Enquete

O PT representa um risco para o Brasil?

Não. O PT é apenas um partido como qualquer outro e não representa nenhum risco adicional.
Sim, mais que outros partidos, pois a mistura de ideologia com corrupção fazem com que toda e qualquer ato excuso seja justificado com dupli-pensar.
Sim, como outros partidos. A política brasileira chafurda de cabo a rabo.
Não, o PT é ainda o mais ético e é a força que está mudando o país.

Autor Tópico: O PT representa um risco ao país?  (Lida 246572 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:O PT representa um risco ao país?
« Resposta #525 Online: 04 de Março de 2014, 10:49:37 »
[...]
Acho que a UFRN seria um exemplo, simplesmente não tem com comparar a estrutura que possuía nos anos 90 com a que se tem hoje.

Como era a UFRN entre 1981 e 1995?

Melhor ou pior que entre 1996 e 2002?

Não sei quanto à UFRN especificamente, mas o Derfel tem razão quanto às universidades federais de um modo geral. Costumo dizer que, se fosse considerar apenas a ótica do ensino superior, eu seria um grande defensor do governo Lula. Durante os governos FHC as universidades sofreram um agudo processo de sucateamento, que foi revertido nos governos seguintes.

A propósito, se formos considerar apenas o critério do salário para professores universitários, os governos militares ganham facilmente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #526 Online: 04 de Março de 2014, 11:37:09 »
Eu trabalho em uma, me atendo somente ao caso das federais posso dizer que nessa área QUASE NADA do que o FHC fez no passado pode ser considerado um primeiro passo no que está sendo feito hoje, a política do Lula/Dilma/PT para o ensino superior é radicalmente diferente da era FHC/PSDB.
Concordo com o Dr. Manhattan, se fosse este único aspecto a considerar do governo Lula, eu faria coro com seus defensores, infelizmente tem uma caralhada de coisas que não dá pra aceitar.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #527 Online: 04 de Março de 2014, 12:46:55 »
Interessante, se formos comparar, perguntando aos profissionais de qualquer área, o governo PT, com os demais, embora sempre repito que o PT não governa sozinho, não tem comparação mesmo, todos dirão que as melhoras são enormes, em qualquer setor, mas isso não significa que o PT foi competente, só foi mais competente que os outros no passado.
Em qualquer nível de governo, quando alguém pega terras arrasadas e faz um pouquinho, parece muito.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #528 Online: 04 de Março de 2014, 13:18:17 »
Se for olhar só isso, meu salário base pulou de 1mil pra 4mil em 8 anos, viva o Aécio e o PSDB, apesar do caos completo na educação, saúde e outras áreas...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #529 Online: 04 de Março de 2014, 17:41:53 »
Interessante, se formos comparar, perguntando aos profissionais de qualquer área, o governo PT, com os demais, embora sempre repito que o PT não governa sozinho, não tem comparação mesmo, todos dirão que as melhoras são enormes, em qualquer setor, mas isso não significa que o PT foi competente, só foi mais competente que os outros no passado.
Em qualquer nível de governo, quando alguém pega terras arrasadas e faz um pouquinho, parece muito.

Eu sou um profissional em três áreas e não "visualizo" isto de maneira uniforme. Houve avanços na maioria mas eles foram em diferentes graus. O que não surpreende porque isto ocorreu em todos os governos pelo menos desde o golpe de 1964, mesmo naquele que foi o mais fraco, o do senhor Sarney.
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #530 Online: 05 de Março de 2014, 07:02:00 »
Não imagino que seja do PT, mas do governo.  [1] Maiores investimentos nas universidades, contratação de profissionais (na época do FHC muitos cursos viviam com cojtratações temporárias) por concurso público, expansão dos campi para o interior,  criação dos IF e uma expansão dos cursos de tecnológos com duração de 2 anos, aumento das pesquisas, maior autonomia das universidades e nos últimos anos o [2] ciência sem fronteiras,  com envio de alunos para universidades no exterior para cursar a graduação e pós-graduação, além de um flexibilização para contratação de professores estrangeiros. Acho que a UFRN seria um exemplo, simplesmente não tem com comparar a estrutura que possuía nos anos 90 com a que se tem hoje.

O item [2] é de proposta do PT? De resto, as características por você elencadas bem podem decorrer, como você pareceu sugerir, de uma evolução nas políticas de educação. Se você considerar que nenhuma governança de coisa alguma se mantêm a mesma coisa, mas muda de tempos em tempos, pois mesmo as pessoas envolvidas na gestão das coisas públicas mudam, a melhora nas universidade é antes uma evolução da governança que algo proposital - como quis informar o Vento.

Não é só por que o PT está no governo que tudo abaixo dele, toda a governança da coisa pública, decorre necessariamente dele.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #531 Online: 05 de Março de 2014, 07:20:29 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_sem_Fronteiras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_federal_de_educa%C3%A7%C3%A3o,_ci%C3%AAncia_e_tecnologia
Existe ainda a política de interiorização do ensino superior. Não é simplesmente uma evolução,  mas um direcionamento e um rumo diferente do que havia em momentos anteriores (talvez similar ao governo militar, com a criação das uf).

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #532 Online: 05 de Março de 2014, 07:58:56 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_sem_Fronteiras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_federal_de_educa%C3%A7%C3%A3o,_ci%C3%AAncia_e_tecnologia

Louváveis, já computo duas iniciativas do PT pro ensino superior brasileito! :)

Existe ainda a política de interiorização do ensino superior. Não é simplesmente uma evolução,  mas um direcionamento e um rumo diferente do que havia em momentos anteriores (talvez similar ao governo militar, com a criação das uf).

Quando eu digo evolução da governança, a concepção abarca, inclusive "um direcionamento e um rumo diferente do que havia em momentos anteriores". Dada uma prática de gestão de um período, acho difícil que ela se mantenha a mesma por um período maior e as mudanças podem decorrer de outros fatores, como a estabilidade econômica e uma maior flexibilidade do orçamento público, por exemplo, que permitem a consolidação de políticas de longo prazo e maior disponibilidade de recursos.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #533 Online: 05 de Março de 2014, 14:39:14 »
Comentário de um colunista de informática que eu acompanho, baseado num discurso da nossa presente em Nova Iorque:

Palavras de nossa suprema mandatária na entrevista coletiva após reunião com investidores internacionais em Nova Iorque:

”Tem uma infraestrutura muito importante para o Brasil, que é também a infraestrutura relacionada ao fato de que nosso país precisa ter um padrão de banda larga compatível com a nossa, e uma infraestrutura de banda larga, tanto backbone como backroll, compatível com a necessidade, que nós teremos para entrarmos na economia do conhecimento, de termos uma infraestrutura, porque no que se refere a outra condição, que é a educação, eu acho importantíssima a decisão do Congresso Nacional do Brasil em relação aos royalties”.

“ A destinação dos royalties e do fundo social para a educação, esses dois elementos, um de infraestrutura e outro na área de educação constituem nosso passaporte também para o futuro. Então, é um programa ambicioso, ele tem vários desdobramentos, ele não para aí, porque ainda inclusive nós não vamos iniciar esse processo, estamos em fase de discussão, esse que estou falando da banda larga. Mas eu estou aqui completando para vocês porque eu vou falar, aí, então, fica completado para vocês.”

Eu não sei não, mas acho que este pronunciamento, se foi traduzido ao pé da letra, deve ter provocado a demissão do tradutor simultâneo. Quem iria acreditar que este amontoado de disparates desconexos tenha saído da boca de uma Chefe de Estado?

Antes que perguntem, a fonte do discurso é o próprio Palácio do Planalto.
O texto em destaque, citado no comentário, está na metade final da segunda resposta da presidente aos jornalistas, 7º parágrafo.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #534 Online: 05 de Março de 2014, 14:41:47 »
Comentário de um colunista de informática que eu acompanho, baseado num discurso da nossa presente em Nova Iorque:

Que presente? :?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #535 Online: 05 de Março de 2014, 14:44:33 »

Dessa vez você me pegou!  :biglol:

*presidente

Skorpios

• Visitante
« Resposta #536 Online: 05 de Março de 2014, 14:50:21 »

Dessa vez você me pegou!  :biglol:

*presidente

Então é o famoso "presente de grego"... :hehe:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #537 Online: 05 de Março de 2014, 15:28:23 »
O fato dela não saber falar ou se expressar em público não significa que seja inculta. Se não me engano, ela teve uma educação muito melhor que a maioria dos brasileiros, estudando em bons colégios de MG, piano e línguas (lembrando que ela teve, provavelmente, uma educação européia).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #538 Online: 05 de Março de 2014, 16:59:27 »
entre a evidência de ouvir ela falando sem saber se expressar, de não saber o nome de um livro que leu e a evidência de que fez boas escolas, fico com o que vejo, não com uma lógica que não prova nada.

Com certeza não estruturada, se acha mais do que é, e bem provavelmente ignorante.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #539 Online: 05 de Março de 2014, 17:02:15 »
Sobre a educação, é consenso que o PSDB fodeu com a educação em todo lugar que passou. Além de tudo o que está escrito, meus pais como professores falam "maravilhas". Muito disso tem a ver com a progressão continuada, mas defasagem salarial também é frequentemente citada. Não sei o que realmente mudou com o PT, salário com certeza ainda é um problema.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #540 Online: 05 de Março de 2014, 17:12:48 »
Sobre a educação, é consenso que o PSDB fodeu com a educação em todo lugar que passou.

Não tenho esta certeza para com as escolas municipais e estaduais quando foram administradas pelos tucanos.
Foto USGS

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #541 Online: 05 de Março de 2014, 22:24:45 »
Nem sempre o PT representa um risco ao país.
Algumas iniciativas são acertadas e merecem destaque, como a notícia que segue abaixo:

STF
Governo tenta impedir que Congresso pague salários de marajá
Publicado: 5 de março de 2014 às 21:53
Por: Redação

O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que servidores da Câmara dos Deputados e do Senado recebam acima do teto constitucional de R$ 29.462,25, valor do salário dos ministros da Corte. O recurso foi apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU).

No recurso, a AGU afirma que é ilegal o pagamento de salário acima desse teto e pede que seja revogada a decisão do ministro Marco Aurélio, que autorizou que fossem pagos integralmente os salários dos servidores que recebem acima do limite constitucional. Segundo a AGU, os cofres públicos é que têm  prejuízo com a liberação do pagamento com base em uma liminar. “Não se revela legítima a expectativa de manter vencimentos maiores do que os percebidos pelos membros da mais alta Corte do país”, diz a AGU.

No dia 18 de fevereiro, Marco Aurélio atendeu a pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e liberou o pagamento para os servidores que recebem acima do teto, porque a Câmara e o Senado não abriram prazo que os funcionários apresentassem defesa no processo administrativo instaurado para cumprir a decisão do Tribunal de Contas de União (TCU), que determinou o corte dos salários.

Após a decisão, a Câmara dos Deputados decidiu retomar o pagamento desses salários ao mais de 1,8 mil servidores da Casa, entre ativos (786) e inativos (1.041), que têm direito a eles. A decisão custou R$ 11,36 milhões mensais à Casa.

A Mesa Diretora do Senado determinou que os valores excedentes ao teto fossem depositados em uma conta em juízo, mas, após a decisão do ministro, considerando a manobra ilegal, voltou a pagar os vencimentos integrais.

Não critico gratuitamente o governo, por implicância ou perseguição.
Sei aplaudir quando acerta.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #542 Online: 06 de Março de 2014, 06:53:42 »
Sobre a educação, é consenso que o PSDB fodeu com a educação em todo lugar que passou.

Não tenho esta certeza para com as escolas municipais e estaduais quando foram administradas pelos tucanos.

Acho que via de regra, professores dá rede municipal ganham melhor do que os da rede estadual em qualquer lugar, não?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #543 Online: 06 de Março de 2014, 16:43:42 »
Não. Municípios maiores, normalmente, possuem mais recursos e podem pagar melhor. Municípios  pequenos, não.

Temma

• Visitante
« Resposta #544 Online: 06 de Março de 2014, 22:12:46 »
caros foristas, alguém daqui vai?

feature=youtu.be

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #545 Online: 06 de Março de 2014, 22:28:14 »
não você vai para alguma manifestação do MST ou de apoio aos mensaleiros?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #546 Online: 06 de Março de 2014, 22:35:21 »
Não posso zoar porque a lei de Poe é letal pra quem presta concurso público em determinados cargos e uma eventual investigação social me daria muita dor de cabeça, mas pense numa piada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #547 Online: 06 de Março de 2014, 22:39:40 »
pensando.. da uma dica aí

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #548 Online: 06 de Março de 2014, 23:12:56 »
caros foristas, alguém daqui vai?

feature=youtu.be

Reinaldo Azevedo, Lobao, Olavo, Diogo mainardi, sharazade, bolsonaro, feliciano... Como essa turma cresceu e reverberou!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #549 Online: 06 de Março de 2014, 23:35:33 »
devem ter agora 1/10 do tamanho dos que apoiam MST, VZ, Dirceu e quetais. Uma vergonha dupla termos esses dois grupos no Brasil. ainda se pudessem se anular mutuamente pois a direção do vetor da imbecilidade é o mesmo apenas o sentido é inverso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!