O uso de crack é problema de saúde pública, o tráfico de drogas é problema da polícia.
E o que rola ali é só tráfico? Ou essa é só mais uma desculpa daquelas de "a gente só pode fazer alguma coisa depois que a polícia prender todos os traficantes"?
Enquanto isso, deixa o pessoal se amontoando, pegando e transmitindo doenças, diminuindo o valor dos imóveis, cagando nas ruas... e tudo isso que não é problema da polícia.
Enquanto houver oferta de crack, os viciados vão voltar ao mesmo local, a prefeitura tira, interna, eles voltam. O que mais da pra fazer?
A prefeitura tira? Tipo como na semana passada?
O que as prefeituras fazem é ir empurrando o problema. Quando dá certo, o mérito é delas. Quando dá errado, a culpa é das polícias "truculentas".
Se as pessoas reclamam de traficantes, a culpa é da polícia. Quem tem obrigação de prender traficantes? Quem tem obrigação de investigar pra saber quem são os traficantes? Pode-se dizer que a permanência de viciados nas ruas é culpa da prefeitura, mas sem traficantes eles não estariam acumulados ali.
As pessoas reclamam do pessoal cagando e mijando na rua. O povo da região está se lixando se o cara está usando droga ou bebendo cachaça. O que incomoda é que eles diminuem o valor da região e são "feios" de se olhar, "diferenciados", como diria uma senhora do Higienópolis.
Eu tenho muita dificuldade em acreditar que a cracolândia começou com um traficante naquele lugar. Acho muito mais plausível que eles comprassem e encontrassem sossego naquela área e com isso, foram se juntando até virar o que virou, mais ou menos como começou a querer acontecer aqui em BH.
Não adianta só prender os traficantes se os demais órgãos não fizerem algo a respeito dos viciados. Provavelmente tem traficante sendo preso diariamente ali. O cara vai onde eles se juntarem e se o poder público permite uma aglomeração onde não consegue se distinguir homem de mulher, criança de adulto, fica impossível pra polícia resolver o problema sozinho.
Quando as prefeituras anteriores começaram a criar medidas antimendigo, o PT foi radicalmente contra. O Haddad removeu essas obras antimendigo?