Autor Tópico: Bitcoin, a moeda do futuro  (Lida 31126 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Bitcoin, a moeda do futuro
« Resposta #300 Online: 18 de Dezembro de 2017, 14:35:08 »
taxas abusivas para o simples serviço de transferir dinheiro para outra pessoa

E a taxa de transação do bitcoin, que é praticamente um suborno built-in?

o valor pode ser alto se você for usar a moeda para pagar um simples café. Mas compare a taxa do bitcoin com a de um doc ou de uma transferência internacional.
Depende do banco, sou cliente do Banco Inter e não pago por um pacote de serviços ou por qualquer taxa pelos serviços que utilizo. Tenho direito a saques ilimitados na rede 24 horas; transferências ilimitadas para qualquer banco; consulta de extrato de qualquer período; desconto de cheque por imagem (tira-se uma foto do cheque usando o app do banco e o valor é descontado sem que você precise ir até uma agência); depósitos por boleto bancário (já que o banco é inteiramente digital e para colocar dinheiro nele sem pagar uma taxa de transferência de um outro banco com agência física que você tenha conta, usa-se o depósito por boleto, que custa no máximo o preço de impressão do boleto, mas caso o pagamento for feito pelo app do Smartphone, nem isso) entre outros muitos benefícios inteiramente gratuitos (incluindo cartão de crédito sem anuidade).

Sobre o bitcoin, existe a taxa pela transferência, mas ela é necessária para viabilizar o negócio, caso contrário ninguém se sentiria motivado a disponibilizar um equipamento (que custa dinheiro para ser montado e mantido) com capacidade de processamento suficiente para realizar os cálculos necessários para completar um bloco de transações da blockchain (e ser sorteado por ser aquele que primeiramente encontrou a solução do bloco). O preço elevado da transferência parece ter relação com o valor da moeda segundo a demanda e a procura, que no momento por estar absurdamente desproporcional acabou por elevar este valor a um patamar que inviabiliza o uso da moeda para transações de pequenos valores (no entanto eu posso estar errado, mas foi isso que eu entendi após algumas lidas nas ultimas semanas sobre criptomoedas). E é bom lembrar que existem outras moedas digitais, com custos de transações muito menores, que viabilizam transações de pequenos valores e que podem ser uma boa alternativa ao bitcoin nestes casos. Também li a respeito que transações de pequenos valores não levam 10 minutos para irem de uma carteira a outra, como é dito por ai em relação ao bitcoin. Elas levam 10 minutos para serem confirmadas no bloco que é adicionado a blockchain, mas o valor leva apenas alguns segundos depois de transferido da carteira do pagador para para estar disponível na sua carteira.

Sim, o tempo de transferência não é o problema e sim a validação do próximo bloco onde sua transação está (numa rede descentralizada).
É, mas andei lendo a respeito aqui e a situação não é mais a mesma. Antes as transferências eram instantâneas pelo fato das transações serem incluídas em um novo bloco apenas segundos depois de serem realizadas, já hoje, com a alta demanda de transações e os altos custos cobrados pelos mineradores para validarem as transações, está levando mais de uma hora para uma transação ser incluída em um novo bloco de transações (já que os mineradores priorizam as transações que oferecem maiores taxas), o que significa que leva mais de uma hora para a transferência entre carteiras digitais ser realizada.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #301 Online: 18 de Dezembro de 2017, 14:51:51 »
Detalhe, fui verificar as taxas de transações cobradas atualmente para uma transação com prioridade normal (que levará mais de uma hora para ser concluída), o custo está girando em torno R$ 70,00 e para uma transferência com prioridade alta (que leva entre 0 e 60 minutos para ser concluída, dependendo do valor oferecido) prepare-se para desembolsar no mínimo R$ 250,00. Ou seja, do jeito que a coisa anda, o bitcoin se tornou completamente inviável para pequenas transações.

Eu passei a semana lendo a respeito de criptomoedas por estar interessado em usa-las como uma forma de investimento (apesar das altas taxas de retorno dos últimos tempos estou pensando em dedicar apenas de 3 a 5% do meu patrimônio a este tipo de investimento, por causa de sua alta volatilidade e risco de bolha financeira). Estou pensando em comprar ethereum, por ser a segunda moeda (atrás apenas do bitcoin) em volume total de capitalização e uma das mais populares (negociadas em diversas casas de câmbio na internet), mas principalmente pelo fato da taxa de transferência dele está bem mais em conta do que a do bitcoin, entre 1 e 6 reais, e a velocidade de transação também, levando apenas alguns segundos para que uma transação seja concluida.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #302 Online: 18 de Dezembro de 2017, 15:48:45 »
Eu movimentei mais de R$40 mil reais em BTC esses dias e a transação foi instantânea (corretora > carteira) e a taxa foi em torno de R$20.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #303 Online: 18 de Dezembro de 2017, 16:29:48 »
Qual é a sua corretora e quando foi que você fez esta operação?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #304 Online: 18 de Dezembro de 2017, 17:23:45 »
É, mas andei lendo a respeito aqui e a situação não é mais a mesma. Antes as transferências eram instantâneas pelo fato das transações serem incluídas em um novo bloco apenas segundos depois de serem realizadas, já hoje, com a alta demanda de transações e os altos custos cobrados pelos mineradores para validarem as transações, está levando mais de uma hora para uma transação ser incluída em um novo bloco de transações (já que os mineradores priorizam as transações que oferecem maiores taxas), o que significa que leva mais de uma hora para a transferência entre carteiras digitais ser realizada.

Sim, por isso houve divisões (forks) que levaram aos seguidores do bloco tradicional se separarem dos que queriam modernizar esse sistema (segwit2).

Mas em definitiva o que demora é a validação.

Outras redes tem otimizações nesse esquema, que faz com que sejam mais desejáveis para sistemas de pagamento internacionais (crossborders).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #305 Online: 19 de Dezembro de 2017, 08:50:35 »
'Me aposento em seis meses' - brasileiros largam emprego e faculdade para se dedicar ao bitcoin

Leandro (nome fictício), de 26 anos, passava parte de seus dias organizando processos em um escritório de advocacia. A rotina incluía visitas frequentes ao fórum para consulta à papelada empoeirada. Há dez meses, surpreendeu o chefe e os colegas quando pediu demissão do estágio para se dedicar ao investimento em bitcoins - a criptomoeda que têm chamado a atenção do mundo pela hipervalorização. À época, foi tratado como louco. "Me aposento financeiramente em seis meses", diz ele, hoje.
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42333160?SThisFB

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #306 Online: 19 de Dezembro de 2017, 12:16:46 »
O que não pode é arriscar toda a sua renda ou se endividar apostando nessas criptomoedas. Na verdade não se deve arriscar nada além de uma quantia que não fará falta em caso de queda abrupta nos rendimentos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #307 Online: 19 de Dezembro de 2017, 13:12:35 »
'Me aposento em seis meses' - brasileiros largam emprego e faculdade para se dedicar ao bitcoin

Leandro (nome fictício), de 26 anos, passava parte de seus dias organizando processos em um escritório de advocacia. A rotina incluía visitas frequentes ao fórum para consulta à papelada empoeirada. Há dez meses, surpreendeu o chefe e os colegas quando pediu demissão do estágio para se dedicar ao investimento em bitcoins - a criptomoeda que têm chamado a atenção do mundo pela hipervalorização. À época, foi tratado como louco. "Me aposento financeiramente em seis meses", diz ele, hoje.
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42333160?SThisFB

Típico esquema de 'pirâmide'.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #309 Online: 20 de Dezembro de 2017, 15:09:55 »
Bitcoin recua quase 20% ante máxima recente
20/12/2017
TÓQUIO (Reuters) - O bitcoin caiu mais de 10% nesta quarta-feira (20) para a mínima em uma semana a US$ 15.800 na Bolsa de moeda digital Bitstamp, perdendo quase 20% do seu valor em relação à máxima alcançada três dias atrás....  https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2017/12/20/bitcoin-recua-quase-20-ante-maxima-recente.htm?cmpid=copiaecola
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #310 Online: 21 de Dezembro de 2017, 10:13:22 »
Bitcoin recua quase 20% ante máxima recente
20/12/2017
TÓQUIO (Reuters) - O bitcoin caiu mais de 10% nesta quarta-feira (20) para a mínima em uma semana a US$ 15.800 na Bolsa de moeda digital Bitstamp, perdendo quase 20% do seu valor em relação à máxima alcançada três dias atrás....  https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2017/12/20/bitcoin-recua-quase-20-ante-maxima-recente.htm?cmpid=copiaecola

Chama-se correção e é esperado. Se ficar olhando investimento de risco todo dia vcs vão acabar com problemas coronários
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #311 Online: 21 de Dezembro de 2017, 10:20:21 »
bitcoin sobe 30% e cai 20%. Quando sobe os 30% todo mundo grita "BOLHA!". Quando cai 20% todo mundo fala "não disse!?".

E assim a moeda vai caindo pra cima.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 21 de Dezembro de 2017, 10:25:52 »
E assim o 'esquema de pirâmide' continua muito bem, obrigado!
Foto USGS

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #313 Online: 21 de Dezembro de 2017, 11:12:32 »
E assim o 'esquema de pirâmide' continua muito bem, obrigado!
Por que seria pirâmide?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #314 Online: 21 de Dezembro de 2017, 11:39:46 »
Gaucho, cuida bem do seu bitcoin...

http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/7150634/corretora-bitcoin-sul-coreana-declara-falencia-apos-ataque-hacker

Meus BTC eu deixo em uma wallet. A primeira lição que todo mundo aprende quando começa a investir em criptomoeda é "exchange não é carteira!". :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #315 Online: 21 de Dezembro de 2017, 22:17:17 »
Quem sabe se os governos vão entrar nessa?

Para melhor controlar essas moedas virtuais, já que não adianta proibi-las, irão criar suas próprias criptomoedas.

Isso seria mais perto de acontecer em países do norte da Europa, que procuram acabar com o papel moeda a médio prazo.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #316 Online: 21 de Dezembro de 2017, 22:30:37 »
Se a maioria considera que o Bitcoin é uma bolha, então não há bolha (ainda).

E se alguém tivesse uma bola de cristal e soubesse quando começa e termina uma bolha, ele seria uma máquina ambulante de fazer dinheiro. Se a maioria tivesse essa bola de cristal, os preços se ajustariam de modo que não permitisse lucro excepcional a qualquer um.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #317 Online: 22 de Dezembro de 2017, 00:16:02 »
Quem sabe se os governos vão entrar nessa?

Para melhor controlar essas moedas virtuais, já que não adianta proibi-las, irão criar suas próprias criptomoedas.

Isso seria mais perto de acontecer em países do norte da Europa, que procuram acabar com o papel moeda a médio prazo.
Maduro anuncia que Venezuela criará 'El Petro', moeda virtual similar ao bitcoin

Não é o melhor exemplo, e nem foi esse que eu busquei na rede, foi um outro que li em uma notícia dias atrás, que no entanto não consegui lembrar qual era este governo que planejava a criação de sua própria moeda digital.

Os bancos já estão entrando nesta também, a Ripple, uma das criptomoedas com maior capitalização do mercado foi criada por instituições financeiras.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #318 Online: 22 de Dezembro de 2017, 00:21:36 »
Eu não aposto no Bitcoin, as atualizações que são feitas no sistema da Blockchain não dão conta de viabilizar a moeda para pequenas transações ou transações que necessitam de rapidez, pois há limitações na estrutura da rede que impedem mudanças suficientes para viabilizar isso. Quanto maior é o número de transações ou o valor da moeda maior são as taxas de transações e o tempo de espera para que sejam concluídas. O cara deste vídeo era um dos maiores entusiastas do bitcoin do YouTube brasileiro, e deixou de ser depois que uma transação dele que custou mais de R$ 50,00 e levou mais de 6 horas para ser concluída. A queda do preço do bitcoin não é somente uma correção do mercado na minha opinião, é em parte por causa dessas limitações da estrutura da Blockchain que parecem impossíveis de serem completamente resolvidas.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #319 Online: 22 de Dezembro de 2017, 18:18:42 »
Eu vejo o Bitcoin como o Uber ou Airbnb das moedas. Impossível controlar, mas com potencial de fuder não só com taxistas e hotéis, mas com qualquer um que investir nela. No meu portfólio, nunca arriscaria mais de 5% do total.

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #320 Online: 22 de Dezembro de 2017, 20:03:12 »
Alguém aqui estuda ou trabalha na área de contabilidade ou de administração financeira?
Cursei essa área bem antes do surgimento das criptomoedas.

Sou curioso pra saber como elas são atualmente tratadas pela legislação.

Penso que dentro de um balanço elas se encaixam como ativo circulante (bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo).
Mas em que categoria exatamente? Seria como caixa, ou como aplicação financeira?

Aquilo talvez pode depender da característica da criptomeoda.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #321 Online: 23 de Dezembro de 2017, 01:26:21 »
Eu vejo o Bitcoin como o Uber ou Airbnb das moedas. Impossível controlar, mas com potencial de fuder não só com taxistas e hotéis, mas com qualquer um que investir nela. No meu portfólio, nunca arriscaria mais de 5% do total.
Comecei a investir em criptomoeda esta semana, e por ser um investidor moderado arrisquei somente 3% do meu patrimônio pra começar, mas passei longe do bitcoin, por causa dos problemas elencados acima. A minha aposta é que outra criptomoeda irá superar o bitcoin em breve, já que muitas moedas digitais novas contam com tecnologia muito superior a empregada pelo sistema bitcoin, como custos baixos ou zero de transação, maior rapidez nas transações, maior anonimato, maior segurança, entre outros.

Alguém aqui estuda ou trabalha na área de contabilidade ou de administração financeira?
Cursei essa área bem antes do surgimento das criptomoedas.

Sou curioso pra saber como elas são atualmente tratadas pela legislação.
(...)
Ainda não há legislação especifica em nenhum país, apesar do governo Japonês ter reconhecido criptomoedas como moedas legítimas e 2 das principais bolsas de valores que negociam contratos de futuros nos EUA terem incluindo o bitcoin como opção de investimento para seus investidores.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #322 Online: 23 de Dezembro de 2017, 14:14:57 »
Eu postei 2 vídeos sobre um ancap dizer que já tem coisa melhor que Bitcoin como tal de Raiblocks

<a href="https://www.youtube.com/v/nqV5E52RUF8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/nqV5E52RUF8</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/D2i6WTVaqpA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/D2i6WTVaqpA</a>

Aqui ta tendo uma live (em inglês) sobre esse tal de Bitcoin:

<a href="https://www.youtube.com/v/uLW7XC6ezZU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/uLW7XC6ezZU</a>

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #323 Online: 23 de Dezembro de 2017, 14:25:56 »

<a href="https://www.youtube.com/v/nqV5E52RUF8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/nqV5E52RUF8</a>

Parece aqueles crentes que se desiludiram com uma denominação mas agora sim encontraram o jesus verdadeiro na nova congregação  :histeria:

Agora vai!!
Ceticismo é para poucos!

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #324 Online: 23 de Dezembro de 2017, 14:53:08 »
Foi este cara que citei acima. É um fanático mesmo, hehe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!