"A pobreza de uns se deve a riqueza de outros" versão para países.
Como já demonstraram Robinson e Acemoglu em
Por que as Nações Fracassam, jamais existiu registro de crescimento econômico sustentado antes da Revolução Industrial e dos eventos dos países que se aproveitaram das técnicas e tecnologias que surgiram com ela. Quem duvida disso, veja que o PIB per capita de Portugal, Espanha e França em 1800 era quase o mesmo em 1500:
https://ourworldindata.org/economic-growth . Portanto, isso e o fato de que a maioria dos países desenvolvidos da atualidade não tem histórico de potência colonialista sugerem que não há registro que confirme que o colonialismo foi condição necessária ou suficiente para enriquecer uma nação.
O colonialismo não explica a riqueza das nações, mas explicaria a pobreza das nações? Em parte sim, pois o colonialismo europeu empobreceu boa parte do mundo inserindo instituições econômicas extrativistas em outros locais do globo. Mas acontece que, quando as instituições econômicas extrativistas desses países-potência deixaram de existir nesses países periféricos, as elites políticas extrativistas locais desses países que atualmente ainda são subdesenvolvidos continuaram o trabalho de sabotagem.