Autor Tópico: Uma refutação da Teoria da Evolução  (Lida 70122 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Uma refutação da Teoria da Evolução
« Resposta #850 Online: 19 de Março de 2014, 18:56:40 »
Buckaroo Banzai, aproveito sua resposta anterior para tentar esclarecer uma dúvida que carrego há algum tempo.
Sabemos que houve o desenvolvimento do cérebro na espécie home sapiens que trouxe a capacidade de raciocínio e outras habilidades típicas que possuímos.

Muito bem. Para isso, foram necessários muitos e muitos anos de evolução.

A questão envolve as seguintes perguntas:
1 - A capacidade de uma espécie chegar à complexidade do raciocínio lógico e até mesmo o desenvolvimento de uma consciência como a entendemos (apesar de outros tópicos abordarem a enorme dificuldade em se chegar a um consenso sobre a definição de consciência) é variável que depende também do tempo?
2 - Se dermos muitos milhões de anos para o golfinho ou para os bonobos, um dia eles chegarão a um desenvolvimento do cérebro que permita a eles também pensarem e raciocinarem como os humanos?
3 - Algumas espécies possuem alguns requisitos neurolinguísticos propícios ao desenvolvimento de inteligência, caso seja dado um tempo amplo para a total evolução dessa característica?
4 - A vida inteligente em outro planeta não seria justamente a consagração dessa ideia? Ou seja, uma outra espécie também apresentaria inteligência e raciocínio uma vez que teve tempo suficiente para evoluir dessa maneira. E não necessariamente seria derivada de um primata.
5 - Caso não fosse um primata a evoluir para a vida inteligente aqui na Terra, poderia ter sido outra espécie de animal?

Não podemos nos esquecer que esperar algumas décadas, ou dar séculos à espera desse desenvolvimento seria infantil. Refiro-me a milhões de anos.
A pergunta está diretamente relacionada à possibilidade de desenvolvimento da inteligência, raciocínio e consciência em outra espécie de animal. Seria possível, sendo dado o tempo necessário para a plena evolução desses atributos?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #851 Online: 19 de Março de 2014, 19:00:22 »
Completando a questão do comentário anterior, não estariam todas as espécies numa corrida rumo ao desenvolvimento da inteligência? Só que apenas nós chegamos lá.
Talvez um dia, daqui a milhões de anos, os macacos, cães e outros já adiantados nessa corrida também já não terão chegado?

E nós, humanos, temos espaço para mais desenvolvimento da mente/consciência e tudo o mais? Ou já estamos no teto dessa evolução e daqui não passa?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #852 Online: 19 de Março de 2014, 19:32:53 »

Vamos usar o seu raciocínio pra responder essa sua afirmacão.

Se o sol é apenas uma grande esfera de matéria no estado plasma. Por que não usamos abundantemente energia a partir de Fusão nuclear? Fazer uma bomba H não prova nada, quero experimentos que demonstrem uma geracão contínua de energia na mesma escala que o sol faz. Não temos isso. Obviamente, incompetência dos profissionais da área, que fazem afirmacões extraordinárias.

A reação que fornece a maior parte da energia do Sol é a fusão nuclear de átomos de Hidrogênio em Hélio,  e isto é exatamente o que a bomba H faz.  Uma dificuldade  de fazer essa reação contínua está na alta temperatura em que a reação ocorre, esta alta temperatura não é obviamente um problema para a existência do Sol e nem para a breve existência da atividade da bomba.   Mas você acertou quanto a uma certa incompetência dos cientistas, pois já faz uns 60 anos que eles falam em conseguir a fusão controlada e economicamente viável. E ainda não conseguiram. 

(By the way, se você acha que um "Sol" em pequena escala prova o Sol maior, então experimentos feitos com bactérias(evolucão em pequena escala) provam a evolucão também, você se contradiz aqui.)

Não acho a analogia apropriada nem de longe.  O fenômeno de fusão do H em He na bomba é o mesmo fenômeno de fusão do H em He no Sol, os tais experimentos com bactérias nem de longe acho comparáveis com a transformação de uma desconhecida espécie primata ( nem sequer sabem qual é, não passa de mais uma hipótese) em uma sequencia também desconhecida e cheia de suposições até chegar no Homo sapiens sapiens.  É uma teoria  com uma lacuna atrás da outra.  A teoria que explica a fusão nuclear não tem uma enxurrada de suposições e lacunas. A comparação chega a ser absurda.

.

« Última modificação: 19 de Março de 2014, 19:49:09 por JJ »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #853 Online: 19 de Março de 2014, 19:41:29 »
Eu particularmente só vou acreditar na teoria da formação das galáxias no dia em que os cosmólogos criarem uma em laboratório, esse bando de incompetentes.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #854 Online: 19 de Março de 2014, 19:47:39 »
Eu particularmente só vou acreditar na teoria da formação das galáxias no dia em que os cosmólogos criarem uma em laboratório, esse bando de incompetentes.

Ok, então você acha IMPOSSÍVEL  que os cientistas consigam realizar o que  eu  coloquei como exemplo ?

.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #855 Online: 19 de Março de 2014, 21:23:18 »
A reação que fornece a maior parte da energia do Sol é a fusão nuclear de átomos de Hidrogênio em Hélio,  e isto é exatamente o que a bomba H faz.  Uma dificuldade  de fazer essa reação contínua está na alta temperatura em que a reação ocorre, esta alta temperatura não é obviamente um problema para a existência do Sol e nem para a breve existência da atividade da bomba.     

Pfff, extrapolacão, quero que os físicos me monstrem experimentalmente como um conjunto de bombas H pode formar um sol. Que o sol opera a partir de fusão nuclear eu sei, agora quero ver mostrarem com experimentos como uma "Fábrica" de bombas H pode ter surgido, se o princípio é o mesmo, não deve ser tão difícil.

Mas você acertou quanto a uma certa incompetência dos cientistas, pois já faz uns 60 anos que eles falam em conseguir a fusão controlada e economicamente viável. E ainda não conseguiram.

Isso é sério mesmo? Por que você não vai lá e mostra a luz para os incompetentes?

Não acho a analogia apropriada nem de longe.  O fenômeno de fusão do H em He na bomba é o mesmo fenômeno de fusão do H em He no Sol,os tais experimentos com bactérias nem de longe acho comparáveis com a transformação de uma desconhecida espécie primata ( nem sequer sabem qual é, não passa de mais uma hipótese) em uma sequencia também desconhecida e cheia de suposições até chegar no Homo sapiens sapiens.  É uma teoria  com uma lacuna atrás da outra.  A teoria que explica a fusão nuclear não tem uma enxurrada de suposições e lacunas. A comparação chega a ser absurda.

Explique por que, então. Complexidade não é uma boa justificativa, já que as mudancas que ocorreram com as bactérias envolveram uma alteracão de complexas cadeias de reacões bioquímica e a formacão de novas, você está criando uma escala fictícia de complexidade e dizendo "Daqui em diante, mutacões não fazem efeito", sem nenhuma justificativa.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #856 Online: 19 de Março de 2014, 21:28:36 »
Ok, então você acha IMPOSSÍVEL  que os cientistas consigam realizar o que  eu  coloquei como exemplo ?

É caro, demorado, e no final das contas não servirá de nada, pois simplesmente mostrará o que nós já sabemos, que alteracões genéticas causam mudancas num organismo.
« Última modificação: 19 de Março de 2014, 21:32:56 por Entropia »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #857 Online: 19 de Março de 2014, 22:45:15 »

.

Os astrofísicos conseguem 'criar' um buraco negro? Não!

Então eles são "incompetentes"?

Os geólogos conseguem 'recriar' exatamente a crosta primitiva? Não!

Este é o seu raciocínio.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2020, 01:57:33 por Geotecton »
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #858 Online: 20 de Março de 2014, 09:37:59 »

É caro, demorado, e no final das contas não servirá de nada, pois simplesmente mostrará o que nós já sabemos, que alteracões genéticas causam mudancas num organismo.

A criação de técnicas avançadas de engenharia genética seriam um subproduto deste tipo de pesquisa. E certamente tais técnicas seriam muito úteis.

E se formos utilizar este subjetivo critério de "não servir para nada"  podermos acabar com grande parte das pesquisas científicas.  Pois a grande maioria das pesquisas publicadas em jornais científicos não tem "servido para nada" (conforme sua ideia).

Aproveitando defina o que é "não servir para nada".

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #859 Online: 20 de Março de 2014, 09:39:52 »

.

Não duvido que haveria cientistas interessados em criar um buraco negro, se lhes fosse oferecidos os recursos materiais e financeiros para tal.

.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #860 Online: 20 de Março de 2014, 15:28:15 »

.

Não duvido que haveria cientistas interessados em criar um buraco negro, se lhes fosse oferecidos os recursos materiais e financeiros para tal.

.

Mas ainda não recriaram, nem buracos negros, nem galáxias, nem um sistemazinho solar sequer, logo, nada foi testado. Física é só especulação. 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #861 Online: 20 de Março de 2014, 18:44:59 »
Buckaroo Banzai, aproveito sua resposta anterior para tentar esclarecer uma dúvida que carrego há algum tempo.
Sabemos que houve o desenvolvimento do cérebro na espécie home sapiens que trouxe a capacidade de raciocínio e outras habilidades típicas que possuímos.

Muito bem. Para isso, foram necessários muitos e muitos anos de evolução.

A questão envolve as seguintes perguntas:
1 - A capacidade de uma espécie chegar à complexidade do raciocínio lógico e até mesmo o desenvolvimento de uma consciência como a entendemos (apesar de outros tópicos abordarem a enorme dificuldade em se chegar a um consenso sobre a definição de consciência) é variável que depende também do tempo?

Sim, necessariamente, por pouco que seja. Vai depender do "estado atual", da variação existente e possível no futuro, e do quanto os "passos" são adaptativos, e de "pura sorte" também.

Também vale a pena fazer a ressalva de que a consciência mais "polêmica" geralmente não é tanto no sentido de "inteligência", de termos a noção de "eu", etc, mas consciência no aspecto da "realidade virtual", da "aparência privada" que têm nossos sentidos e até pensamentos (e que comumente se supõe ser algo compartilhado com muitos animais; que pensar em como seria ser um gato, um rato ou uma mosca não é algo sem sentido, equiparável a se pensar em como seria ser uma pedra ou uma galáxia*), em contraste com estados e funções inconscientes, seja como "estar desmaiado" ou apenas funções realizadas sem ter qualquer "aparência" privada (como "visão cega", ou funções realizadas por computadores ou outros aparelhos que mais comumente julga-se não serem conscientes).

* embora hajam aqueles que supõem que talvez possa sim fazer sentido pensar que há algo "como ser uma pedra", bem como "como ser uma galáxia", ou "ser um país", não necessariamente todas essas "possibilidades" juntas.

2 - Se dermos muitos milhões de anos para o golfinho ou para os bonobos, um dia eles chegarão a um desenvolvimento do cérebro que permita a eles também pensarem e raciocinarem como os humanos?

Não há garantia de nada. Uma das poucas coisas que se salva desse tópico do que o docdeoz postou** são os trechos do SJ Gould nas linhas de que os humanos não são o "objetivo" da evolução, com todas as outras espécies, ao menos animais, "rumando" em direção a algo parecido.

O máximo que se pode dizer é que muito provavelmente não é impossível, e que até poderia não demorar "muitos milhões" de anos. Os humanos divergiram dos chimpanzés e bonobos apenas há algo entre 5-8 milhões de anos (com possíveis cenários mais complexos onde houve alguma hibridação até perto de apenas 1 milhão de anos). Para os golfinhos a coisa seria provavelmente mais complicada e é um exercício de ficção científica biológica "hard" pensar em como isso poderia se dar.

** Bem, na verdade, tirando as conclusões/interpretações dele, não deve haver nada de particularmente ruim. Fugindo da regra, ele fez apenas citações de material científico/não-criacionista mesmo, e sem um grande esforço de selecionar frases para forçar uma interpretação equivocada, no entanto sem que isso impedisse dele conseguir fazer interpretações bastante distantes do que é citado.

3 - Algumas espécies possuem alguns requisitos neurolinguísticos propícios ao desenvolvimento de inteligência, caso seja dado um tempo amplo para a total evolução dessa característica?

"Neurolinguístico" é o que chamam em inglês de "buzz word", sem muito sentido. O uso mais comum é algo meio nas linhas de hipnose e mensagens subliminares. Mas aqui acho que você quer dizer algo como "bases neurológicas para linguagem".

Bem, não sei muito disso. Lembro de ter visto notícia recente de que os chimpanzés têm a "área de Broca", ou seus "primórdios", mas também já vi bastante coisa bastante convincente sobre 99% das coisas de chimpanzés e gorilas que aprendem a usar linguagem de sinais serem só uma "ilusão", a "linguagem" inferida na verdade é pura invenção das pessoas que interagem com os animais. Algo meio como pais maravilhados com os balbucios de um bebê e interpretando frases mais complexas a partir dos gestos e da situação, mas pior. Acho que tem um caso, com um chimpanzé, que talvez se salvaria, mas não sei de detalhes.

De golfinhos eu sei menos ainda.

Ainda relevante a isso acho que existem perspectivas de que o cérebro (cérebro humano, talvez generalizando para muitos mamíferos) têm menos especializações que popularmente se supõe, que seria algo mais versátil e não precisaria ter sofrido uma seleção específica para a evolução de linguagem, mas linguagem eventualmente poderia ser inventada na medida que o cérebro se torna mais poderoso, por qualquer outra razão.

4 - A vida inteligente em outro planeta não seria justamente a consagração dessa ideia? Ou seja, uma outra espécie também apresentaria inteligência e raciocínio uma vez que teve tempo suficiente para evoluir dessa maneira. E não necessariamente seria derivada de um primata.

Bem, eu diria que é apenas "uma possibilidade".

5 - Caso não fosse um primata a evoluir para a vida inteligente aqui na Terra, poderia ter sido outra espécie de animal?

Poderia, ou poderia não acontecer com nenhuma, também.

Não podemos nos esquecer que esperar algumas décadas, ou dar séculos à espera desse desenvolvimento seria infantil. Refiro-me a milhões de anos.
A pergunta está diretamente relacionada à possibilidade de desenvolvimento da inteligência, raciocínio e consciência em outra espécie de animal. Seria possível, sendo dado o tempo necessário para a plena evolução desses atributos?

Se aconteceu com uma linhagem, seria possível acontecer com outra, tão menos improvável quanto mais proximamente aparentada for. Mas como disse antes, não há qualquer garantia. É algo como "dentes de sabre" e aqueles dentes gigantes das morsas. "Dentes de sabre" evoluíram diversas vezes em felinos, em parentes de felinos, e até em marsupiais. Mas acho que só as morsas chegaram àquele extremo. Com "milhões de anos", talvez apareçam uma ou outra morsa, mas talvez o aumento nos caninos nunca volte a bater esse recorde. O mesmo talvez se dê com cérebros.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #862 Online: 20 de Março de 2014, 19:18:01 »
Mas ainda não recriaram, nem buracos negros, nem galáxias, nem um sistemazinho solar sequer, logo, nada foi testado. Física é só especulação. 

História também. Supostamente os povos tiveram essa história toda que tiveram e tal, com países sendo fundados, reinos caindo, sendo erguidos, etc, etc, mas ainda falta comprovação experimental. Algo como criar a partir de uma tribo como os Ianomami, uma cultura como o império Maia. Ou caçadores-coletores africanos, evoluírem para algo como o Egito antigo. Até ser feito isso, sempre restará dúvidas de como verdadeiramente aconteceu. ♫ tema de arquivo-x ♫

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #863 Online: 20 de Março de 2014, 19:19:33 »
ôpa, Mr. Banzai, estou muito satisfeito com as respostas!
De certa forma elas se enquadram (e esclarecem ainda mais) o que eu estava propenso a pensar que acontecesse de fato com a vida.
Isso tudo é fascinante!

Estou vendo Cosmos, com Neil DeGrasse, e as respostas que você deu agora juntadas com a maravilha do primeiro episódio daquela série deixam-me extasiado com as belezas do Universo.

Não paro de imaginar essas outras possíveis forma de vida se desenvolvendo agorinha mesmo, lá bem distante, do outro lado da galáxia ou mais distante ainda.
Coloquei umas questões aqui e aqui, mas tive poucas colaborações nos comentários a respeito. Somente DDV se interessou. Se você também puder dar uma olhada, eu ficarei muito agradecido com alguma nova ideia que você possa vir a dar.

Mas ainda sobre as questões que coloquei aqui, você ainda não emitiu parecer sobre a questão derradeira:

E nós, humanos, temos espaço para mais desenvolvimento da mente/consciência e tudo o mais? Ou já estamos no teto dessa evolução e daqui não passa?

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #864 Online: 20 de Março de 2014, 20:18:38 »
A criação de técnicas avançadas de engenharia genética seriam um subproduto deste tipo de pesquisa. E certamente tais técnicas seriam muito úteis.

Não é preciso recriar todo um processo evolutivo pra fazer isso, isso é desnecessário. Eu não preciso criar um átomo pra estudá-lo. Existem meios muito mais baratos e rápidos.

E se formos utilizar este subjetivo critério de "não servir para nada"  podermos acabar com grande parte das pesquisas científicas.  Pois a grande maioria das pesquisas publicadas em jornais científicos não tem "servido para nada" (conforme sua ideia).

Aproveitando defina o que é "não servir para nada".

No sentido de que não vai trazer nada de novo a teoria da evolucão. Primeiro por que é uma coisa planejada, "ainda não provaria" que poderia ter acontecido naturalmente, segundo, porque eu não preciso registrar dia a dia o crescimento de uma crianca pra saber o que aconteceu o que acontece e o que acontecerá com ela.

Bom, talvez se estendermos  o sentido um pouco. Isso serviria pra satisfazer a vontade do JJ.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #865 Online: 20 de Março de 2014, 21:03:42 »

História também. Supostamente os povos tiveram essa história toda que tiveram e tal, com países sendo fundados, reinos caindo, sendo erguidos, etc, etc, mas ainda falta comprovação experimental. Algo como criar a partir de uma tribo como os Ianomami, uma cultura como o império Maia. Ou caçadores-coletores africanos, evoluírem para algo como o Egito antigo. Até ser feito isso, sempre restará dúvidas de como verdadeiramente aconteceu. ♫ tema de arquivo-x ♫

Ciência, na verdade, é só história. Do gêneses Big Bang ao apocalipse Big Rip. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Bando de ingênuos! É como diz a milenar sabedoria oriental: nada se perde, nada se cria, tudo se plagia. :nao3:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #866 Online: 21 de Março de 2014, 14:13:13 »
JJ,

Você acha que há algum espaço para dúvida sobre a ancestralidade comum universal? Se sim, por favor, discorra sobre o porque; o que leva a crer que talvez, de alguma forma, um ser (qual?) ou grupo de seres (qual?) pudessem não ter parentesco com qualquer outro, mas serem uma origem independente apesar de todos os indícios de parentesco biológico, improváveis, absolutamente inesperados, se não for essa justamente a causa.

Eu acho que há  uma ancestralidade comum universal.  Entretanto isto apenas mostra que eu descarto explicações sobrenaturais. A transformação de um hipotético ancestral comum em vários outros supostos ancestrais até chegar no Homo sapiens sapiens está cheia de lacunas e  coisas não explicadas e muito menos  demonstradas experimentalmente.  Este é o problema. 

.

« Última modificação: 21 de Março de 2014, 14:36:53 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #867 Online: 21 de Março de 2014, 14:17:35 »

Os geólogos conseguem 'recriar' exatamente a crosta primitiva? Não!

Na geologia também existem tantas lacunas como na biologia ?

Nem usando modelos computacionais eles conseguem simular com detalhes a origem da crosta primitiva ?

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #868 Online: 21 de Março de 2014, 14:21:21 »

Não é preciso recriar todo um processo evolutivo pra fazer isso, isso é desnecessário. Eu não preciso criar um átomo pra estudá-lo.

Fale isso para os cientistas que criaram átomos artificiais e que continuam querendo sintetizar outros elementos transurânicos.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #869 Online: 21 de Março de 2014, 14:30:13 »

No sentido de que não vai trazer nada de novo a teoria da evolucão. Primeiro por que é uma coisa planejada, "ainda não provaria" que poderia ter acontecido naturalmente,

Esta é a sua opinião. Mas na minha opinião a descoberta de quais  mudanças (detalhadas) no código genético seriam necessárias para, por exemplo, transformar um Homo  erectus num Homo sapiens sapiens seriam sim muito interessantes e certamente  seria um conhecimento que muitos cientistas gostariam de adquirir.

E indo um pouco além eu acho que seria muito interessante reconstruir o Homo erectus (e outros hominídeos),  seria uma grande façanha científica, é uma pena que ainda não exista tecnologia para isso.      :'(

.
« Última modificação: 21 de Março de 2014, 14:37:40 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #870 Online: 21 de Março de 2014, 17:45:14 »
Provavelmente nunca existirá, uma vez que seus genes foram perdidos para sempre, e não há como saber quais/como exatamente seriam. Sem falar na polêmica que isso seria, uma vez que seria algo meio como "vamos fazer um experimento de disgenia, criando toda uma população de retardados, a fim de estudá-los".

Mas provavelmente será possível saber um bocado sobre as diferenças genéticas mais cruciais dos seres humanos (em distinção não tanto a Homo erectus, até porque a diferença no caso é mesmo bastante pequena) e os hominídeos não extintos, a partir de estudos comparativos de expressão genética, desenvolvimento e etc. Mais provavelmente não criando "monstros" híbridos funcionais, que seriam virtualmente impossíveis na maior parte do mundo pelos valores morais/políticos, mas a partir de outras técnicas como a recentemente inventada do "cérebro em miniatura"*, que talvez já seja motivo de alguma polêmica moral, bem como observações mais detalhadas no desenvolvimento normal, sem intervenção.

* ../forum/topic=27743.0.html -- acho que talvez haja um tópico com comentários, mas não encontrei

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #871 Online: 21 de Março de 2014, 17:56:53 »
JJ,

Você acha que há algum espaço para dúvida sobre a ancestralidade comum universal? Se sim, por favor, discorra sobre o porque; o que leva a crer que talvez, de alguma forma, um ser (qual?) ou grupo de seres (qual?) pudessem não ter parentesco com qualquer outro, mas serem uma origem independente apesar de todos os indícios de parentesco biológico, improváveis, absolutamente inesperados, se não for essa justamente a causa.

Eu acho que há  uma ancestralidade comum universal.  Entretanto isto apenas mostra que eu descarto explicações sobrenaturais. A transformação de um hipotético ancestral comum em vários outros supostos ancestrais até chegar no Homo sapiens sapiens está cheia de lacunas e  coisas não explicadas e muito menos  demonstradas experimentalmente.  Este é o problema. 

.

Bem, no segundo trecho do mesmo comentário eu indagava sobre quais seriam essas lacunas e problemas. Pois simplesmente não parece ser o caso. A diferença entre humanos e chimpanzés é comparável àquela entre raças de cães.

Figure 1.4.4. Fossil hominid skulls. Some of the figures have been modified for ease of comparison (only left-right mirroring or removal of a jawbone). (Images © 2000 Smithsonian Institution.)

(A) Pan troglodytes, chimpanzee, modern
(B) Australopithecus africanus, STS 5, 2.6 My
(C) Australopithecus africanus, STS 71, 2.5 My
(D) Homo habilis, KNM-ER 1813, 1.9 My
(E) Homo habilis, OH24, 1.8 My
(F) Homo rudolfensis, KNM-ER 1470, 1.8 My
(G) Homo erectus, Dmanisi cranium D2700, 1.75 My
(H) Homo ergaster (early H. erectus), KNM-ER 3733, 1.75 My
(I) Homo heidelbergensis, "Rhodesia man," 300,000 - 125,000 y
(J) Homo sapiens neanderthalensis, La Ferrassie 1, 70,000 y
(K) Homo sapiens neanderthalensis, La Chappelle-aux-Saints, 60,000 y
(L) Homo sapiens neanderthalensis, Le Moustier, 45,000 y
(M) Homo sapiens sapiens, Cro-Magnon I, 30,000 y
(N) Homo sapiens sapiens, modern

http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/hominids.html

Onde aí você traça uma linha e supõe haver alguma mudança particularmente misteriosa?

E nos exemplos a seguir, existiria o mesmo problema?

Crânios de São Bernardo ao longo do tempo (1890-2001)

Crânio de chihuahua.

Outros caniformes, incluindo lobos.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #872 Online: 21 de Março de 2014, 20:30:01 »
Fale isso para os cientistas que criaram átomos artificiais e que continuam querendo sintetizar outros elementos transurânicos.

Você entendeu o que eu disse.

Esta é a sua opinião. Mas na minha opinião a descoberta de quais  mudanças (detalhadas) no código genético seriam necessárias para, por exemplo, transformar um Homo  erectus num Homo sapiens sapiens seriam sim muito interessantes e certamente  seria um conhecimento que muitos cientistas gostariam de adquirir.

E indo um pouco além eu acho que seria muito interessante reconstruir o Homo erectus (e outros hominídeos),  seria uma grande façanha científica, é uma pena que ainda não exista tecnologia para isso.

Eu não vejo como não seria possível usando métodos "tradicionais" de Engenharia genética pra saber sobre o assunto.

Seria legal, mas existem, como sempre, problemas com ética.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #873 Online: 06 de Abril de 2014, 11:43:20 »

Engraçadinho,  :D ,    Mas,  muito bom o exemplo que você colocou, pois aqui mesmo temos o Agnóstico/Madiba  que já comunicou que não considerava que a História fosse uma CIÊNCIA. 

.
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 11:52:07 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #874 Online: 06 de Abril de 2014, 11:49:41 »

Outro problema é que  esta  analogia está comparando um fenômeno físico relativamente simples e bem compreendido com um fenômeno estrondosamente complexo e ainda mal compreendido, qual seja os fenômenos que ocorrem em seres vivos pluricelulares, incluindo  a transformação destes seres em outras espécies.

.

O Grand Canyon não é o resultado de "um fenômeno físico relativamente simples" porque ele ele não é um 'simples buraco no chão feito por um rio'. A origem dele é muito mais complexa e remonta a mais de 1,7 bilhões de anos.

Sedimentação e erosão,  coisas simples se comparadas com a miríade e a complexidade dos fenômenos bioquímicos que acontecem numa célula, e num organismo (como um todo)  de um primata como o Homo sapiens sapiens ou o chimpanzé .

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!