A palavra certa não é crença, é saber. Saber que o sistema de cooperação social baseado na propriedade privada dos meios de produção e na livre iniciativa, não é perfeito (é impossivel existir sistema perfeito baseado em seres imperfeitos) porém é o melhor sistema q o ser humanp descobriu (e não foi um projeto indivodual, de uma mente 'brilhante' como a de Marx, o charlatão)
Basicamente temos poucas opções nessa questão : propriedade privada e livre iniciativa (capitalismo), intervencionismo e propriedade publica sem liberdade individual.
O socialismo(propriedade publica dos meios), além de ser inviável economicamente, como demonstrado por Von Mises na decada de 20 (e depois confirmado experimentalmente), representa tb a unificação do poder economico, politico e coercitivo. Achae q algo democratico possa surgir daí é acreditar em papai noel. Não é a toa q matou so 120 milhões, dando poeira nos feitos do Nazismo (cuja ideologia foi toda baseada no socialismo).
O intervencionismo estatal na economia (agencias reguladoras tb é intervencionismo e de fato restringem a livre iniciatova e competicao mercado) , alem de danoso, gera esse tipo de capitalismo que temos aqui. Privilegios para alguns grandes empresarios, restrição a livre iniciativa, e toda essa relação promiscua entre o meio político e o empresarial.
Existem dois indicadores, liberdade economica q mede o grau de intervenção e regulação na economia e o facilidade de se fazer negocios, que mede o quão propicio é o ambiente para o desenvolvimebto dos negocios. Pois bem, existe uma correlacao direta entre esses indicadores e a riqueza e bem estar de uma nação (os paises nordicos estao entre os 10 e 20 primeiros nessa questao). Vc ja deve imaginar a posições do Brasil......
Ou seja, o que o Brasil precisa é de mais livre mercado, coisa q nunca tivemos em nossa história, e menos 'politicas economicqs heterodoxas', que sempre resultam no q estamos vendo : um periodo de festança, seguido de uma grande crise, que invariavelmente quem acaba pagabdo o pato, são os mais pobres!