Essa pergunta que dá título ao tópico soa um pouco como "quando dar uma boa surra nos filhos, vira abuso?"
Talvez seria melhor perguntar pela exceção, "quando 'orgulho racial' não é racismo?"
Video de dois jovens da mesma idade, um negro e um branco, mesma idade, vestidos da mesma maneira, roubando uma bicicleta. Adivinhem quem foi denunciado para a polícia? Racismo? Imagina....
No vídeo completo, também colocam uma garota branca, de uns 16-20 anos, roubando a bicicleta. Todo mundo pára para ajudar.
http://www.youtube.com/v/ge7i60GuNRgAcho que deveriam ter tido o cuidado de usar inclusive roupas das mesmas cores. Não acho que deva ter um efeito tão grande quanto a cor da pele, mas tem uns resultados bem curiosos quanto aos efeitos psicológicos de vermelho e azul. Coisas como juízes de caratê/judô avaliando os lutadores de vermelho como vencedores/ganhando mais pontos, mesmo quando antes eles eram lutadores de azul, com as cores alteradas digitalmente.
(Morro de rir vendo o último senhor tentando impedir o garoto negro, nessa versão que postei. O garoto fala, "mas essa bicicleta está aqui há um tempão, ninguém veio buscar", e o senhor responde, "mas isso não faz dela sua propriedade", "bem, tecnicamente, faz sim", "NÃO, NÃO FAZ, TECNICAMENTE!!!!11!!111"

Ele também foi bem corajoso em tomar as ferramentas dele.)