Antes que os crentes de plantão achem que estou confundido ciência e fé, é preciso novamente destacar que a falta de conhecimento e de condições pessoais traduzidas em fé científica é completamente diferente da fé religiosa na medida em que ainda posso contar com a possibilidade de buscar conhecimento e condições, o que não acontece com o acreditar axiomático religioso.
Esse é o ponto, o nosso amigo Aroldo está colocando a aceitação de "verdades científicas" no mesmo nível da aceitação de dogmas religiosos. Isso é uma prática comum, usada pelos religiosos, para tentar desqualificar o trabalho de milhares de cientistas, muitos deles, senão a maioria, não são ateus.
Então não vejo qual o sentido dele criar esse antagonismo ciência x religião, o único motivo que me vem a mente, é ele acreditar de forma literal em tudo que está na bíblia. O nosso amigo, deve ter a mesma opinião de uma jovem crente estudante de teologia, da qual, a conversa que tinha com minha mãe, uma parte, eu tive o desprazer de escutar : "O incesto só foi proibido por Deus em Levítico, mas apesar dessas coisas que tem na bíblia, eu prefiro acreditar nela do que acreditar que o ser humano surgiu de um macaco, porque é isso que a evolução diz, e os cientistas e ateus acreditam nesse absurdo, no final é tudo teoria, e teoria por teoria, prefiro a teoria do Gênesis, se a teoria da evolução é verdade, porque os macacos não continuam evoluindo? "
Eu tive que me segurar para não ir a sala e explicar a ela a diferença entre uma teoria científica e uma teoria popular, considero que tenho que pagar, pelo tempo que estive sobre a influência anti-religiosa de Dawkins, então fiquei calado, mesmo sabendo que ela falou isso em voz alta para eu ouvir, percebo que ela tem vontade de começar um debate comigo, mas eu evito por considerar uma perda de tempo.