Olá sou novo aqui, meu codinome é Manufotos, saudo a todos.
Seja bem vindo Manufotos.
Só gostaria de expressar uma coisa, qual é a razão de nos preocuparmos tanto com contradições da Biblia.
Por, pelo menos, dois motivos.
Primeiro. Academicamente, os cristãos escolásticos afirmam que todo o texto bíblico é coerente, pois há trechos onde a leitura tem de ser literal, como no caso dos Evangelhos, e em outros trechos a leitura tem de ser figurativa, metafórica. Oras, quais são os critérios objetivos que permitem respaldar esta divisão? A resposta: Não existem. E é por isto que a ICAR criou o procedimento de que somente os "doutores" (sic) dela podem interpretar e os textos "sagrados".
Segundo. Um terço da humanidade afirma que conduz sua vida com base em um conjunto de textos do final do Idade do Bronze e que está repleto de padrões comportamentais que hoje seriam considerados criminosos, ou até mesmo genocidas.
Afinal qual entre vós sabe o que é a verdade, ou por que ela existe? ou até mesmo por que existe tantas contradições nos assuntos de nós reles mortais.
A "verdade" sob o ponto de vista científico não existe.
As 'contradições' nos assuntos humanos existem por diversos motivos, dos quais o desconhecimento e a incompreensão estão entre os mais importantes.
Todo ou qualquer conhecimento que adquirimos ou nos foi ensinado ou aprendemos autonamente em livros ou por observação da natureza existente no nosso planeta e universo.
A transmissão de experiência e conhecimento é um traço marcante da humanidade. E, o mais importante, o conhecimento científico pode ser verificado, ao contrário de outros tipos de conhecimentos.
mas esclareçam-me a quem pertence a razão da verdade,
Não sei, porque a "verdade" não me interessa.
está nos cientistas e pesquisadore,está nos religiosos,está nos ateus ,nos agnosticos,nos céticos,em nós homens,quem verdadeiramente pode explicar tão claramente sem duvidas ou contradições de onde viemos ,por que estamos aqui,para onde vamos?
Suas indagações são questões filosóficas muito antigas e não tenho a pretensão de lhe dar uma resposta definitiva, mas eu entendo que:
"De onde viemos": O planeta provem da coalescência planetesimal de material estelar e cósmico primordial. 'Nós' somos provenientes da agregação de moléculas orgânicas no início do éon Arqueano e que por evolução resultou na atual flora e fauna.
"Por que estamos aqui": Não há indício nenhum de desígnio, então estamos aqui como o resultado da interação de muitos processos inicialmente físicos e químicos estocásticos e posteriormente também biológicos.
"Para onde vamos": Entendo que a sua pergunta não se refere a um destino geográfico e sim o que o "futuro nos reserva". Neste caso, como geólogo, eu diria que a extinção é o futuro mais plausível.
Observo atentamente que cientistas, por não conseguirem entenderem ou até mesmo possuir respostas a estas perguntas, criaram diversas teorias como a do big bem,evolução das espécies e até ao próprio acaso.
A Ciência há muito tempo atua para entender a Natureza, descrevendo-a e modelando-a, e não para responder às perguntas como as que voce fez. A filosofia se encarrega desta indagações.
É o que acontece na maioria das vezes, em que não queremos admitir que a nossa mente, não consegue entender plenamente os segredos do universo,até por que quando nascemos encontramos tudo pronto para uso,e ainda com instrutores ,para o caso de termos dificuldades para entender alguma coisa.
Eu admito, com tranquilidade, que não conheço e ou entendo completamente vários processos geológicos, quanto mais os de outras áreas do conhecimento. E esta incomplitude torna fascinante a Ciência.
Por que acreditar que há milhares e milhares de anos , sabe-se lá por que onde nada existia, e do nada houve uma grande explosão,de onde do nada surgiu num instante imensas quantidades de matérias, e a as mesmas sabe-se lá por que resolveram se unir em elétrons e nêutrons quarks e etc... formaram átomos ,que se uniram e formaram moléculas,depois em elementos,e passaram a unir-se novamente e formaram estrelas,planetas, asteróides,cometas,raios cósmicos,buracos negros,matéria negra, enfim ufa o universo infinito e progressivo.
A auto-organização pode ser uma propriedade do Universo. De qualquer maneira, no atual estágio do conhecimento científico não há como responder sobre o que ocorria antes do tempo de Planck.
ou depois de todo esse caos uma certa sopa de dna que foi formada sabe-se lá como formou as primeiras células, tecidos vivos, que se uniram partindo de uma unica célula que se dividiu e passou a formar bactérias, protozoário, vírus,e dai passaram a evoluir e se tornaram a grande biodiversidade existente no planeta terra.
Voce não tem ideia do que trilhões de reações químicas orgânicas atuando por dezenas a centenas de milhões de anos podem fazer.
Sendo que um desses seres um simio ou macaco, sabe-se lá por que apos milhares de anos sendo macaco ou simio resolveu fazer um upgrade e se transformou no homem sapiens,que resolveu se tornar o homem atual. Ufa !
Caro Manufotos.
A sua descrição supra contém um erro fundamental, propagado
ad nauseam pelos criacionistas, que é o de afirmar que o homem provem do macaco.
Não é isto. O homem e os macacos provem de um ancestral comum, cuja linhagem se separou há cerca de 7 ou 8 milhões de anos, aproximadamente.
E tudo isso graças ao caos chamado acaso?
Caos e acaso são distintos em termos de conceituação.
O caos é uma palavra, que na matemática e na física, representa uma teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos, como é o caso do regime global dos ventos.
O acaso é a impossibilidade de se prever a ocorrência de um dado fenômeno ou, em outras palavras, é um evento sem causa conhecida.
o que vejo em toda essas teorias, por mais que as usem para se desviar de uma criação orientada,
Não há nenhuma evidência de desígnio, ou seja, influência consciente na Natureza.
é que todas elas seguem um padrão que remete a um principio,uma ordem,uma organização,ou uma força superior com existência superior. De onde tudo se origina.
A existência de um padrão não reflete de modo algum a atuação de uma entidade consciente transcendental. Esta interpretação é de cunho filosófico e não científica.
E a essa força podemos chama-la como quiser, acaso ,big bem,evolução,criação,mas tudo ou qualquer explicação nos leva a único ponto,aquilo que não podemos explicar nos causa medo ,temor,angustia, ignorância,e é dai que surgem a grande obra prima humana a imaginação e com ela podemos fugir de uma verdade que não entendemos plenamente, e fugir para uma novinha em folha criada por nós mesmos, e da qual não podemos refutar,e nos consolamos com isso.
O escapismo frente ao desconhecido e ao inexplicável é uma atitude tipicamente religiosa.
Para a ciência o desconhecido e o inexplicável são um estímulo, pois a curiosidade é a base da ciência.
E com a imaginação criamos varios devaneios, como vida em outro planeta,em outro plano de existência,no inferno,na reencarnação,como espíritos,não importa qualquer coisa em que acreditemos que apesar da nossa morte eminente,quando nos é tirado o fôlego de vida,ainda assim podemos ser eterno em nossos devaneios intelectuais que nós mesmos criamos.
O pensamento mágico associado ao medo e ao antropocentrismo são as causas destes devaneios religiosos e metafísicos.
E com o ego carregado desse poder passamos combater o que não entendemos e passamos a procura cabelo em ovos,ou na agua!
Qual poder? O da imaginação religiosa e filosófica?
O homem é contraditório,há historia é contraditória,tudo que vem do homem é contraditório,
Nem tudo que vem do homem é contraditório. Talvez efêmero.
não seria nada anormal haver contradições em um conjunto de livros inspirados por Deus , mas que em sua infinita misericórdia que homens falhos e pecadores a escrevessem, dai não seria difícil encontrar contradições,afinal todo homem é mentiroso,sendo apenas Deus aquele que não pode mentir.
Aqui fiquei em dúvida, pois até então voce mostrou dúvidas científicas e filosóficas, mas neste parágrafo voce optou por fazer proselitismo ecumênico. Para eu lhe responder voce teria que me responder:
a) De qual deus voce fez referência?
b) Demonstrar a sua existência.
c) Demonstrar que o atributo "não mentir" lhe é aplicável.
E por mais que não queiramos admitir,quando estamos no nosso leito de morte,em que vamos implorar por misericórdia?
"Implorar misericórdia"? Hummm. Sinceramente eu não lembro de ter feito qualquer coisa para alguém que demandasse este pedido. E se voce quer dizer "implorar a um deus", não perca o seu tempo, pois eu não me importo com seres mitológicos neste contexto.
ao próprio homem,os cientistas,os religiosos,o acaso,o big bem afinal a unica verdade inrefutavel que conheço é que todo tipo de vida um dia morre e volta ao seu pó,
Se todo tipo de vida vem a morrer, o que acontecerá com o seu deus?
Ou ele não é vida?
E neste caso como pode haver inteligência consciente sem vida?
mas a terra que nos recebe de braços abertos parece ser imortal e eterna,pois ela insiste em continuar aqui e o no universo, mas quanto a nós só nos resta chorar pelo morto ou morta.
Um viva para a Terra, um viva para o Universo.
Cordiais saudações,
Geotecton