então nesse caso é: Quanto a Petrobras poderia render com uma gestão profissional? Quanto deixaria de drenar recursos de outras áreas mais carentes do que financiar uma industria das mais rentáveis do mundo?

O que deveria ser óbvio:
- Políticos não são gestores
- Técnicos (como os do SUS citados pelo próprio Derfel) não são gestores
- Se não há competitividade não deve haver eficiência
- Políticos vão fazer politicagem na concessão de cargos o que abre a empresa para gestão de não gestores e com uma agenda de corrupção

Por isso que por definição, uma estatal não pode ser competitiva com uma empresa privada. Você pode negar esses pontos?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 18 de Abril de 2013, 15:01:35 »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 18 de Abril de 2013, 15:08:12 »
Sobre as evidências do Juca:

- Considero que comparar a rentabilidade do BB (que tem acesso a serviços monopolizados) versus um banco de mercado pode não ser util. Para provar que o BB poderia ser muito mais rentável basta dizer que ele perde em rentabilidade para empresas que não tem acesso a esses monopólios e sofre com abusos e corrupção (como podemos colocar diversos exemplos)

- Sobre as empresas elétricas: Juca, isso é um monopólio. O preço definido é um preço que vai lhe dar rentabilidade sobre os custos que são PRÉ-DEFINIDOS. Eles fazem reuniões para provar que farão investimentos de determinado valor, que diminuirão as quedas de energia em tanto, etc.. e acima dessas metas é definido o preço. Algo como, veja meu custo é tanto e vamos negociar para que eu tenha X de rentabilidade.
Isso é ser eficiente? Quanto é o custo da energia do Brasil se comparado a outras partes do mundo?

- Quanto aos correios? NÃO PAGAM IMPOSTOS e estão em décimo em uma lista de 10 que contempla diversas estatais! Deveria ser auto-evidente que eles têm problema de corrupção, desvios etc.. se quer dou exemplos detalhados, mas apenas se você for ler e não ignorar como por exemplo as próprias evidências que o Derfel disse.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 18 de Abril de 2013, 15:09:33 »
Um grande exemplo da "ineficiência" do SUS.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/governo-vai-anunciar-producao-nacional-de-insulina-humana.html

leia o tópico Juca!! Isso foi debatido lá.. O que foi dito é que o SUS é razoável em atividades como vacinação, etc.. e péssimo em atendimento, justamente o mais necessário para a população. Esses seus exemplos podem ser contrapostos por milhares de exemplos de ineficiência.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 18 de Abril de 2013, 15:12:02 »
...

A sim??

Seguinte estou lhe fornecendo várias evidências que vão contra sua premissa, e você está apenas tergiversando.  Onde exatamente está o fato que por ser estatal automaticamente uma empresa é ruim? Por favor pule a parte dos achismos e opiniões pessoais e do fato de toda vez que fica sem saída apelar para "você defende bandidos petistas", "sua crença petista blablabla",  etc.

Juca, desculpe mas mais uma vez, devo dizer que isso me parece desonestidade intelectual. Veja que você me acusou de achismo no tópico do SUS e eu citei as conclusões do próprio Derfel. E no tópico há ainda mais, onde ele concorda que são muito caros.

Porque você simplesmente ignora posts e responde apenas o que gostaria que tivessemos escrito? E sim, é importante lembrar que faz parte do seu modo de pensar essas defesas de quebradeira de propriedades, defesa de bandidos, para que vejam a coerência do seu raciocínio.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #83 Online: 18 de Abril de 2013, 15:16:01 »
Um grande exemplo da "ineficiência" do SUS.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/governo-vai-anunciar-producao-nacional-de-insulina-humana.html

leia o tópico Juca!! Isso foi debatido lá.. O que foi dito é que o SUS é razoável em atividades como vacinação, etc.. e péssimo em atendimento, justamente o mais necessário para a população. Esses seus exemplos podem ser contrapostos por milhares de exemplos de ineficiência.

Eu ia quotar com algo sarcástico como "Opa, agora as pessoas não morrerão esperando atendimento, não serão atiradas em corredores com mais outras muitas pessoas e serão atendidas com dignidade e respeito", mas tua resposta serve. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 18 de Abril de 2013, 15:23:14 »
Serve nada, ele apenas lê o que gostariam que tivessem escrito, mesmo quando alguém do próprio SUS confirma as questões abordadas de maneira profunda.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 18 de Abril de 2013, 15:34:45 »
Juca

Se a estatal é monopolista e ainda tem acesso a dinheiro barato do contribuinte e ainda atua em uma industria super rentável, seria necessário não um funcionário público para fazê-la dar prejuízo, mas um macaco retardado.

Nesses casos (como a Petrobras) temos que avaliar sua capacidade de gestão, o que claramente dá para afirmar (creio que até você diria isso) que é altamente exposta a politicaida de pior categoria. Podemos colocar dezenas de exemplos aqui. Então nesse caso é: Quanto a Petrobras poderia render com uma gestão profissional? Quanto deixaria de drenar recursos de outras áreas mais carentes do que financiar uma industria das mais rentáveis do mundo?

O que deveria ser óbvio:
- Políticos não são gestores
- Técnicos (como os do SUS citados pelo próprio Derfel) não são gestores
- Se não há competitividade não deve haver eficiência
- Políticos vão fazer politicagem na concessão de cargos o que abre a empresa para gestão de não gestores e com uma agenda de corrupção

Por isso que por definição, uma estatal não pode ser competitiva com uma empresa privada. Você pode negar esses pontos?

Então seu raciocínio é, mesmo uma estatal dando imensos lucros, tão grandes quantos seus pares privados, ela ainda assim é ineficiente, não importa a razão ou convergência de sua atuação. Agnóstico, não tem como argumentar contra isso, seu ponto de vista é muito contraditório com os fatos, preste atenção, fatos.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 18 de Abril de 2013, 15:37:26 »

Juca, desculpe mas mais uma vez, devo dizer que isso me parece desonestidade intelectual. Veja que você me acusou de achismo no tópico do SUS e eu citei as conclusões do próprio Derfel. E no tópico há ainda mais, onde ele concorda que são muito caros.

Porque você simplesmente ignora posts e responde apenas o que gostaria que tivessemos escrito? E sim, é importante lembrar que faz parte do seu modo de pensar essas defesas de quebradeira de propriedades, defesa de bandidos, para que vejam a coerência do seu raciocínio.

Foi mostrado lá que o SUS depende muito do gerenciamento municipal. E que não é oito ou oitenta. Existem lugares ruins e lugares satisfatórios. Não é o bichão que você quer pintar. Também não posso ficar dizendo que uma maravilha.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 18 de Abril de 2013, 16:07:12 »
Não, foi demonstrado que:
- O SUS não tem gerenciamento de atendimento e qualidade de serviço. Duvida?
- Que o SUS c.. e anda para a gestão, e sequer ouve os técnicos. Duvida?
- Que o SUS não é eficiente no atendimento, fazendo com que as pessoas esperem meses na fila para um simples atendimento. Duvida?
- Que o SUS é razoável em relação a atendimento preventivo.
- Que o SUS é caro em relação ao que entrega. Duvida?

Leia o tópico.

edit
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 16:16:54 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 18 de Abril de 2013, 16:30:59 »
Sempre me surpreendo com alguém elogiando o SUS.

A situação da saúde é tão ruim e  caótica, que a ruindade do SUS deveria ser auto-evidente. Não faz diferença se a idéia de como o SUS deveria funcionar é excelente, não importa se em algumas poucas áreas ele é mega-ultra-eficiente, se na hora que a  população mais precisa, que é o atendimento médico, ele é uma enorme porcaria.

Pobre de quem não tem plano de saúde particular.
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 18 de Abril de 2013, 16:48:32 »
- Que o SUS não é eficiente no atendimento, fazendo com que as pessoas esperem meses na fila para um simples atendimento. Duvida?

Leia o tópico.

edit

Faz o seguinte, vai lá e discute com o Derfel de novo, porque mesmo depois da lavada que ele te deu demonstrando que o SUS avança, que tem critérios e métodos para tal e que existem "n" fatores do qual ele lida que uma empresa privada não daria conta em questões como escala e prevenção, que prova que você não entende bulhufas da questão da saúde nacional. Eu não sou especialista, e tão pouco acho que o SUS é assim tão bom, nunca achei, mas existem muitas coisas ali dentro que funcionam a contento e outras funcionam muito bem, como foi demonstrado.

Mas o que não entendo são as voltas que você fica dando diante dos fatos que eu postei. As grandes empresas estatais nacionais dão imensos lucros, são tão eficientes quantos seus pares privados e mesmo assim você não conseguiu demonstrar onde está a deficiência delas, sem que pra isso não use apenas opinião pessoal. A estatal tem monopólios ou não paga impostos, mesmo que isso tiver relevância, o fato de dar imensos lucros diante do se capital ativo, na mesma proporção das melhores empresas privadas, demonstra que são bem geridas e são eficientes.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #90 Online: 18 de Abril de 2013, 16:51:04 »
Não existe comparação entre a maioria das empresas privadas com as públicas, principalmente a respeito de bancos e petróleo.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 18 de Abril de 2013, 17:00:50 »

Leia o tópico.

edit

Faz o seguinte, vai lá e discute com o Derfel de novo, porque mesmo depois da lavada que ele te deu demonstrando que o SUS avança, que tem critérios e métodos para tal e que existem "n" fatores do qual ele lida que uma empresa privada não daria conta em questões como escala e prevenção, que prova que você não entende bulhufas da questão da saúde nacional. Eu não sou especialista, e tão pouco acho que o SUS é assim tão bom, nunca achei, mas existem muitas coisas ali dentro que funcionam a contento e outras funcionam muito bem, como foi demonstrado.

MENTIRA. Me parece que está trolando.

Ele está falando inclusive que continuam em lugares onde não se justifica, que são caros, etc..
O que você não entendeu do texto acima?

Mas o que não entendo são as voltas que você fica dando diante dos fatos que eu postei. As grandes empresas estatais nacionais dão imensos lucros, são tão eficientes quantos seus pares privados e mesmo assim você não conseguiu demonstrar onde está a deficiência delas, sem que pra isso não use apenas opinião pessoal. A estatal tem monopólios ou não paga impostos, mesmo que isso tiver relevância, o fato de dar imensos lucros diante do se capital ativo, na mesma proporção das melhores empresas privadas, demonstra que são bem geridas e são eficientes.

Responda ponto a ponto. Você verá que eu disse que NÃO PAGAM IMPOSTOS, TEM ROUBOS ETC.. Você só se dá a liberdade de dizer que não contestei porque não é honesto o suficiente para abrir os pontos e contestá-los, apenas fica citando que não respondi sem responder os pontos que coloquei.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 18 de Abril de 2013, 17:09:19 »
Anafalbetismo funcional ou cegueira ideolófica, Juca?

E o que vocês têm como concepção de saúde pública aliada a incapacidade de gestão tem sangrado os cofres públicos e dado à população um serviço horroroso.

Posso concordar com o seu primeiro parágrafo, mas não com o segundo. Não acho que o serviço seja horroroso, ainda que (generalizando) possa não ser bom. ...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 18 de Abril de 2013, 17:14:50 »
Eu te dei inúmeros exemplos de que as estatais atuais são eficientes como você pediu como contra-prova, você tergiversou até onde deu, colocou seu debate do SUS no meio, apelou para o ataque pessoal... O que mais você quer se você se sequer aceita esse fatos? Você só quer entender e aceitar aquilo que você pré estabeleceu como uma verdade. Pare de brigar com os fatos, que eu até posso começar a responder ponto a ponto suas questões ideológicas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 18 de Abril de 2013, 17:36:40 »
MENTIRA DE NOVO. Primeiro porque você aceitou a discussão do SUS e agora quer fugir porque viu que está (como quase sempre) completamente errado e eu coloquei provas aqui disso. Então meu caro, você perdeu aqui.

E MENTIRA quanto ao não debater. Coloquei pontos como monopólio, casos de corrupção em governo, os Correios que pagam multas por clausulas contratuais não cumpridas e multas por desvios de entregas, além DE NÃO PAGAR IMPOSTO e ter AS CORRUPÇÕES QUE TODOS CONHECEMOS.

Respondi uma a uma. Você está sendo desonesto intelectualmente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 18 de Abril de 2013, 17:49:04 »
MENTIRA DE NOVO. Primeiro porque você aceitou a discussão do SUS e agora quer fugir porque viu que está (como quase sempre) completamente errado e eu coloquei provas aqui disso. Então meu caro, você perdeu aqui.

E MENTIRA quanto ao não debater. Coloquei pontos como monopólio, casos de corrupção em governo, os Correios que pagam multas por clausulas contratuais não cumpridas e multas por desvios de entregas, além DE NÃO PAGAR IMPOSTO e ter AS CORRUPÇÕES QUE TODOS CONHECEMOS.

Respondi uma a uma. Você está sendo desonesto intelectualmente.

Completamente errado...

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/08/lucro-da-eletrobras-triplica-e-vai-r-135-bilhao-no-trimestre.html

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/02/lucro-da-caixa-economica-sobe-17-em-2012-para-r-61-bilhoes.html

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/04/lucro-da-eletrobras-sobe-66-em-2011-e-chega-r-37-bilhoes.html

http://rodrigofernandoc.no.comunidades.net/pagina=1147652542

Quanto mais eu pesquiso pra saber se as estatais são tão ruins como se está pintando, mais eu me convenço do contrário.

...ainda bem que me baseio em fatos não é?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 18 de Abril de 2013, 17:58:11 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 18 de Abril de 2013, 18:42:27 »
E continua a saga das estatais ineficientes:

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/estatais-federais-investiram-r-97-9-bilhoes-em-2012

Então ao que parece você ignora o fato de que, por exemplo, parte significativa do investimento das estatais veio do BNDES, via emissão de títulos públicos (ou seja, aumento da dívida interna pública).

Além disto você ignora outro fato notório. Ainda que uma empresa estatal tenha tido lucro, isto NÃO SIGNIFICA que ela foi bem gerida e nem que ela seja "eficiente". O ramo petrolífero é conspícuo. Se você pesquisar, irá constatar que nos últimos 15 anos não teve nenhuma empresa petrolífera mundial que tenha tido prejuízo operacional.

De todas as empresas estatais que eu conheci operacionalmente e pude analisar dados econômico-contábeis, nenhuma (repito, nenhuma) estava livre de males que dificilmente são encontradas em empresas privadas de porte semelhante. E tais males são: Decisões influenciadas frequentemente por partidos políticos; precariedade ou ausência de processos de gestão modernos; influência extrema (e deletéria) dos seus funcionários; influência ideológica; etc.

Depois eu continuo.

P.S.

As empresas privadas não são perfeitas e uma empresa estatal pode ser, ao mesmo tempo, muito lucrativa, moderna e "eficiente". Mas, e aí está a raiz dos problemas no meu entender, dificilmente isto ocorrerá no Brasil por causa de nossas idiossincrasias.
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 20:19:56 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 18 de Abril de 2013, 19:17:17 »

Anafalbetismo funcional ou cegueira ideolófica, Juca?

E o que vocês têm como concepção de saúde pública aliada a incapacidade de gestão tem sangrado os cofres públicos e dado à população um serviço horroroso.

Posso concordar com o seu primeiro parágrafo, mas não com o segundo. Não acho que o serviço seja horroroso, ainda que (generalizando) possa não ser bom. ...

sobre isso:

Não disse que é do PT apenas que petistas têm o costume de defender posições ideológicas não racionais tal qual,  o SUS é gerido de forma eficiente (ou o PT não é corrupto)

primeiro parágrafo

Segundo parágrafo.

Quero voltar para o tópico de discussão do SUS, mas nas últimas semanas tenho estado atolado de serviço (em parte por conta de racionalização de serviços do SUS, construção de redes de atenção, implantação de novo sistema de informações e incentivo financeiro por mérito e vinculada a metas, reconstrução, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde, ampliação das equipes de ESF e NASF). Se notar, tenho postado na maioria das vezes por celular e apenas brevemente. Quando consigo um computador, estou no consultório (também sou profissional liberal :P ) e ultimamente minha agenda tem estado um pouco lotada. Em casa, meu computador está sendo usado apenas para o Club Penguin :lol: Mas quando a coisa melhorar, eu volto ao tópico. :ok:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 18 de Abril de 2013, 20:05:37 »
Já passei por essa do Club Penguin. Meu conselho, compra um computador para sua filha que só vai piorar :-)

Sobre o parágrafo citado, então ficou mais forte a questão da gestão ineficiente. Sobre as tarefas que você está desempenhando para otimização de um órgão público, uma dica: Não se regojize enquanto não for entregue o que foi prometido.
Infelizmente, vi dezenas de funcionários públicos contentes em planejar uma mudança radical em algo para depois ver que nada foi para frente, mesmo depois de ter gasto milhões.

Eu truco que vocês tenham capacidade de gestão para fazer a coisa funcionar. Concorda?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!