Autor Tópico: Manifestações contra o aumento das passagens de ônibus  (Lida 61940 vezes)

Offline Osler

• Nível 25
  • *
Manifestações contra o aumento das passagens de ônibus
« Online: 12 de Junho de 2013, 09:49:13 »
Resolvi abrir o tópico até para me esclarecer mais sobre o tema, não tenho tido tempo esses dias de me informar além de uma vista ou outra na internet, então estou meio "por fora".
Alguém poderia me esclarecer quem são, quais as motivações, como anda a violência dos atos, etc... ?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Manifestações contra o aumento das passagens de ônibus
« Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2013, 11:27:19 »
Até onde eu li as manifestações foram capitaneadas por "movimentos" de estudantes de esquerda, ao que parece aqueles mesmos da 'parte festiva'.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2013, 11:53:06 »
Não sei das outras capitais, mas aqui em SP ela foi capitaneada por movimentos de esquerda estudantil. A manifestação foi em plena Avenida Paulista, com interrupção do tráfego. Houve violência e vandalismo, os manifestantes e a polícia trocaram acusações sobre quem teria iniciado o confronto.

Enquanto acho justa a manifestação contra o aumento da tarifa, haja vista a qualidade do serviço oferecido, sou contra as depredações realizadas, não importa qual a origem do confronto.

E sou totalmente contrário à real motivação desses movimentos para incitar o protesto, designados por eles de "movimento passe livre", ou seja, transporte público totalmente gratuito.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2013, 13:55:41 »
Eu postei um vídeo a esse respeito no Muro das Jubilações, então não vou postar aqui de novo, só vou escrever.

Uma das causas da péssima qualidade do serviço prestado é a falta de concorrência (como o Dâniel fala no vídeo, e eu julgo válido), já que o Estado só cede a concessão de uma linha pra uma empresa específica (se eu não entendi errado). Onde eu morava, por exemplo, em Bangu, no Rio de Janeiro, só tinha uma empresa, Andorinha, cujo número da linha era 745, que ia até onde eu morava. Era um inferno, já fiquei mais de uma hora no ponto esperando o ônibus passar. Porque? Simples, porque eu não tinha outra opção, ou esperava, ou andava quase uma hora, ou pegava outra linha e saltava longe de casa e andava também.
Depois que começou a surgir essas paradas de vans e kombis, lotou de 'linhas' de transporte alternativo lá pra onde eu morava. Eram várias opções, de minuto em minuto passava alguma van ou kombi indo pra lá, e o preço da passagem, enquanto o ônibus tava quase R$ 2,00, era de R$ 1,00. Não tardou pra Andorinha começar a botar ônibus novos na linha 745 e criou outra linha, 797, que fazia metade do trajeto (ia só até Bangu e voltava, a 745 ia até Cascadura e voltava), e era mais barata que a outra.

Não existe serviço gratuito. Esse lance de passe livre não é de graça, como pensam. E a maioria pensa assim, porque quando eu fazia ensino médio, fui a umas passeatas de passe livre, e todo mundo sempre achou que era pra lutar por passagens gratuitas, quando, na verdade, quem tá pagando são os outros.

Talvez a manifestação devesse ser contra esse monopólio de linhas de transporte, imposto pelo Estado, e não contra o aumento das tarifas (que é também o próprio Estado quem determina, eu acho), já que acabando o monopólio, a tendência seria o serviço prestado melhorar e o preço reduzir, por consequência da concorrência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2013, 15:11:22 »
"There ain't no such thing as a free lunch"...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2013, 15:31:19 »
1- As manifestações são organizadas pela esquerda porque atualmente somente seus componentes organizam as passeatas com qualidade.

2- Vandalismo ocorre principalmente porque a liderança não é unitária e muitas pessoas participam somente para vandalizar. Do ponto de vista de quem defende direitos, vandalismos e impedimentos de passagem não têm importância alguma. Eu concordaria plenamente em queimar lixo no meio da rua se a causa a ser defendida valesse a pena e os meios para alcançar os objetivos fossem inteligentes.

3- O MPL sabe muito bem que não pode haver um serviço gratuito sem a plena cooperação de todas as partes envolvidas. O MPL defende que todas as taxas públicas sejam recolhidas progressivamente, daí vem o nome Passe Livre; passe livre a quem não pode pagar financiado por quem pode pagar mais do que consome.
Para eles não interessa o poder de monopólio de uma empresa ou das divisões entre viações das lilhas da cidade, o que os interessa é que o preço seja relativo à renda de cada um, dividido dentre os impostos que eles devem pagar.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2013, 17:18:40 »
Essa questão do confronto com a polícia é realmente muito complicado de se analisar. Sempre tem os que defendem os manifestantes a qualquer custo, dizendo que a polícia que começa sempre, que eles já chegam batendo entre outras coisas. Mas eu já participei de passeatas assim na época de estudante e digo uma coisa : fico em dúvida se a maioria está lá pra reivindicar mesmo, ou só pra fazer zona.
Numa das que eu fui, tinha mais gente fumando maconha do que outra coisa. Não tenho nada contra, obviamente, mas não acho que ir pruma passeata pra ficar fumando seja algo justificável. Um monte de gente bebendo também, lembro que eu desci no metrô da Uruguaiana com uma cambada de gente, e um monte de estudantes (menores de idade) já iam direto pros ambulantes comprar cerveja e outras bebidas. Muitas brigas também, não sei como foi que começou nem porque, só sei que no final da passeata uma guerra já tinha sido declarada entre o pessoal do CEFET e uma escola municipal ali perto do Instituto de Educação. Vi uns malucos saindo na porrada, e ficou a promessa de rolar porradaria durante toda a semana por conta do que quer que tenha servido pra iniciar essa inimizade. Isso porque foi uma passeata que nem envolveu confronto com polícia, nem vandalismo, foi uma das mais calmas que já tiveram.

Enfim, se faz necessário muito cuidado na hora de apontar os culpados.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2013, 21:33:18 »
Na realidade os manifestantes que começaram pois não mantiveram livres os x% para trânsito do público e já no início surgem as depredações pequenas como pichações com cera. A questão é como que a polícia deve lidar com a situação, o que também gera muitas outras discussões...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline sakae

• Nível 00
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2013, 22:45:07 »
E´por causa dos vinte centavos que fara´falta no fim do mês , alias dos quatro reais e quarenta centavos. mês útil de 22 dias. um cappuccino a menos por mês . Não diga que e´o principio que conta. E´a mesma conversa dos meus tempos de estudante vinte anos atrás. So´que não havia depredação custando cem mil reais so´para o metro. Fora os prejuízos para os bancos, lojas etc. Muito triste

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2013, 22:52:11 »
Ainda que eu não concorde com os motivos, acredito mais nesse tipo de manifestação do que as passeatas pacíficas.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2013, 22:56:06 »
E´por causa dos vinte centavos que fara´falta no fim do mês , alias dos quatro reais e quarenta centavos. mês útil de 22 dias. um cappuccino a menos por mês . Não diga que e´o principio que conta. E´a mesma conversa dos meus tempos de estudante vinte anos atrás. So´que não havia depredação custando cem mil reais so´para o metro. Fora os prejuízos para os bancos, lojas etc. Muito triste

Multiplique 0,20 por todas as passagens pagas no mês para a sua conta ficar correta.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2013, 23:21:18 »
Ainda que eu não concorde com os motivos, acredito mais nesse tipo de manifestação do que as passeatas pacíficas.

O que essas manifestações fazem é perder o apoio popular e legitimar a ação violenta da polícia. Parar o transito eu entendo, serve como forma de pressão, depredação não.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2013, 09:23:18 »
Se não acontecem manifestações o povo é apático, alienado. Se acontecem o povo baderneiro, vândalo. Tá difícil! 

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2013, 09:31:03 »
No Brasil é "vandalismo", no exterior é "movimento popular mais que justificado".

Temma

• Visitante
« Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2013, 10:32:19 »
Pode uma ilustração?

Aliás, pela lógica defendida no tópico, vejam que fácil que fica para qualquer governo desmantelar movimentos populares. É só colocar a polícia pra descer o sarrafo nos manifestantes, e esperar o recrudescimento do movimento, e pronto, isso já justifica a própria repressão policial e deslegitima o movimento.

Temma

• Visitante
« Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2013, 10:36:25 »
<a href="http://www.youtube.com/v/043RmwFwero" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/043RmwFwero</a>

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 13 de Junho de 2013, 10:45:31 »

13/06/2013 - 03h40
'Lincha, mata', ouviu policial apedrejado durante protesto em SP

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1294268-lincha-mata-ouviu-policial-apedrejado.shtml

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Temma

• Visitante
« Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2013, 10:51:53 »
a diferença é que a versão "manifestantes du mau" já foi capa da uol por quase dois dias, sem contar a replicação em outros meios. Enquanto o outro é um vídeo sumariamente ignorado por quase todos os veículos que estão cobrindo os confrontos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2013, 10:53:02 »
Ahan... tá "serto". :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Junho de 2013, 11:15:14 »
Pode uma ilustração?

Aliás, pela lógica defendida no tópico, vejam que fácil que fica para qualquer governo desmantelar movimentos populares. É só colocar a polícia pra descer o sarrafo nos manifestantes, e esperar o recrudescimento do movimento, e pronto, isso já justifica a própria repressão policial e deslegitima o movimento.

A analogia é falsa.

O Muro de Berlin foi uma construção estatal edificada por um governo totalitário para separar o mesmo povo por causa de uma ideologia. Sua derrubada foi um ato simbólico feito por um segmento importante da população com amplo apoio dos demais. Não conheço nenhuma notícia de vandalismo contra outras construções estatais ou contra propriedades privadas.

As depredações que ocorreram em São Paulo atingiram propriedades pública e privada e são o resultado de vândalos, alguns travestidos de estudantes.
Foto USGS

Temma

• Visitante
« Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2013, 11:16:01 »
Além disso, uma foto com um policial ensanguentado não é nada informativa, é só impactante. Não se sabe como ele se machucou, afinal. Ótimo jeito de pautar a cobertura de um conflito.

Já o vídeo mostra pura e injustificada violência policial.

Whatever, outra acusação feita ao site da uol, a de manipulação sobre os casos de depredação

No caso, os anonymous alegaram que estavam levantando as lixeiras, e não depredando. (o argumento de que ninguém tomba uma lixeira pesada dessas na própria direção é bem válido)

E a própria folha/uol, após sucessivos contatos, mudou a legenda da foto (pra algo totalmente vago e dúbio)

E depois o próprio grupo divulga um vídeo mostrando que estavam levantando as lixeiras depois do protesto

<a href="http://www.youtube.com/v/UUoSGGeqGfc" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/UUoSGGeqGfc</a>

A história toda está aqui
http://www.folhapolitica.org/2013/06/uol-e-acusado-de-manipular-e-distorcer.html

ps: PIG

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2013, 11:40:25 »
Não se sabe como ele se machucou, afinal.

:histeria:
Deve ter enfiado a cabeça numa parede, afinal, ele deve mais um agente infiltrado pelas elites e pela classe média...

Já o vídeo mostra pura e injustificada violência policial.

E a foto mostra a pura e injustificada violência dos manifestantes. Não quer dizer que todos tenham tido a mesma conduta.
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 11:42:35 por Diegojaf »

Temma

• Visitante
« Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2013, 11:54:21 »
Não se sabe como ele se machucou, afinal.

:histeria:
Deve ter enfiado a cabeça numa parede, afinal, ele deve mais um agente infiltrado pelas elites e pela classe média...

o que eu quis dizer foi: contexto. Se foi agredido sem chance de se defender, se foi agredido enquanto atacava outros civis, se a agressão foi na verdade um revide, ou ainda, sim, se simplesmente não houve agressão direta e o ferimento se deu em razão do tumulto.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 13 de Junho de 2013, 12:12:54 »
Pode uma ilustração?

A analogia é falsa.

O Muro de Berlin foi uma construção estatal edificada por um governo totalitário para separar o mesmo povo por causa de uma ideologia. Sua derrubada foi um ato simbólico feito por um segmento importante da população com amplo apoio dos demais. Não conheço nenhuma notícia de vandalismo contra outras construções estatais ou contra propriedades privadas.

As depredações que ocorreram em São Paulo atingiram propriedades pública e privada e são o resultado de vândalos, alguns travestidos de estudantes.

Outra coisa que vem me irritando nestas manifestações, esse posicionamento de "Tá certo se manifestar, mas eles estão atrapalhando a vida de muita gente...". PQP, puta posição em cima do muro. Ou caga ou sai da moita. Dá uma sugestão de como se manifestar sem atrapalhar o trânsito. Indo direto para a casa dos políticos e acampando lá? Ou na prefeitura? Votando melhor? ( :histeria: tá certo, exagerei aqui)

Pior ainda é o pessoal do MPL chamando isso de "primavera paulistana". Claro, porque nós vivemos em um país teocrático absolutista que reprime violentamente qualquer manifestação de pensamento ou de reunião pacífica de pessoas. A Constituição inclusive veta isso. Mas só que não.

Então, seguem desfilando e a PM diz: "Mantenham 2 faixas livres". O que acontece? Eles não mantém e um ou outro começam a sair e quando o policial que está acompanhando diz pra eles voltarem, eles começam a gritar "Lobo!!Lobo!! Estou sendo oprimido!!", e as outras ovelhinhas começam a correr e quebrar tudo. São uns retardados.

Já trabalhei em um bocado de manifestações enquanto estava no choque e enquanto fui da inteligência, tive que acompanhar uns emos de um pseudo movimento anarquista que se preocupava mais em quebrar coisas, gritar o nome do Che e depois irem pra apê dos pais de um deles pra fumar maconha e beber. O fato é que se não tiver quebradeira, não tem repercussão, se não tem repercussão, as fotos postadas no Facebook não têm mais a mesma graça.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Junho de 2013, 12:23:10 »
Se não acontecem manifestações o povo é apático, alienado. Se acontecem o povo baderneiro, vândalo. Tá difícil!
A apatia do povo é o que dá origem a isso. As manifestações terminam em baderna porque o povo é apático, deixa seus problemas para que os vândalos resolvam. Apenas uma minoria sai às ruas, muitas vezes apenas para fazer uso dos movimentos em causa própria, como vitrine para ideologias, recorrendo ao vandalismo na falta de volume para chamar a atenção. O que retroalimenta a apatia do povo, tanto pelos rumo que as manifestações costumam tomar quanto pela ineficiência que elas costumam ter. Como a quebra desse círculo depende da população, a tendência, infelizmente, não é animadora. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!