Detalhe, fui verificar as taxas de transações cobradas atualmente para uma transação com prioridade normal (que levará mais de uma hora para ser concluída), o custo está girando em torno R$ 70,00 e para uma transferência com prioridade alta (que leva entre 0 e 60 minutos para ser concluída, dependendo do valor oferecido) prepare-se para desembolsar no mínimo R$ 250,00. Ou seja, do jeito que a coisa anda, o bitcoin se tornou completamente inviável para pequenas transações.
Eu passei a semana lendo a respeito de criptomoedas por estar interessado em usa-las como uma forma de investimento (apesar das altas taxas de retorno dos últimos tempos estou pensando em dedicar apenas de 3 a 5% do meu patrimônio a este tipo de investimento, por causa de sua alta volatilidade e risco de bolha financeira). Estou pensando em comprar ethereum, por ser a segunda moeda (atrás apenas do bitcoin) em volume total de capitalização e uma das mais populares (negociadas em diversas casas de câmbio na internet), mas principalmente pelo fato da taxa de transferência dele está bem mais em conta do que a do bitcoin, entre 1 e 6 reais, e a velocidade de transação também, levando apenas alguns segundos para que uma transação seja concluida.