São fraudes em todos esses programas?
Sim.
Fraudes nos programas mostram que eles são inerentemente falhos, não deveriam existir? Isso não é mais ou menos equivalente à generalização, "existe corrupção na polícia, logo a polícia é toda corrupta"?
Primeiramente, responda onde mesmo que eu disse que qualquer destes programas não deveria existir? Apontei os problemas de fiscalização e falta de cobrança de resultados.
Os alegados "bons" resultados do artigo citado não são absolutamente nada se comparados ao enorme monte de ineficiência, corrupção e má administração que existe, enquanto nenhum resultado é esperado ou cobrado. O dinheiro é dado, não existe uma contra-partida e nem acompanhamento pelos órgãos responsáveis.
O texto diz "o efeito social e político é enorme.". E isso é necessáriamente bom?
O efeito social são milhares de pessoas que agora esperam de boca aberta a comida cair na boca, que preferem na informalidade, recebendo parte do salário "por fora" pra poderem continuar recebendo bolsas...
O efeito político? O voto de cabresto, o discurso da situação de "tenha medo, vão tirar sua bolsa família/escola/leite/merenda/teatro/crack" e que faz com que as pessoas se mantenham ali como reféns.
Da mesma forma que não se pode achar que o governo é nosso panteão salvador infalível, não se pode também desprezar absolutamente tudo por reflexo. Apesar disso ser bastante compreensível, ficamos condicionados a esperar sempre o pior, já que o ruim é bastante comum (e, naturalmente/devidamente, desproporcionalmente noticiado, assim como crimes em geral, o que alimenta o nosso viés de amostragem).
O artigo é ridículo. Trata como "vantagem" o fato de ter dinheiro sendo distribuído por aí sem qualquer controle, sem qualquer cobrança de resultados. O fato de programas que "irão" melhorar a vida das pessoas, como se tal melhora fosse certa quando o que vemos na prática é só um monte de oba-oba.